7 Dicas para Transformar Treinamentos em Resultados Usando a Gamificação e o Microlearning

Você acredita que é impossível transformar treinamentos corporativos em resultados reais e acha que essas capacitações são um gasto à toa que a sua empresa não precisa ter?

Se a resposta for “sim”, queremos que saiba que elaboramos esse artigo pensando em você! Aqui, mostraremos a você como é possível transformar treinamentos corporativos em resultados reais para a sua empresa!

Logo, você verá que as capacitações não são um gasto em vão, mas sim, um investimento eficiente e de longo prazo aos seus colaboradores! 

Dica #1: Focar no Desempenho da Aprendizagem

A gamificação e o microlearning são grandes aliadas na jornada de aprendizagem dos seus profissionais porque não se trata, apenas, de tornar o ensino mais divertido e com lições rápidas que simplificam a fixação do ensino!

O microlearning favorece a aprendizagem porque:

  • Foca nos GAPS de conhecimento dos seus colaboradores e fornece conteúdo direcionado para o seu desenvolvimento e aperfeiçoamento específico, onde cada módulo se trata de um único GAP;
  • Permite que os seus profissionais consigam acessar as aulas e atividades pelo próprio celular, em qualquer horário e lugar que estiverem.

Ele também é usado para, além de tornar eficiente a jornada de aprendizagem dos colaboradores, reforçar o ensino e se tornar uma opção em casos em que as empresas preferem criar treinamentos à parte.

Por fim, lembre-se de estar entregando um conteúdo de relevância aos seus colaboradores, um material que realmente agregue e supra as necessidades de aprendizagem de cada um.

Para facilitar o reconhecimento dos gaps de conhecimento, criamos uma Planilha de Levantamento de Necessidades de Treinamento para você organizar a capacitação da sua equipe, aproveite!

treinamentos corporativos para resultados

Dica #2: Implementar as Mecânicas de Jogos

Você sabia que implementar as mecânicas de jogos nos treinamentos corporativos faz toda a diferença para conquistar profissionais de alto nível? Isso porque a gamificação, ao invés de sobrecarregar os colaboradores durante o treinamento, os engaja!

É possível unir a gamificação e o microlearning ao:

  • Inserir um quiz de perguntas e respostas rápidas e objetivas nos módulos de aprendizagem para reforçar o ensino e a fixação do conhecimento;
  • Manter os colaboradores atualizados sobre o ranqueamento de pontos e seus desenvolvimentos individuais, tendo acesso às métricas de melhoria.

“E quais são as vantagens de unir a gamificação e o microlearning?”:

  • A nova geração que está ingressando no mercado adoram a ideia de ter acesso a conteúdos gamificados para se aperfeiçoarem;
  • A ideia de conquistar recompensas pelos esforços cativa os colaboradores a se dedicarem mais aos treinamentos;
  • Os módulos de aprendizagem são facilmente acessados pelo celular, em qualquer lugar e em qualquer hora!

Logo, se você quer que a sua empresa cresça, aconselhamos você a implemente as mecânicas de jogos para transformar os treinamentos corporativos em resultados reais para o negócio, ok?

Dica #3: Disponibilizar Conteúdos Certeiros e de Maneira Simplificada

Imagine que você tem dificuldade em liderar e, para desenvolver essa habilidade, você se inscreve em um treinamento para ampliar suas soft skills de liderança. No entanto, quando a capacitação começa, você percebe que o tema abordado não tem nada a ver com o proposto inicialmente, qual é sua reação?

Portanto, atente-se em fornecer conteúdos certeiros para as necessidades dos seus colaboradores. Materiais que realmente agreguem e façam suas competências e habilidades ampliarem.

O microlearning é uma ferramenta excelente para ensinar de maneira simples e rápida, estimular a absorção do conhecimento pelos profissionais e sem interrupção do fluxo de trabalho da equipe!

Dica #4: Ter um Suporte à Gamificação e ao Microlearning

Ter um suporte que auxilie você a gamificar as capacitações e implementar o microlearning na empresa é fundamental, transformando treinamentos corporativos em resultados reais. É isso que você busca, certo?

Você sabia que o Terra divulgou dados onde mostra que profissionais motivados são capazes de produzir até 50% mais em relação a colaboradores que desmotivados? 

