Treinar Colaboradores a Distância: 9 Dicas Infalíveis para Treinamentos de Alto Nível

Precisamos admitir que treinar colaboradores a distância não é uma tarefa tão simples porque é necessário que estes profissionais também se sintam parte da equipe e valorizados pela empresa. Você já sabe como fazer isso?

No início de 2020 muitos negócios substituíram seus escritórios por suas próprias casas e adotaram um novo modelo de trabalho. Mas você sabia que essa prática já é fortemente adotada por empresas de grande porte?

Alguns desses negócios são a Dell, a Philips e a Gol, que mantém algumas equipes de colaboradores home office há alguns anos.

Inclusive, hoje, com o trabalho remoto tendo se tornado comum entre os profissionais, a maior parte deles estão felizes em realizar suas atividades de casa, e muitos líderes estão satisfeitos com a produtividade de suas equipes, segundo a Época Negócios.

No entanto, os profissionais que trabalham a distância devem receber a mesma atenção que aqueles que estão presencialmente na empresa, principalmente quando falamos sobre treinamentos corporativos.

Treinar esses colaboradores exige uma atenção maior do departamento de Recursos Humanos, que deve certificar-se da união do time, da retenção do conhecimento e da satisfação dos profissionais para e com a empresa.

Como essas são, ainda, grandes dificuldades dos negócios no Brasil, reunimos dicas que empresas de grande porte colocam em prática e que tem funcionado no mundo.

Dica #1: treinar os colaboradores remotos durante o processo de integração de novos talentos

Nós já sabemos que os processos de integração podem durar meses, tudo depende do empenho do RH e líderes em incentivar a incorporação do recém-contratado na equipe e do tempo de adaptação deste novo talento.

Porém, quando falamos sobre profissionais que trabalham a distância, essa dedicação é redobrada.

Como estes colaboradores não estão fisicamente na empresa, eles não conseguem estabelecer uma interação presencial com os outros colegas de trabalho, dificultando o pertencimento à equipe e a otimização da produtividade destes profissionais. 

Como posso driblar essa desvantagem?” 

Resposta: você pode implementar algumas das seguintes soluções na sua empresa:

  • Explicar detalhadamente as funções do cargo antes de começar o primeiro dia de trabalho e disponibilizar ferramentas importantes para a realização do trabalho, ensinar o recém-contratado a usar;
  • Fazer um tour virtual para mostrar as acomodações físicas do escritório e agendar uma reunião para conhecer os colegas da empresa;
  • Compartilhar o manual do colaborador, assim como avisos, regras e documentos importantes sobre a cultura organizacional da empresa;
  • Estabelecer meios de comunicação acessíveis e que simplifiquem o contato entre as partes, inclusive, incluindo o novo talento remoto em comunidades com outros colaboradores da empresa;
  • Fornecer treinamentos corporativos com outros profissionais da empresa para estimular o contato entre eles ao mesmo tempo em que se desenvolvem profissionalmente.

Dica #2: implementar a prática do buddy up entre os colaboradores 

Colaboradores remotos geralmente estão solitários e isolados da equipe, então o que acha de implementar o buddy up na sua empresa? 

Durante o processo de integração, além de estimular o profissional a estar em contato com alguém da equipe, um colaborador mais antigo se torna o responsável por dar suporte ao novo talento, auxiliando em suas dúvidas e dificuldades.

Você pode estimular isso de outras maneiras também:

  • Criar uma comunidade onde a equipe, tanto membros remotos quanto presenciais, estão presentes e podem conversar a respeito do negócio e os desafios de seus cargos;
  • Incentivar atividades colaborativas onde profissionais que estão trabalhando presencialmente e a distância usam seus conhecimentos para encontrar boas soluções para a empresa.

Dica #3: adotar o blended learning para capacitações remotas que estudam a teoria e treinam na prática

O blended learning é indicado para colaboradores remotos que precisam desenvolver suas habilidades do futuro e habilidades pessoais, aprendendo de maneira teórica e depois colocando em prática.

Se o seu modelo de trabalho permite que você invista nesse formato de aprendizagem, é um bom momento para começar a considerá-lo.

O Times Higher Education World University Ranking mostra que esse tipo de ensino se tornou o “novo normal”, enquanto o fundador da edX, Anant Agarwal, mostra em pesquisa que 75% dos professores e orientadores sentem uma mudança positiva ao sair do ensino tradicional e embarcar no virtual.

Portanto, para treinar colaboradores a distância, considere usar o blended learning para obter melhores resultados.

Lembrando que é importante realizar e coletar feedbacks durante e após as capacitações.

Dica #4: adotar o mobile learning para formar colaboradores comprometidos com o próprio ensino

O mobile learning estimula o aprendizado móvel dos colaboradores, sendo assim, os treinamentos são otimizados em termos de tempo, recursos e esforços, através essa metodologia que vem conquistando o mercado.

Para empresas que possuem profissionais a distância, essa é uma excelente solução de ensino porque não necessita que o colaborador esteja presente nas capacitações de sala de aula, mas sim aprendendo de maneira online pelo próprio celular.

Além dessa vantagem, quando você adota o mobile learning no seu negócio, entrega nas mãos dos profissionais a autonomia sobre o próprio ensino, onde eles devem encontrar os melhores horários para treinar, podendo ser em qualquer lugar também.

