Você Sabe o que é Gamificação?

Você já se perguntou o que é gamificação e quais as vantagens que são conquistadas a partir de sua implementação?

Pois então, um dos principais benefícios é maximizar o engajamento dos seus colaboradores com a sua empresa, principalmente em treinamentos corporativos, o que traz diversos outros pontos positivos para o desempenho do negócio no mercado.

Sendo assim, é importante que os colaboradores que integram o departamento de Recursos Humanos desenvolvam um conhecimento maior sobre o assunto e, até mesmo, aprendam como realizar a implementação da gamificação na companhia.

Gamificação celular

Mas o que é Gamificação?

Gamificação é a adoção de dinâmicas e mecânicas de jogos para incentivar o engajamento do colaborador em treinamentos corporativos, motivando, simplificando o conhecimento e maximizando as competências do profissional.

Sim, reconhecemos que é realmente complicado manter as equipes envolvidas com as dinâmicas e aprendizados e, como consequência, o processo de fixação dos ensinamentos acaba sendo comprometido, mas agora, com a gamificação, isso se tornou possível.

Mas não para por aí! Também se tornou viável a mensuração de resultados dos treinamentos, além do RH, gestores e líderes conseguirem acompanhar o desenvolvimento das competências de colaboradores que estão em capacitação.

Porém, não confunda a gamificação com jogos sérios, games e sistema de recompensas. Veremos suas diferenças a seguir.

Diferença entre Jogos Sérios, Games, Gamificação e Sistema de Recompensas

Para simplificar a compreensão das diferenças de cada método, faremos uma lista para especificar o que envolve cada técnica. Confira:

Jogos Sérios - assim como um game, possui regras, objetivos e recompensas, mas a intenção não é ser destinado ao entretenimento, visto que entrega um conteúdo sério e específico para treinar as competências dos participantes.

Games - os games possuem regras, pontuações, objetivos, recompensas e participações espontâneas, além de gerar reações emocionais. Aqui, falamos sobre jogos de tabuleiro, cartas ou o próprio videogame.

Gamificação - as características de games são implementadas em ambientes comuns, como salas de aula ou treinamento. 

Em outras palavras, a gamificação é uma estratégia para ensinar e engajar os colaboradores, como em games, porém, com fins educativos.

Inclusive, você sabia que a gamificação pode ser utilizada sem que haja tecnologia?

Sistema de recompensas - em suma, é uma adoção feita em games e uma das estratégias de gamificação, onde o jogador/participante acumula pontos a partir de novas conquistas e desafios. 

Cada pontuação se encaixa dentro de uma classificação de desempenho, como ouro, prata e bronze e, em níveis mais altos, são oferecidas recompensas, que podem envolver:

  • Reunião com a diretoria para networking
  • Acesso a conhecimentos.
  • Viagens e mais!

O sistema de recompensas é uma das principais medidas para chamar atenção dos colaboradores e os engajar em treinamentos.

Quer saber mais sobre jogos sério, games, sistemas de recompensas e gamificação, além de seus benefícios? Veja o podcast da Niduu e aprenda mais!

Por que a Gamificação é Usada em Treinamento Corporativo?

A gamificação foi adotada em treinamentos corporativos para potencializar a eficiência de capacitações profissionais. Sabendo que os próprios jogos envolviam seus participantes, então por quê não implementar suas características em treinamentos?

Segundo um estudo sobre a ação da gamificação no ensino, realizado pelo professor e especialista em neurociência e educação, Paul A. Howard-Jones, foi constatado que a gamificação é capaz de:

  • Maximizar a atividade da rede de memórias de trabalho (WMN), que é responsável por aumentar a concentração em atividades que ocorram de forma externa ao cérebro.
  • Minimizar atividade da rede de modo padrão (DMN), que é quando a pessoa divaga em seus próprios pensamentos.

