Treinamento Interativo para Funcionários: Por que Aposentar os Treinamentos Tradicionais?

O treinamento interativo para funcionários aumenta a produtividade das equipes, beneficia o ROI da empresa e traz mais lucros para o negócio. Então pare agora de contratar as capacitações tradicionais, nós te explicamos o porquê!

Apesar do treinamento tradicional ainda ser amplamente utilizado nas empresas, ele tem exigências e desvantagens que devem ser levadas em consideração:

  • É necessário retirar os colaboradores de seus postos de trabalho para realizar as capacitações, o que pode comprometer a produtividade das equipes e o andamento do negócio;
  • O conhecimento dado durante os treinamentos não é absorvido completamente pelos colaboradores porque a carga horária é extensa e os profissionais se sentem sobrecarregados, além da imprecisão ao mensurar os resultados dos treinamentos;
  • Os participantes não terão acesso ao conhecimento compartilhado nos treinamentos presenciais, mesmo que necessitem revisá-los.

Além disso, há todos os custos envolvidos na capacitação tradicional, como o aluguel do auditório, a contratação do palestrante e o transporte e alimentação dos colaboradores.

Tá, mas o que o treinamento interativo faz de diferente?

O intuito principal de uma capacitação interativa é engajar os colaboradores no treinamento e promover a fixação do conhecimento através da gamificação e do microlearning. É assim que sua empresa conquista profissionais de alto nível.

Inclusive, há mais benefícios que você e sua empresa precisam conhecer!

Benefício #1: treinamento interativo para funcionários promove a criatividade no ambiente de trabalho

Há uma pesquisa realizada pela IBM onde 1.500 CEOs apontaram a criatividade como o fator principal do sucesso em suas carreiras. Logo, nota-se a importância de promover a criatividade no ambiente de trabalho das suas equipes.

Ao adotar uma abordagem de treinamento interativa, a sua empresa dá o primeiro passo para incentivar a imaginação do time porque, com essa capacitação, você personaliza o aprendizado e desenvolvimento de acordo com o esperado para o seu negócio!

Por exemplo, você tem a possibilidade de criar um treinamento corporativo online que simula o dia a dia dos seus colaboradores e aposta em respostas fora da caixa para a resolução de problemas.

É para isso que a gamificação integrou o mercado de treinamentos corporativos, e é para isso que a Niduu está aqui, para aprimorar a experiência de aprendizagem do seu colaborador através dos mecanismos de jogos.

Quer conhecer um pouco mais sobre os resultados de uma gamificação bem implementada em capacitações corporativas? Então assista ao vídeo case da 12ª maior corporativa de varejo do Brasil!

Benefício #2: encoraja os colaboradores a tomarem decisões melhores no trabalho

Curiosidade: em situações que exigem resposta imediata, nosso cérebro costuma ser instintivo, resultando em uma tomada de decisão baseada na emoção.

Essa informação é divulgada na Harvard Business Review e mostra a importância de capacitar os profissionais para tomarem as melhores decisões no trabalho e, também, em suas vidas pessoais, tornando as decisões impulsivas em lógicas.

O treinamento interativo para funcionários também traz benefícios neste âmbito, visto que ele é capaz de criar uma situação simulada onde explore as reações emocionais dos colaboradores.

Dessa forma, é possível treinar as emoções dos profissionais para agirem de maneira lógica quando há situações urgentes no trabalho, controlando o estresse, a ansiedade, e  surgirem com as soluções certas para os problemas apresentados.

Benefício #3: desenvolvimento das habilidades e competências através dos feedbacks

O treinamento interativo para funcionários agrega uma outra grande vantagem às empresas, o feedback imediato. 

Porém, essa não é uma via de mão única. Sim, é preciso saber dar o feedback, mas também é necessário saber coletá-lo.

Inclusive, durante o processo de aprendizagem dos colaboradores, os gestores e líderes têm acesso ao desenvolvimento de cada profissional, sendo que cada indivíduo também consegue visualizar o seu desempenho e aperfeiçoamento.

Quando você entrega um treinamento interativo através da plataforma da Niduu aos colaboradores, tem acesso a tudo isso.

Por fim, aconselhamos que os feedbacks se tornem uma prática comum na sua empresa para saber ouvir as necessidades dos profissionais, e estes também estarem cientes das expectativas que a companhia coloca sobre eles de maneira clara.

Ao finalizar as capacitações, há a planilha de avaliação de treinamento para preencher e visualizar o desenvolvimento das equipes.

treinamento interativo para funcionários

Benefício #4: os níveis de engajamento são aumentados

Certa vez, o fundador do National Institute of Play, Stuart Brown, contou que a brincadeira otimiza a neuroplastia, proporcionando uma melhora na adaptabilidade e na criatividade do cérebro humano.

Mas como isso reflete no engajamento dos colaboradores?

