Implementar a estratégia de social learning na sua empresa agrega uma vantagem competitiva ao negócio porque otimiza a experiência dos colaboradores e é a organização que colhe os frutos. Quer saber mais? Então continue aqui!
É verdade que o social learning acredita que a aprendizagem é fortificada através da experiência do colaborador ao compartilhar conhecimentos com sua equipe ou outras pessoas no dia a dia.
Inclusive, algumas empresas fazem o seu uso e trazem resultados comprovados sobre como a prática dessa metodologia estimula o desenvolvimento e aperfeiçoamento dos profissionais durante as capacitações e no processo da aprendizagem autodirigida.
Logo, se você busca colher os frutos de um treinamento humanizado, venha conhecer mais sobre o social learning!
“Mas o social learning no treinamento corporativo é realmente eficaz para o aprendizado dos colaboradores?”
O social learning é uma teoria proposta, inicialmente, em 1963 por Albert Bandura e Richard H. Walters, onde é constatado que:
- A aprendizagem não é, necessariamente, adquirida de maneira comportamental. Ela pode ser ganha através de processos cognitivos provenientes do contexto social em que se está inserido;
- A aprendizagem pode ser por reforço vicário, que ocorre pela observação do comportamento de terceiros ou das consequências de tal comportamento;
- É possível que a aprendizagem também ocorra por modelagem, que consiste na observação, extração de informações e tomada de decisões após a análise de um comportamento;
- Apesar do esforço ter um grande papel na aprendizagem, ele não é único fator para um indivíduo aprender algo novo;
- É preciso considerar o determinismo recíproco, ou seja, aceitar que o participante da aprendizagem não é passivo no processo de ensino. Para aprender, a cognição, o ambiente e o comportamento influenciam.
Dessa maneira, é empregado a aprendizagem ativa, onde o foco é tornar o participante engajado com o ensino. Portanto, sim, o social learning é realmente eficaz para o aprendizado dos colaboradores.
3 Benefícios do social learning para os colaboradores e empresas
Há três benefícios principais que o social learning entrega aos colaboradores e empresas, sendo possível de otimizar a experiência de aprendizagem, conquistar as gerações que estão ingressando no mercado e fornecer muitas vantagens para a organização.
Benefício #1: auxilia os colaboradores a reter o aprendizado
- No modelo 70/20/10, é observado os seguintes dados de aprendizagem quando analisados na perspectiva do participante:
Como é perceptível, o social learning desempenha um papel importante no desenvolvimento do colaborador por estar em constante contato com colegas de trabalho e outras pessoas.
Logo, a retenção do ensino é reforçada durante estas interações interpessoais.
Benefício #2: cativa os millennials
Os millennials estão ingressando no mercado atual e usam as mídias sociais 59% mais do que as outras gerações, além de estarem em frequente contato com o social learning.
Em outras palavras, fazer uso desse método para beneficiar a aprendizagem dos colaboradores dessa geração e conquistar benefícios para a empresa é extremamente vantajoso.
Os millennials estão assumindo o controle da força de trabalho global e dentro de alguns anos estarão à frente dos outros profissionais, sendo o futuro das empresas.
Benefício #3: entrega vantagens reais aos negócios
As vantagens de adotar o social learning na estratégia de treinamento corporativo da empresa resultam no:
- Engajamento do colaborador com as metas e propósitos da organização;
- Incentivo ao trabalho em equipe porque a metodologia acredita que as relações interpessoais são grandes motivadores do conhecimento;
- Promoção da cultura de aprendizagem contínua, onde os colaboradores buscarão por mais aprendizados de maneira autodirigida.
“A minha empresa deveria adotar o social learning?”
Antes de respondermos essa pergunta, acompanhe os seguintes dados:
- A Harvard Business School introduziu o social learning em seus cursos online e percebeu um aumento de 85% em suas conclusões;
- A Brandon Hall Group realizou uma pesquisa que mostra que 73% dos negócios querem investir no social learning e mais de 60% deles querem que os colaboradores adotem a metodologia em suas rotinas diárias;
- A Cisco, ao adotar o social learning, também apresenta aumento de 98% na taxa de adoção da metodologia por parte das equipes, sendo que 80% dos conteúdos de aprendizagem foram realizados de maneira interpessoal;
- A AMD, por sua vez, economizou mais de US$ 250.000,00 anuais ao optar pelo social learning ao invés dos treinamentos tradicionais.
