Cultura Organizacional com Treinamentos: como fortalecer

Toda empresa de sucesso tem como marca a cultura organizacional inabalável, que é mais poderosa do que qualquer investimento.


Aliás, a força da cultura está na sua essência quase misteriosa, que se manifesta em cada atitude dos colaboradores e comunicação corporativa.  


São valores, princípios e comportamentos enraizados nas bases da organização, capazes de direcionar seu desempenho e criar vantagem competitiva.


Empresas que ostentam uma cultura vigorosa são famosas pelos excelentes índices de engajamento, produtividade nas alturas e retenção dos melhores talentos.


Então, como construir uma cultura que favoreça os resultados do negócio? Embora as mudanças culturais não sejam fáceis, você pode alcançar esse objetivo por meio da educação corporativa, estratégias de RH e alterações em processos.


Se você quer aprender a construir uma cultura de peso, leia com atenção e siga nossas dicas.


Definindo a cultura organizacional


Cultura organizacional é o sistema social que rege valores, crenças, comportamentos e o modo de trabalhar em uma organização, bem como sua interação com os públicos interessados.


É a própria essência e DNA da empresa, a identidade que a diferencia de todas as outras e influencia as atitudes de seus membros.


Como toda cultura, inclui pressupostos, mitos, rituais, normas e processos de comunicação próprios, que aparecem em todos os níveis da organização.


As informações mais importantes sobre a cultura organizacional estão na missão, visão e valores, que determinam sua posição, objetivos e o que é valorizado dentro da empresa.


Para facilitar o entendimento, o teórico Idalberto Chiavenato compara a cultura corporativa a um iceberg, que tem somente uma pequena parte visível.


Isso significa que sua maior parte é intangível, ou seja, as percepções, sentimentos e valores estão ocultos da nossa consciência. Por isso é tão difícil analisar a cultura organizacional, pois suas raízes são mais profundas do que um punhado de palavras e slogans de impacto.


Importância de fortalecer a cultura


Embora invisível, a cultura organizacional é decisiva para o sucesso do negócio, pois define como as pessoas se comportam e seu nível de satisfação e engajamento no trabalho.


Segundo o relatório da Deloitte CulturePath™, 86% dos executivos entrevistados ao redor do mundo afirmam que a cultura de uma empresa é muito importante, enquanto 82% a consideram determinante como vantagem competitiva.


Em contraste, somente 12% acreditam que sua cultura está no caminho certo, apesar dos resultados serem 50% melhores em culturas alinhadas à estratégia.


O diferencial da cultura vibrante está nos colaboradores altamente engajados, ambiente propício à inovação, aumento nas taxas de retenção de talentos e melhora na produtividade em geral.


Afinal, quando as pessoas se identificam com os valores da empresa, elas tendem a dar o seu melhor e tomar os objetivos do negócio como seus próprios.


Efeitos de uma cultura sólida


Com uma cultura organizacional forte, sua empresa se torna uma comunidade poderosa, capaz de inspirar resultados extraordinários.


De acordo com o estudo 2018 Global Culture Report da O.C. Tanner, os cinco elementos da cultura sólida são:


  • Propósito: deve ser inspirador e engajar todos os membros na missão da empresa;
  • Oportunidade: ter oportunidades de crescimento pessoal e profissional, com opções de treinamentos, cursos e aprendizado contínuo;
  • Sucesso: um senso de sucesso em cada tarefa, que permite a todos os colaboradores conhecerem o valor e importância de seu trabalho;
  • Reconhecimento: pode vir na forma de elogios, menções, homenagens e gratificações diversas;
  • Bem-estar: a garantia de saúde física, mental e financeira dos colaboradores para elevados níveis de bem-estar e satisfação no trabalho;
  • Liderança: forte, que inspira confiança, respeito e admiração nos colaboradores.


Só para citar alguns números, as empresas que atendem aos seis critérios têm 74% mais chances de aumentar suas receitas e colaboradores quatro vezes mais engajados.


Além disso, 91% dos executivos concordam que uma cultura baseada em propósitos está intimamente relacionada com o desempenho financeiro superior (Deloitte).


Cultura organizacional inabalável em 5 passos


Agora que já sabemos as vantagens de uma cultura organizacional inabalável, está na hora de aprender a construí-la.

Confira nosso passo a passo para sua transformação cultural.


1)  Faça o diagnóstico cultural


Para começar, você precisa fazer o diagnóstico completo da cultura organizacional vigente.


Algumas ferramentas úteis para isso são as pesquisas de clima, surveys e entrevistas, que detectam os sentimentos e percepções dos colaboradores a respeito da empresa.


Assim, você vai descobrir se os valores formais da empresa estão sendo realmente praticados ou se a realidade é totalmente diferente da teoria.


2)  Construa as bases da organização


Com o diagnóstico em mente, chega o momento de construir as bases da cultura ideal para a empresa.


Para isso, é preciso definir um propósito virtuoso e desdobrar a missão, visão e valores adequados à proposta de valor da organização.


Sua empresa combina com uma cultura de inovação? Ou será que uma cultura mais humana é o caminho certo? Talvez uma cultura de performance ou de resultados?


Cada organização é única e precisa encontrar sua personalidade.


3)  Comece pelo recrutamento e seleção


O RH tem um papel central na mudança cultural, que começa desde o recrutamento e seleção dos talentos certos.

No caso, o profissional ideal é aquele que compartilha dos valores da empresa e se encaixa perfeitamente no processo que chamamos de “fit cultural”.


Para atrair esses candidatos ideais, é importante falar sobre o propósito da empresa, sua história e princípios.


4)  Use ferramentas de comunicação e colaboração


Para envolver todos os colaboradores na cultura organizacional, você precisa abrir os canais de comunicação e incentivar a colaboração coletiva.


Soluções tecnológicas como redes sociais corporativas, plataformas de crowdsourcing e comunicadores digitais são excelentes opções. Somente com o livre fluxo de informações será possível mudar e consolidar a nova cultura.

5)  Invista em treinamentos contínuos


Mais uma vez, o RH aparece como apoio principal para a consolidação da cultura, com a função de embaixador das ideias da empresa juntamente com seus líderes.


Para transmitir a essência da organização aos colaboradores, nada melhor do que treinamentos contínuos e dinâmicos.


Mas não adianta fazer aquela apresentação tediosa com o histórico da empresa no telão. É preciso alcançar as pessoas de forma criativa e empolgante, incluindo a cultura na grade de aprendizado.


Você pode, inclusive, criar um treinamento específico para adequação cultural e recompensar os colaboradores pela participação e sugestão de ideias.


Se você quer treinamentos mais flexíveis e instigantes, há soluções digitais que combinam gamificação, microlearning e mobile learning para turbinar a experiência.


Assim, os colaboradores podem aprender a qualquer hora e lugar com microlições que valem pontos e desafios estimulantes.

Com essa estratégia inteligente, sua cultura organizacional inabalável será uma consequência natural.


Conseguiu imaginar essa solução? É real, viável e mais simples do que você pensa. Clique aqui e surpreenda-se.

Fonte: Niduu - Disseminando Conhecimento.

Niduu Somos uma startup de Educação Corporativa com uma solução que consegue treinar todos os colaboradores de qualquer nível de forma contínua, dinâmica e efetiva com base na Microlearning, Mobile Learning e Gamificação.

Comentar
Compartilhar