Treinamento Remoto Durante Coronavírus

O treinamento remoto se tornou a solução certeira para empresas capacitarem seus colaboradores em tempos de pandemia!

Com a transformação digital em treinamentos corporativos, novas medidas capazes de engajar o profissional da sua companhia durante o aprendizado foram adotadas, aperfeiçoando suas competências e melhorando seus resultados no negócio.

Uma destas medidas de capacitação foram os treinamentos à distância, que já traziam resultados significativos para os colaboradores e empresas, mesmo antes da pandemia.

Hoje, adotando o modelo de capacitação online na sua companhia, além de todos os benefícios já constatados, também se tornou possível preservar a saúde dos seus profissionais e de seus familiares ao evitar os ensinos presenciais.

Devido a isso, acreditamos ser importante você conhecer mais sobre o treinamento remoto e porque ele se tornou tão essencial durante o período de distanciamento social que a crise do Coronavírus exige.

treinamento remoto mulher sorrindo

O que é Treinamento Remoto?

O significado de treinamento remoto nada mais é do que ter a oportunidade de realizar capacitações profissionais à distância, principalmente sendo feito na sua própria casa e nos horários mais convenientes para você.

Logo, se pode perceber a vantagem competitiva de empresas que implementaram este modelo de treinamento para suas equipes ganha, liderando o mercado e mantendo seus colaboradores seguros em suas casas.

Inclusive, você sabia que o estudo da Bain, que também se apresenta em infográfico, mostra que o treinamento remoto é uma das demandas que está em alta no momento?

Claro, o aprendizado online traz esse diferencial incrível que é preservar a saúde contra o COVID-19, mas como dito anteriormente, há outros benefícios que já eram notados antes da pandemia atingir a população, como o aumento da produtividade no trabalho.

Agora você talvez esteja se perguntando como o treinamento remoto é capaz de maximizar os resultados de colaboradores sendo que ele é realizado de forma virtual, ou seja, com diversas ferramentas que podem distrair a sua equipe, como as redes sociais, por exemplo.

Como o Treinamento Remoto Aumenta a Produtividade no Trabalho?

Você sabia que a flexibilidade de se aprender à distância auxilia na concentração e vontade de se desenvolver profissionalmente? Isso porque eles terão a oportunidade de se organizar para realizar as aulas no melhor horário. 

Inclusive, investir no treinamento do seu colaborador é interpretado como uma forma de valorização. Dessa forma, os profissionais da sua empresa estarão mais envolvidos com os objetivos e metas da sua companhia exatamente por se sentirem parte do time.

Um conselho é não exigir que o seu colaborador participe do treinamento, mas ofereça uma vaga, mostrando todos os benefícios que serão conquistados a partir daí. Um bom incentivo é a criação de um plano de carreira para cada um após a capacitação.

Esses são alguns dos motivos do porque a capacitação virtual realmente traz o aumento da produtividade dos profissionais da sua empresa, engajando e reconhecendo cada membro da equipe.

Reconhecer os resultados é a maior motivação que o seu colaborador pode ter!

Benefícios do Treinamento Remoto para Empresa e Colaboradores

Além dos citados anteriormente, como a possibilidade de realizar a capacitação em casa com flexibilidade de horário, conquistar o engajamento dos seus colaboradores e, claro, a segurança de saúde na atualidade, existem outras vantagens importantes que devem ser pautadas, como as 3 seguintes.

1. Economia Corporativa

Se o seu empreendimento costuma alugar estabelecimentos para realizar as capacitações, contratar profissionais da área para passar ensinamentos e se precisar se preocupar, também, com o transporte e a alimentação dos colaboradores, pare agora!

O treinamento remoto evita todas essas despesas, resultando em uma economia significativa de verba destinada à capacitação.

Isso significa que o seu empreendimento poderá utilizar desta verba para outras áreas do negócio ou, ainda melhor, identificar novas necessidades de treinamento com os indicadores de desempenho e investir na melhoria das deficiências encontradas.

2. Driblar Adversidades

Uma vez estabelecido o treinamento remoto, as adversidades que podem surgir com a capacitação presencial podem ser dribladas como:

  • Transporte público e trânsito para chegar até o local em que o aprendizado será ministrado.
  • Preocupação em chegar atrasado nas aulas e perder o início ou precisar lidar com quaisquer imprevistos que surjam durante o trajeto ao destino.
  • Distrações que podem ser causadas com conversas paralelas ou, até mesmo, o próprio sono ou desinteresse de aprender naquele momento.

Enfim, todo o estresse e ansiedade acarretados com estes processos poderão ser evitados agora.

3. Otimização do Tempo e Performance

treinamento corporativo remoto

Quando os seus colaboradores possuem a flexibilidade, tanto no trabalho quanto em treinamento remoto, eles mesmos criam suas rotinas conforme preferências e disponibilidades.

Com isso, além da performance aumentar porque estão realizando as atividades em um momento que é adequado para cada um, o tempo também é otimizado porque conseguem se dedicar e se concentrar no que está sendo aprendido.

Inclusive, com a capacitação virtual, os seus colaboradores podem utilizar de um horário fora da jornada de trabalho para aperfeiçoar suas competências profissionais e aplicar o que já foi aprendido durante o experiente.

Bom, como você pôde ver, estes benefícios continuam abrangendo tanto os integrantes do time quanto a sua própria empresa e, principalmente agora, durante a crise do Coronavírus, o treinamento remoto se tornou uma solução segura de capacitação.

