Games e gamificação: é a mesma coisa?

Apesar de parecerem conceitos iguais, games e gamificação possuem funcionalidades diferentes para a educação corporativa dos colaboradores, então para conhecer o que é cada um e como implementar a gamificação na sua organização, continue aqui.


O que são games e gamificação?

Muitas pessoas ainda se sentem confusas quando games e a gamificação são pautadas como conceitos diferentes na aprendizagem corporativa. Pensando nisso, trouxemos uma explicação clara para o que é games e o que é gamificação, acompanhe.

Quando o assunto “games” é abordado, o conceito se caracteriza quando as pessoas buscam participar, de maneira voluntária, de uma atividade lúdica com delimitações de regras e propósitos por puro entretenimento.

Os games podem ser usados em ambientes educacionais e motivacionais com o intuito de desenvolver as habilidades mentais e motoras dos participantes, o que representa um grande benefício comportamental aos envolvidos.

Agora, quando o assunto “gamificação” é abordado, falamos sobre uma metodologia de motivação humana que faz uso das mecânicas de games, onde se aborda questões mais complexas, mas de maneira flexível e atrativa para despertar o interesse nos participantes e fazê-los atingir as metas e expectativas da aprendizagem.

Ainda a respeito da gamificação, as abordagens de ensino são focadas na experiência dos participantes, possibilitando que realizem os estudos no próprio ritmo com o progresso acontecendo por meio de uma gama de atividades que entregam conquistas e recompensas intrínsecas e extrínsecas.

Por fim, mesmo que os conceitos pareçam o mesmo, é preciso reconhecer que, na realidade, games e gamificação são diferentes.

Quais são as principais diferenças entre games e gamificação?

Conhecer as principais diferenças entre os dois conceitos de aprendizagem é uma maneira de conhecer a melhor solução para maximizar os resultados da sua organização.

A aprendizagem baseada em games serve para conectar a necessidade da empresa de desenvolver e aperfeiçoar uma habilidade específica de um colaborador em um ambiente lúdico, tornando o game um conteúdo, enquanto a gamificação usa das mecânicas de games para impulsionar o engajamento dos participantes e entregar, por exemplo, recompensas quando um módulo de ensino é concluído.

Então caso o propósito da organização seja que os colaboradores experimentem novas ideias, conceitos e estudem questões relacionadas ao que deve ser desenvolvido e aperfeiçoado, refletindo no ambiente corporativo e atingindo as metas e objetivos propostos para a aprendizagem, a abordagem que deve ser escolhida é a gamificação.

Por outro lado, caso a organização tenha a intenção de familiarizar os colaboradores com conceitos ou proporcionar uma dinâmica de grupos divertida e descontraída para abordar assuntos específicos, mas sem que haja conexão com o contexto real da empresa ou do mundo, a abordagem mais indicada é de games.

Por que a gamificação é bastante usada em treinamentos corporativos?

A gamificação se apresenta como uma solução bastante eficiente para o desenvolvimento e aperfeiçoamento das habilidades técnicas e comportamentais dos colaboradores porque, segundo o que aponta um estudo comandado por Paul A. Howard-Jones, professor e especialista em neurociência:

  • A gamificação é capaz de maximizar a atividade da rede de memória de trabalho, onde é possível aumentar a concentração em atividades externas ao cérebro;
  • A gamificação é igualmente capaz de minimizar a atividade de rede de modo padrão, sendo possível melhorar o foco dos participantes porque evita que divulguem em seus próprios pensamentos enquanto estão em aprendizagem.

Então pode-se afirmar que a gamificação potencializa a eficiência dos treinamentos corporativos, auxiliando na retenção do conhecimento.

As 5 etapas para realizar a implementação da gamificação na sua organização

A implementação de gamificação na sua organização é bastante simples e pode ser realizada por meio de cinco etapas, então para conhecê-los, basta acompanhar o conteúdo a seguir.

Etapa #1: diagnóstico das necessidades de treinamento

Para realizar o diagnóstico das necessidades de treinamento, é importante conhecer os colaboradores e quais são as lacunas de conhecimento que possuem.

As pesquisas internas são excelentes aliadas nesse momento, podendo abrir canais de comunicação para ouvir o que as pessoas têm a falar e coletando feedbacks a respeito das facilidades e dificuldades das atividades de cada colaborador.

