Porquê Você Deve Investir na Gamificação em Treinamentos Corporativos

A gamificação em treinamentos corporativos é a solução que você busca para combater o desinteresse dos seus colaboradores nas capacitações profissionais que a sua empresa oferece!

Nós sabemos que muitas empresas ainda enfrentam dificuldades para engajar as equipes durante os treinamentos, principalmente quando são capacitações tradicionais, que consistem no colaborador estar presencialmente em uma sala de aula com um educador, horários a cumprir e excesso de informação para absorver.

Com a nova geração ingressando no mercado e o mundo pós pandemia, o que já era visto como necessidade, a inovação em treinamentos corporativos, se tornou ainda mais forte e, com ela, a obrigação de desenvolver e aperfeiçoar as habilidades do futuro dos colaboradores para a nova realidade do mercado.

No entanto, para isso, é preciso engajar os profissionais no ensino, certo?

Como solução, a gamificação é adotada nas empresas e, com ela, o microlearning e o mobile learning também, simplificando a jornada de aprendizagem dos colaboradores e, também, incentivando a retenção do conhecimento ministrado.

“Mas o que é a Gamificação em Treinamentos Corporativos?”

A gamificação em treinamentos corporativos é um método de incentivo aos colaboradores que insere as mecânicas de jogos comuns nas capacitações profissionais para engajá-los e promover a retenção do conhecimento.

Recentemente, a Review 42 publicou as seguintes estatísticas:

gamificação em treinamentos corporativos

Portanto, é válido afirmarmos que a gamificação tem conquistado seu espaço no mercado e traz diversos benefícios para as empresas. Suas mecânicas consistem em:

  • Sistema de pontuação e ranqueamento;
  • Objetivos bem definidos e desafios que devem ser superados ao longo da jornada;
  • Sistema de recompensas.

Aplicando essas mecânicas inseridas nos treinamentos da sua empresa, junto a uma solução em treinamentos corporativos, como a Niduu, seu negócio conquista profissionais engajados no aprendizado e prontos para aumentar os resultados do seu negócio!

5 Motivos para Você Adotar a Gamificação em Treinamentos Corporativos Hoje!

Agora exploraremos os 5 motivos principais para você adotar a gamificação em treinamentos corporativos na sua empresa também!

Motivo #1: Engaja os Colaboradores da Nova Geração

Quando estudamos a força de trabalho dos Estados Unidos, percebemos que ⅓ dessa força é constituída por Millennials e a Geração Z. Devido a velocidade e quantidade de informações que essas gerações têm pela mídia, conquistar sua atenção e retenção não é uma tarefa tão simples quanto esperávamos.

Como resultado, esses colaboradores são mais propensos a alcançarem a exaustão mental, psicológica e emocional, comprometendo o trabalho e, também, suas vidas pessoais.

Essas gerações que representam ⅓ da força de trabalho se destacam por:

  • Espírito competitivo;
  • Tendência de desenvolver uma comunicação visual nas mídias sociais, como o uso de ícones e emojis;
  • Preferência por conteúdos rápidos e objetivos;
  • Necessidade de recompensas e sentimento de valorização por parte do empregador;
  • Demanda de um feedback imediato, constante e construtivo.

Sabendo dessas características, a gamificação as contorna ao:

  • Entregar uma jornada de aprendizagem online e com um sistema de pontuação, desafios e recompensas, fugindo dos treinamentos tradicionais que as gerações anteriores eram submetidas;
  • Fazer uso do storytelling para aprimorar a experiência dos colaboradores durante as capacitações;
  • Fornecer feedbacks frequentes onde mostram o desenvolvimento de cada colaborador e sua melhora, já que gostam de acompanhar seu aperfeiçoamento e saber se estão perto de alcançarem os objetivos propostos.

Com a Niduu, seus gestores e líderes conseguem acessar as métricas de cada profissional e comparar o desenvolvimento dos colaboradores entre si, identificando os GAPS de conhecimento e, assim, trazendo novas soluções para o aprendizado.

