Gamificação nas Empresas: Escalando seu Negócio no Mercado

Você sabia que a gamificação nas empresas auxilia o seu negócio a alcançar uma posição competitiva no mercado?

Isso porque a gamificação não está apenas em treinamentos corporativos, ela também pode ser vista na integração de novos colaboradores e como ferramenta para gerar maior engajamento dos clientes com a sua marca.

Aqui, falaremos um pouco mais de como funcionam as soluções gamificadas e seus treinamentos, que são uma excelente opção de capacitação online durante a pandemia atual, assim como seus benefícios.

Também veremos alguns cases de sucesso de grandes empresas e que você, com certeza, já deve conhecer ou, até mesmo, fazer parte de alguma das experiências adotadas, que não se resumem em apenas treinamento para as equipes!

Gamificação nas Empresas

O que é Gamificação nas Empresas?

Gamificação nas empresas é a implementação de fundamentos de jogos comuns em treinamentos corporativos para maximizar a aprendizagem e, com isso, reunir colaboradores de alto nível que são capazes de conquistar o mercado.

Uma vez que a gamificação é adotada na companhia, se torna perceptível o engajamento das equipes nas capacitações. Isso se reflete no desempenho destes profissionais em suas funções, onde estarão mais preparados e produtivos para gerar resultados.

Inclusive, já era previsto que a gamificação ganharia o mercado, trazendo diversos benefícios para as empresas e colaboradores que participassem dessa implementação, como dito pelo Cision PR Newswire, líder global em inteligência de mídia, em 2013.

Em sua afirmação, seria possível maximizar o engajamento dos colaboradores, aumentar a relevância da marca no mercado e fidelizar os clientes. 

Portanto, por mais que ainda seja novidade para muitas empresas, essa vantagem competitiva em treinamentos já estava se tornando conhecida no mercado internacional e, claro, ganhando palco no Brasil!

Porém, não basta que se compreenda que a gamificação é algo bom para a sua companhia, é necessário saber como ocorre o seu funcionamento e quais são os grandes benefícios conquistados com ela.

Como Funciona a Gamificação nas Empresas?

A gamificação nas empresas pode surgir de várias formas e, inclusive, em diversos momentos em que a sua companhia necessite de um auxílio para aperfeiçoar os processos e alavancar no mercado.

Ela pode ser tanto online quanto offline, ser incorporada em treinamentos corporativos, em aplicativos para fidelizar clientes, estimular o onboarding de novos talentos e mais opções que são capazes de aumentar as vantagens competitivas da sua empresa.

A gamificação apresenta algumas características que são importantes de serem mantidas quando sua adoção é realizada entre os colaboradores, como o sistema de pontuação, ranking e recompensas.

Além disso, é indicado que a participação dos integrantes da sua equipe ou dos clientes do seu negócio não seja exigido. Entregue a oportunidade, mostre os benefícios e deixe a participação seja voluntária, assim como em jogos comuns.

4 Etapas para Gamificar Qualquer Coisa!

Abaixo você poderá aprender como gamificar qualquer coisa e melhorar os resultados da sua companhia em 4 etapas, confira!

1. Definir o Objetivo

Há alguma deficiência nos processos da sua empresa? É essa deficiência que será gamificada para obter melhorias, conquistando o objetivo que foi estabelecido previamente.

É importante apontar o objetivo desde o início, o tornando claro para que, assim, seja possível focar nas melhores maneiras de alcançá-lo.

2. Diagnosticar o Público

É preciso compreender quem são as pessoas que estarão envolvidas na gamificação, estudando seu perfil social e comportamental

Sabendo isso, é possível dar início a próxima etapa.

3. Estabelecer a Mecânica

A mecânica da gamificação é, em suma, como o jogo acontecerá. 

Em outras palavras, será decidido como a pontuação, ranking e o sistema de recompensas funcionará. Tudo isso buscando se encaixar no perfil traçado do público para que haja o maior envolvimento das pessoas com gamificação.

4. Determinar as Recompensas

No final, é importante determinar boas recompensas

Por exemplo, quando o seu público são seus próprios colaboradores, os prêmios podem ser:

  • Um coffee break com os gestores e diretores da companhia para estimular o networking.
  • Folgas/viagens para os participantes da gamificação que obtiveram maiores resultados.
  • Disponibilizar mais cursos ou maneiras de obter conhecimento acerca da profissão do colaborador.

