Treinamento Gamificado para Onboarding de Novos Talentos

O treinamento gamificado surgiu como solução para aumentar o interesse do seu colaborador em capacitações por meio da adoção dos métodos utilizados em jogos comuns.

Estes métodos servem para engajar o público e geram resultados reais e que podem ser mensurados através da própria plataforma de treinamento. Logo, você poderá analisar o desenvolvimento da sua equipe e observar o crescimento do seu negócio.

A TalentLMS já conduziu uma pesquisa de gamificação em que foi observado diversas vantagens, como o aumento da produtividade, maior motivação no trabalho e a satisfação com a empresa que atua.

Portanto, pensando nisso, preparamos um artigo específico para abordarmos mais afundo o tema de treinamento gamificado, onde você aprenderá como esse tipo de capacitação pode ser implementada para a integração de colaboradores e quais são suas estratégias.

treinamento gamificado

O que é Treinamento Gamificado?

O treinamento gamificado é um tipo de capacitação que utiliza dinâmicas e mecânicas de jogos comuns para engajar o seu colaborador no aprendizado, trazendo, comprovadamente, resultados benéficos para empresa e equipe.

Sendo assim, os princípios da gamificação incluem:

  • Sistema e ranking de pontos.
  • Desafios.
  • Recompensas.
  • Participação voluntária.

Todos estes princípios são utilizados para despertar o interesse do seu colaborador durante as capacitações, que poderão resultar em mais vantagens para a sua empresa a partir do engajamento gerado.

No Brasil, já possuímos empresas que implementaram a gamificação para os treinamentos corporativos, como o próprio Banco do Brasil e a IBM.

Logo, pode-se perceber a importância de focar na aprendizagem do colaborador para, então, colher os resultados para a empresa.

Treinamento Gamificado para Integração de Colaboradores

O treinamento gamificado também pode ser visto no onboarding de novos talentos, onde o recém contratado é incentivado a realizar atividades online e tomar decisões individuais para aprender como suas funções são na prática.

As pontuações e o ranking, neste caso, são grandes ferramentas para motivar este novo colaborador, o tornando protagonista do próprio aprendizado e utilizando os conhecimentos conquistados para suprir as necessidades que o cargo apresentará. 

Ao mesmo tempo, é possível acompanhar o seu desempenho durante a capacitação. Dessa forma, todo o processo de integração e instrução são analisados para ter certeza de que o onboarding está sendo realizado de forma efetiva.

Treinamento Gamificado para Integração Home Office Funciona?

A ideia do treinamento gamificado é ser utilizado de forma online, ou seja, é uma ferramenta imprescindível para que uma boa integração seja realizada home office, principalmente devido a situação atual do país, que exige isolamento social devido a crise do COVID-19.

Portanto, a capacitação que engloba as mecânicas e dinâmicas de jogos e, também, o microlearning e o mobile learning, são ótimas opções para que os novos talentos façam um onboarding de sucesso!

Benefícios do Treinamento Gamificado em Integração de Equipes

Com o treinamento gamificado para unir a equipe e os novos integrantes, diversos benefícios podem ser observados, veja 4 deles a seguir.

1. Competição Saudável

A competitividade existe em ambiente corporativo, uma vez que não há como negar isso, é aconselhável que seja implementada de maneira saudável a fim de promover a motivação e dedicação dos colaboradores.

No entanto, não é preciso que haja um vencedor nas competições, os feedbacks existem para suprir isso. Logo, para os participantes que conseguirem maior colocação no ranking, ganham um retorno positivo.

2. Sentimento de Sucesso 

O sentimento de sucesso, de conquista, é um dos grandes resultados do treinamento gamificado para integração de colaboradores, isso porque gera interesse em continuar engajado no aprendizado.

Dessa forma, tanto os membros antigos quanto os novos aumentam o conhecimento em relação às funções do cargo, se tornam mais confiantes e colocam em prática os ensinamentos adquiridos.