Treinamento Remoto é Solução Segura Durante Pandemia

Todos estamos cientes da pandemia de COVID-19 que o Brasil e o mundo têm enfrentado, certo? Um das medidas de segurança implementadas pela OMS foi o isolamento social, onde uma quarentena foi estabelecida e muitas empresas passaram a operar remotamente.

Logo, é uma mudança enorme na rotina de todos os colaboradores, desde setores operacionais até a alta gestão, onde estão os donos e líderes. 

O treinamento remoto surge como o suporte que o RH precisa para, tanto realizar a mudança do trabalho presencial para remoto quanto para capacitar seus profissionais à continuarem tendo um bom desempenho em casa, maximizando suas competências.

Inclusive, outros setores do mercado também estão adotando o ensino a distância devido a crise, segundo números divulgados pela World Economic Forum. Dessa forma, é possível constatar que o aprendizado remoto se torne essencial, principalmente para intensificar a produtividade dos participantes, mesmo em isolamento social, e adaptar o negócio à um novo cenário, como mostra o eLearning Journal.

Portanto, vale a pena! O treinamento remoto é uma solução segura durante a pandemia porque reforça a quarentena e dá continuidade aos resultados da empresa.

5 Estratégias para o Treinamento Remoto da sua Equipe

Agora, é aconselhável seguir as 5 estratégias a seguir para realizar a implementação do treinamento remoto na sua equipe.

1. Informe a Equipe

Se a capacitação for direcionada para a equipe, você pode optar por realizar uma reunião, atualmente virtual para garantir o isolamento social, e informar sobre o treinamento. 

Porém, quando o aprendizado deve ser voltado apenas para alguns membros do time ou apenas um colaborador, é melhor entrar em contato com estes profissionais de forma individual, podendo ser por e-mail e, hoje, por chamada de vídeo.

Reforçando que é mais adequado oferecer o treinamento e não exigir que seja feito. Para incentivar os participantes, dê incentivos, como os quais já foram citados no início deste artigo.

Em ambas as situações é importante conversar sobre os motivos do treinamento estar sendo implementado para o time ou para o colaborador, se possível, apresentando os dados de indicadores de desempenho que determinaram a necessidade da capacitação.

Os profissionais da sua empresa que receberam a oferta de treinamento remoto apresentaram dúvidas? Se apresente à disposição para retirar todas!

2. Forneça as Ferramentas

É importante que a sua empresa se atente nas ferramentas necessárias para o seu colaborador desenvolver uma boa capacitação.

Por sorte, quando falamos de treinamento remoto, os seus profissionais não precisarão de mais que um computador ou, apenas, o próprio celular.

Sabendo disso, sua única preocupação será de se certificar que a plataforma que comportará o treinamento online seja acessível para todos os participantes.

3. Treinamento Remoto de Alto Engajamento

Você se lembra que, mais acima, falamos sobre como abordaríamos outras medidas capazes de engajar ainda mais os seus colaboradores no treinamento remoto? Então confira as 3 abaixo!

1. Mobile Learning

O mobile learning é a medida adotada em capacitação online em que permite que a sua equipe faça todo o aprendizado pelo próprio celular. Basta entrar no aplicativo do treinamento e começar a fazer as aulas.

É essa tecnologia que permite que os integrantes da sua empresa se capacitem em qualquer hora e qualquer lugar.

2. Microlearning

O microlearning, por sua vez, é uma forma de ensino em que o conhecimento é oferecido ao seu colaborador em pequenas doses, o que auxilia a fixar o aprendizado de forma permanente e, de fato, aperfeiçoa as competências profissionais do participante.

3. Gamificação

A gamificação é, em suma, a utilização das mecânicas e dinâmicas de jogos para capacitações corporativas, sendo capaz de gerar um nível muito alto de engajamento do seu colaborador com os aprendizados.

4. Acompanhar o Aperfeiçoamento

Depois de todas as vantagens de treinamento, é importante que você opte por uma plataforma que forneça o acompanhamento do desenvolvimento de toda a equipe em capacitação. 

Assim, é possível determinar se os ensinamentos estão tendo um retorno real e se os seus colaboradores estão adquirindo o conhecimento necessário para suprir a demanda do seu negócio.

5. Niduu: Treinamento Remoto que Gera Resultados

treinamento celular remoto

A Niduu é a solução de treinamentos corporativos de forma remota que a sua empresa precisa e muito mais!

As capacitações profissionais da Niduu podem ser personalizadas para as necessidades da sua companhia, colocando em prática as 3 medidas de geração de alto engajamento, o mobile learning, o microlearning e a gamificação.

Além de fornecer à sua empresa todo o acompanhamento de aprendizado de cada colaborador

Para conhecer mais sobre as soluções de treinamento remoto da Niduu, capaz de desenvolver um time de sucesso mesmo trabalhando e se capacitando em casa, entre aqui e tenha o seu primeiro contato com o impulsionamento do seu negócio no mercado!

Fonte: Niduu - Disseminando Conhecimento.

Niduu Somos uma startup de Educação Corporativa com uma solução que consegue treinar todos os colaboradores de qualquer nível de forma contínua, dinâmica e efetiva com base na Microlearning, Mobile Learning e Gamificação.

Comentar
Compartilhar