Como identificar um líder de equipe entre os colaboradores?

A sua empresa não precisa de um processo de recrutamento e seleção para contratar um novo líder de equipe. Esse talento pode estar escondido entre os seus colaboradores, basta olhar com mais atenção e você o encontrará!

___

Um estudo realizado pelo Instituto Brasileiro de Coaching (IBC) levantou dois dados relevantes a respeito de gestores e líderes de equipe:

  • 74% das pessoas entrevistadas contam que os seus gestores não têm conhecimento necessário e a disposição de elaborar ações de retenção e desenvolvimento de colaboradores, o que resulta em altas taxas de rotatividade;
  • 97% dos entrevistados apontam que há escassez de bons gestores, o que faz surgir a necessidade de desenvolver talentos da própria companhia com potencial à liderança para nortear os colaboradores com eficiência.

Portanto, chega o momento da sua empresa investir nos talentos internos para conquistar o mercado!

Quais são os papéis do líder de equipe?

Existem três papéis principais que os líderes de equipe desempenham, acompanhe:

  1. A elaboração de estratégias que otimizam os processos de trabalho dos colaboradores;
  2. O comprometimento com os bons resultados alcançados pela equipe e, inclusive, dentro do prazo proposto pela empresa;
  3. O mantenimento de um bom clima organizacional da equipe, onde há respeito pela diversidade, companheirismo entre os colaboradores e dedicação aos resultados.

No entanto, não para por aí. Apesar dos papéis acima serem os principais, há outras funções da liderança que são essenciais para o bom desempenho da companhia como um todo. 

Quer conhecer mais alguma delas? Veja:

  • Estar sempre atualizado em relação às tecnologias do mercado e suas tendências para que, assim, estratégias inovadoras sejam implementadas e se desenvolva as habilidades e competências dos colaboradores;
  • Adotar uma comunicação aberta com a equipe para que os feedbacks sejam assertivos, os conflitos resolvidos com mais facilidade e o time esteja alinhado em benefício do negócio;
  • Acompanhar o rendimento da equipe para identificar necessidades de treinamento  e intervir com capacitações corporativas adequadas à lacuna de conhecimento, e mais.

líder de equipe

Mas agora, conhecendo os principais papéis de um líder de equipe, como identificar um colaborador com o potencial de assumir tais responsabilidades?

10 características de um líder em ascensão

Aqui há as características mais relevantes para identificar esse colaborador!

Característica 1: é entusiasmado com os novos desafios

Uma pessoa que é entusiasmada com os novos desafios encontra maneiras de reinventar os processos e otimizá-los. Além disso, nutre paixão pelo que faz e está sempre disposta a auxiliar quem precisa.

Quando se tem uma pessoa com essa característica na liderança da equipe, ela é capaz de motivar e inspirar os colaboradores, dar suporte quando precisam e levá-los longe nos resultados esperados para o negócio.

Característica 2: admite seus erros e aprende com eles

É comum que erros sejam cometidos, mas muitos colaboradores tentam encobrir suas falhas por medo do posicionamento da empresa frente à situação.

Por outro lado, quando se trata de uma pessoa com o perfil de liderança, ela reconhece a falha e se reporta para o superior direto para ser responsabilizas pelo equívoco. Assim, juntos, buscam maneiras de resolver a falha cometida e aprendem com a partir dela.

Essa característica é muito importante para um gestor e líder de equipe porque ensina a seguinte importante lição aos seus colaboradores: está tudo bem cometer erros no trabalho porque todos somos passivos de falhas. Admiti-los é o primeiro passo para a melhoria.

Característica 3: mostra alto engajamento com os outros colaboradores da empresa

A empresa tem um colaborador que possui um alto grau de engajamento com os outros membros da equipe e está sempre disposto a ajudar o próximo? Essa é uma das principais características de um líder em ascensão.

Gestores e líderes de sucesso reconhecem a singularidade de cada integrante do time e a sua importância para o sistema da equipe, onde cada colaborador tem a sua função que completa um todo.

O colaborador que tem potencial demonstra essas características e, inclusive, conhece os pontos fortes e os pontos fracos de cada companheiro de equipe, prestando suporte sempre que alguma dificuldade surge e nutrindo uma boa convivência com todos os outros colaboradores.

Característica 4: é empático com outros membros da equipe

Quem nunca se deparou com uma situação onde um membro da equipe está passando por um dia complicado e o seu superior o pressiona para trazer resultados? 

