4 Motivos para Incluir o Microlearning na Estratégia de Treinamento Corporativo

O microlearning na estratégia de treinamento corporativo é o segredo para aumentar o engajamento da sua equipe e conquistar maiores resultados do negócio. 

Em 2017, Dora Gao publicou um artigo na Harvard Business que desmistifica algumas ideias levantadas a respeito do microlearning para treinamentos corporativos, mostrando que:

  • Apesar das pessoas viverem em um ritmo frenético atualmente, quando o conteúdo é rico e engajante, os leitores se dedicam a ele, mesmo que tenham pouco tempo disponível em seus dias.
  • A ideia do microlearning é focar em um único objetivo de aprendizado em cada lição, o que incentiva os participantes a se manterem na jornada de ensino, se contrapondo a ideia de que “quanto mais curta for a aprendizagem, melhor”.
  • Há quem acredita que o conteúdo precisa ser extremamente chamativo para engajar os Millennials, mas a verdade é que, para envolver as novas gerações, o conteúdo deve ser simples e objetivo.

Mas apesar de Dora Gao ter desmistificado as ideias errôneas que algumas pessoas tinham acerca do microlearning, você deve estar se perguntando quais são os motivos principais que levam as empresas a adotarem esse método em seus treinamentos, certo?

Então vamos conhecê-los!

Motivo #1: Atende as Necessidades de Aprendizagem dos Novos Colaboradores do Mercado

Os Millennials chegam ao mercado não acostumados com a maneira tradicional de trabalho, que consiste em uma jornada fixa e presencial. 

Ainda por conta da pandemia da Covid-19, muitas empresas precisaram se reinventar e adotar ao trabalho remoto com horários flexíveis para que, assim, os colaboradores se mantivessem protegidos ao mesmo tempo que lidavam com questões pessoais que acontecem em casa.

Sim, nós reconhecemos que para os Millennials, com o excesso de informações que há atualmente, com notificações a todo tempo chegando em seus celulares e com o ritmo agitado que essa nova geração está inserida, se torna difícil prender a atenção deles no trabalho.

O mesmo se aplica em treinamentos corporativos, onde as capacitações tradicionais costumam ser presenciais, longas e exaustivas. O ensino acaba se tornando um fardo e os participantes não absorvem nada de conhecimento, além de esgotar os treinadores.

A solução que o microlearning apresenta é simples! Tornar o aprendizado objetivo, onde cada lição é focada em uma melhoria específica, não sobrecarregando os participantes e tornando o ensino efetivo.

Motivo #2: O Microlearning é um Modo de Ensino Otimizado

Sabendo que o microlearning pode ser acessado por dispositivos móveis, os participantes dos treinamentos têm a oportunidade de:

microlearning no treinamento corporativo

Com a Niduu, sua empresa integra esse método de aprendizado das seguintes formas:

  • Em cenários complexos que podem surgir no dia a dia do seu colaborador e ele precisa aprender a lidar, onde aprenderá a conduzir suas soft skills e aperfeiçoar as hard skills para melhores resultados a empresa;
  • Ao colocar em prática simulações quase reais que incentivam os profissionais a desafiarem a si mesmos, os ensinando a lidar com os riscos envolvidos nos processos da empresa, mas sem que aconteçam de verdade;
  • Inserir o microlearning em um storytelling gamificado capaz de desenvolver os colaboradores;
  •  Substituir os manuais ou cartilhas de instruções sobre o serviço ou produto oferecido por vídeos ou tutoriais rápidos, simples e engajantes.

Você percebeu como o microlearning tem diversas formas de abordagem? Mas lembre-se que o importante é fornecer um conteúdo rico aos seus colaboradores, é isso que os atrai!

Para descobrir mais sobre como integrar o microlearning na estratégia de treinamento corporativo da sua empresa, contate a Niduu! Inclusive, aproveite para ter em mãos a Planilha de Controle de Treinamento e Desenvolvimento que criamos para você!

Motivo #3: Reforça o Aprendizado e Dá Suporte Imediato

Precisamos conversar sobre como o microlearning reforça o aprendizado e fixa o conhecimento nos seus colaboradores!

Nós temos ciência que tudo que foi aprendido não é absorvido se não for rapidamente reforçado, certo? Esse método combate a curva do esquecimento porque os módulos reforçam naturalmente o conhecimento dos profissionais, já que são aprendizados objetivos e revisados ao decorrer das lições.

Além disso, os participantes do treinamento continuarão tendo acesso ao curso porque é online e pode ser acessado pelo celular.

O outro fator que queremos abordar aqui é a necessidade do colaborador de ter um suporte imediato e, para isso, os gerentes e líderes devem estar disponíveis para auxiliar os profissionais.

Motivo #4: Simplifica a Atualização de Conteúdos de Ensino

Como o conteúdo do microlearning são divididos em módulos objetivos, se torna simples e rápido atualizar o material quando surgir a necessidade.

Certamente também devemos ressaltar que essa é uma opção mais econômica que o modelo tradicional de treinamentos. Você já imaginou o valor investido para capacitar os seus colaboradores e, depois de algum tempo, eles precisarem passar por outro treinamento para atualizar o conhecimento? Pois então, outra vantagem do microlearning!

Quer conhecer mais sobre a Niduu e saber como você pode tornar a experiência de aprendizagem dos seus colaboradores mais rápida e engajante? Então venha bater um papo com a gente!

mobile learning no treinamento para colaboradores

Fonte: Niduu - Disseminando Conhecimento.

Niduu Somos uma startup de Educação Corporativa com uma solução que consegue treinar todos os colaboradores de qualquer nível de forma contínua, dinâmica e efetiva com base na Microlearning, Mobile Learning e Gamificação.

Comentar
Compartilhar