Aprenda Como Faturar o Ano Inteiro Agora

Faturar o ano inteiro ainda vem sendo uma dificuldade que muitos comércios têm vivido.

Tanto a alta quanto a baixa temporada têm suas próprias técnicas de venda e é preciso conhecer e acompanhar todas elas para conseguir lucrar todos os meses do ano.

Vendas supermercado

Como Faturar o Ano Inteiro Aproveitando Datas Comemorativas

Veja como faturar o ano inteiro:

  • Ofereça produtos sazonais;
  • Tenha equipe preparada e engajada com metas;
  • Mantenha o estoque suficiente para a demanda;
  • Saiba quais itens podem ter desconto.

Aliás, é preciso sempre analisar os Indicadores de Desempenho para saber se a sua empresa está caminhando para o rumo certo e onde há processos que podem ser melhorados.

Logo, também é interessante ter um Plano de Ação bem traçado para manter tudo em ordem e acompanhar o rendimento do comércio e a satisfação do seu cliente

Conheça mais sobre os produtos sazonais a seguir.

Aposte em Produtos Sazonais

Produtos sazonais são aqueles que aparecem apenas em datas específicas, como:

  • Árvores de Natal, enfeites e panetones;
  • Ovos de chocolate para a Páscoa;
  • Fantasias e confetes para o Carnaval.

Os comércios que são possíveis acompanhar a sazonalidade dos produtos de forma mais sutil são lojas de roupas e mercados, onde cada estação tem a sua vestimenta própria e frutas da época.

Portanto, é perceptível a necessidade de explorar estes produtos para que a sua empresa consiga conquistar clientes durante todos os meses, conseguindo faturar o ano inteiro.

Faturar o Ano Inteiro: Estipulando Metas Mensais para seus Funcionários

Planejar as metas que devem ser conquistadas pelo seu comércio é tão importante quanto ter uma empresa em si. Estas metas precisam ser bem planejadas, analisadas e colocadas em prática da melhor forma possível para o negócio ter sucesso. 

Confira, a seguir, 3 dicas de como você pode fazer isso.

1. Conheça o seu Negócio para Planejar os Investimentos

Em outras palavras, conheça seus pontos fortes e fracos e saiba trabalhar em cima deles para conseguir driblar o faturamento negativo e começar a estipular metas possíveis.

Sempre tenha em mãos uma planilha com os valores que o seu comércio gera de gastos por mês e o que gera de lucros. Dessa forma, você saberá qual o valor que você tem para conseguir investir na sua empresa.

Este investimento será responsável por adquirir produtos sazonais e, quem sabe, outros itens e serviços que os seus consumidores querem, mas a sua companhia ainda não oferece.

2. Tenha Fornecedores Fixos

Você precisa manter um contato recorrente com os seus fornecedores, principalmente quando estiver chegando alguma data comemorativa. Com isso, você garantirá o seu estoque sazonal.

Inclusive, manter uma relação saudável e de confiança com os seus fornecedores é essencial. Logo, você poderá negociar os valores dos produtos em renovação de estoque, ou seja, compras grandes em que você e ele poderão faturar mais.

3. Tenha uma Equipe Preparada

Mas para tudo isso dito anteriormente, é inevitável que os seus funcionários sejam uma equipe de vendas com qualidade para reter cada possível consumidor e transformá-lo em uma venda.

Lembre-se que a primeira impressão de quem entra no seu comércio será responsabilidade dos funcionários, então é essencial que todos estejam prontos para um atendimento impecável.

Logo, cada integrante da sua equipe precisa estar alinhada com o negócio, por exemplo:

  • É preciso saber as melhores abordagens para seus consumidores;
  • Conhecer os produtos ou serviços que o seu comércio oferece para, então, saber vendê-lo;
  • Estar ciente das metas da companhia e respeitá-las, trabalhando para conseguir alcançá-las.

Tudo isso com uma postura profissional adequada para a sua empresa e seus clientes.

Acima de tudo, as metas que você estipular devem ser palpáveis para os seus funcionários, essa é uma forma de tornar o objetivo real, engajando a equipe e conseguindo lucrar com vendas concretizadas.

Supermercado produto vendas

Inclusive, se você acredita que o seu time precisa ser motivado, você mesmo pode mudar algumas coisas dentro da empresa para que isso aconteça, tudo começa com uma boa comunicação com a sua equipe.

Bonificação para Funcionários que Alcançarem Metas de Lucro

A bonificação é importante para manter os funcionários engajados com a empresa e batalhando para cumprir as metas. Portanto, é preciso que você tenha ciência em alguns tipos de recompensas que podem ser oferecidos, veja 3 ideias abaixo.

1. Prêmios em Dinheiro

Atualmente, muitas empresas trabalham com este tipo de bonificação e, inclusive, contratam empresas especializadas em cartões de benefícios. 

Este tipo de recompensa é um excelente auxílio se você conhece seus funcionários e sabe que este é o melhor tipo de prêmio. Você pode optar por estabelecer um valor fixo ou conforme as metas alcançadas.

2. Mudança na Carga Horária do Trabalho

Nesse tipo de bonificação, você pode escolher a melhor opção para não afetar o seu comércio e, ao mesmo tempo, recompensar seu funcionário, como:

  • Aumentar o tempo de almoço;
  • Diminuir a carga horária, podendo entrar mais tarde ou sair mais cedo;
  • Ter um dia de folga.

Logo, essas opções podem ser colocadas em prática de maneira semanal, quinzenal ou mensal para a pessoa que alcançou a meta estipulada para as vendas.

3. Capacitação Profissional

A capacitação profissional é uma forma de bonificação que é vantajosa para você e para o integrante da sua equipe. Dessa forma, você estará investindo no seu funcionário e também estará investindo no seu comércio.

Mas lembre-se, a bonificação é sempre mais sobre o bonificado do que sobre a sua empresa, portanto, sempre reforce que a capacitação profissional é importante para a pessoa, tanto de forma pessoal quanto profissional.

Como Manter o seu Negócio Competitivo para Faturar o Ano Inteiro Após Datas Comemorativas

As altas temporadas são sempre boas para conseguir gerar mais vendas, mas é preciso saber lucrar o ano inteiro para manter um negócio próspero. Portanto, aposte sempre em produtos sazonais e descontos por itens que estão há muito tempo no estoque.

Inclusive, os cursos de capacitação podem ser para você também, existe um da Niduu, empresa de educação corporativa, chamado Gestão de Pessoas, que é excelente para você tornar os seus funcionários em uma equipe de alta qualidade.

Agora, se você quiser aprender mais sobre Gestão Financeira, a Niduu também pode entregar estes conhecimentos para que você saiba direcionar a sua empresa para o sucesso e faturar o ano inteiro!

Fonte: Niduu - Disseminando Conhecimento.

Niduu Somos uma startup de Educação Corporativa com uma solução que consegue treinar todos os colaboradores de qualquer nível de forma contínua, dinâmica e efetiva com base na Microlearning, Mobile Learning e Gamificação.

Comentar
Compartilhar