Portanto, a aplicação dessas estratégias de jogos em treinamentos é capaz de reter a atenção dos seus colaboradores e evitar que se distraiam durante os aprendizados.

Estratégias de Gamificação em Treinamentos

Talvez você ainda esteja se perguntando quais são as outras estratégias de gamificação que são usadas nos treinamentos corporativos. Basta pensar em quais são as técnicas usadas em jogos, como:

  • Sistema de pontuações individuais.
  • Ranking de colocação dos participantes.
  • Clareza no objetivo que deve ser conquistado.
  • Recompensas.
  • Participação voluntária, entre outros.

Com isso, além do incentivo neurológico descrito por Paul A. Howard-Jones, existem outras questões que auxiliam no engajamento maior dos seus colaboradores, assim como na simplificação do aprendizado e fixação permanente. 

Porém, há mais benefícios que são trazidos com a gamificação do que você imagina! Você sabe quais são?

Quais são os Resultados que a Gamificação Traz para a Empresa?

Uma vez que a gamificação é adotada nos treinamentos corporativos da sua empresa, os 5 benefícios seguintes aparecerão para o seu negócio:

1. Motivação dos Colaboradores

Gamificação motivação colaboradores

Investir em treinamento é investir nos profissionais da sua empresa e eles sabem disso, o que gera uma maior motivação para alcançar as metas estabelecidas pela sua companhia. Além disso, as vantagens que caminham alinhadas a isso são:

  • Minimização do turnover
  • Aumento da produtividade.
  • Diminuição de gastos com captação de talentos.
  • Maior abrangência da cultura organizacional do negócio.

2. Aprendizado e Produtividade

Como falado no tópico anterior, o aumento da produtividade é um dos fatores mais importantes, resultada de estratégias de gamificação nos treinamentos corporativo.

Inclusive, quando há possibilidade de personalizar as capacitações para focar, também, na independência dos seus colaboradores

Dessa forma, os profissionais que estão em capacitação terão o desejo de manter os estudos atualizados por serem protagonistas do seu próprio conhecimento, tornando o processo de aprendizagem mais fluído e simples.

3. Sentimento de Vitória

O sentimento de vitória é adquirido quando os participantes dos treinamentos gamificados conquistam os resultados esperados e conseguem aplicar os aprendizados em suas funções. 

Esse sentimento desperta o entusiasmo dos colaboradores, assim como a sensação de pertencimento a equipe e à empresa, o que traz, como resultado, a dedicação aos objetivos do seu negócio.

4. Alinhamento dos Profissionais com o Negócio

As estratégias de gamificação também estabelecem um maior alinhamento dos colaboradores com a sua empresa. Isso devido ao envolvimento que possuirão com o batimento as metas, visto que estarão motivados e capacitados para cumprir os objetivos.

Sendo assim, os seus colaboradores estarão atentos às necessidades do negócio e caminhando lado a lado com a sua companhia.

Aliás, gostaríamos de ressaltar que esse tópico é muito importante pois, em muitas empresas, é preciso lidar com profissionais que se encontram em um ambiente de trabalho vertiginoso e, para maximizar suas competências e produtividades, o treinamento corporativo com gamificação é a solução.

Dentro disso, é importante que os seus colaboradores tenham um papel ativo no processo de aprendizagem, percorrendo uma trilha de conhecimento com desafios para que, com isso, todo o conhecimento ganho na capacitação seja colocado em prática.

“Onde Encontrar Treinamento Corporativo com Estratégias de Gamificação?”

A Niduu, solução em treinamentos corporativos para otimizar os resultados da empresa por meio da capacitação dos seus profissionais, adotou as estratégias de gamificação para suprir essa demanda de ensino em formato mobile learning e microlearning.

