Mobile Learning: a tecnologia móvel na educação que está revolucionando as empresas

Há não muito tempo atrás, o ensino à distância (EaD) parecia um exemplo extraordinário de tecnologia, mas agora, já se pode vivenciar uma realidade ainda melhor e mais atual nesse aspecto: a Mobile Learning.

Compreender essa proposta é muito simples. Apesar de não se limitar ao uso do smartphone, basta avaliar a quantidade de aplicativos e acessórios que você tem no seu celular e pensar em quantas horas você gasta utilizando esses recursos.

A maioria das pessoas hoje tem acesso a pelo menos um dispositivo móvel, o que introduz a possibilidade de aprendizado móvel e a transmissão de informações de uma maneira poderosa e muito rápida.

a maioria das pessoas usam um dispositivo móvel o que favorece à mobile learning, ao aprendizado móvel 

O método da Mobile Learning reforça o surgimento de novos modelos de aprendizagem e destaca seu papel no desenvolvimento de empresas e qualificação de colaboradores. 

Além disso, inova ao mostrar que a tecnologia móvel é capaz de medir e nivelar o conhecimento e permite que as ações no ato educativo sejam tratadas de forma dinâmica, com mais autonomia e liberdade. 

Continue acompanhando e entenda melhor o significado de Mobile Learning, como essa tecnologia agrega na educação e no mundo corporativo. 

Veja também quais os formatos e possibilidades que a Mobile Learning oferece e como implantar essa tendência na sua empresa.

Mobile Learning: O que significa?

A tradução literal para Mobile Learning é “aprendizagem móvel”, mas seu conceito pode ser entendido como a integração das tecnologias móveis, nesse caso, no contexto educativo.

Assim, pode-se dizer que é um formato de aprendizagem que utiliza de um laptop, celular ou tablet. 

Vale reforçar que essa metodologia não se trata especificamente de aplicativos para celular, apesar de esta ser uma das principais formas, que compõem um mercado importante. Mas falaremos mais sobre isso a seguir! 

O importante é perceber que a Mobile Learning abre possibilidades de novas propostas para a formação e qualificação, eliminando barreiras de mobilidade e equipamentos e trazendo novos aspectos para educação e trabalho. 

Diante disso, pode-se perceber que o ensino se torna cada vez mais interativo e colaborativo, com o foco no aprendizado

O acesso às informações e conteúdos acontece em tempo real, ampliando-se o ato educativo para além das salas de aulas.

Entenda melhor sobre essa tecnologia móvel e seus impactos na educação.

Mobile Learning e a tecnologia móvel na educação

Através da Mobile Learning está sendo possível levar com facilidade a educação a locais de difícil acesso, onde não existem escolas ou professores. 

colaboradora faz treinamentos em mobile learning no ônibus

Mais que isso, está trazendo acessibilidade de conteúdos que antes eram considerados privilégio de poucos indivíduos.

Por outro lado, mesmo tendo o acesso, não haviam muitas maneiras de avaliar a qualidade e absorção do conteúdo transmitido.

E se você já parou para pensar em como os professores devem estar lidando com o uso dos celulares e dispositivos móveis dentro das salas de aula, uma vez que isso pode dispersar a atenção dos estudantes, você não está sozinho. 

A mesma situação pode acontecer nos ambientes de trabalho. Mas como diz o ditado: “Se não pode com eles, junte-se a eles.”.

Seguindo essa ideia, a utilização da mobile learning já está sendo adotada em empresas e em instituições de ensino. E isso é, de certa forma, uma comprovação de que esse método tem grande potencial e deve ser valorizado. 

Ao invés de negar o uso de celulares ou tablets no ambiente empresarial e educacional, ele se mostra um aliado benéfico e vantajoso.

Esses novos modelos de aprendizagem apresentam um forte entendimento sobre como está o nível de compreensão, participação e engajamento, que até então eram dados mais difíceis de serem coletados.  

