Atração e retenção de colaboradores: devo investir nisso?

Você sabia que a vantagem competitiva é resultado de uma boa estratégia de atração e retenção de colaboradores? Então se a sua companhia busca destaque no mercado, saber atrair bons profissionais é o primeiro passo, mas o principal é retê-los!

Atualmente muitas empresas estão preocupadas em chamar a atenção de bons profissionais para contratá-los em suas equipes, por isso o investimento no employer branding tem sido grande, mas do que adianta atrair as pessoas certas se não são capazes de retê-las?

Um relatório emitido pelo HayGroup, uma empresa que é referência no mercado de Recursos Humanos por trabalhar com gestão de pessoas, mostra que 64% das companhias apresentam dificuldade em reter os colaboradores.

Inclusive, essa dificuldade pode ser vista logo no início das atividades do recém-contratado na empresa, visto que há estudos que apontam que os colaboradores estão pedindo demissão dentro dos seis primeiros meses na companhia.

Essa é uma questão que afeta negativamente a marca empregadora porque, além de aumentar os gastos com novos processos seletivos e a taxa de rotatividade da equipe, afasta bons profissionais da empresa.

Portanto, se a sua empresa busca realizar uma atração e retenção de sucesso, acompanhe esse conteúdo.

O que é a atração e retenção de colaboradores?

A atração e retenção de colaboradores é uma estratégia empresarial para estimular os profissionais do mercado a terem interesse em integrar a empresa em pauta. 

Enquanto a atração cativa as pessoas para enviarem os seus currículos, participarem de processos seletivos e acompanharem notícias da companhia, a retenção coloca em prática algumas ações que promovem o sentimento de pertencimento dos colaboradores à empresa, fazendo com que eles queiram permanecer na companhia.

A etapa de retenção começa a partir do momento em que o profissional é selecionado para integrar o time, onde ocorre o onboarding de novos talentos. Sendo assim, a empresa deve possuir práticas eficientes de integração e uma cultura organizacional bem estabelecida.

Quais são os benefícios de haver uma boa estratégia de atração e retenção na empresa?

Mas afinal, como a atração e retenção de colaboradores entrega uma vantagem competitiva para as companhias? Essa vantagem é conquistada através de 5 benefícios principais, os quais veremos a seguir.

Benefício #1: há a conquista de um bom ambiente e clima organizacional

Ao atrair profissionais talentosos para a empresa e despertar o sentimento de pertencimento à equipe, eles se tornam mais colaborativos com o time, fornecendo suporte aos outros membros e desenvolvendo um trabalho em conjunto. 

Essas atitudes favorecem o relacionamento de todos os profissionais da empresa e resulta na harmonia do ambiente de trabalho, ou seja, do clima organizacional, promovendo um ambiente empresarial agradável tanto para o contratante quanto para os contratados.

Benefício #2: ocorre o aumento de engajamento e de produtividade dos colaboradores

A cultura organizacional, junto de uma boa liderança, são capazes de alinhar os colaboradores às necessidades da companhia, onde trabalham como um time para alcançarem o mesmo objetivo proposto pela empresa.

Esse trabalho em conjunto é realizado através da colaboração mútua, que conecta os seus integrantes para executarem os trabalhos em menor tempo e com maior qualidade, aumentando o engajamento e a produtividade das equipes.

Benefício #3: há o investimento em treinamento para a equipe

Uma vez que a rotatividade de colaboradores é calculada e o seu combate se inicia, o número de demissões diminui, os gastos com novos processos seletivos são reduzidos, e assim sobra capital para a empresa investir em treinamentos corporativos de qualidade.

atração e retenção de colaboradores

Através disso, é possível criar planos de carreiras para promover ainda mais a retenção dos colaboradores e preservar o capital intelectual, que é o que veremos abaixo.

Benefício #4: o capital intelectual é preservado

É essencial que as empresas invistam no treinamento de seus colaboradores, principalmente quando um profissional recém-contratado precisa compreender os processos da companhia.

Então quando a empresa retém o novo talento, tudo que ele aprendeu não será desperdiçado com a solicitação de demissão após poucos meses na companhia, como apontam os dados sobre rotatividade já citados aqui.