Sabendo disso, o Grupo Mateus, uma empresa do ramo varejista que ocupa a 21ª posição de maior do país, sendo a 7ª colocada no ranking de super, hiper e atacado, trabalhou junto a Niduu para desenvolver os seus colaboradores. Os resultados alcançados foram:

  • Maior aderência de treinamento.
  • Engajamento, motivação e envolvimento na capacitação.
  • Mensuração de impacto dos treinamentos.
  • Conquista das metas esperadas ao optar pela Niduu e soluções de treinamento com gamificação.

Para conhecer mais sobre o case do Grupo Mateus, basta clicar aqui e você terá oportunidade de compreender melhor como foi planejado a capacitação dos gestores.

Logo, se você busca por resultados reais, otimizados e significativos para a sua empresa, assim como o Grupo Mateus buscou, não tarde à entrar em contato com a Niduu e conhecer as soluções de sucesso para o seu negócio, os treinamentos podem ser personalizados para atender as necessidades da sua companhia!

5. Análise da Equipe

Por fim, o último dos benefícios principais da gamificação é a análise da equipe.

O treinamento gamificado sendo realizado online, dá oportunidade que você acompanhe, em tempo real, o desempenho dos profissionais da sua empresa. Sendo possível observar, detalhadamente, suas dificuldades e melhorias. 

No final, você terá a chance de analisar as competências da sua equipe, desde quando iniciaram o treinamento até quando finalizaram, observando os resultados conquistados com a capacitação.

Com a Niduu, isso também é possível e, acima disso, simplificado!

4 Etapas para Adotar a Gamificação no seu Negócio

Para adotar a gamificação no seu negócio, aconselhamos que você tenha o suporte profissional de quem entende e tem experiência no assunto, auxiliando na implementação eficaz do treinamento corporativo gamificado.

Conheça, abaixo, as 4 etapas dessa adoção.

1. Diagnóstico de Colaboradores

Gamificação Diagnóstico

Conhecendo os seus colaboradores, se torna possível ter ciência de seus comportamentos, habilidades e, até mesmo, limitações. Essas informações são essenciais para que as estratégias da gamificação sejam desenvolvidas de forma a se adequar à sua equipe.

2. Estabelecer o Propósito e Metas

A pergunta que deve ser feita é: qual o intuito de realizar o treinamento? 

Tendo a resposta para essa questão, é definido quais são as informações relevantes para inserir nos treinamentos e conseguir montar um projeto de capacitação de alto nível.

Além disso, é preciso criar metas tangíveis e deixá-las claras aos seus colaboradores.

3. Auxílio de Confiança

Aqui, aconselhamos que a sua empresa contrate uma solução de treinamento capaz de dar todo o suporte necessário para o desenvolvimento da capacitação, entrega de resultados, planejamento de aprendizado e acompanhamento de seus colaboradores.

Opte por soluções que já trabalhem com as estratégias de gamificação e possuem sucesso comprovado na área, como a própria Niduu, que além de maximizar a competência dos integrantes da sua equipe, mantém a saúde dos seus colaboradores protegida ao incentivar o treinamento remoto, driblando o risco ao Coronavírus.

4. Mensurar Resultados

A capacitação está sendo colocada em prática? Então é preciso mensurar os resultados. Dessa forma, você verificará se o projeto de treinamento está andando de acordo com o esperado e os resultados são reais.

Assim, se surgirem imprevistos ou erros, serão facilmente identificados e corrigidos.

Ao finalizar estas etapas de implementação e ação, peça feedbacks aos colaboradores que participaram do aprendizado. 

Pronto! Agora você sabe o que é gamificação, seus benefícios e como realizar sua adoção no negócio.

Para treinamentos corporativos com estratégias de gamificação, contate a Niduu e conheça as soluções que mais trarão resultados ao seu negócio!

Fonte: Niduu - Disseminando Conhecimento.

Niduu Somos uma startup de Educação Corporativa com uma solução que consegue treinar todos os colaboradores de qualquer nível de forma contínua, dinâmica e efetiva com base na Microlearning, Mobile Learning e Gamificação.

Comentar
Compartilhar