Motivo #2: Promove Mudanças Comportamentais Mensuráveis

Um dos grandes motivos de realizar treinamentos corporativos na sua empresa é promover a melhoria do comportamento dos seus colaboradores para que, assim, substituam maus hábitos profissionais por hábitos e conhecimentos que agreguem ao negócio.

Essas mudanças necessitam que os profissionais estejam propensos a se aperfeiçoarem e há 3 fatores que auxiliam nisso:

gamificação em treinamento para colaboradores

Quando há o conjunto desses fatores, é possível que haja uma mudança comportamental dos seus colaboradores para melhor, e é isso que você busca para a sua empresa, não é?

Lembre-se também que essa nova geração quer ser o protagonista do próprio aprendizado, então fuja de recursos passivos de ensino, o microlearning e o mobile learning estão aí para combater isso!

Motivo #3: Torna o Onboarding Divertido

Já sabemos que um onboarding mal implementado pode afetar a saúde financeira do seu negócio, assim como a reputação interna a externa da empresa.

Segundo o Ceridian, 33% dos recém-contratados começam a buscar novos empregos com menos de 6 meses de contratação, o que resulta em altos investimentos para dispensar o novo talento e, claro, iniciar um novo processo de recrutamento e seleção, além de lidar com uma alta rotatividade.

Com o intuito de combater onboardings mal feitos, a gamificação foi implementada nesse processo para:

  • Motivar os recém-contratados ao recompensar seus esforços e resultados alcançados para a empresa e em todas as etapas da integração;
  • Incentivar o colaborador a aumentar o seu nível de conhecimento acerca de suas funções ao conquistar objetivos e desafiar seus conhecimentos;

Promover uma competição saudável, onde os profissionais adotarão a cultura de aprendizagem contínua para atingir uma classificação mais alta no ranqueamento da gamificação.

Motivo #4: Dá Possibilidade de Adoção ao Microlearning

Como já falamos nesse artigo, o microlearning surge junto a gamificação, dando a possibilidade, ao colaborador, de focar nas recompensas das microlições simplificadas de cada módulo de aprendizagem. 

Também é possível utilizar o microlearning gamificado para reforçar o conhecimento, dar suporte imediato aos profissionais e, claro, aperfeiçoar os profissionais.

Essa solução comporta qualquer conhecimento que a sua equipe precisa desenvolver, então é possível treinar os seus colaboradores em todas as áreas que a sua empresa solicitar!

Motivo #5: Aumenta a Produtividade dos Colaboradores e o ROI da sua Empresa

A pergunta que mais fazemos após um treinamento corporativo é: “Quão bom/ruim foi o retorno sobre o investimento?

Bom, primeiramente nós analisamos que a experiência de aprendizagem dos colaboradores foi eficiente ao aumentar a produtividade dos profissionais na empresa, resultante da retenção de conhecimento e a mudança comportamental que fora incentivada pela gamificação, entre outros benefícios.

Você sabe as consequências disso? Um ROI favorável para sua empresa porque haverá mais colaboradores engajados com os resultados do negócio!

Há algum tempo criamos uma planilha para você organizar o ROI da sua empresa. Para você começar a usar, basta clicar aqui.

“Mas como Adotar a Gamificação na minha Empresa?”

Você deve ter percebido que citei a Niduu neste artigo, certo? Pois então, a Niduu é uma solução em gamificação em treinamentos corporativos que também adota o microlearning e o mobile learning durante a jornada de aprendizagem.

Em outras palavras, a Niduu elabora capacitações personalizadas para seus profissionais utilizando mecânicas de jogos comuns para engajá-los, além de possibilitar que o conhecimento seja simplificado e objetivo, o que promove a retenção do ensino, e dá a possibilidade, aos seus colaboradores, de treinar no horário que possuem disponível e em qualquer lugar que estejam.

Chegamos ao final de mais um artigo e esperamos que tenha ficado claro a necessidade da sua empresa adotar a gamificação em treinamentos corporativos para os profissionais! Entre em contato com um de nossos especialistas e conheça as soluções que a Niduu tem para o seu negócio!

treinamento para funcionários

Fonte: Niduu - Disseminando Conhecimento.


Comentar
Compartilhar