Entenda de vez o que é o Employer Branding, como e porquê implementar essa prática na sua empresa

Já passou pela sua cabeça que se você recebesse as melhores candidaturas e seu time fosse composto pelos melhores funcionários, você conseguiria os melhores resultados na sua empresa? É isso o que o Employer Branding propõe. 

Você provavelmente já está familiarizado com o termo Branding, que trata da forma com a qual o consumidor se relaciona com as marcas. Entretanto, agora é hora de trabalhar esse conceito com uma aplicação interna.

Já é parte da realidade empresarial reconhecer que o capital humano é a ferramenta vital para o sucesso organizacional. Pensando nisso, muitas empresas estão focadas em tornar mais atraente a sua proposta de valor no papel de empregadora.

Empresa pessoas conversando Employer Branding

E com toda a globalização e concorrência atual, é necessário trabalhar estratégias capazes de gerar valor e reconhecimento, para que deste modo possam se destacar no mercado.

Contando com um RH estratégico, o engajamento dos seus funcionários e o fortalecimento de uma cultura organizacional saudável, a sua companhia pode se tornar um grande ímã de profissionais estratégicos, inovadores e pró-ativos. 

Para entender melhor tudo que o employer branding representa e pode trazer para o seu negócio, esse é o lugar certo. Continue lendo o artigo e descubra os benefícios, como implantar a estratégia e muito mais.

O que é Employer Branding?

Na tradução literal, Employer Branding quer dizer “marca do empregador”, mas seu significado abrange um conjunto de estratégias, que tem como objetivo agregar e divulgar o que é considerado a proposta de valor da sua empresa, ou EVP.

A EVP, Employee Value Preposition, de uma organização, deve incluir detalhes sobre cultura, salário e benefícios, estabilidade profissional, ambiente de trabalho, formação e progressão de carreira.

Pode-se dizer que se trata da reputação e até mesmo da identidade que o seu negócio tem ao realizar processos internos, não somente de Recrutamento e Seleção, para construir uma imagem desejável e única.

Na prática, é um trabalho estratégico de posicionamento da companhia, passando uma imagem mais atrativa, de forma a exaltar suas qualidades e personalidade perante o público que possa vir a se tornar parte da equipe.

Ser uma empresa da qual seus atuais e ex-colaboradores falem bem e forneçam boas referências, além de ser um local onde as pessoas queiram trabalhar é um dos principais objetivos da tática.

Além de atrair um público-alvo de potenciais candidatos, o employer branding também contribui para o aumento da excelência dos atuais colaboradores.

Tudo isso, para que a empresa seja capaz de reunir um quadro de trabalho coerente para a administração, que seja capaz de:

  • simplificar processos;
  • focar em prioridades;
  • aumentar a produtividade;
  • melhorar o recrutamento;
  • aumentar a retenção de colaboradores;
  • e gerar mais empenho do time e motivação no trabalho.

Mas esses são apenas alguns dos benefícios, dos vários outros, que falaremos com mais profundidade a seguir.

Iniciativas assim, abrangem outras áreas que influenciam no sucesso da empresa não apenas voltadas para o reconhecimento como uma boa empregadora, mas até mesmo na favorável percepção que os clientes finais têm sobre a marca.

Assim, podemos dizer que a definição do planejamento estratégico de employer branding é fundamental enquanto prática não apenas do RH, mas de toda a empresa.

Afinal de contas, não existe reputação melhor do que aquela divulgada e defendida pelos próprios colaboradores. Isso desperta a atenção do público e também da concorrência.

Então comece a pensar, sua empresa é conhecida pelo ambiente, remuneração, horários flexíveis, lugar de aprendizado ou construção de carreira?

Qualquer que seja a sua reputação, ela é um fator fundamental na sua habilidade de atrair, recrutar e reter talentos.

E se você ainda não está convencido, descubra mais benefícios que essa prática pode trazer ao seu negócio.

Benefícios do Employer Branding para o Negócio

É comum que no processo de análise de melhoria de imagem da empresa perante os funcionários, as políticas de remuneração sejam citadas, mas é válido reforçar que só isso não é o bastante para reter um colaborador por muito tempo.

Apesar de ser é um fator importante, quem atua com gestão de pessoas sabe que existem questões muito mais complexas, como a cultura e a confiança entre empregado e empregador. 