Além disso, também é mostrado as seguintes estatísticas declaradas pela OMS segundo pesquisa da ISE Business School:

treinamento com colaboradores

Podemos ver, assim, a urgência que é buscar por uma solução que dê auxílio e apoio para o seu negócio, desenvolvendo e aperfeiçoando seus colaboradores à distância, com as seguintes medidas:

  • Implementar a gamificação nos treinamentos;
  • Adotar ao microlearning nas capacitações também;
  • Adicionar a opção do mobile learning entre os colaboradores;
  • Elaborar treinamentos personalizados de acordo com os GAPS de conhecimento dos profissionais e mais!

Então nos conte: você quer criar treinamentos corporativos gamificados, mas não sabe por onde começar? Entre em contato com a Niduu, a solução em capacitação gamificada de colaboradores, focada em desenvolver as soft e hard skills através de uma jornada de aprendizado gamificada, com microlearning e mobile learning também!

Dica #5: Estimular os Colaboradores a Alcançar Melhores Resultados que os Anteriores

Se você acredita que promover uma competição saudável com ranqueamento de pontos e recompensas para os melhores colocados entre seus colaboradores não é uma boa opção, então considere estimulá-los de maneira individual, os motivando para alcançarem resultados melhores que os anteriores.

Por exemplo, ao invés de haver um ranking com os melhores da equipe, implemente um placar onde cada colaborador acompanhará sua métrica individual de aprendizagem e seu único competidor será si mesmo!

Inclusive, não é porque cada profissional está competindo sozinho que ele terá um desempenho reduzido, afinal, o intuito da gamificação e do microlearning é:

  • Promover a cultura de aprendizagem contínua entre os profissionais, onde a curiosidade pelo conhecimento é despertada e a busca constante por ampliar suas competências e habilidades começa;
  • Estimular desafios que resultem no crescimento profissional e pessoal de cada membro da equipe.

Acredite, quando as mecânicas de jogos e os módulos específicos são colocados lado a lado, a jornada de aprendizagem é eficiente! Para você ter essa confirmação, utilize nossa Planilha de Avaliação de Treinamentos e descubra por si mesmo como é possível transformar treinamentos corporativos em resultados reais!

treinamento de funcionários

Dica #6: Fornecer Feedbacks Construtivos

Já que a gamificação é a responsável por entregar feedbacks em tempo real, quando o microlearning também está inserido no treinamento, é possível fornecer feedbacks construtivos ao seu time.

Esse ciclo de avaliação contínua possibilita que os colaboradores façam uma autoanálise e aumentem sua percepção sobre quais são os pontos que ainda precisam de melhoria, mas isso não basta. É preciso que o líder direto ou seu gestor dê comentários que auxiliem o profissional a se desenvolver em seu potencial máximo!

Inclusive, indicamos que os apontamentos negativos sejam realizados dentro de 24 horas do ocorrido ao colaborador e, claro, de maneira individual.

Dica #7: Promover a Melhora da Retenção de Conhecimento

Será que você sabe por que o microlearning é tão importante para o processo de fixação do conhecimento?

O cérebro humano processa as informações em doses. Portanto, é extremamente difícil ter um bom proveito em treinamentos tradicionais. 

Sabe aqueles treinamentos presenciais, com professores em sala, horários extensos e excesso de informações? Pois é, essas capacitações podem já não trazer resultados eficientes para os profissionais!

O microlearning chegou para complementar o modelo de treinamento tradicional e dar início as capacitações que comportam módulos de assunto específicos, como o blended learning, onde o conhecimento é oferecido de maneira objetiva, simplificada, conforme o participante progride, e mesclando o treinamento presencial com o virtual, tornando o ensino altamente proveitoso!

Além disso, as lições de cada módulo são reforçadas por meio de quiz, o que promove a retenção do ensino na mente do profissional.

Ainda há dúvidas de que é possível transformar treinamentos corporativos em resultados reais? Por fim, entre em contato com a Niduu e reivindique a #4 dica desse artigo: ter um suporte à gamificação e ao microlearning!

Fonte: Niduu - Disseminando Conhecimento.


Comentar
Compartilhar