Passos para Realizar um Processo de Integração Eficiente e de Baixo Custo

O processo de integração é uma ferramenta fundamental para inserir um novo funcionário no quadro de colaboradores e realizar sua inclusão na equipe. Dessa forma, será possível trabalharem como um time unido e que gera resultados reais para a empresa.

Existem 5 etapas de inserção de uma nova pessoa na equipe e, com isso, a agregação é realizada com eficiência por todos os setores. Logo, para que tudo ocorra bem, será necessário o auxílio do responsável pela contratação e do líder direto do novo colaborador.

colaboradores felizes empresa

Inclusive, é imprescindível que a Cultura Organizacional do empreendimento seja apresentada e explicada para o integrante que está sendo inserido agora no time da empresa. 

Conheça mais sobre as 5 etapas do processo de integração abaixo.

1. Apresentando a Cultura Organizacional para o Início do Processo de Integração

Quando um novo colaborador chega para integrar o seu negócio, a Cultura Organizacional deve ser o primeiro detalhe do seu empreendimento que ele deve conhecer. 

Essa Cultura são um conjunto de normas, crenças e valores que fazem parte da sua companhia e que, segundo elas, a sua empresa definirá a sua forma de atuação no mercado, entre os colaboradores e com os próprios clientes.

Com isso, todos os setores do seu negócio estarão alinhados para que o sucesso seja alcançado.

Portanto, é indicado que o novo integrante da empresa possua disponibilidade de tempo para conhecê-la e que o contratante seja o responsável por apresentá-la, podendo ser em forma de:

  • Slides com explicações rápidas e objetivas;
  • Cartilhas com diretrizes e normas;
  • Reunião um para um.

Com isso, o colaborador se torna ciente da maneira de atuação da empresa no mercado, estando de acordo com as diretrizes e, por fim, realmente, fazendo parte da equipe.

2. Apresentando ao Colaborador o seu Superior

Uma vez em que a Cultura Organizacional foi apresentada e absorvida pelo novo integrante da empresa, será preciso introduzi-lo ao seu líder direto ou superior.

Caberá a este, o líder ou superior, mostrar o ambiente de trabalho, quais serão as funções do cargo que o colaborador ocupará e, inclusive, também possuirá a responsabilidade de realizar o processo de integração da equipe.

3. Apresentando a Empresa e o Ambiente de Trabalho ao Colaborador

Para começar, o líder direto, ou seja, o responsável pelo setor em que o colaborador irá atuar, fará a apresentação das dependências da empresa e das funções.

É importante levar o integrante novo para conhecer o seu ambiente de trabalho, as ferramentas que usará e os processos que serão de responsabilidade dele em sua função, mas sem pressionar para que o colaborador aprenda tudo naquele momento.

Será preciso dar espaço para ele se acostumar com as dependências do novo emprego e o novo cargo que ocupará. Portanto, é fundamental estar preparado para retirar quaisquer dúvidas que possam surgir.

No entanto, não é apenas o local de trabalho que deve ser apresentado ao novo integrante da equipe. As áreas comuns também devem ser apresentadas, como os banheiros, cozinha e vestiários (se houver).

Inclusive, é imprescindível que os outros setores que compõem a empresa sejam apresentados também. Dessa forma, o colaborador adquire a visão de que o empreendimento caminha unido, onde todas as equipes se completam para alcançar as metas e objetivos do negócio.

4. Realizando o Processo de Integração com a Equipe

Agora que o colaborador já conhece a Cultura Organizacional do empreendimento e, também, suas funções no cargo e seu ambiente de trabalho, será necessário que o líder dê início ao processo de integração com a equipe.

Quando a Cultura e o Clima Organizacional é disseminada pela empresa, os colaboradores que já fazem parte do quadro de funcionários estarão preparados para serem receptivos com um novo integrante e auxiliá-lo no que for preciso.

processo de integração colaborador empresa

Porém, para fazê-lo se sentir mais à vontade, é aconselhável que se realize uma dinâmica de apresentação em seu setor de atuação. Confira abaixo como colocar essa dinâmica em prática.

Facilitando o Processo de Integração com a Dinâmica de Apresentação

Para a dinâmica de apresentação ser colocada em prática, é indicado que todos os colaboradores do setor estejam presentes e que o ambiente seja diferente do local de trabalho. Pode ser em uma sala reservada do empreendimento.

Além disso, pode ser oferecido uma bebida e algum petisco para tornar o momento mais agradável e descontraído.

Agora, cada integrante da equipe possui, no mínimo, de 2 a 3 minutos para se apresentar. Se ele se sentir confortável falando, deixe que a apresentação continue, encorajando outras pessoas a se sentirem confortáveis no momento de se apresentarem também.

Inclusive, permita que o novo colaborador decida quando é o momento que ele quer se apresentar. Lembre-se, é importante não haver pressão. 

No final, estenda a integração no ambiente por mais algum tempo. Dessa forma, a equipe terá a oportunidade de se aproximar do novo integrante e fazê-lo se sentir parte do time e, acredite, as apresentações iniciais tornarão as conversas muito mais simples.

5. Orientações Finais para um Processo de Integração Eficiente

O responsável pela contratação do novo colaborador deve, se possível, enviar a Cultura Organizacional para o e-mail do funcionário ou disponibilizar um exemplar para ele estar sempre ciente das normas, crenças e valores da empresa.

Inclusive, em caso de dúvida, tanto o recrutador quanto o líder direto ou superior devem estar dispostos a auxiliar o novo integrante da equipe, sobre quaisquer assuntos. Portanto, é fundamental que essas pessoas estejam preparadas para isso.

Está sentindo que o colaborador não está conseguindo se enturmar com a equipe? Peça aos outros integrantes para se aproximarem dele. É importante que haja essa abertura do time para que o novo funcionário se sinta bem-vindo no setor.

Por fim, os feedbacks servem tanto para melhorar o desempenho do funcionário quanto para enaltecer os seus acertos. Portanto, lembre-se que fornecer feedbacks é essencial para que a equipe continue alinhada e cada colaborador se sinta reconhecido e valorizado

Agora, você aprendeu como realizar um processo de integração eficiente e de baixo custo, nas dependências da sua empresa e com o apoio de toda a sua equipe!

Fonte: Niduu - Disseminando Conhecimento.

Niduu Somos uma startup de Educação Corporativa com uma solução que consegue treinar todos os colaboradores de qualquer nível de forma contínua, dinâmica e efetiva com base na Microlearning, Mobile Learning e Gamificação.

Comentar
Compartilhar