E quanto aos benefícios, não é difícil imaginar porque a lista é extensa: se estamos mais satisfeitos com o nosso trabalho e temos orgulho daquela empresa, procuramos corresponder às expectativas do empregador.

Confira:

  • Menores custos e tempo de recrutamento: quanto mais bem estabelecida e de sucesso a empregadora for, mais atrativa se apresentará aos talentos no mercado. Com isso, também será mais fácil de preencher as vagas e acertar nas contratações;
  • Melhor envolvimento com os colaboradores: em termos emocionais, uma marca empregadora consegue valorizar o trabalho das suas pessoas através de formas mais complexas e sutis, como o cumprimento de uma promessa, que gera a relação de confiança e troca;
  • Melhor delegação: o alinhamento de objetivos e propósitos faz com que a equipe seja mais unida, facilitando a distribuição de tarefas aos colaboradores;
  • Maior agilidade: colaboradores com confiança em si mesmos e na organização são mais ágeis ao encarar desafios e as novas oportunidades de mercado;
  • Melhor avaliação de desempenho: incorporar metodologias de recursos humanos, marketing e comunicação para avaliação dos colaboradores;
  • Banco de talentos: torna possível a construção de um bom banco de talentos, que é de grande valia para contratações futuras;
  • Programa de desenvolvimento: é melhor trabalhado a partir da recepção calorosa de seus colaboradores em engajar novas ideias e projetos;
  • Plano de Carreira: os colaboradores também podem optar por criarem uma carreira sólida de crescimento na empresa — o que potencializa a retenção de talentos e diminui o Turnover;
  • Melhores resultados: a longo prazo os resultados gerais da empresa aumentam, gradualmente, por conta do afinco redobrado, alinhamento de suas equipes e imagem positiva no mercado;
  • Reforça os valores da organização: as normas e preceitos da empresa são seguidos fielmente e reforçados a cada nova contratação por meio do posicionamento profissional da equipe;
  • Vantagem competitiva na busca por talentos: uma marca empregadora forte  atrai os melhores talentos do mercado e está em vantagem em relação à concorrência na disputa por trabalhadores com desempenho acima da média;
  • Atrai candidatos mais alinhados: sem muita dificuldade em encontrar algum que esteja alinhado ao fit cultural da empresa, os próprios candidatos vão manifestar o interesse, ou mesmo você saberá procurá-los nos lugares certos já tendo uma estratégia bem definida;
  • Cria promotores da marca/Indicações alinhadas: funcionários satisfeitos, felizes e motivados se transformam, de maneira espontânea, em promotores da sua marca. Eles terão orgulho de trabalhar em sua empresa e farão questão de mostrar aos seus amigos como é bom trabalhar lá, o que gera uma divulgação muito boa e pode resultar em excelentes contratações, já dentro da cultura esperada;
  • Melhores negócios e oportunidades: quanto melhor a imagem da empresa, mais fácil estabelecer boas negociações, uma vez que os fornecedores entendem que podem agregar valor à sua operação quando se associam às empresas que têm boa reputação.

A verdade é que através de um employer branding bem feito, é possível ter uma equipe de alta performance, que será, de forma geral, lucrativa para o seu negócio. Simples assim! 

Você pode ter isso ao escolher os profissionais certos e minimizar os erros nas contratações, seguindo as dicas que a Niduu preparou para o processo de implementação do Employer Branding na sua empresa.

Implementando o Employer Branding na Empresa

Ao falar da implementação do Employer Branding, não basta colocar mesas de ping-pong no escritório e dizer que investe no fortalecimento da marca empregadora da sua empresa. 

Garantir um ambiente saudável, divertido e motivador é muito importante, mas essa é uma questão bem mais ampla.  

Sem tirar o mérito do ocorrido, vale dizer que também não é o bastante ser citado em uma lista de bons lugares para trabalhar, uma vez que todos os seus concorrentes (da perspectiva de atração dos melhores talentos) também estão lá. 

Pessoas sentadas conversando Employer Branding

Assim, é necessário que a sua empresa se dedique em descobrir quais são as suas grandes vantagens, que irão compor a proposta de valor a ser transmitida aos colaboradores. 

