O que é Blended Learning? Aprenda Agora!

Você ainda não sabe o que é Blended Learning, suas definições e vantagens? Então você precisa conhecer agora!

Nós sabemos que, até algum tempo atrás, essa prática não era utilizada por escolas, universidades ou empresas que necessitam de treinamentos corporativos, mas com a chegada da pandemia, muitos negócios precisaram se reinventar e, consequentemente, o blended learning foi incorporado entre alunos e colaboradores.

Com benefícios que englobam a melhora da performance do colaborador no seu negócio, o blended learning chega para ficar!

O que é o Blended Learning?

O blended learning é uma prática de ensino que combina o aprendizado presencial e remoto, tornando o ensino mais interessante, engajante e eficaz. 

Inclusive, o Times Higher Education World University Ranking apresentou um artigo onde afirma que a aprendizagem combinada se tornou o “novo normal”.

Universidades americanas, como a Rice University que tem sua sede em Houston, cancelou as aulas presenciais no início da pandemia e preparou, por 13 dias, mais de 130 professores para estarem aptos a ministrarem aulas de maneira remota.

Anant Agarwal, fundador e CEO da edX, conduziu uma pesquisa onde fora constatado que 75% dos professores e instrutores concordam que a mudança da sala de aula tradicional para um ensino virtual foi um fator positivo para a aprendizagem. 

“Mas por quê?”

A verdade é que grande parcela dos alunos são nativos digitais e, consequentemente, se adaptam facilmente a rotinas flexíveis e preferem um ensino dinâmico

Você Sabe Quais são as 3 Definições do Blended Learning?

O blended learning pode ser definido como as 3 seguintes maneiras, acompanhe.

#1: Aprendizado Online

Como já sabemos, o blended learning também se inclui, em parte, no aprendizado online, onde o participante tem a possibilidade de controlar alguma característica dessa etapa da capacitação, como o lugar, ou o tempo, ou o caminho.

É interessante que os colaboradores que estiverem participando do blended learning tenham controle sobre, ao menos, uma dessas características de ensino porque, caso contrário, o ensino se torna uma aula tradicional, porém com o instrutor de maneira virtual.

Para o ensino se configurar dentro das definições do blended learning, que é o aprendizado combinado, é necessário que o participante possa, por exemplo, voltar no vídeo, pausar, avançar. Esse é o tipo de controle que pode ser dado a eles, o ritmo.

Inclusive, isso incentiva a autonomia dos seus colaboradores, o que torna o aprendizado online mais interessante, engajante e eficaz.

Está buscando por uma planilha de controle de T&D? Clique aqui e receba o material!

blended learning em treinamento corporativo

#2: Ensino Supervisionado

Como o blended learning é um aprendizado combinado, ele também necessita do ensino presencial, onde os participantes têm um mentor e um local físico para estar. 

Esse espaço pode ser alugado ou, se for mais conveniente para a gestão, nas próprias dependências da empresa. 

A ideia dessa segunda definição do blended learning é que o participante se comprometa mais com o aprendizado ao haver, no local presencial de ensino, algum componente que os faça sair de sua zona de conforto, apesar do ensino ser, em sua maioria, à distância.

#3: Conteúdos Interligados

A terceira definição do blended learning é a mais importante: os conteúdos de ensino, tanto das aulas presenciais quanto das online, estão interligados para proporcionar uma experiência de aprendizagem campeã.

Inclusive, você sabia que a grande parte das soluções de blended learning possuem um sistema de monitoramento para acompanhar o desenvolvimento dos participantes? Assim, é possível combinar os conteúdos das modalidades para o nível que o profissional está.

Como Conquistar Resultados Reais com Treinamentos Corporativos para Colaboradores?

Sabendo da importância do blended learning para o ensino dos seus colaboradores, a Niduu pode ajudá-lo a desenvolver e aplicar treinamentos que trazem resultados reais para o seu negócio. Aqui, a necessidade de ensino dos seus colaboradores são levantadas em conta e, em cima disso, são criadas capacitações que suprirão os gaps de conhecimento dos seus profissionais. Além disso, os gestores e líderes tem acesso ao desempenho dos participantes do treinamento para monitorar o desenvolvimento e aperfeiçoamento das soft skills e hard skills de cada um.

Se você está em busca de uma solução em treinamentos corporativos, não deixe de contatar a Niduu! Um de nossos especialistas poderá ajudá-lo.

blended learning em empresas

Fonte: Niduu - Disseminando Conhecimento.

Niduu Somos uma startup de Educação Corporativa com uma solução que consegue treinar todos os colaboradores de qualquer nível de forma contínua, dinâmica e efetiva com base na Microlearning, Mobile Learning e Gamificação.

Comentar
Compartilhar