Se você já vivenciou um momento como esse, também sabe que sempre há uma pessoa na equipe que dá atenção a quem não está bem, praticando a escuta ativa e dando bons conselhos, tornando o dia do outro um pouco melhor.

Essa é a pessoa que a empresa busca para desempenhar uma liderança empática, inspiradora e motivadora, sempre respeitando os colaboradores e garantindo bons resultados para o negócio.

Característica 5: demonstra disciplina e compromisso com o que é acordado

Se uma pessoa quer alcançar bons resultados, independentemente do que ela se propõe a fazer, sendo profissional ou pessoal, é fundamental ter disciplina e compromisso com o que é acordado.

Se há um colaborador que desenvolve um excelente trabalho, está sempre dentro do prazo estipulado e é engajado com os objetivos da empresa, ele é o talento que a companhia para a liderança.

Um gestor ou líder de equipe que demonstra disciplina e compromisso com os projetos e com o time é um exemplo seguido pelos colaboradores, a empresa só tem a ganhar.

Característica 6: busca compartilhar seus conhecimentos com outros membros da equipe

O compartilhamento de conhecimentos com outros membros da equipe é uma característica marcante de uma pessoa que tem perfil para ser um excelente líder de equipe no futuro.

Diferente de muitos chefes que não partilham o que sabem, essa pessoa quer que os outros colaboradores cresçam com ela porque, dessa maneira, alcançam bons resultados como um time. Para isso, ela acredita que é importante que haja trocas de conhecimento dentro da equipe, onde ela transmite tudo o que sabe aos outros.

Além disso, ela é capaz de levar uma equipe de baixo desempenho para as alturas porque é comprometida com as habilidades e competências dos colaboradores.

Característica 7: tem destreza para resolver conflitos da empresa

Ter líderes de equipe que possuam a destreza para resolução de conflitos, diálogo aberto com os colaboradores e a mente aberta para inovações é essencial para alcançar resultados grandiosos com o time.

É possível perceber essa característica com muita clareza na pessoa com potencial de liderança porque ela não foge dos problemas e está sempre disposta a resolvê-los, sabendo ouvir a opinião dos outros e elaborando soluções ousadas que realmente funcionam.

Característica 8: pensa estrategicamente para alcançar os objetivos

A equipe tem um integrante que pensa de maneira estratégica no momento de elaborar o plano de ação para projetos de curto, médio e longo prazo e garante o bom desempenho do time? Então aqui há um líder em potencial.

Bons gestores e líderes têm a capacidade de visualizar o projeto como um todo, desde as primeiras etapas até as últimas. Se a equipe tem uma pessoa que pensa dessa maneira, é importante dar espaço e oportunidade para ela mostrar o seu potencial.

Característica 9: é flexível e se adapta aos diversos cenários do negócio

O mercado está em constante mudança e ter colaboradores que sejam flexíveis e adaptáveis é necessário, principalmente quando se trata de gestores e líderes de equipe.

Buscar por aquele talento que não tem medo das crises e dos imprevistos da empresa, que tem a capacidade de se adaptar a cada uma delas e assumir uma postura flexível quando necessário, se reinventando e inovando os processos do negócio para estarem de acordo com a realidade atual é necessário.

Essa característica é importante para um bom líder porque ele é o exemplo e a inspiração dos colaboradores. Portanto, a postura demonstrada por ele é a mesma postura que o time demonstrará frente às crises e imprevistos da empresa.

Característica 10: demonstra dedicação pelo trabalho

Todas as empresas devem buscar por uma pessoa que é dedicada ao trabalho, comprometida com os resultados, que sabe estimular o próximo e extrair o melhor de cada um, impulsionando toda a equipe para o sucesso.

Uma das características mais importantes, tanto de um profissional quanto de um líder de alto desempenho, é ser, de fato, apaixonado pelo que faz.

Considerações finais

As características acima são encontradas em líderes de alto desempenho e, quando são identificadas em colaboradores, você sabe que há um talento na sua equipe em ascensão para a liderança, então invista nele.

Entre em contato com a Niduu e descubra quais são os melhores treinamentos para desenvolver as habilidades e competências do colaborador que tem grande potencial para se tornar um líder de equipe de sucesso!

líder de equipe entre colaboradores

Fonte: Niduu - Disseminando Conhecimento.

Niduu Somos uma startup de Educação Corporativa com uma solução que consegue treinar todos os colaboradores de qualquer nível de forma contínua, dinâmica e efetiva com base na Microlearning, Mobile Learning e Gamificação.

Comentar
Compartilhar