Enquanto que, quando o público da gamificação for consumidores, pode-se considerar as seguintes recompensas:

  • Desconto na próxima compra.
  • Ganhe 1 leve 2.
  • Participação em sorteios.

No entanto, quando falamos sobre a gamificação focada em treinamentos corporativos, a abordagem é um pouco diferente.

4 Etapas para Implementar a Gamificação em Treinamentos Corporativos

Agora, quando falamos de gamificação em treinamentos, as etapas se diferem um pouco, mas seus resultados serão igualmente satisfatórios para maximizar os resultados da sua empresa, veja as 4 etapas abaixo.

1. Indicadores de Desempenho

Os Indicadores de Desempenho são métricas importantes para identificar onde está havendo uma deficiência no negócio, seja em processos operacionais ou dificuldade de colaboradores.

Com isso, é possível fazer o levantamento das necessidades de treinamento e traçar um plano para suprir o problema com a capacitação gamificada.

Criamos uma planilha para facilitar o seu negócio a definir as deficiências e dificuldades.

2. Diagnóstico de Colaboradores

Assim como na gamificação para qualquer finalidade, é fundamental que haja o diagnóstico do público e, neste caso, é estudar sobre o perfil dos seus colaboradores.

Dessa forma, podemos dar início na etapa seguinte.

3. Elaboração e Implementação do Treinamento Gamificado

Nesta etapa, o treinamento será elaborado baseado no perfil dos seus colaboradores para que haja um bom engajamento deles com o aprendizado, além de realizar a implementação na empresa.

Como já dito, é interessante que a participação seja voluntária e, para estimular os profissionais que precisam se aperfeiçoarem, mostre os benefícios do treinamento, assim como as recompensas que podem ser conquistadas a partir dela.

A implementação deve ser simples e tranquila e, uma vez adotada, o acompanhamento do aprendizado começa.

4. Acompanhamento e Mensuração de Resultados

Mensuração de Resultados Gamificação

Uma das etapas mais essenciais do treinamento gamificado é realizar o acompanhamento do ensino e a mensuração de resultados.

Este acompanhamento é feito, geralmente, pelo próprio RH e tem, como função, observar a melhoria dos colaboradores que estão participando dos treinamentos.

Agora, sobre a mensuração, é a etapa final do treinamento, onde os resultados da capacitação serão analisados na prática para constatar se houve um retorno positivo do ROI.

Essa mensuração é importante tanto para o treinamento gamificado quanto para quaisquer processos que adotaram a gamificação na companhia como solução de problemas.

Para acompanhar o ROI das capacitações da sua empresa, preparamos um material excelente para você!

Quais são os Benefícios da Gamificação nas Empresas?

Diversos benefícios podem ser descritos, tanto para colaboradores quanto para a própria empresa. Vamos falar um pouco sobre 5 deles?

1. Ambiente Saudável

Quando os integrantes do time participam de treinamentos, é buscado, pelo líder, manter um nível saudável de competição, estimulando os participantes a superarem suas dificuldades e se capacitarem mais nos aprendizados acerca de seus cargos.

Esse ambiente saudável de competitividade pode ser levado para o dia a dia da empresa, onde há metas que devem ser cumpridas e, para os que mais trazem resultados, recompensas são ganhas.

2. Sentimento de Conquista

É ótimo conquistar um resultado proveniente da sua própria dedicação, certo? Quando o colaborador tem a oportunidade de se capacitar profissionalmente e vê os resultados dessa dedicação chegando, o sentimento de conquista se torna presente.

Esse sentimento é capaz de gerar mais motivação para a pessoa e, com isso, mais resultados para a empresa, o que veremos no benefício abaixo.

3. Aumento da Produtividade

O aumento da produtividade ocorre quando há um ambiente de trabalho saudável, com uma competitividade amigável e o sentimento de conquista presente no colaborador.

Essa é uma vantagem para a empresa, visto que um colaborador produtivo traz, com certeza, mais resultados para o negócio. Inclusive uma maior positivação do cliente, porque ele se sentirá preparado e inspirado para lidar com o público.

Lembre-se que aumentando a produtividade do seu colaborador, os lucros também aumentam, o ROI se torna positivo e a sua empresa se estabelece no mercado.

É importante estar sempre atento ao ROI do seu negócio e, para isso, elaboramos esse material exclusivo para você!

