Qual é a diferença entre educação corporativa e treinamento tradicional?

Você conhece a diferença entre educação corporativa e treinamento? Enquanto uma é a modalidade tradicional de ensino, a outra chega às empresas para mudar a forma de aprendizagem, estimular a retenção do conhecimento e impulsionar a vantagem competitiva da empresa no mercado.


Quando se fala sobre o desenvolvimento e aperfeiçoamento de colaboradores, é inevitável se pensar em treinamentos tradicionais, educação corporativa, trilhas de aprendizagem, Universidades Corporativas e mais.

No entanto, ainda existem muitas confusões entre as modalidades de ensino, principalmente quando pautamos os treinamentos e a educação corporativa. Então para compreender como ambas se distinguem e qual é a melhor solução para a sua empresa, acompanhe esse conteúdo.

As 4 principais diferenças entre educação corporativa e treinamento tradicional

É importante compreender as quatro principais diferenças entre educação corporativa e treinamento, mas também é válido ressaltarmos que acima de todas as discrepâncias entre ambas modalidades, a experiência e a aprendizagem devem ser o foco.

Enquanto o treinamento é capaz de trabalhar as competências individuais dos colaboradores, dar ênfase nas necessidades específicas de cada um e desenvolver e aperfeiçoar as habilidades e competências das pessoas, a aprendizagem é passiva.

Agora, na educação corporativa, é perceptível o desenvolvimento das competências críticas do negócio, a ênfase nas necessidades, mas também em estratégias de crescimento contínuo na empresa e o impulsionamento da competitividade saudável e produtividade da equipe, tudo por meio de uma aprendizagem ativa.

Então o treinamento tradicional proporciona uma capacitação passiva, onde os participantes geralmente são apenas os receptores do conhecimento, e a educação corporativa os torna protagonistas do próprio aprendizado.

Ainda assim, existem outras quatro diferenças bastante relevantes a respeito da educação corporativa e treinamento, acompanhe o conteúdo a seguir para conhecê-las.

Diferença #1: o motivo de investir na educação corporativa ou no treinamento tradicional

Como a intenção do treinamento tradicional é suprir as necessidades específicas da equipe, a educação corporativa leva para a empresa ações estratégicas para que o conhecimento seja adquirido de maneira contínua pelos colaboradores, como um processo contínuo.

Inclusive, essas ações estratégias são pensadas tanto de maneira individual para os membros da equipe quanto para o time e empresa como um todo.

Diferença #2: o ambiente que ocorre as ações de educação ou treinamento

Os treinamentos tradicionais são, geralmente, em sala de aula, enquanto a educação corporativa entrega a possibilidade de diversificar o ambiente de ensino, como nas próprias salas de aula ou em ambientes virtuais de ensino, muitas vezes devido ao mobile learning.

Uma vez que a educação ocorre de maneira virtual, há o trânsito mais ágil de informações, assim como as possíveis atualizações de aprendizagem, além da disseminação do conhecimento alcançar um número maior de pessoas por ser online.

Inclusive, uma pesquisa realizada pela Udemy e compartilhada no 6Min determinou que houve aumento de 95% na demanda de certificações digitais, assim como 425% em cursos online de uma perspectiva geral.

Diferença #3: os materiais e conteúdos disponibilizados aos participantes

Em treinamentos tradicionais, é comum que não haja uma relação bem estabelecida entre materiais e conteúdos estratégicos para um bom desenvolvimento dos colaboradores e resultados para a empresa.

Os materiais e conteúdos devem surpreender, motivar e engajar os participantes, despertando ideias e insights aplicáveis em sua rotina diária de trabalho. Por conta disso é fundamental escolher bem as ferramentas que agregam valor ao conhecimento.

Na educação corporativa há promoção do desenvolvimento sustentável da organização e o ganho da vantagem competitiva no mercado devido a participação ativa dos colaboradores na aprendizagem por meio de bons conteúdos e materiais gamificados.

Diferença #4: o foco da educação ou treinamento e seus benefícios

Uma das grandes diferenças entre o treinamento e a educação corporativa é o público-alvo, foco do ensino. 

Os treinamentos possuem foco nos colaboradores que precisam se aperfeiçoar pontualmente, mas a educação corporativa abrange um público maior, envolvendo tanto os membros das equipes quanto os parceiros e fornecedores da empresa, visto que também fazem parte da estratégia de desenvolvimento da organização.

Portanto, podemos afirmar que a educação corporativa é capaz de suprir as necessidades de treinamento dos colaboradores da empresa ao mesmo tempo que permite cumprir as metas e objetivos da organização através do aumento da produtividade de seus integrantes.

treinamento corporativo

Alguns benefícios conquistados incluem o desenvolvimento e aperfeiçoamento de habilidades pessoais e profissionais, a simplificação pela identificação de colaboradores com potencial para liderança, a melhora do clima organizacional, e mais. 

Quais são as vantagens da educação corporativa nas empresas?

