Treinamento e diversidade: como a gamificação se relaciona nesse cenário?

O treinamento e diversidade são conceitos e práticas essenciais de fazerem parte da realidade da sua organização porque uma vez ligadas à gamificação são capazes de desenvolver a mentalidade dos colaboradores, entregar mais oportunidades para grupos marginalizados e preencher as lacunas de conhecimento da equipe. 


O treinamento e a diversidade são partes essenciais de uma organização porque possibilitam a capacitação dos colaboradores e a construção de um ambiente inovador e culturalmente rico e benéfico para todos os envolvidos, inclusive para a própria empresa.

No entanto, muitas companhias ainda vivenciam dificuldades em proporcionar treinamentos corporativos de qualidade e implementar a gestão da diversidade em suas dependências.

Para combater as dificuldades citadas acima, se torna fundamental educar a equipe e disponibilizar maneiras eficientes, tanto para se desenvolverem quanto para compreenderem a situação do país relacionada à diversidade e inclusão da população considerada minoria social. 

Acompanhe alguns dos dados divulgados pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua e pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística a respeito do assunto:

  • Quase 55% dos brasileiros se autodeclaram pardos ou negros, sendo que 67,7% dessas pessoas estão desempregadas e representam uma taxa de desocupação de 14,6% enquanto a de brancos é de 9,9%;
  • Mesmo que a população brasileira seja composta de 51,5% mulheres e 48,5% homens, as mulheres representam apenas 39,1% dos cargos gerenciais de empresas e, mesmo trabalhando mais, ganham o equivalente a 76,5% dos salários masculinos;
  • Quase 24% dos brasileiros possuem alguma deficiência visual ou intelectual e menos de 1% está empregado.

Portanto, sabendo dos benefícios de um bom treinamento nas organizações e a necessidade de investir em diversidade nas empresas, por que não unir ambos com a gamificação? 

Como a gamificação se relaciona no cenário de treinamento e diversidade?

A gamificação se relaciona no cenário descrito anteriormente porque otimiza as capacitações dos colaboradores por meio de mecânicas de jogos que impulsionam o engajamento dos participantes no aprendizado.

Ao entregar treinamentos corporativos que pautam a diversidade e a inclusão no negócio de maneira gamificada, os colaboradores evoluem sua mentalidade e os vieses inconscientes e ignorâncias são reconhecidas e deixadas para trás, entre outros benefícios que são conquistados pela organização.

No entanto, além de treinamentos corporativos, a gamificação também é usada no dia a dia das empresas por meio de ações que auxiliam na adoção da diversidade e inclusão no negócio, entregando oportunidade para pessoas que são marginalizadas pela sociedade e que merecem os mesmos direitos que os demais.

Investir em diversidade é apostar na inovação, porque um time composto por colaboradores diversificados culturalmente, em questão de origens e de lutas diárias proporciona ideias revolucionárias e visualizações de novas oportunidades ao negócio.

Além disso, uma equipe diversificada possui melhor desempenho no relacionamento com clientes de perfis comportamentais variados, otimizando o atendimento e a comunicação com o público.

Segundo o estudo “Delivering Through Diversity 2018” da McKinsey & Company:

  • Organizações que investem na diversidade de gênero em equipes executivas são 21% mais propensas a obterem uma lucratividade acima da média do mercado;
  • Quando se trata de diversidade étnica e cultural, é observado um aumento de 33% dessa propensão, sendo que as organizações que menos investem na diversidade e inclusão apresentam uma lucratividade 29% inferior se comparada às que investem;
  • A diversidade de gênero também está presente no estudo, mostrando que existe uma probabilidade 27% maior da organização criar valor a longo prazo quando investem nela.

Inclusive, um dos relatórios da McKinsey & Company pauta que organizações mais diversificadas são as mais capazes de atrair os melhores talentos do mercado, impulsionar o foco no cliente, satisfazer os colaboradores e melhorar o desempenho da equipe.

Algumas empresas que implementaram políticas a favor da diversidade e inclusão incluem Johnson & Johnson, Toyota, IBM, LinkedIn e Disney.

Os 5 benefícios de interligar o treinamento e diversidade com as soluções em gamificação

Como já dito, o treinamento e diversidade representam grandes benefícios quando a gamificação interliga ambos os conceitos. Para conhecer mais sobre cada uma das cinco vantagens principais, acompanhe o conteúdo a seguir.