Inclusive, também é indicado mensurar os resultados dos colaboradores e das equipes para descobrir quais são os pontos fracos da organização, reconhecendo onde deve haver investimento na educação dos talentos para que melhores resultados sejam atingidos.

Etapa #2: determinar quais são os objetivos da organização 

Os objetivos da organização são baseados nos fatores que a impulsionam no mercado, então é importante reconhecer se é a produtividade dos colaboradores que deve ser aumentada, se é na melhoria do atendimento ao cliente, nos valores da organização, etc.

Aqui, é essencial que os objetivos sejam consistentes e que servem de solução para as necessidades de treinamento apresentadas na primeira etapa.

Etapa #3:  elaboração das metas e expectativas da capacitação

Quando não há metas e expectativas bem traçadas e alinhadas com os colaboradores, os participantes não compreendem o motivo do ensino e não se engajam com a aprendizagem.

Portanto, para que a gamificação conquiste o sucesso no desenvolvimento de colaboradores, suas metas e expectativas devem ser bem claras e objetivas. Assim, os participantes sabem exatamente o motivo da capacitação e como ela agregará para suas vidas profissionais e pessoais, além de ser benéfica para a organização como um todo.

Etapa #4: realizar a implementação da gamificação na empresa

Nessa quarta etapa, o mais recomendado é buscar por uma empresa que seja especialista em treinamentos corporativos gamificados, como a Niduu. Dessa forma, a elaboração dos módulos de ensino, o acesso ao aprendizado pelos colaboradores e a mensuração dos resultados são simplificadas.

Além disso, é importante que a liderança corporativa e o RH, junto ao departamento de marketing da empresa, realizem ações de incentivo aos colaboradores para participarem das capacitações.

Com isso, é possível aumentar as chances de que os treinamentos gamificados sejam bem-sucedidos na organização e, de fato, agreguem bons resultados aos colaboradores que participam dos módulos de ensino.

Etapa #5: acompanhar a evolução dos colaboradores e mensurar os resultados

Por fim, acompanhar a evolução dos colaboradores, além de mensurar os resultados, é imprescindível para compreender a eficiência dos treinamentos corporativos gamificados na organização.

Inclusive, esse acompanhamento e mensuração podem indicar pontos de melhorias na capacitação para que as próximas sejam otimizadas de acordo com as necessidades identificadas anteriormente.

A Niduu, como uma empresa especialista em educação corporativa, permite que os gestores e líderes realizem o acompanhamento, em tempo real, da evolução de cada talento da sua empresa.

Conheça o case da Hyundai sobre gamificação corporativa para os colaboradores

Com a chegada da pandemia, a Hyundai se deparou com a necessidade de cancelar todos os treinamentos tradicionais agendados para buscar por outras maneiras de capacitar seus colaboradores, promovendo maior engajamento com o negócio e o desenvolvimento constante das equipes.

A Niduu surgiu como solução para a Hyundai porque decidiram apostar na gamificação para capacitar os colaboradores, o que foi possível envolvê-los na educação corporativa e fornecer o conhecimento necessário por meio de uma metodologia divertida.

Segundo o que Marcio Saito contou para entrevista na UOL, gerente de treinamento de vendas e pós-vendas da Hyundai Motor Brasil: “São conteúdos pequenos que são absorvidos rapidamente. A gente percebeu que as pessoas começaram a se engajar de forma natural. Quanto mais as pessoas querem ficar bem no ranking, mais elas vão se desenvolvendo profissionalmente”.

Conheça mais sobre esse case aqui:

Conclusão

Como visto até então, games e gamificação são conceitos diferentes e podem ser aplicados na educação corporativa dos colaboradores, mas para um treinamento engajante e descontraído, a gamificação é a solução mais indicada.

Então agora que você conhece o que é cada conceito e como a gamificação é implementada e colocada em prática na sua organização, entre em contato com a Niduu para que os treinamentos gamificados sejam elaborados com sucesso!

Fonte: Niduu - Disseminando Conhecimento.

Niduu Somos uma startup de Educação Corporativa com uma solução que consegue treinar todos os colaboradores de qualquer nível de forma contínua, dinâmica e efetiva com base na Microlearning, Mobile Learning e Gamificação.

Comentar
Compartilhar