Como Funciona a Gamificação no Treinamento Corporativo Atual?

A plataforma de gamificação chega para maximizar os benefícios dos treinamentos e darmos adeus às capacitações tradicionais que tem altos custos e poucos resultados!

Em 2018, a Designing Digitally divulgou uma pesquisa realizada pelo Massachusetts Institute of Technology onde mostra que a atividade cerebral de um estudante é quase nula quando assistido a aulas tradicionais, isso é similar a assistir uma televisão.

Além disso, Traci Sitzmann, professora da University of Colorado Denver, escreveu um artigo onde mostra como o aprendizado por jogos são mais eficientes que outros métodos porque exercitam os processos afetivos e cognitivos dos participantes, havendo os seguintes resultados:

  • A produtividade dos participantes aumentou em 20%;
  • O conhecimento declarativo dos alunos subiu em 11% e o processual em 24%;
  • A retenção do aprendizado aumentou em 9%.

Essa efetividade se dá porque, diferente dos métodos tradicionais, com a plataforma de gamificação, os participantes têm a oportunidade de se tornarem o protagonista do próprio ensino, revendo o aprendizado quantas vezes forem necessárias.

Mas além dos resultados citados acima, há outros benefícios que você precisa conhecer e que, com certeza, te mostrarão a importância de adotar a gamificação em treinamentos corporativos da sua empresa também!

Quais são as Vantagens da Plataforma de Gamificação para Maximizar os Treinamentos Corporativos?

A plataforma de gamificação traz muitas vantagens que irão ajudar a alcançar melhores resultados nos treinamentos para os seus colaboradores e você verá os 4 mais importantes aqui!

Vantagem 1#: Os Custos São Reduzidos

Uma das principais vantagens de se ter uma plataforma para treinamentos corporativos gamificada é a possibilidade de se utilizar o Blended Learning, reduzindo o tempo, custo e o esforço presencial.

A redução dos custos acontece porque as plataformas de gamificação oferecem a vantagem de ter os treinamentos completos ou parte deles hospedados na plataforma, reduzindo o tempo e esforço presencial, diminuindo a necessidade de alugar um ambiente para o treinamento presencial ou contratar profissionais para ministrar a capacitação.

Como o Ensino era Antes da Plataforma de Gamificação?

Os treinamentos tradicionais podem gerar altos custos para as empresas, visto que, por serem inteiramente presenciais, precisam se preocupar com a alimentação dos colaboradores, o transporte, o aluguel do ambiente que era dado o treinamento e muito mais.

Vantagem 2#: Simplificação do Ensino Por Meio do Mobile Learning

O mobile learning torna o aprendizado por meio de dispositivos móveis possível. Assim seus colaboradores conseguem aprender através do próprio celular, ou seja, eles se tornam protagonistas do próprio ensino, onde decidem qual o melhor horário para aprenderem e, também, o melhor local.

Como o Ensino era Antes do Mobile Learning?

Antes do mobile learning todo o aprendizado era dado dentro de um horário estipulado e, se o colaborador se atrasasse, precisasse ir embora mais cedo ou perdesse o treinamento, ficaria sem o conhecimento dado naquele dia.

Vantagem 3#: Fixação da Aprendizagem por meio do Microlearning

O microlearning traz a incrível vantagem do aprendizado ser em doses de conhecimento, onde o ensino é oferecido de forma clara e objetiva, assim como suas microlições.

Essa maneira de aprendizado auxilia na fixação permanente do conhecimento no colaborador e permite que ele repita as atividades quantas vezes forem necessárias para aprender.

Como o Ensino era Antes do Microlearning?

Nos treinamentos tradicionais era comum que houvesse excesso de informações para pouco tempo de capacitação, o que sobrecarregava os colaboradores e, ao invés de realmente aprenderem, não conseguiam sequer prestar atenção nas aulas.

Vantagem 4#: o Feedback é Imediato

As plataformas de gamificação possibilitam que o feedback do ensino seja dado imediatamente, já que você tem a possibilidade de acompanhar o desempenho dos colaboradores em tempo real.

Com isso você consegue solicitar o suporte do líder da equipe quando é necessário e analisar se a capacitação está trazendo resultados ou não.

Como o Ensino era Antes da Gamificação?

Antes da gamificação o feedback acontecia só depois do treinamento finalizar porque não era possível mensurar em tempo real o desenvolvimento e aperfeiçoamento da equipe.

plataforma de treinamento corporativo

Qual é o Aspecto Social da Gamificação?

Se você acredita que os benefícios mostrados acima são os únicos motivadores para convencer seus colaboradores a participarem dos treinamentos gamificados, se enganou! 

Você pode enxergar a gamificação como uma ferramenta precursora para subir na vida e se desenvolver profissionalmente. É isso que as pessoas buscam para suas vidas e carreiras, então os colaboradores se dedicam aos treinamentos e às metas do negócio.

Ela é utilizada tanto para aperfeiçoar as habilidades e competências dos seus profissionais até promover um onboarding de novos talentos sólido e eficiente.

Inclusive, a gamificação pode ser aplicada em quase todos os processos de uma empresa, desde a equipe de vendas até o gerenciamento de estoque, desde o departamento financeiro até o RH, atingindo todos os colaboradores.

E você também sabe por que a plataforma de gamificação está se tornando tão popular? É uma maneira divertida, descontraída e simples de aprender!

Quer Saber Mais Sobre Plataforma de Gamificação para sua Empresa?

A Niduu é uma solução certeira para os treinamentos da sua equipe porque:

  • As capacitações elaboradas pela Niduu podem ser personalizadas, respeitando as necessidades da sua empresa e dos seus colaboradores;
  • Você tem a possibilidade de acompanhar todo o desenvolvimento e aperfeiçoamento dos profissionais que estão em treinamento, observando os pontos fracos, suas melhorias e solicitando suporte do líder da equipe quando necessário;
  • Os treinamentos gamificados da Niduu andam lado a lado com o mobile learning e o microlearning.

Com mobile learning, os seus profissionais aprendem no melhor horário que tiverem e em qualquer lugar que quiserem! Enquanto que, com o microlearning, o aprendizado é entregue de maneira objetiva e simplificada, o que torna o conhecimentos adquiridos na capacitação permanentes.

Se quiser saber mais sobre como a Niduu pode fazer mais por você, solicite o contato de um dos nossos especialistas e descubra como podemos ajudá-lo a potencializar seus resultados!

treinamento de colaboradores

Fonte: Niduu - Disseminando Conhecimento.

Niduu Somos uma startup de Educação Corporativa com uma solução que consegue treinar todos os colaboradores de qualquer nível de forma contínua, dinâmica e efetiva com base na Microlearning, Mobile Learning e Gamificação.

Comentar
Compartilhar