Ainda no formato do e-learning, os alunos tinham uma postura apenas de observação passiva, e a partir do mobile learning, passam a assumir grande responsabilidade do processo. 

Veja outras diferenças! 

E-learning e Mobile Learning: as diferenças

Para não confundir os dois termos é preciso entender que o primeiro se refere aos aprendizados eletrônicos, enquanto o mobile trata de dispositivos móveis.

Dito isso, é válido reforçar também que a e-learning funciona a partir de um sistema de gestão de aprendizagem, denominado Learning Management System, ou LMS.

Os LMS é responsável por adaptar os modelos tradicionais à era digital, mas ainda assim, não conseguiram proporcionar uma verdadeira independência de aprendizagem. 

Os conteúdos são distribuídos em formatos variados, como:

  •  textos;
  •  vídeos;
  •  áudios;
  •  apresentações;
  •  ou perguntas avaliativas.

E ficam dispostos de forma linear, o que nem sempre permite quem estuda de acompanhar à sua maneira. 

Com isso, quem quisesse estudar é que teria que se adaptar ao sistema, quando na verdade o ideal é ser o contrário, como a mobile learning propõe.

À medida que a e-learning se mostra antiquada, se torna perceptível a necessidade de personalizar a aprendizagem e gerar relatórios melhores, mais específicos e com dados que irão guiar novas ações com base nos  resultados dos treinamentos.

Assim sendo, o uso de dispositivos móveis no contexto da educação pode ser considerado uma evolução do LMS, ainda que rode sobre ele. 

Saiba mais sobre o que esse avanço trouxe de impacto e de vantagens para o meio corporativo. 

Mobile Learning no âmbito corporativo

A cada dia que passa as empresas buscam mais mobilidade para treinamento de seus colaboradores, fazendo com que a mobile learning se propague.

Quando o assunto é a educação corporativa, o uso dessa tecnologia tem gerado grandes benefícios tanto para os colaboradores, quanto para os gestores que conseguem ver o resultado e ter o retorno sobre o seu investimento.

Os colaboradores aprendem de maneira mais efetiva, aprimorando suas habilidades e desenvolvem pontos específicos (ou não) para melhorar sua atuação na empresa. 

Se você ainda está receoso de implantar o uso da mobile learning em sua organização, os benefícios a seguir mostrarão as oportunidades para crescer, aumentar a produtividade e suas receitas que você está perdendo sem contratar a Niduu.

Vantagens da Mobile Learning na Niduu

1. Otimização do tempo e facilidade de acesso

Com a m-learning, é possível otimizar o tempo e realizar o treinamento sem ter que parar a empresa toda ou tomar muito do horário de trabalho do colaborador.

Poder acessar algum curso de forma prática e ágil também permite aproveitar pequenos intervalos ociosos para se dedicar à qualificação, como, por exemplo, entre clientes, filas ou no transporte público.

Em tese, tudo que você precisa é de um dispositivo conectado com acesso ao aplicativo com os treinamentos. Portanto, seu potencial de expansão é imenso e vai muito além das fronteiras da empresa.

2. Respostas imediatas

Em muitos dos recursos proporcionados pelo m-learning, é possível contar com uma resposta imediata, sem que seja necessário esperar por uma nova aula para saber o que está correto ou errado. O feedback é instantâneo. 

3. Estimula o envolvimento

Nossas soluções de m-learning costumam ser mais interativas e atraentes para os funcionários.

Elas são formuladas de acordo com a linguagem e os interesses de cada departamento, tornando não só o engajamento nas atividades muito maior, como reforçando o empenho e dedicação dos funcionários de maneira geral. 

4.  Proporciona maior controle

Através do painel de controle, ou Gestor Web, é possível monitorar o desempenho de aprendizagem dos colaboradores  com muita facilidade, tendo acesso aos relatórios com as notas, pontuações e rankings das campanhas de treinamentos.