3. Aprendizado Fluido

Quando o treinamento gamificado é alinhado com o microlearning, a capacitação e a integração se tornam mais fluidas devido a ser um aprendizado em pequenas doses, onde o conhecimento é oferecido de maneira simples e leve.

Com isso, os seus colaboradores não terão um excesso de informações e os ensinos serão objetivos. 

Logo, os participantes se tornam os protagonistas do aprendizado, adquirindo conhecimento em torno de suas funções de maneira descomplicada e desenvolvendo isso como uma equipe integra.

4. União dos Colaboradores

treinamento gamificado no onboarding

Com os benefícios citados acima, certamente a união dos seus colaboradores será reforçada e a integração dos novos talentos será executada com sucesso.

Em um ambiente saudável em que todos os integrantes do time estarão em aprendizado constante e as experiências podem ser compartilhadas, o onboarding é realizado de maneira efetiva.

Implementando o Treinamento Gamificado em 5 Etapas

Agora você provavelmente está se perguntando como realizar a implementação do treinamento gamificado na sua empresa, certo? Pois então, aqui falaremos um pouco sobre as 5 estratégias para adotar esse tipo de capacitação para o seu negócio, confira.

1. Implemente a Gamificação

É importante implementar a gamificação passo a passo nos treinamentos  da sua empresa.

Explique as regras do jogo aos colaboradores, o público-alvo dos seus treinamentos. Deixe claro o sistema de pontuações, a mecânica do jogo e as recompensas. 

Vale a pena também mostrar os benefícios que podem ser alcançados com as capacitações que utilizam dos princípios de jogos comuns e os faça compreender como estas vantagens trazem mudanças positivas, tanto profissionalmente quanto pessoalmente para cada membro.

2. Identifique a Necessidade de Treinamento

Uma vez em que a gamificação é implementada em seus treinamentos, é importante que você tenha conhecimento das necessidades de treinamento da equipe previamente.

Em outras palavras, faça uso da etapa de Levantamento de Necessidades  dos seus colaboradores para encontrar onde a sua empresa pode melhorar e se aperfeiçoar. Sabendo disso, é possível elaborar uma capacitação específica para alavancar o seu negócio no mercado.

Você também pode usar nossa planilha para te ajudar mais!

Porém, se a ideia é realizar uma integração de colaboradores de sucesso, foque nisso!

3. Conheça seus Colaboradores

Além de conhecer quais são as necessidades que devem ser supridas da sua companhia, é fundamental que se conheça o perfil dos colaboradores que devem passar pelo treinamento. 

Assim, a capacitação é criada para se encaixar aos padrões de comportamento destes membros da equipe, adotando mecanismos certeiros e atendendo os níveis de dificuldades apresentadas por estes colaboradores.

4. Implemente o Treinamento Gamificado

Chegou o momento de implementar o treinamento e, para isso, é indicado que você tenha uma solução de capacitação corporativa ao seu lado, dando todo o suporte necessário e realizando a elaboração do treinamento junto da sua empresa.

Nessa etapa, não exija que os seus colaboradores participem do aprendizado, mas os convide. Assim será possível despertar o interesse e dar uma oportunidade para quem realmente quer crescer, além de mostrar interesse em investir na carreira de cada um.

5. Monitore Resultados

Não deixe de monitorar os resultados, é dessa forma que você saberá se a capacitação tem atendido as necessidades da sua empresa e se o aperfeiçoamento dos seus colaboradores está sendo realmente efetivo, assim como o onboarding.

Logo, para que o seu treinamento gamificado tenha sucesso, entre em contato com a Niduu e conheça todos os benefícios que você, a sua empresa e a sua equipe ganham!

Fonte: Niduu - Disseminando Conhecimento.

Niduu Somos uma startup de Educação Corporativa com uma solução que consegue treinar todos os colaboradores de qualquer nível de forma contínua, dinâmica e efetiva com base na Microlearning, Mobile Learning e Gamificação.

Comentar
Compartilhar