O capital intelectual é preservado porque o colaborador quer continuar na empresa, aplicando suas habilidades e competências em prol da companhia.

Benefício #5: acontece o ganho de vantagem competitiva no mercado

Com as mudanças atuais ocorrendo no país, as empresas estão focando na atração e retenção de bons talentos para manter bons profissionais dentro da companhia. 

Logo, com esses processos sendo bons, todos os benefícios citados acima são conquistados e o ganho da vantagem competitiva no mercado acontece como consequência.

Mas mesmo que agora você compreenda a importância de uma boa atração e retenção de colaboradores, é possível que esteja se perguntando como retê-los na companhia, certo? Então continue abaixo!

5 maneiras de estimular a retenção de colaboradores na empresa

Apesar dos bons salários e da valorização do colaborador, um grande motivo para ele continuar na empresa é o fato de se sentir motivado no trabalho. Além disso, há outras maneiras de reter os profissionais, veja:

Maneira #1: promover um ambiente agradável de trabalho

É importante manter um ambiente agradável de trabalho porque é onde os colaboradores passam grande parte do tempo de seus dias.

Inclusive, ao disponibilizar um ambiente saudável e com boas condições, o estresse, conflitos pessoais e erros de operações são combatidos porque os profissionais conseguem focar em suas atividades e realizam as tarefas com maestria.

Para implementar essa mudança na empresa, é indicado que, se possível e necessário, hajam móveis ergonômicos, equipamentos de segurança individuais e uma boa divisão de espaço, além de horários flexíveis, principalmente devido a pandemia.

Maneira #2: otimizar a comunicação interna dos colaboradores

Os gestores das equipes devem compreender a importância de haver uma boa comunicação interna de profissionais. Dessa forma eles estimulam suas equipes a se manterem alinhadas e desempenhando suas atividades e funções com qualidade. 

Aqui, o recomendado é que haja uma cultura de feedback e canais de comunicação internos onde os colaboradores podem trocar informações, dicas e opiniões acerca dos assuntos da empresa.

Maneira #3: disponibilizar planos de carreira aos colaboradores

Quando um colaborador não vê futuro na companhia, a tendência é buscar outras empresas que supram a necessidade de estabilidade profissional e financeira para ele.

Então como já dito antes, o plano de carreira é um aliado quando se trata de retenção de colaboradores porque entrega a perspectiva de crescimento de cada profissional dentro da empresa.

Maneira #4: exemplos de gestores e líderes para motivar e inspirar

Você sabia que os chefes são um dos principais motivos para um colaborador pedir demissão? Por isso é essencial se certificar que os líderes/gestores da equipe tem conectividade com os colaboradores e exercem suas funções com excelência.

Esses profissionais são importantes na hora do colaborador decidir se continua na empresa ou não.

Ao ter líderes de alto nível, que são exemplos e inspirações aos times, é mais um benefício que estimula a retenção dos profissionais.

Maneira #5: adotar a cultura de feedback contínua

Já abordamos o fato de haver a necessidade de canais de comunicação e a implementação da cultura de feedback, certo?

Pois então, o feedback é uma excelente maneira de manter os colaboradores alinhados com a expectativa da empresa por manter as informações claras e objetivas. Além disso, é uma forma de apontar, para cada profissional, críticas construtivas e elogiá-los.

No entanto, atente-se! Muitas vezes os colaboradores preferem receber feedbacks construtivos de maneira particular.

Considerações Finais

A atração e retenção de colaboradores, como você pôde ver, é uma excelente estratégia para conquistar a vantagem competitiva da sua empresa, mas para isso também é preciso ter profissionais capacitados.

Portanto, entre em contato com os especialistas da Niduu e conheça as melhores soluções de treinamentos corporativos gamificados para as equipes da sua empresa. Comece a promover uma atração e retenção de colaboradores eficiente agora!

retenção de colaboradores

Fonte: Niduu - Disseminando Conhecimento.

Niduu Somos uma startup de Educação Corporativa com uma solução que consegue treinar todos os colaboradores de qualquer nível de forma contínua, dinâmica e efetiva com base na Microlearning, Mobile Learning e Gamificação.

Comentar
Compartilhar