4. Desenvolve Autonomia

Quando a gamificação é utilizada em treinamentos corporativos, a intenção é tornar o participante o próprio protagonista da capacitação, onde o aprendizado estará disponibilizado, basta que ele se engaje. 

Uma vez que ele presencia os resultados positivos para sua vida profissional, cada vez mais ele terá vontade de adicionar conhecimentos ao seu currículo, os quais ele buscará por conta própria.

Portanto, podemos dizer que a gamificação desenvolve a autonomia e, além disso, desperta o desejo no seu colaborador de sempre se aperfeiçoar mais!

5. Simplicidade de Ensino

Um dos benefícios mais importantes da gamificação nas empresas é a simplicidade de ensino. 

Há empresas que adotaram o microlearning e o mobile learning para tornar os treinamentos mais intuitivos e fáceis, como a Niduu.

Se você ainda não sabe, o microlearning é todo o aprendizado sendo entregue de forma objetiva e em lições curtas, onde há maiores chances do ensino ser fixado na mente do seu colaborador de forma permanente

Enquanto isso, o mobile learning possibilita que todos os membros da sua equipe realizem a capacitação pelo próprio celular, independente de onde estejam e, inclusive, independente do horário que tenham disponível para se desenvolverem profissionalmente.

Gamificação nas Empresas: Exemplos de Sucesso

A gamificação nas empresas não se limita em treinamento de equipes e onboarding de novos talentos, sabia?3

A seguir, veremos 5 exemplos de sucesso que utilizaram da gamificação para maximizar os resultados do negócio, bater metas em curto períodos de tempo, fidelizar clientes e mais.

1. Google

O Google surgiu com a ideia de adotar um jogo de despesas de viagem entre suas equipes, onde a dinâmica consistia, de forma individual, no controle das despesas de uma viagem de negócios.

A motivação? Cada centavo economizado era adicionado, de forma real, no salário do colaborador, havendo, ainda, a opção de direcionar estes ganhos para uma instituição de caridade.

2. Vivo

O call center é um setor essencial para uma empresa captar clientes, gerar vendas, driblar reclamações e muito mais. Em suma, é a base da companhia.

Sabendo disso, a Vivo implementou uma plataforma interativa capaz de aperfeiçoar os seus colaboradores por meio de storytelling onde, dentro dela, cada participante criava seu próprio avatar.

Case Gamificação

Além de interagir com os outros colaboradores que estavam participando da dinâmica, ainda havia mais 4 personagens que tinham, como função, desenvolver as competências de cada participante.

3. Netflix

Durante a Comic Con de 2015, a Netflix marcou presença e impressionou a todos com uma ferramenta capaz de integrar diversos smartphones com uma grande tela durante o evento.

Nessa tela, apareciam atividades para serem realizadas, as quais, os conectados pelo celular, participavam simultaneamente dos desafios.

Na época isso fez tanto sucesso que a Netflix continuou levando a ferramenta para as feiras seguintes e em 2017 foram mais de 15 mil participantes conectados!

4. Starbucks

Se você é um consumidor frequente do Starbucks, você já deve ter ouvido falar sobre o Starbuck Rewards, sim? É um programa de fidelidade da própria empresa onde, pelo aplicativo de celular, pontos são ganhos após uma nova compra.

Estes pontos podem ser trocados por recompensas posteriormente, tudo dependerá do nível de fidelidade com a rede de cafeterias.

5. Santander

O banco criou o Santander Universitário, que já era bastante conhecido e, depois de algum tempo, adotou a gamificação também.

Quando o estudante baixa o aplicativo no celular, é possível participar de competições de bolsas relacionadas a cursos de empreendedorismo, que podem ser nacionais ou internacionais. 

Essa ação deu espaço para novos profissionais se capacitarem e, claro, o benefício ao próprio banco Santander de conquistar novos clientes e os fidelizou. 

Quer conhecer mais um case da gamificação? Então conheça as vantagens que o Grupo Mateus conquistou com a Niduu!

Acredito que, agora, se tornou claro os benefícios da gamificação e, inclusive, de como ela pode funcionar no seu negócio, certo? Portanto, se você busca por grandes resultados com a gamificação nas empresas, entre em contato com a Niduu.

Fonte: Niduu - Disseminando Conhecimento.

Niduu Somos uma startup de Educação Corporativa com uma solução que consegue treinar todos os colaboradores de qualquer nível de forma contínua, dinâmica e efetiva com base na Microlearning, Mobile Learning e Gamificação.

Comentar
Compartilhar