Como driblar a curva do esquecimento com o microlearning?

Após os treinamentos tradicionais, muitos colaboradores não conseguem aplicar o aprendizado no dia a dia por causa da curva do esquecimento. Para combater isso, basta investir na capacitação que está ganhando o mercado: o microlearning!

A curva do esquecimento foi elaborada entre 1880 e 1885 pelo psicólogo Hermann Ebbinghaus. Essa teoria é responsável por pontuar que, quanto mais tempo passa desde que um indivíduo viu ou leu algo novo, mais ele esquece sobre o assunto.

Então mesmo que os colaboradores tenham absorvido o conhecimento transmitido nos treinamentos tradicionais, eles não o retém por muito tempo.

Mas por que a curva do esquecimento atinge os colaboradores?

A curva do esquecimento atinge os colaboradores porque a possibilidade de retenção de aprendizado em capacitações tradicionais é extremamente baixa. 

Quando não há suporte para reforçar os conteúdos e os revisar de maneira objetiva, o cérebro entende que as informações absorvidas durante o treinamento não são importantes de serem retidas, então a curva começa.

Mesmo que os ensinamentos sejam colocados em prática, se não houver frequência, não ocorre a retenção do conhecimento.

As desvantagens de um treinamento tradicional para os colaboradores

Há algum tempo os treinamentos tradicionais vem se tornando obsoletos por diversos motivos além da curva do esquecimento, atingindo tanto os colaboradores quanto às empresas negativamente, veja:

  • A necessidade de retirar os colaboradores do posto de trabalho ou solicitar que deem o seu dia de folga para participar de capacitações corporativas diminui a satisfação e a produtividade dos profissionais, o que compromete os resultados mensais do negócio;
  • As aulas geralmente são presenciais, o conteúdo é extenso e a carga horária é excessiva, o que causa a exposição dos colaboradores e a sobrecarga de informações e cansaço. Ao final, os profissionais não retém o ensino e a produtividade também é comprometida;
  • Para as empresas, os custos envolvem o aluguel do auditório, a contratação do palestrante e o transporte e alimentação da equipe, o que não compensa em questão de custo-benefício por causa da curva do esquecimento.

Portanto, investir apenas em treinamentos tradicionais se torna inviável. É necessário levar inovação aos treinamentos e reforçá-los constantemente para que o conteúdo seja melhor aproveitado.

As empresas devem dar suporte à revisão e reforçando do aprendizado às equipes

A curva do esquecimento é natural do cérebro humano e todas as pessoas já a vivenciaram. A questão é que, em algumas situações, é necessário reter o conhecimento adquirido através dos treinamentos corporativos, mas como fazer isso?

A resposta é: revisão e reforço do conteúdo! Para alcançar isso, a empresa deve construir uma base sólida de aprendizagem e desempenho entre os colaboradores a partir das seguintes práticas:

  • Revisar o conhecimento prévio para criar uma base para os novos ensinamentos porque, com um repertório, se torna mais simples compreender os novos conteúdos e revisá-lo após os treinamentos; 
  • Elaborar uma base de conhecimento compartilhada para os colaboradores interagirem entre si e trocarem informações relevantes a respeito dos assuntos abordados durante a capacitação;
  • Se possível, adotar a técnica do andaime de Vygotsky na empresa, onde os colaboradores trabalham em conjunto para revisar e reforçar o conhecimento e aplicá-lo no dia a dia do negócio. Aqueles que tem maior facilidade com o conteúdo auxiliam os demais;
  • Empregar o ciclo de aprendizado, aplicação e feedback aos colaboradores. É importante que a prática do ensino seja colocada em ação logo após o conhecimento ser entregue aos profissionais;
  • Implementar a cultura de aprendizagem contínua entre os colaboradores para que sempre busquem por novos conhecimentos e se mantenham em constante desenvolvimento, tanto profissionalmente quanto pessoalmente.

Além dessas práticas, é essencial que os treinamentos dos colaboradores sejam de maneira que os possibilitem consultar novamente os assuntos abordados, os revisando de maneira objetiva e realizando exercícios para a fixação do aprendizado.