Como consequência, 82% das empresas que fazem uso do social learning alegam que pretendem continuar usando essa metodologia no futuro, segundo a Accenture.
Portanto, ao adotar o social learning na sua empresa, com certeza ela usufrui dos benefícios adquiridos para o negócio e, também, para os colaboradores.
“Quais são as aplicações do social learning na empresa?”
As principais aplicações do social learning nas empresas são:
Essas são as principais áreas que o social learning é capaz de otimizar.
5 Etapas para implementar o social learning no treinamento corporativo
O social learning é implementado no treinamento das organizações ao colocar em prática algumas ações, acompanhe.
Etapa #1: avaliar a receptividade da empresa ao social learning
Primeiramente, é necessário avaliar as estratégias dos programas de capacitações atuais e a receptividade dos colaboradores para adotar o social learning.
Ter uma cultura organizacional bem difundida na empresa é um grande facilitador nesse momento porque ela é capaz de alinhar os profissionais com o propósito da organização e, assim, simplificar a adoção da metodologia pelas equipes.
Etapa #2: determinar os objetivos e aproveitar a participação dos primeiros colaboradores no treinamento
Após adotar o social learning nas capacitações da empresa, indicamos coletar dados sobre o desenvolvimento dos colaboradores por meio de relatórios, os quais a própria Niduu disponibiliza para acompanhar a performance dos profissionais.
Dessa forma, há a chance de identificar quais foram os benefícios que a metodologia trouxe para o treinamento e, também, quais são os pontos que devem ser melhorados.
Existem planilhas de levantamento de necessidades de treinamento, controle de treinamento e desenvolvimento e avaliação de treinamentos que você pode fazer uso e ter maior controle sobre os resultados das capacitações.
Etapa #3: utilizar uma plataforma de treinamento específica para social learning
Uma plataforma de treinamento que engloba o social learning é excelente para alinhar as estratégias de capacitação, conquistando mais benefícios, e mais rápido, para a organização.
Uma solução que elabore treinamentos personalizados, emita relatórios de performance e dê suporte para a empresa e os colaboradores é a melhor opção que há no mercado.
Inclusive, a Niduu ajuda exatamente nisso! Para apoiar os negócios que buscam mais resultados no mercado e, claro, conseguem:
- São mais de 475 mil horas de treinamento em vendas, atendimento, liderança, desenvolvimento pessoal, segurança do trabalho e muito mais;
- Mais de 200 empresas capacitadas, incluindo a KPMG, Hyundai e Grupo Mateus no portfólio;
- Treinamentos com mais de 80% de engajamento e cursos finalizados de todas as empresas.
Repense a forma de treinar os seus colaboradores e torne sua empresa competitiva no mercado agora!
Etapa #4: simplificar o acesso à informação
Diferente dos treinamentos tradicionais, as capacitações gamificadas que utilizam da metodologia do social learning são online e usam mecânicas de jogos para engajar as equipes.
Em outras palavras, hoje se torna possível atualizar os conteúdos de aprendizagem em tempo real e disponibilizá-los de maneira online aos profissionais, que podem fazer o treinamento pelo próprio celular, em qualquer horário e lugar.
Essas são soluções de microlearning e mobile learning, que são algumas das metodologias utilizadas pela Niduu nos treinamentos.
Etapa #5: dar e receber feedbacks de participantes
Os feedbacks são importantes para as melhorias do programa de treinamento e, consequentemente, do social learning. Portanto, é fundamental que líderes e gestores saibam dar e receber feedbacks dos profissionais.
Lembrando que, muitas vezes, é preferível que as críticas construtivas sejam dadas de maneira particular.
Conclusões finais sobre a implementação das estratégias de social learning nas empresas
O social learning, como pôde ver, é uma metodologia que beneficia o negócio através da otimização da experiência do colaborador em capacitações onde, ao final, é a empresa que colhe os frutos.
Em suma, o social learning vê e torna todo o ambiente empresarial e todos os colaboradores da organização em um suporte para o crescimento e aperfeiçoamento da equipe.
Portanto, aqui deixo a seguinte pergunta: o que você está esperando para adotar o social learning na sua empresa e tirar proveito de suas vantagens?
Solicite contato com os especialistas da Niduu agora e venha implementar as estratégias de social learning o quanto antes!