Como Reduzir o Turnover com Onboarding? Descubra Agora!

Reduzir o turnover com onboarding eficiente é possível graças aos treinamentos gamificados da Niduu, que promovem uma integração de sucesso para novos colaboradores!

A verdade é que sabemos que nem todas as empresas conseguem estabelecer um onboarding sólido, o que acaba comprometendo a eficiência da contratação e, na maioria das vezes, resultando em altas taxas de turnover, que é a rotatividade de colaboradores.

Quando essa taxa é começa a subir é preciso analisar o que pode e deve ser melhorado, evitando, assim, as consequências de uma integração mal feita, como os custos exorbitantes para a empresa realizar o desligamento desse colaborador e fazer um novo processo de recrutamento e seleção.

Então se você quer reduzir o turnover da sua empresa com um onboarding eficiente de novos talentos, você precisa acompanhar esse artigo!

É Possível Reduzir o Turnover com Onboarding Eficiente?

Sim, é altamente possível reduzir o turnover com um onboarding eficiente

Como a rotatividade de colaboradores acontece porque os recém-contratados não se sentiram parte do time, aconselhamos que você foque na experiência desse novo talento com a sua equipe, incentivando a interação e dando o suporte que ele necessita para entender e aprender os processos do negócio

A Bamboo HR divulgou uma pesquisa onde mostra que, quando o onboarding é sólido, sua empresa conquista os seguintes benefícios:

treinamento corporativo

“Mas por que o turnover acontece e quais são seus resultados?”

Quando Acontece o Alto Turnover e Quais são suas Consequências?

O turnover acontece quando os colaboradores não se sentem valorizados pela nova empresa, sentindo que não estão recebendo a atenção devida para passar pelo onboarding de maneira efetiva.

Você sabia que grande parte dos profissionais que não se sentem adaptados ao trabalho, seja em relação a sua incorporação na equipe ou às atividades desempenhadas pelo cargo, solicitam o desligamento antes de completarem 6 meses no emprego?

Os dados a seguir são retirados da Business News Daily:

  • Mais de ⅓ das empresas ainda não possuem uma integração sólida;
  • Grande parte dos negócios trata a integração apenas como um processo de orientação, não dando o suporte total que o recém-contratado realmente precisa;
  • Um onboarding mal feito é a principal causa de altas taxas de rotatividade de colaboradores, e os custos de um turnover representa 100-300% do salário anual desse profissional.

O site da Business News Daily também divulgou uma pesquisa da CareerBuilder, da Kronos e do Human Capital Institute onde há os seguintes dados:

treinamento para colaboradores

Com esses dados em mãos, é constatado que:

treinamento de funcionarios

Mas não paramos por aqui! Os dados benéficos de uma integração de sucesso foram divulgados pela Recruiting Daily e está aqui:

  • 69% dos profissionais dizem que permanecem em uma empresa que valoriza o processo de onboarding;
  • Uma companhia que realiza um processo de integração de sucesso retém 50% a mais de novos talentos em relação a companhias que não se preocupam com o onboarding;
  • Mesmo com uma integração padronizada, as empresas que a fazem conseguem aumentar a produtividade das equipes em 50%.

Conhecendo alguns dos benefícios, chega o momento de descobrir as 3 maiores dicas para finalmente reduzir o turnover da sua empresa com um onboarding eficiente de novos talentos!

3 Dicas para Reduzir o Turnover com Onboarding de Novos Talentos

Daremos 3 dicas a seguir para você conseguir reduzir o turnover com onboarding eficiente de novos talentos na sua empresa!

Dica #1: Treinar os Colaboradores é Sinônimo de Baixas Taxas de Turnover

É possível elaborar um treinamento gamificado para os seus colaboradores, tanto para os recém-contratados quanto para os que já fazem parte da equipe. A capacitação durante o onboarding reforça o sentimento de valorização nos profissionais, o que estreita o laço de confiança que os colaboradores têm pela sua empresa, até o novo talento.

Como os treinamentos são gamificados e a participação costuma ser voluntária, aconselhamos que você invista em boas recompensas para incentivar os profissionais a participarem da capacitação

Você pode utilizar o quiz “Que tipo de jogador você é?” para descobrir quais são as preferências da sua equipe e então elaborar recompensas atrativas!

Dica #2: Estabelecer as Expectativas com o Novo Talento de Maneira Clara e Objetiva

Logo no início do processo de onboarding é importante conversar com o recém-contratado sobre as expectativas que ele possui com a empresa e, claro, sobre as expectativas que a empresa tem em relação a ele.

A comunicação eficiente é a chave para uma integração sólida, então deem início ao primeiro dia de trabalho com esse alinhamento feito, assim ambas as partes ficam mais tranquilas em relação ao que esperar do outro.

Dica #3: Adotar o Buddy Up para Dar Suporte no Onboarding

O buddy up se resume em ter colaboradores que já fazem parte da sua empresa e que se disponibilizam para auxiliar os recém-contratados em suas tarefas e adaptação.

É alguém que entende dos processos do cargo do profissional que acabou de chegar e que pode dar suporte a ele sempre que for necessário, além de interagir com o colaborador e tornar o onboarding mais simples e eficiente.

Por fim, lembre-se de que a integração não é um processo rápido, é preciso estender por meses até ter a certeza que o novo membro foi, de fato, incorporado ao time. O foco é a experiência do recém-contratado, tenha isso em mente!

Quer descobrir mais soluções para reduzir o turnover com onboarding sólido de novos talentos? Então entre em contato com os especialistas da Niduu e descubra quais são as melhores opções para você combater a rotatividade da equipe e ter sucesso no seu negócio ainda hoje!

Fonte: Niduu - Disseminando Conhecimento.

Niduu Somos uma startup de Educação Corporativa com uma solução que consegue treinar todos os colaboradores de qualquer nível de forma contínua, dinâmica e efetiva com base na Microlearning, Mobile Learning e Gamificação.

Comentar
Compartilhar