Cada negócio tem aspectos peculiares na sua cultura, no modo de trabalhar, no dia a dia, e é importante que a sua Employer Branding comunique essa postura claramente e também por isso não vale copiar de outra empresa. 

A seguir, veja alguns passos fundamentais para colocar a técnica em prática.

Lembre-se de que, para funcionar é preciso executar um conjunto de iniciativas e não ações isoladas. Comece a anotar os primeiros passos, pois é hora de definir (ou identificar com mais objetividade) os valores que sustentam o seu negócio.

Analise a situação atual e defina objetivos

O primeiro passo é fazer um diagnóstico: qual é a percepção atual dos seus colaboradores a respeito do ambiente de trabalho? O que acreditam que precisa de melhorias?

Diante desses resultados, você conseguirá reconhecer melhor as expectativas dos colaboradores e trabalhar em cima de desejos e necessidades reais. E ninguém melhor do que os seus funcionários para te ajudarem nesse processo.

Depois, você deve partir para a criação de um planejamento que envolva os pilares da empresa, com uma reestruturação profunda de:

Por mais difícil que pareça essa tarefa, ela é parte essencial do processo e o resultado valerá a pena.

Estabeleça sua Employment Value Proposition (EVP)

Lembra que nós falámos sobre o EVP, ou a Proposta de Valor do Empregado?

Ele será uma espécie de documento para registrar os diferenciais da sua empresa como marca empregadora.

Na prática, é isso que vai embasar todo o comportamento da sua organização, destacando o seu negócio dos concorrentes que oferecem postos de trabalho tradicionais. Por isso, é uma parte fundamental!

Comece listando todas as estratégias que você acredita serem possíveis e necessárias para melhorar a vida dos seus funcionários e fortalecer a sua marca como empregadora.

Desde recompensas e benefícios baseados em desempenho, política de cargos e salários, planos de carreira e condições de trabalho fazem parte do conjunto de ações.

Tudo isso tem que ficar bem claro e deve ser divulgado para atrair os melhores talentos do mercado. Mas não pode ser apenas um papel.

Ao divulgar a sua proposta de valor, você assume um compromisso com os atuais colaboradores e com os candidatos, por isso, ela precisa ser cumprida e, realmente, vivida.

Só assim que você vai conseguir garantir que os candidatos, de fato, vejam sua organização como um bom lugar para trabalhar e atingir todos aqueles benefícios que foram falados.

Identifique o perfil do colaborador ideal

Para saber quem você está procurando, é preciso traçar o perfil do colaborador ideal com base no que já foi definido no seu planejamento e como EVP.

Você pode tentar descobrir:

  • Quais são os conhecimentos que o funcionário precisa ter? 
  • Quais são as habilidades técnicas e interpessoais necessárias? 
  • Qual é o perfil comportamental? 

Responder essas perguntas é essencial para criar uma comunicação adequada para atrair os profissionais certos, dentro do seu fit cultural.

Divulgue e envolva toda a equipe

Com todos os objetivos desenhados, o perfil ideal escolhido e os ideias alinhados, você precisa ter foco e envolver todos os demais colaboradores.

É preciso reforçar a necessidade de que cada um deve contribuir com a sua parte, para o sucesso dessa empreitada, dando a importância devida a cada setor e colaborador.

Para isso a participação do setor de RH é fundamental:

  • sendo participativo;
  • envolvendo as lideranças;
  • trazendo uma boa comunicação interna.  

Ao ter um apoio coletivo, a empresa consegue praticar o employer branding com mais facilidade, contribuição e menos imprevistos no caminho.

Faça uso estratégico da tecnologia e do Storytelling

Pensando de maneira prática, a tecnologia consegue facilitar o trabalho cotidiano e devemos sempre contar com a sua ajuda, seja na comunicação, no desenvolvimento de novas habilidades, na divulgação de vagas.

Um exemplo disso são os softwares de gestão que agilizam a produtividade e minimizam os trabalhos mecânicos e repetitivos por meio da automação de processos.

Vídeos, tutoriais, treinamentos, gamificação, tudo isso permite que você explore a narrativa para contar a história da empresa e envolver os colaboradores.

Tudo isso irá ajudar na integração das equipes, divulgar resultados, preparar seus funcionários e mesmo para alcançar metas.

Não é de hoje que as histórias são conhecidas por envolverem as pessoas e gerar vínculos, o que tem tudo a ver com a proposta dessa estratégia.

