5 Dicas para Garantir o Sucesso da Universidade Corporativa na sua Empresa!

Ao adotar uma Universidade Corporativa (UC) na sua empresa, você prepara os colaboradores para o presente e o futuro do seu negócio!

A Association for Talent Development (ATD) realizou uma pesquisa onde consta os seguintes dados:

universidade corporativa

Mesmo que o aumento da receita tenha relação com a redução ou corte nas qualificações, seus colaboradores não ficam sem treinamento. A Universidade Corporativa tem o intuito de capacitar os seus profissionais de maneira efetiva, com soluções de treinamento atuais que são implementadas dentro da sua companhia.

Portanto, a UC é uma opção para gestores que focam no crescimento da empresa por meio da qualificação assertiva de seus colaboradores!

Mas afinal, você sabe o que é a Universidade Corporativa e como ela funciona?

O que é Universidade Corporativa?

A Universidade Corporativa, também conhecida como Universidade Empresarial,  é uma instituição de ensino dentro da própria empresa, onde a intenção é capacitar os profissionais para estarem alinhados com o presente e o futuro do negócio.

A UC é responsável pelo Treinamento e Desenvolvimento dos colaboradores, mas também traz outros benefícios:

  • A formação contínua dos profissionais é incentivada, sendo o aprendizado simples e objetivo;
  • As pesquisas internas da organização se tornam mais fáceis, visto que a UC acompanha o desenvolvimento e aperfeiçoamento das equipes, estudando os pontos fortes e a serem fortalecidos, além de coletar feedbacks dos participantes;
  • As competências e habilidades dos seus profissionais são aprimoradas, desde as soft skills até as hard skills;
  • O onboarding de novos talentos se torna um processo sólido e certeiro, combatendo as altas taxas de rotatividade da empresa;
  • As capacitações são constantes, havendo um plano de ensino aos colaboradores.

Além de treinar os profissionais internos da empresa, também é possível estender as capacitações para parceiros, clientes e fornecedores, ensinando sobre a cultura da sua companhia, seus produtos e serviços.

Como Funciona a Universidade Corporativa?

Nós podemos correlacionar a Universidade Tradicional e a Universidade Corporativa. Como ambas são instituições que agregam conhecimento aos participantes, as intenções são semelhantes, mas há algumas diferentes:

universidade empresarial

Sim, as capacitações da Universidade Corporativa podem ser conduzidas online e você pode entrar em contato com uma plataforma de aprendizado virtual para treinar os seus colaboradores, como a Niduu!

5 Vantagens Competitivas que a Universidade Corporativa Conquista para sua Empresa

Como você pode perceber, a Universidade Corporativa traz vários benefícios para sua empresa, mas você sabe quais são as vantagens competitivas ganhas quando se implementa a UC no negócio?

Vantagem #1: Alinhamento dos Colaboradores com a Empresa 

Sabemos que cada empresa possui seu próprio perfil de negócio, certo? A Universidade Corporativa dá cursos que instruem seus colaboradores a entender sobre a cultura do seu negócio, sua missão, visão, valores e normas, alinhando os profissionais com a sua empresa.

Vantagem #2: Profissionais Capacitados para o Amanhã

Sabendo que a causa de uma alta rotatividade na empresa acontece porque os colaboradores não se sentem valorizados e integrados no time, a UC combate isso. 

O intuito é começar a treinar o seu profissional mesmo antes dele começar as atividades na sua empresa, aprendendo mais sobre o negócio, suas funções e atividades do cargo, chegando preparado para o primeiro dia de trabalho.

Vantagem #3: Promove as Habilidades do Futuro

As habilidades do futuro são competências que serão exigidas para todos os colaboradores em breve, e você, com certeza, não pode deixar seus profissionais de fora disso.

A Universidade Corporativa foca no desenvolvimento dessas habilidades, formando um colaborador de alto nível e bem instruído, com competências específicas que trazem mais resultados sólidos para sua empresa, tanto a curto quanto a longo prazo.

Vantagem #4: Encontra os Líderes Certos para sua Empresa

Além dos cursos que desenvolvem as competências emocionais e interpessoais das equipes, a UC incentiva os profissionais a terem voz ativa, o que torna mais simples identificar os colaboradores que têm o perfil de liderança para o negócio.

Vantagem #5: Aumenta os Resultados do Negócio

A Universidade Corporativa promove a busca por resultados e pontualidade de prazos da sua equipe. Eles se tornam profissionais comprometidos com o negócio, com uma postura mais madura e que sabe lidar com os desafios que surgem no caminho.

5 Dicas para Garantir o Sucesso da Universidade Corporativa na sua empresa

Agora você busca por dicas para garantir o sucesso da Universidade Corporativa na sua empresa? Então confira aqui!

Dica #1: Alie o Marketing ao RH 

O marketing é importante para difundir a UC na sua empresa, então é importante que o RH e o departamento de marketing trabalhem lado a lado para divulgar essa iniciativa entre os colaboradores do seu negócio.

Dica #2: Abrace a Tecnologia

Estamos na era digital, então não tenha medo de abraçar a tecnologia! 

Utilize-a a favor da sua empresa e prepare treinamento online onde seus colaboradores conseguem estudar na palma de suas mãos, de maneira simples e engajante

Não deixe de usar o mobile learning, o microlearning e a própria gamificação!

Dica #3: Saiba que a Aprendizagem é um Processo Contínuo

A aprendizagem é contínua, tenha isso em mente quando você implementar uma Universidade Corporativa. 

É preciso entender que a busca pelo conhecimento nunca termina e há sempre algo a mais para agregar às competências e habilidades dos profissionais.

Dica #4: Ofereça Programas de Certificação

Por que não oferecer programas de certificação? 

Se tem uma coisa que engaja os colaboradores é investir neles. Considere a possibilidade de criar planos de ensino a longo prazo, onde seus profissionais se formam na sua universidade corporativa e recebem certificados por isso.

Dica #5: Monitore a Universidade Corporativa

Além de elaborar as metas que devem ser alcançadas com a UC, é preciso monitorar o desempenho dos profissionais durante as capacitações. Assim é possível medir o sucesso da implementação e criar novas estratégias de aperfeiçoamento das capacitações.

Por fim você pôde conhecer mais sobre o que é a Universidade Corporativa, quais são suas vantagens e quais são as melhores dicas para fazê-la dar certo, então não deixe de entrar em contato com um de nossos especialistas para descobrir as melhores soluções de treinamento que a Niduu oferece para a sua UC!

educação corporativa

Fonte: Niduu - Disseminando Conhecimento.

Niduu Somos uma startup de Educação Corporativa com uma solução que consegue treinar todos os colaboradores de qualquer nível de forma contínua, dinâmica e efetiva com base na Microlearning, Mobile Learning e Gamificação.

Comentar
Compartilhar