Os treinamentos interativos adotam a gamificação e o microlearning, então o ensino é divertido e com vários desafios para estimular os participantes através de um sistema de pontuação, ranqueamento e premiações.

Assim como Stuart Brown e o artigo da Pearson indicam, o engajamento dos colaboradores dispara se compararmos as capacitações interativas aos treinamentos tradicionais, que sobrecarregam os participantes e não retém o aprendizado.

Benefício #5: as taxas de retenção do aprendizado são maiores 

Enquanto os treinamentos tradicionais tornam o aprendizado passivo e esperam que a retenção do ensino seja realizada no mesmo momento em que o conhecimento é dado, o treinamento interativo entrega microlições online.

Em outras palavras, o microlearning entrega conteúdos de valor aos seus colaboradores de maneira simples e objetiva, sem excessos.

Sendo assim, os profissionais consultam o material quantas vezes forem necessárias para fixar o conhecimento, e refazer as lições que ainda apresentarem alguma dificuldade para reforçar o ensino.

Benefício #6: os participantes do treinamento interativo se sentem mais motivados

Não adianta aumentar os níveis de engajamento e promover a retenção do ensino se os seus colaboradores não estiverem motivados. Eles precisam sentir que aquele conhecimento é importante para eles e não apenas uma exigência da empresa.

Esse é um outro benefício do treinamento interativo, ele atrai e cativa os colaboradores porque estimula a criatividade, a competição, deixa claro o propósito e reafirma a necessidade de estar sempre se reinventando, ou seja, aprimorando suas habilidades e competências.

Inclusive, há ótimas recompensas que você pode dar aos profissionais que melhor se saírem nos treinamentos e que, com certeza, os motivarão!

Benefício #7: os colaboradores se aprimoram  profissionalmente e pessoalmente

Os treinamentos interativos servem tanto para aprimorar os colaboradores de maneira profissional quanto pessoal, sendo que não precisam ter apenas um objetivo. Apesar de estipular um propósito como foco, é possível colher diversos frutos.

Primeiramente, indicamos que haja um plano de carreira para os profissionais, e para visualizar o desenvolvimento, acompanhe os dados de cada colaborador pela plataforma da Niduu, onde há atualizações em tempo real.

Inclusive, indicamos que esse acompanhamento seja realizado antes, durante e após a capacitação. Assim você vê as melhorias de cada profissional e, se for o caso, vê as dificuldades que ainda existem para surgir com novas soluções de treinamento.

Portanto, acesse a planilha de controle de treinamento e desenvolvimento para manter estes dados organizados.

treinamento interativo para colaboradores

Benefício #8: maior disponibilidade de recursos para realizar o treinamento interativo

Você decide como o treinamento interativo para funcionários ocorre! 

Pode ser uma abordagem de aprendizado séria e focada em um objetivo específico ou pode ser uma abordagem mais descontraída e com mais simulações do dia a dia do colaborador, o que for melhor para a sua empresa, a Niduu desenvolve!

O importante é ser uma experiência de aprendizagem gamificada, com microlearning e, claro, com mobile learning, que possibilita que os profissionais realizem as capacitações pelo próprio celular de maneira remota.

Porém, se você ainda estiver inseguro em relação a migrar totalmente os treinamentos tradicionais para o ambiente virtual de aprendizagem, opte pelo Blended Learning.

A Niduu traz uma boa gama de recursos para as capacitações dos seus colaboradores e, também, para o processo de integração de novos talentos na sua empresa.

O fato é que o treinamento interativo possui diversos recursos e você pode fazer proveito de todos eles para beneficiar os seus colaboradores e, consequentemente, o seu negócio.

Agora, se você busca mais respostas em relação aos onboardings em tempos de crise, o webinar sobre processo de integração é para você, assim como o checklist de integração.

Considerações Finais sobre o Treinamento Interativo para Funcionários

Não restam dúvidas que os treinamentos interativos representam uma grande vantagem competitiva se compararmos benefícios e resultados aos treinamentos tradicionais, tanto para os profissionais quanto para a própria empresa.

Enquanto os colaboradores têm a possibilidade de desenvolverem competências e aprimorarem suas habilidades pessoais e profissionais, o negócio ganha a chance de reunir uma equipe de alto nível e conquistar o mercado, aumentando a receita e mantendo um ROI positivo.

Então se é isso que você busca para a sua empresa, entre em contato agora com os especialistas da Niduu e conheça as soluções de treinamento corporativo gamificado indicadas para as necessidades dos seus colaboradores e não fique para trás no mercado!

Fonte: Niduu - Disseminando Conhecimento.

Niduu Somos uma startup de Educação Corporativa com uma solução que consegue treinar todos os colaboradores de qualquer nível de forma contínua, dinâmica e efetiva com base na Microlearning, Mobile Learning e Gamificação.

Comentar
Compartilhar