Benefício #1: os colaboradores aprendem de maneira mais fluida e dinâmica

A gamificação em treinamentos corporativos de diversidade capacita os colaboradores de maneira dinâmica durante a jornada do conhecimento por meio de sistemas de ponto, missões, recompensas e, por vezes, certificações profissionais fornecidas por Universidades Corporativas, instituições de ensino localizadas dentro das próprias organizações.

Então enquanto os colaboradores se divertem, também aprendem.

Benefício #2: o espírito de equipe é estimulado

A gamificação, tanto no dia a dia das empresas quanto em capacitações corporativas, é utilizada de maneira que estimule o espírito da equipe através de uma competição saudável.

É recomendado que o trabalho com time seja incentivado durante a gamificação e as recompensas sejam coletivas por equipe, por exemplo: qual o setor da empresa que coletará mais pontos até o final do expediente de hoje? 

Benefício #3: as lacunas da equipe são preenchidas

Nos treinamentos gamificados com microlearning, não é possível avançar o conhecimento se não obter sucesso nos módulos anteriores.

Logo, pode-se afirmar que a gamificação nas trilhas de aprendizagem é uma solução eficiente para preencher as lacunas de conhecimento dos colaboradores e desenvolver suas habilidades técnicas e comportamentais, driblando a curva do esquecimento e realizando a retenção eficaz do ensino.

A partir da análise dos dados gerados a cada etapa, também é possível identificar necessidades de aprendizagem para treinamentos posteriores.

Planilha de levantamento das necessidades de treinamento.

Benefício #4: os colaboradores desenvolvem uma nova mentalidade

Existem duas grandes vantagens em relação à mentalidade dos colaboradores quando se trata de capacitações gamificadas:

  1. Aprofundando o conhecimento sobre diversidade e inclusão, uma nova mentalidade é ganha a respeito da atual situação social do país e os participantes se tornam mais humanos e mais receptivos às pessoas que não fazem parte de sua realidade, dando suporte à voz das minorias sociais e reconhecendo suas lutas diárias;
  2. Como a gamificação é engajante e divertida aos colaboradores porque existem propósitos, missões, pontuações e recompensas, também existem desafios que resultam em retenção e derrotas. Logo, os participantes aprendem sobre resiliência e foco em metas, aceitando que contratempos e obstáculos existem, mas com um incentivo, podem ser superados.

Ambas as vantagens são benéficas para as organizações.

Benefício #5: a imagem da marca empregadora é beneficiada

Com todos os benefícios conquistados por meio da gamificação do treinamento e diversidade, a imagem da marca empregadora é impulsionada no mercado, chamando a atenção das pessoas e atraindo talentos promissores para a organização.

Uma organização que tem os treinamentos em diversidade bem implementados, assim como as ações e políticas de diversidade e inclusão bem adotadas, são capazes de alcançar grandes metas e objetivos estabelecidos pela companhia por investir em pessoas e ter processos bem estruturados.

Como implementar a gamificação em treinamento e diversidade?

A implementação da gamificação em treinamento e diversidade acontece por meio de capacitações corporativas direcionadas às equipes que integram a organização, independentemente do seu cargo.

O mais indicado é que os módulos de aprendizagem sigam as necessidades de treinamento da empresa e do time, além de utilizar soluções que otimizem os resultados dos participantes, como o microlearning, já citado antes, e o mobile learning.

Porém, como elaborar os módulos? Resposta: por meio de uma solução em capacitações corporativas, como a Niduu.

Nós, da Niduu, analisamos o diagnóstico de necessidades da sua organização e criamos módulos de aprendizagem do zero ao avançado para os colaboradores da sua empresa se desenvolverem e aperfeiçoarem, alcançando todos os cinco principais benefícios citados neste conteúdo.

Uma grande facilitadora do conhecimento também é a Universidade Corporativa, onde as equipes têm a chance de investirem em si mesmas alinhadas a um plano de carreira na organização.

Conclusão

O treinamento e diversidade são conceitos e práticas essenciais para as organizações, sendo que a gamificação surgiu para unir ambas e torná-las parte da realidade de todas as empresas.

Então conhecendo a importância delas e alguns dos principais benefícios que são conquistados através de capacitações corporativas e diversidade e inclusão no negócio, entre em contato com um dos especialistas da Niduu e conheça quais são as melhores soluções de gamificação para a sua empresa.

Niduu, a melhor plataforma gamificada de treinamentos corporativos.

Fonte: Niduu - Disseminando Conhecimento.

Niduu Somos uma startup de Educação Corporativa com uma solução que consegue treinar todos os colaboradores de qualquer nível de forma contínua, dinâmica e efetiva com base na Microlearning, Mobile Learning e Gamificação.

Comentar
Compartilhar