Assim, é possível mapear as habilidades individuais e formular diagnósticos certeiros, baseado em dados, que permitem elaborar intervenções e acompanhar a evolução dos alunos.

5. Melhora a taxa de aprendizado

A presença de elementos de multimídia facilita a compreensão de conceitos mais abstratos e resulta em um aprendizado mais efetivo e de qualidade. 

E para comprovar, são disponibilizados também testes que indicam como foi a absorção do conteúdo, onde estão as fraquezas da equipe ou do indivíduo e o que deve ser mais trabalhado pelos gestores.

6. Traz variedade

Embora os dispositivos móveis possam ter um tamanho reduzido de armazenamento, através do app são exibidos uma quantidade enorme de formatos de arquivos.

Entre eles: jogos (gamificação), vídeos, textos, etc. Isso se torna eficaz para atender às necessidades de pessoas com estilos de aprendizagem diferentes.

Essa diversidade consegue atingir a todos e proporcionar estímulos variados, para tornar a atividade ainda mais prazerosa.

7. Interação Individualizada

Apesar da possibilidade de treinamentos coletivos, na maior parte dos treinamentos, a interação com as opções de mobile learning é individualizada, ativa e depende do próprio trainee para dar prosseguimento e atingir bons resultados.

O colaborador acessa o conteúdo que ele precisa em seu celular, faz suas atividades em seu próprio ritmo e, em alguns casos, pode obter ajuda e sugestões de acordo com as dificuldades apresentadas. 

Confira outras vantagens do uso da Mobile Learning! 

Tudo isso caracteriza um formato ágil e eficiente para reduzir o tempo de aprendizado, permitir uma atualização mais rápida de conteúdos e, por fim, obter um mercado mais qualificado. 

E para tornar o aprendizado ainda melhor, investimos em pequenas lições; com pequenas porções de conteúdo, fazendo com que o interesse seja despertado mais facilmente.

Por último, o uso de ferramentas móveis em programas de aprendizado nas empresas nos formatos de treinamentos e capacitações, diminui custos, garante  o acesso dos funcionários à novas soluções, respeitando o ritmo de cada pessoa. 

E, apesar dos treinamentos estarem disponíveis em todos os dispositivos, o aplicativo para celulares tem sido mais utilizado. Saiba mais sobre ele! 

Mobile Learning App

A Mobile Learning via aplicativo representa um grande avanço tecnológico, que já ultrapassou o patamar da tendência, para virar uma realidade nas empresas.

colaborador usa mobile learning app

Geralmente o aplicativo é um apoio para a educação corporativa, seja curso ou treinamento, oferecendo a praticidade do usuário baixá-lo no seu celular e ter acesso às aulas e informações. 

Também é possível trabalhar de modo off-line, se optarem por baixar conteúdo de treinamento, para aproveitar momentos sem o alcance de internet. Além de proporcionar interação com outros usuários e compartilhamento em redes sociais.

A Mobile Learning para App pode ser utilizado em todos os setores e permitirem acesso para todos os modelos de aparelhos. 

Alguns aplicativos apresentam atividades prontas e outros permitem que o educador crie os conteúdos personalizados.

No caso da Niduu, nós oferecemos as duas opções. Uma das maneiras de crescer com a Niduu é você utilizar de atividades e treinamentos já desenvolvidos através de pesquisas e dados pela nossa equipe, que compõem a nossa prateleira. 

E para a segunda opção, oferecemos uma ferramenta que permite que o gestor de RH ou T&D construa seu próprio conteúdo, com base nas necessidades específicas da empresa e dos funcionários.

Ainda nesse caso, para chegar no conteúdo personalizado, o gestor passará por um treinamento Niduu para entender nosso formato de trabalho e as possibilidades que ele tem para oferecer.

Afinal, queremos garantir que os seus colaboradores recebam o melhor e que o seu material seja eficaz. 

