Treinamento em diversidade e inclusão: 7 atividades que desenvolvem os colaboradores

O treinamento em diversidade e inclusão é um grande aliado do desenvolvimento das equipes frente a cenários e situações pessoais e profissionais que exijam consciência cultural, empatia e respeito pela humanidade. A sua empresa já investe nisso?


Atualmente, a diversidade e inclusão é uma importante pauta nas empresas porque 76% dos negócios globais estão investindo na equidade de pessoas e acreditam ser um tema de valor e, também, de prioridade no mercado, segundo aponta pesquisa realizada pelo PwC.

Mas apesar da temática de diversidade e inclusão ser importante para garantir os direitos de toda a população, independentemente de suas diferenças sociais, raciais, de gênero, de orientação sexual ou de classe, os dados são alarmantes:

26% das companhias investem em metas de D&I para os líderes;
17% de pessoas de nível executivo pertencem a algum grupo de afinidade;
30% das empresas ainda não possuem uma liderança de desenvolvimento e inclusão.

Mas como mudar esse cenário dentro da empresa e investir nas pessoas, para abrir espaço e entregar oportunidade a todas e todos? Vejamos a seguir.

7 principais atividades que promovem a capacitação em diversidade e inclusão dos colaboradores

Mesmo que as empresas reconheçam a importância da diversidade e inclusão em sua cultura, é fundamental transmiti-la às equipes, mas como fazer isso? 

Atualmente existem algumas atividades que são colocadas em prática nas dependências da companhia para estimular e promover a gestão da diversidade e inclusão nos colaboradores.

Essa gestão também é capaz de trazer benefícios para a empresa, como a facilidade na busca de soluções inovadoras porque o time é diversificado e a atração de novos talentos devido à um employer branding concreto e exemplar.

A seguir estão pautadas sete atividades que promovem a capacitação em diversidade e inclusão dos colaboradores, então acompanhe.

Atividade #1: eventos que estimulam a integração pessoal dos colaboradores

A integração da equipe é importante para mantê-la unida em busca das metas da empresa, no entanto, ela também é importante para gerar conexão entre as pessoas, independentemente de suas diferenças.

Pensando nisso, é recomendado que eventos periódicos sejam realizados para que os colaboradores troquem experiências pessoais e contem suas histórias de vida para explorarem outras perspectivas culturais e conhecer novas opiniões.

É responsabilidade da liderança definir diretrizes durante o evento para que todos tenham oportunidade de falar, sempre reforçando o respeito entre as pessoas.

Atividade #2: estudar situações e cenários de trabalho com diferentes personas

Estudar situações e cenários de trabalho que abordam o contato com diferentes personas é uma boa maneira de expor os colaboradores à diferentes pessoas e culturas, onde aprendem o que, por exemplo, não dizer a clientes que possuem crenças pessoais discrepantes das suas próprias.

O estudo de situações como essas é capaz de melhorar os resultados da equipe porque aprimoram a tomada de decisões no trabalho, escolhendo os caminhos corretos e adequados frente à diversas circunstâncias na empresa, como o próprio contato com o cliente e fornecedor.

Atividade #3: mentoria de equipes para incentivar a consciência cultural

A promoção de uma mentoria de equipes onde os membros são divididos em pares para que desenvolvam a consciência cultural é uma boa atividade para incentivar a diversidade e inclusão na empresa.

É possível conduzir pesquisas e questionários para coletar informações relevantes a respeito dos colaboradores, descobrindo quais são os seus objetivos, aspirações profissionais e experiências na empresa para que, então, pessoas com opiniões diferentes se unam e explorem novos pontos de vista.

No entanto, é necessário frisar a importância de haver detalhes em comum entre a dupla para que não ocorram conflitos de personalidade. Por exemplo, é uma boa ideia unir talentos que trabalham na mesma função ou que estão buscando desenvolver as mesmas habilidades e competências para o negócio.

