6 Dicas Eficazes para Integração de Colaboradores Remotamente

A integração de colaboradores remotamente se tornou uma necessidade durante a pandemia, mas também abre portas para empresas que necessitam contratar colaboradores que trabalharão a distância e integrá-los à equipe!

Mas como será que as empresas conseguem colocar esse processo em ação de maneira que gere resultados?

Para que a integração de colaboradores remotamente seja eficaz, os líderes precisam conhecer suas responsabilidades com o recém-contratado, incentivar o buddy up, utilizar ferramentas acessíveis e lembrar que esse deve ser um processo humanizado!

Pensando nisso, elaboramos 6 dicas simples para que o colaborador chegue na sua empresa se sentindo acolhido e bem-vindo pela equipe!

Processo de integração remoto1. Determinar as Responsabilidades de Gerentes e Líderes Diretos na Integração do Novo Talento

Você sabia que 8 em cada 10 colaboradores solicitam desligamento por causa da sua liderança? 

Esse dado é de uma pesquisa desenvolvida pela Globo Economia e conta que, para ser um bom gerente ou líder, não é preciso cultivar uma amizade com os membros da equipe, mas sim motivá-los e incentivá-los a trazer resultados para sua empresa.

Agora, para combater esse número, é preciso que os líderes e gerentes saibam suas responsabilidades durante a integração de um novo talento na sua companhia, cumprindo com excelência suas obrigações.

Atualmente, esses profissionais se encontram mais ocupados que o habitual, visto que precisam pensar em implementações para manter a produtividade a distância, lidar com as complicações do trabalho e com a economia do país. 

Sabendo disso, o RH pode se responsabilizar por determinar as responsabilidades que estes profissionais precisam assumir durante a integração.

A partir do momento que possuem suas obrigações em mãos, conseguirão guiar as equipes de maneira eficaz, além de tornar mais simples a inclusão de um recém-contratado na sua empresa por estarem cientes das etapas que devem ser seguidas.

2. Incentivar o Buddy Up entre Colaboradores

O buddy up é uma prática empresarial que consiste de um profissional mais antigo na sua companhia auxiliar no processo de integração do colaborador recém-contratado.

Com isso, o novo talento terá o respaldo de um membro da equipe que tem mais prática no negócio, podendo tirar dúvidas, receber dicas e solicitar apoio em suas funções. 

No entanto, os buddies também têm suas atividades para serem desenvolvidas, sendo fundamental estabelecer um meio de comunicação para os novatos enviarem mensagens aos buddies, além de horários que estas mensagens serão respondidas.

Assim, ambos conseguem ser produtivos em suas funções. 

3. Acompanhar o Desempenho da Nova Contratação com KPIs

Apesar dos colaboradores recém-chegados passarem por treinamento para estenderem seus conhecimentos acerca de suas funções, é fundamental realizar o acompanhamento de desenvolvimento de cada um com KPIs, também conhecidas como indicadores de desempenho.

As capacitações do cargo servem para que a sua empresa entregue desafios com metas palpáveis aos novos talentos, os preparando para executar as atividades do cargo com excelência

Para isso, os treinamentos são focados onde os recém-contratados apresentam maior necessidade de ensino, visto que o mau desempenho nas funções pode frustrar o profissional, o que resulta na baixa produtividade e aumento da taxa de turnover.

Por falar em capacitações, existe os treinamentos online, que só são possíveis graças a tecnologia do mobile learning, o que torna a integração de colaboradores remotamente muito mais eficiente!

Quer realizar o levantamento de necessidade de treinamento da sua equipe com mais facilidade? Temos a planilha certa para sua empresa!

4. Utilizar Ferramentas Acessíveis aos Colaboradores

Para realizar uma boa integração de colaboradores remotamente, é inevitável o uso de ferramentas, tanto para a execução do trabalho quanto para a comunicação da equipe.

Quando o assunto é sobre o que os seus profissionais precisam ter para realizar suas funções, como telefones, impressoras e documentos físicos, é tarefa da sua companhia disponibilizar aos colaboradores.

Processo de integração mobile

Por outro lado, quando se trata da comunicação dos integrantes da equipe, existem algumas ferramentas online que podem ser utilizadas:

  • Google Meet - é gratuito, não há necessidade de instalação e há opção de gravar as reuniões para disponibilizá-las no Google Drive.
  • Zoom - na versão gratuita, comporta até 100 participantes por até 40 minutos, além de não haver necessidade de cadastramento de dados na plataforma.
  • Skype - é gratuito e não há necessidade de instalar a plataforma, comportando até 50 participantes.

Para uma comunicação mais simples e direta, incentive o uso do WhatsApp e e-mail!

Inclusive, as videoconferências podem ser uma maneira de realizar eventos ou celebrações que reforcem a integração do novo colaborador com a equipe, e os documentos do drive poderem ser compartilhados com todos os integrantes do time também!

5. Lembrar que a Integração de Colaboradores é um Processo Humanizado 

A integração de colaboradores já é um processo humanizado por si só, agora imagina precisar implementá-lo de forma remota!

As dicas que demos aqui simplificarão muito a inserção do recém-contratado na sua empresa e, claro, na equipe. Porém, é preciso reforçar que esse é um processo que necessita de um toque humano.

Ou seja, lembre-se que a integração envolve sentimentos, como de pertencimento, de valorização e muito mais. Além de ter profissionais remotos com suas próprias questões pessoais, como famílias e crianças em casa que ainda estão em isolamento social.

Para que a implementação seja feita com sucesso, busque ao máximo evitar que se torne mecânica. Seja flexível e empático, cada colaborador apresenta necessidades únicas e que devem ser enxergadas e validadas pela sua empresa.

6. Adotar uma Integração de Colaboradores Personalizada para as Necessidades da sua Empresa

Quando se utiliza as KPIs, é possível descobrir quais são os conhecimentos mais ralos dos seus profissionais, ou seja, se torna possível determinar quais são as habilidades dos seus colaboradores e recém-contratados que precisam ser melhoradas.

Logo, a sua companhia tem a chance de personalizar as capacitações para que as equipes aprimorem as habilidades e passem a suprir a demandas apresentadas pelo seu negócio.

Depois é só utilizar a nossa planilha de avaliação de treinamento e observar o resultado que os seus profissionais conquistaram!

Mas se você não sabe como colocar isso em prática, não se preocupe, há uma solução perfeita para resolver os seus problemas!

Contatar a Niduu para Soluções de Integração Remota

A Niduu tem ganhado espaço no mercado como uma solução de treinamento remoto por meio do mobile learning e microlearning, além de:

  • Desenvolver capacitações próprias para as necessidades da sua empresa e dos seus colaboradores;
  • Fornecer indicadores de desempenho das capacitações de cada profissional de forma individual;
  • Disponibilizar um ambiente virtual para sua empresa anexar documentos, dados e informações importantes sobre a sua companhia, compartilhando com os recém-contratados.

Portanto, você pode contar com a Niduu para a integração de colaboradores remotamente, basta entrar em contato e conhecer as melhores opções para a sua empresa!

Fonte: Niduu - Disseminando Conhecimento.

Niduu Somos uma startup de Educação Corporativa com uma solução que consegue treinar todos os colaboradores de qualquer nível de forma contínua, dinâmica e efetiva com base na Microlearning, Mobile Learning e Gamificação.

Comentar
Compartilhar