Crie um plano de carreira

Não adianta ter os melhores talentos reunidos na sua empresa, se você não saberá como mantê-los motivados. E o plano de carreira é uma boa maneira de colocar o que é employer branding em prática e resolver essa questão.

Além de ser uma forma de trazer um desafio, colocando os seus profissionais empenhados para o seu desenvolvimento pessoal e profissional.

O resultado disso pode ser percebido com o tempo, com colaboradores fiéis, que se sentem parte do que acontece e acabam assumindo o chamado “senso de dono do negócio”, trabalhando sempre em favor da empresa.

Crie uma página de carreira

Para os seus processos de recrutamento, a página de carreiras, também conhecida como “Trabalhe conosco” será um local para centralizar as informações mais importantes sobre a empresa para os candidatos. 

E deve conter dados sobre a cultura organizacional, liderança, inovação e intraempreendedorismo. Nesse local, os próprios talentos podem identificar as vagas em aberto, conhecer mais sobre a empresa e sua cultura organizacional.

Você pode pensar nessa página como a vitrine da sua empresa, no papel de empregadora. O que você gostaria de informar aos futuros colaboradores?

Dê bastante atenção a esse item, pois uma boa página pode ser um dos elementos mais importantes da estratégia.

Trate bem os candidatos no processo seletivo

O employer branding deve se preocupar não só em engajar os funcionários atuais, mas os possíveis funcionários, mesmo que não sejam selecionados no momento para a vaga.

Por isso, ao lidar com os talentos ao longo de todo o processo seletivo, é importante que você trate-os da melhor maneira possível. 

Mantenha uma boa comunicação, garanta que exista um fluxo de feedbacks consistentes tanto para ouvir sobre os processos, quanto para indicar a participação dele e elimine todas as dúvidas que surgirem ao longo do processo.

Pode ser que ele não esteja apto para uma vaga, mas esteja para outra. Ou mesmo que trabalhe suas habilidades e no futuro esteja dentro do que é o parâmetro ideal.

Transforme os empregados em promotores

Finalizando, é preciso entender que o employer branding transforma os atuais empregados em promotores ou embaixadores da marca.

Eles passam a, verdadeiramente, vestir a camisa da empresa, o que quer dizer que:

  • Falam bem da empresa para as pessoas próximas;
  • Compartilham informações nas redes sociais;
  • Falam bem da sua liderança;
  • Indicam amigos a vagas, se pensarem que tem o perfil etc.

Afinal de contas, não é tão difícil construir uma marca empregadora, porém, é essencial o envolvimento e comprometimento de toda a empresa, desde a alta administração até os mais baixos cargos.

O Mercado e a Relação com o Employer Branding

Muitas empresas já estão buscando e aplicando as técnicas de employer branding, mas algumas delas já saem na frente e servem como modelo.

O Google, por exemplo, recebe anualmente milhões de novas candidaturas para fazer parte da equipe de profissionais.

Tudo isso em decorrência da relação que a marca estabelece com os seus colaboradores, já construída há muito tempo.

 Fazem parte desse repertório que chama tanto a atenção dos profissionais:

  • employee experience;
  • foco na construção de um plano de carreira;
  • benefícios variados.


Como a Niduu pode ajudar você com o Employer Branding?

A Niduu colabora diariamente com a construção e desenvolvimento de profissionais do Brasil inteiro para fazerem um trabalho relevante dentro da sua empresa.

Com expertise em questões voltadas para liderança, gestão, recrutamento e todo o necessário para atrair perfis qualificados para a seleção, a Niduu pode te ajudar também a preparar seu novo colaborador.

Nossa empresa ajuda a trazer uma experiência mais rica dentro do seu negócio, com os nossos treinamentos de prateleira ou personalizados.

Agora você já sabe! Investir no Employer Branding é essencial para atrair, reter e engajar talentos e a sua empresa precisa estar por dentro das boas práticas de contratação.

Fonte: Niduu - Disseminando Conhecimento.

Niduu Somos uma startup de Educação Corporativa com uma solução que consegue treinar todos os colaboradores de qualquer nível de forma contínua, dinâmica e efetiva com base na Microlearning, Mobile Learning e Gamificação.

Comentar
Compartilhar