Atividade #4: simulações de trabalho para desenvolver habilidades interpessoais

Uma excelente forma de promover o treinamento em diversidade e inclusão é implementar simulações de trabalho para o desenvolvimento de habilidades interpessoais, como empatia, colaboração, comunicação interpessoal e resolução de problemas.

Dessa forma os colaboradores interagem com diferentes personagens e desenvolvem suas habilidades através de situações simuladas para que, assim, se corrijam os erros e se aperfeiçoem.

Atividade #5: compartilhamento semanal de conteúdos que instigam a diversidade e inclusão

O compartilhamento de conteúdos e discussões semanais nas mídias sociais instiga a diversidade e inclusão porque promove a troca de conhecimento, o feedback entre os membros da equipe e a liberdade de contar sobre as suas experiências pessoais.

Por exemplo, uma pessoa que se enquadra nos grupos de vulnerabilidade social pode optar por enviar imagens e conteúdos que pautam as suas nuances culturais para os colegas de equipe aprenderem mais sobre as suas lutas e as diferenças enfrentadas na sociedade.

O líder também possui um importante papel aqui porque deve reforçar que a opinião de todas as pessoas é válida e deve ser respeitada, mesmo que não haja concordância entre si.

Atividade #6: histórias reais de pessoas que inspiram a diversidade e inclusão

Durante o treinamento de diversidade e inclusão é aconselhado que seja inserida uma atividade que paute histórias reais de pessoas que enfrentaram situações adversas e preconceitos para alcançarem os seus objetivos.

Essa é uma maneira de incentivar que os colaboradores reflitam sobre a luta de outras pessoas além de fazê-los perceber se estão presos em suas crenças limitantes e vieses inconscientes que precisam ser desconstruídos.

Ser educado a respeito de outras vivências, opiniões e culturas é fundamental para que a pessoa cresça de forma pessoal e profissional.

Atividade #7: vídeos de demonstração de comportamento sobre diversidade e inclusão

Essa última atividade diz respeito a reprodução de vídeos que demonstrem o comportamento que os colaboradores devem ter frente à situações que exijam uma boa destreza em relação a diversidade e inclusão no negócio. Dessa forma eles se inspiram no exemplo do vídeo e desenvolvem as suas habilidades no dia a dia, além de aprender mais sobre a linguagem corporal.

É indicado que os vídeos de demonstração sejam curtos, objetivos e claros para que os colaboradores absorvam as informações transmitidas a partir deles e as coloquem em prática de maneira imediata no negócio. 

Inclusive, aqui na Niduu, é possível compartilhar vídeos e conteúdos para que os colaboradores acessem o material, aprendendo o que fazer e não fazer para evitar ofender, sem intenção, pessoas que vem de diferentes culturas, crenças e lutas sociais.

Conclusão

O treinamento em diversidade e inclusão, como visto acima, deve assumir um tom mais pessoal porque aborda os temas em nível emocional para os colaboradores ao mostrar situações, cenários e pessoas que enxergam a vida e os processos da empresa de uma maneira diferente.

É por esse motivo que as atividades citadas acima estimulam a integração entre os talentos e o compartilhamento de suas questões pessoais com a equipe, como suas experiências e lutas, as quais também podem ser transmitidas por simuladores, estudos de cenário, vídeos de demonstração, entre outros, para gerar compreensão, empatia e consciência cultural.

Para saber mais sobre como a Niduu pode ajudá-lo a implementar conteúdos sobre Diversidade e Inclusão na sua empresa, entre em contato com os nossos especialistas, e tenha treinamentos voltados para a sua realidade e em qualquer horário e local que estiver.

treinamento de diversidade e inclusão

Fonte: Niduu - Disseminando Conhecimento.

Niduu Somos uma startup de Educação Corporativa com uma solução que consegue treinar todos os colaboradores de qualquer nível de forma contínua, dinâmica e efetiva com base na Microlearning, Mobile Learning e Gamificação.

Comentar
Compartilhar