Assim é possível formar colaboradores mais responsáveis e comprometidos com o aprendizado, evoluindo o indivíduo de maneira profissional e pessoal.

Por fim, você sabia que o mobile learning é capaz de aumentar o ROI da sua empresa

Dica #5: adotar o microlearning nos treinamentos corporativos para otimizar o ensino dos colaboradores a distância

O microlearning é uma das melhores soluções atuais quando falamos sobre treinamentos corporativos, principalmente para colaboradores que estão trabalhando de maneira remota porque:

  • O aprendizado é fornecido em doses de conhecimento, ou seja, as explicações e atividades duram cerca de 8 ou 10 minutos e são pelo celular;
  • O conteúdo é entregue de maneira simples e objetiva para simplificar a fixação do aprendizado entre os colaboradores;
  • Atende todas as necessidades de ensino que os profissionais apresentam porque os treinamentos podem ser personalizados;
  • As atualizações do mercado são entregues com facilidade e agilidade através da plataforma de microlearning que fica no dispositivo móvel dos colaboradores;
  • Possibilita aos profissionais que refaçam as lições para reforçarem o conhecimento.

Portanto, com o microlearning a favor do seu negócio, é possível treinar colaboradores a distância com a mesma qualidade de ensino que os colaboradores que estão presencialmente na empresa, beneficiando o seu negócio.

Dica #6: ter líderes capazes de inspirar e engajar profissionais que trabalham remotamente

Um fato: colaboradores que possuem um líder exemplar e inspirador são mais focados e produtivos. 

Esses profissionais são chamados de líderes de alta performance e possuem um papel importante dentro do negócio: estimular, dar suporte e inspirar os colaboradores para gerar mais vendas.

É natural que os colaboradores remotos se dispersem com maior facilidade, se sintam solitários e guardem suas dificuldades para si, mas é tarefa do líder resgatar, dar auxílio e encorajar estes profissionais nos treinamentos e na rotina da empresa.

Você se sentiria motivado a trabalhar a distância para uma empresa que parece não te enxergar? Nós sabemos da resposta, não é mesmo? Então invista em líderes de alta performance!

Dica #7: usar uma plataforma LXP para treinar colaboradores a distância

A Learning Experience Platform é uma plataforma de treinamentos corporativos com abordagens interativas e dinâmicas.

Nós indicamos que você busque por uma boa plataforma para atender as necessidades de ensino dos seus colaboradores. Foque em encontrar uma que elabore capacitações personalizadas e dê a chance de você mensurar o desenvolvimento dos profissionais.

A Niduu é uma learning experience platform com cases de sucesso e soluções certeiras para a sua empresa treinar colaboradores a distância, como o próprio mobile learning e microlearning, além da gamificação e mensuração de resultados em tempo real.

Inclusive, com essa mensuração você tem a chance de acompanhar o aprendizado dos colaboradores de maneira individual!

Dica #8: identificar lacunas de conhecimento para fornecer treinamentos aos colaboradores remotos

É comum que os colaboradores necessitem periodicamente de treinamento, então se atente às lacunas de conhecimento para fornecer as capacitações ideais aos profissionais.

Você pode fazer isso com a planilha de levantamento de necessidades de treinamento da Niduu, baixe agora sem compromisso e comece a identificar essas lacunas.

dicas para realizar treinamentos a distancia

Quando você aplica a capacitação adequada aos colaboradores, é possível observar as dificuldades específicas de cada um e dar ênfase no aprendizado que há dificuldade para que os profissionais se aperfeiçoem cada vez mais em suas funções.

Além disso, saiba ouvir os profissionais. Essa é uma excelente forma de conhecer quais são seus pontos fracos e onde acreditam que podem se desenvolver para estarem alinhados com o que a empresa precisa.

Dica #9: dar treinamentos relevantes e divertidos, mesmo que remotamente

A última dica é: use a gamificação!

Há pesquisas que mostram que uma grande parcela de colaboradores gosta de ter elementos de jogos em suas rotinas de trabalho, além de que a gamificação os incentiva a focarem em suas atividades.

Ademais, quando falamos sobre a integração de novos talentos, a gamificação também aparece, mostrando que aumenta a experiência do recém-contratado consideravelmente e, por consequência, os seus resultados. 

Como você pode ver, a gamificação é uma excelente aliada para treinar colaboradores a distância porque, apesar de terem vários fatores em casas capazes de dispersar sua atenção, o sistema de pontuação, o ranking de participantes e as premiações os prendem no aprendizado.

Agora que você sabe quais são as melhores dicas para treinar colaboradores a distância, entre em contato com os especialistas da Niduu e otimize as capacitações da sua empresa para fornecer treinamentos de qualidade tanto para profissionais presenciais quanto para profissionais remotos!

treinamento remoto para colaboradores

Fonte: Niduu - Disseminando Conhecimento.

Niduu Somos uma startup de Educação Corporativa com uma solução que consegue treinar todos os colaboradores de qualquer nível de forma contínua, dinâmica e efetiva com base na Microlearning, Mobile Learning e Gamificação.

Comentar
Compartilhar