Essas vantagens são atingidas quando os treinamentos deixam de ser tradicionais para darem lugar às capacitações realmente focadas na experiência do aprendiz, as quais envolvem o microlearning e outras soluções de treinamentos de alto nível.

Como usar o microlearning para evitar a curva do esquecimento?

O microlearning, atrelado às capacitações corporativas, traz grandes resultados para os colaboradores e para as empresas porque impulsiona a retenção de aprendizagem e aumenta a produtividade da equipe.

Inclusive, há vários efeitos colaterais de investir nas habilidades e competências dos colaboradores, como a satisfação deles com a companhia, beneficiando o employer branding da marca, a redução na taxa de rotatividade da empresa e o aumento da positivação dos clientes.

curva do esquecimento em treinamentos corporativos

Apesar de tudo isso, o fato é que, através do microlearning, as chances de combater a curva do esquecimento se expandem pelos seguintes motivos:

  • A prática da revisão de conteúdo faz parte do microlearning, o qual entrega conteúdos objetivos e rápidos para aproveitar ao máximo a atenção e o foco dos colaboradores;
  • Quando há atualizações a serem realizadas a respeito das operações do setor, como novas mercadorias entrando no catálogo da empresa ou novos serviços sendo oferecidos, o microlearning atualiza os conteúdos mais rapidamente que um treinamento tradicional, os disponibilizando de imediato às equipes;
  • Para reforçar o conteúdo, o microlearning também entrega a possibilidade de integrar o blended learning. O ensino híbrido entre treinamento online e colocar os conhecimentos e teorias em ação reforçam o aprendizado e auxiliam em sua fixação.

Um artigo publicado na Forbes ressalta um levantamento da National Training Laboratory que, pelos princípios da pirâmide de aprendizagem, conta que os colaboradores retém 90% do aprendizado quando colocam o ensino em prática imediatamente;

  • A aprendizagem autodirigida faz parte da cultura da aprendizagem contínua. Quando os colaboradores já estão acostumados a serem os protagonistas do próprio aprendizado, o compartilhamento de conhecimento se torna mais simples e toda a equipe cresce junto, principalmente quando há suporte do microlearning.

Inclusive, o mesmo artigo da Forbes citado anteriormente ressalta que 90% dos colaboradores também retém o conhecimento quando ensinam outras pessoas sobre o assunto;

  • Há um método chamado de aprendizagem espaçada. Aqui os colaboradores realizam revisões frequentes dos conteúdos para garantir sua fixação. O microlearning entra como facilitador das revisões para reforçar o aprendizado e solidificar as capacitações.

Porém, onde encontrar um treinamento corporativo remoto e que forneça soluções de microlearning atualmente?

Microlearning na prática com a Niduu

A Niduu é uma empresa de soluções em treinamentos corporativos que inclui o microlearning em suas capacitações, junto da gamificação e do mobile learning para engajar e simplificar o ensino.

Enquanto o microlearning disponibiliza o aprendizado em doses de conhecimento com exercícios para reforçar o conteúdo, a gamificação utiliza de mecânicas de jogos comuns para envolver os colaboradores nos treinamentos e o mobile learning os permite aprender em qualquer lugar que estiverem e em qualquer horário.

A Niduu já traz alguns cases de sucesso no mercado, como é o caso do Grupo Mateus:

“Com a Niduu, pela primeira vez, conseguimos realizar uma ação de treinamento em todas as unidades, com todos os funcionários da base, ao mesmo tempo! Foi uma experiência inovadora para a empresa, que trouxe um alto grau de engajamento” - Railma Lima, gerente de Recursos Humanos do Grupo Mateus.

Então se você busca driblar a curva do esquecimento dos seus colaboradores, entre em contato com a Niduu agora e conheça nossas soluções, que podem ser personalizadas para a sua empresa!

undefined

Fonte: Niduu - Disseminando Conhecimento.

Niduu Somos uma startup de Educação Corporativa com uma solução que consegue treinar todos os colaboradores de qualquer nível de forma contínua, dinâmica e efetiva com base na Microlearning, Mobile Learning e Gamificação.

Comentar
Compartilhar