Mas sendo por app ou por outro dispositivo, a Mobile Learning apresenta variações nos formatos de conteúdo. Descubra alguns deles! 

Formatos de Mobile Learning

Para o uso da Mobile Learning, algumas metodologias são aplicadas visando a melhor absorção e adaptação ao conteúdo e por isso existem diversos formatos.

Assim, ele pode ser usado em conjunto com outras tendências de ensino corporativo.

Selecionamos a seguir algumas opções de formatos e tendências. Confira!

Videoaulas e Livros digitais

Aulas no formato de vídeo, geralmente produzidas com curta duração. Possuem linguagem simples e didática e se adequam às pequenas telas. 

Ou arquivos estáticos em PDF ou explorar ao máximo os recursos multimídia disponíveis em dispositivos móveis, incluindo à leitura vídeos, áudios, etc.

Essas aulas se encaixam na importante tendência de educação corporativa, conhecida como microlearning ou pílulas de conteúdo.

Trata-se de quebrar o conteúdo de um treinamento ou de uma capacitação em pequenas partes, de modo que os usuários possam se dedicar ao aprendizado em momentos rápidos no seu dia a dia.

Redes sociais corporativas

A mobile learning também pode ser usada em conjunto do social learning, por meio de uma rede social corporativa da empresa. 

Para isso, basta que a rede tenha uma versão em aplicativo ou que seja responsiva, permitindo que os colaboradores consigam usar suas funcionalidades por meio de dispositivos móveis.

Nada mais é do que um aplicativos que possui funcionalidades semelhantes às citadas anteriormente, mas com foco principal na interação entre os usuários.

Gamificação e jogabilidade

Com a gamificação em treinamentos é realizada a adaptação da aprendizagem a um formato mais divertido e descontraído, a partir do desenvolvimento de jogos.

Esse recurso, além de permitir um certo relaxamento do jogador, agrega informações importantes e ajuda principalmente na fixação do conteúdo proposto.

Exemplos disso são os rankings de tarefas, desafios em etapas, quizzes, etc.

É importante para aumentar a motivação e a interação dos usuários, gerando melhores resultados nos treinamentos. 

E se você já está convencido a dar esse passo, aumentar a motivação e interação dos funcionários, gerando melhores resultados e performances, saiba como implantar a mobile learning na sua empresa. 

Como implementar a Mobile Learning na sua empresa

A previsão é de que em um curto espaço de tempo, uma grande parte dos profissionais irão fazer alguma forma de trabalho a partir de seus dispositivos móveis. 

profissionais de RH discutem como implementar a Mobile Learning na sua empresa

Isso faz com que esse seja o melhor momento para investir nessa tecnologia!

Você pode começar considerando o conjunto de habilidades atuais da sua empresa e as áreas que você pode aperfeiçoar. Depois, fazer uma pesquisa para identificar quais tipos de cursos atendem melhor às suas necessidades.

E antes de implementar uma estratégia voltada para o uso de dispositivos móveis, é importante escolher uma empresa especializada, que irá te auxiliar durante todo o processo.

Ela também deverá te indicar os treinamentos necessários para o sucesso e crescimento da sua empresa e fornecer esses materiais, que em alguns casos podem ser personalizados.

Vale ressaltar que os materiais não podem ser muito grandes ou pesados, para serem acessados em diversos dispositivos e baixados facilmente.

Treine seus colaboradores com uma das empresas mais inovadoras do Brasil! 

Conheça mais sobre a Niduu e descubra como você pode inovar no treinamento e desenvolvimento de seus colaboradores através do mobile learning e outras tendências de mercado.

Fonte: Niduu - Disseminando Conhecimento.

Niduu Somos uma startup de Educação Corporativa com uma solução que consegue treinar todos os colaboradores de qualquer nível de forma contínua, dinâmica e efetiva com base na Microlearning, Mobile Learning e Gamificação.

Comentar
Compartilhar