5 Benefícios do Blended Learning no Processo de Integração

O Blended Learning é uma maneira de capacitação dos seus colaboradores, os ensinando processos importantes de cada cargo da sua empresa por meio de treinamentos presenciais e à distância.

Ele também pode ser chamado de ensino híbrido, utilizando as tecnologias de informação e comunicação (TICs) para reforçar a etapa online de aprendizado.

Sabendo que é uma ótima forma de capacitação, podemos dizer que o Blended Learning é uma excelente técnica para incentivar o processo de integração dos profissionais recém-chegados na sua companhia, trazendo diversos benefícios.

Então, se você quer descobrir quais são essas vantagens e adotar essa técnica na sua empresa, continue aqui!

blended learning no processo de integração

Por que o Blended Learning é Popular?

O Blended Learning se tornou tão popular por trazer as características positivas tanto do ensino online quanto do ensino à distância, tornando o aprendizado adaptável aos seus colaboradores.

Christensen Institute, uma organização que é referência mundial quando se trata de educação inovadora, afirmou que a educação híbrida é uma solução de ensino flexível para a nova era, principalmente quando se trata da pandemia que estamos vivenciando no momento.

É observado a praticidade de ensino EAD e a simplicidade de acessar o sistema online, mas sem perder a chance de interagir presencialmente e trocar experiências com outras pessoas.

Logo, as dificuldades de ambas metodologias não são apresentadas nessa modalidade de aprendizagem, visto que, nesse ensino híbrido, foram implementadas apenas as soluções benéficas aos participantes, os mantendo engajados com os conteúdos passados no Blended Learning.

Quais são os Benefícios do Blended Learning no Mundo Corporativo?

Agora vamos conhecer 5 dos diversos benefícios do Blended Learning para a capacitação dos seus colaboradores!

1. A Maioria dos Colaboradores Aprova sua Adoção

Sabendo da popularização dessa metodologia por ser um ensino híbrido, ele é aprovado pelos colaboradores da sua empresa que só têm tempo de realizar as atividades online, mas também é aprovado por aqueles que preferem uma experiência presencial da aprendizagem.

Com isso, a flexibilidade de ensino é uma vantagem porque, mesmo que haja dificuldade em participar das aulas online ou presenciais, é possível encontrar um momento que dê para ter o aprendizado.

2. Facilidade de Comunicação

Para quem já teve contato com o ensino à distância, o receio de não conseguir uma comunicação efetiva com o instrutor/professor é grande. Porém, sendo um ensino que uni EAD com presencial, os participantes estarão em constante contato com o responsável pelo ensino.

3. Promove a Autonomia do Colaborador

Os seus profissionais, além de terem autonomia em questões de ensino, também terão o compromisso de apresentar as atividades realizadas e metas cumpridas, o que reforça o aprendizado.

4. Aprendizado Flexível

Com a etapa a distância sendo online, os seus colaboradores têm a possibilidade de realizar as aulas e atividades nos horários que possuem disponíveis, o que evita que percam conteúdos importantes, além de poderem acessar em qualquer lugar.

5. Redução de Custos com Processos de Integração

Nós sabemos dos custos que são gerados quando um treinamento é totalmente presencial, não é mesmo? Com o Blended Learning essa redução é fato!

Essa metodologia não demanda um espaço específico para as aulas, instrutores/professores em tempo integral, locomoção para os participantes ou demais gastos, basta que o seu colaborador tenha um dispositivo com acesso à internet em mãos e, periodicamente, compareça aos encontros presenciais.

5 Dicas de Blended Learning para Integração de Novos Talentos

Agora que você conhece os benefícios do Blended Learning, daremos 5 dicas de como implementar ele nos processos de integração de novos talentos, trazendo uma enorme vantagem competitiva para a sua empresa!

blended learning na integração de colaboradores

1. Ter Início Imediato

O novo talento já foi contratado? Não espere o primeiro dia de trabalho para começar sua integração, mesmo que seja um onboarding online

Dê a ele um presente de boas-vindas, assim desperta o sentimento de valorização e pertencimento a sua equipe. Além disso, estimule o contato dos seus profissionais com o recém-contratado, elaborando eventos e comemorações para incentivar a integração.

2. Convidar os Antigos Colaboradores Também

É importante convidar os antigos colaboradores para o treinamento, tanto para reforçar os processos da sua empresa quanto para terem contato com os novos talentos que ingressarem na sua companhia.

Inclusive, promova atividades além das propostas pelo Blended Learning. O ensino online serve para garantir o aprendizado e o ensino presencial serve para os seus profissionais estreitar os laços que há entre os membros da equipe e entre os setores, inclusive com um novo integrante!

3. Tornar a Integração de Colaboradores um Processo Contínuo 

Quer garantir que a integração seja realizada com eficiência? Então é preciso que esse processo seja contínuo

Não tenha pressa, considere estender por semanas ou meses o acompanhamento do novo talento na sua empresa e equipe. Essa é uma forma de se certificar que os profissionais estarão prontos para desenvolverem projetos unidos, como um time.

4. Solicitar Feedbacks Após a Integração

No final da integração, não se esqueça de solicitar feedbacks aos novos talentos

As observações do processo de inclusão também podem ser requisitadas aos supervisores e buddies up do recém-contratado, que são responsáveis pelo acompanhamento do novo membro na equipe e promovem sua incorporação nos negócios.

Inclusive, a pesquisa pode ser realizada de forma anônima, os deixando mais confortáveis para realizar apontamentos que precisam de melhorias. Dessa forma, é possível ter a visão tanto do pessoal da sua empresa quanto dos que estão começando agora.

Com os feedbacks, se torna possível melhorar esse processo!

5. Monitorar o Desempenho dos Colaboradores na Integração

Por fim, não se esqueça de monitorar o desempenho dos colaboradores na integração, é assim que você garantirá que o onboarding está sendo realizado com efetividade, podendo enxergar as competências que, antes com dificuldade, estarão sendo aprimoradas para se adequarem às necessidades de cada cargo.

Agora que você compreendeu os benefícios do Blended Learning e dicas para realizar sua implementação, basta colocar o aprendizado híbrido para integração de colaboradores em ação! Mas se você precisar de apoio nessa adoção, basta contatar a Niduu e conhecer as soluções assertivas para capacitações e onboardings dos profissionais da sua empresa!

Fonte: Niduu - Disseminando Conhecimento.

Niduu Somos uma startup de Educação Corporativa com uma solução que consegue treinar todos os colaboradores de qualquer nível de forma contínua, dinâmica e efetiva com base na Microlearning, Mobile Learning e Gamificação.

Comentar
Compartilhar