As vantagens que a educação corporativa proporciona aos colaboradores e à empresa envolvem mais do que apenas os benefícios citados anteriormente, então para conhecer as cinco principais vantagens, continue abaixo.

Vantagem #1: promove um eficiente onboarding de novos talentos

O onboarding de novos talentos é um processo fundamental para empresas que buscam reter os colaboradores no negócio, combatendo a rotatividade ao investir no capital humano através de uma educação contínua e ativa.

Mesmo com o checklist de integração em mãos, ainda é imprescindível que o departamento de RH e os líderes corporativos tenham a consciência de que o onboarding deve ser flexível e respeitar o tempo de aprendizado e integração de cada colaborador.

Logo, a educação corporativa preenche as lacunas de conhecimento destes profissionais e os prepara para atender a demanda do negócio com facilidade, despertando o sentimento de pertencimento ao time e à empresa.

Vantagem #2: desenvolve as competências e habilidades dos colaboradores

A educação corporativa, quando utilizado as trilhas de aprendizagem, são capazes de traçar rotas de conhecimento bastante benéficas aos colaboradores, proporcionando o modelo linear de aprendizagem e o modelo agrupado.

Dentro disso, os talentos tem a chance de desenvolverem suas competências e habilidades, tanto comportamentais quanto técnicas, e tanto de maneira profissional quanto pessoal, o que representa grandes vantagens para a companhia.

Vantagem #3: identifica colaboradores com potencial à liderança

Ao realizar o acompanhamento do desenvolvimento dos colaboradores e seus resultados durante a educação corporativa, se torna possível identificar os talentos que possuem grande potencial para cargos de liderança

Algumas características que são observadas incluem:

  • Empatia em relação às dificuldades da equipe e de cada integrante individualmente, estando sempre pronto para prestar auxílio e suporte quando necessário;
  • Adaptabilidade à situações adversas, sabendo como driblar e solucionar conflitos e questões delicadas da empresa por meio de soluções benéficas para todos;
  • Boa conexão interpessoal com os demais colaboradores, tendo destreza na entrega de informações de maneira clara, assertiva, aberta e objetiva;
  • Pensamento crítico para analisar os problemas da empresa e corrigi-los, otimizando o desempenho da equipe e melhorando os processos internos do negócio;
  • Saber inspirar e motivar os demais colaboradores, se tornando o exemplo para a equipe e levando implementações importantes e essenciais para a companhia.

Então identificando os talentos com esse potencial, é possível investir em sua educação e elaborar um plano de carreira promissor dentro da própria empresa.

Vantagem #4: auxilia na diversidade e inclusão de grupos minoritários na empresa

A educação corporativa é uma ferramenta importante para disponibilizar capacitações e abordar pautas relevantes a respeito da inclusão de grupos minoritários na empresa, principalmente porque a gestão da diversidade e inclusão chega para ficar nas empresas.

Reunir uma equipe diversificada e que preza pela equidade de voz e direitos de todos proporciona inovação para o negócio e a possibilidade de novas ideias e soluções para as questões empresariais.

Inclusive, essa gestão, que recebe suporte da educação corporativa, combate a discriminação nas organizações e reforça a luta pela igualdade de direito dos profissionais que batalham diariamente por respeito e reconhecimento no mercado de trabalho.

Vantagem #5: fortalece a vantagem competitiva da empresa no mercado

A vantagem competitiva da empresa no mercado é bastante fortalecida quando há investimento no capital humano e intelectual dos colaboradores na empresa, principalmente quando os treinamentos tradicionais são deixados de lado para que se invista na educação corporativa da equipe.

Além da experiência dos colaboradores ser otimizada, eles se desenvolvem verdadeiramente e retém o conhecimento adquirido nas trilhas de aprendizagem, aplicando de imediato no dia a dia do negócio.

Por fim, os beneficiados são os clientes da empresa e, eventualmente, o financeiro da companhia.

Onde buscar uma solução em educação corporativa para empresas?

As trilhas de aprendizagem, como visto neste conteúdo, são excelentes maneiras de investir em seus colaboradores, principalmente quando estão atreladas à Universidade Corporativa e à uma solução em treinamentos gamificados.

A Niduu é uma solução em gamificação que proporciona treinamentos personalizados para as necessidades da sua equipe, de curto a longo prazo, e que entrega a aprendizagem na modalidade de microlearning, um grande agregador de conhecimento, e mobile learning, facilitador de ensino.

Portanto, agora que você conhece a diferença entre educação corporativa e treinamento, e continua buscando por uma solução em aprendizagem ativa para os seus colaboradores, entre em contato com a Niduu.

educação corporativa

Fonte: Niduu - Disseminando Conhecimento.

Niduu Somos uma startup de Educação Corporativa com uma solução que consegue treinar todos os colaboradores de qualquer nível de forma contínua, dinâmica e efetiva com base na Microlearning, Mobile Learning e Gamificação.

Comentar
Compartilhar