Porque Você Deveria Coletar Feedbacks no Processo de Integração

O feedback nada mais é do que a reação de uma pessoa a um processo, o que pode ser entendido no meio empresarial como uma avaliação destes processos. Essa avaliação pode ser sobre a empresa ou realizada pela empresa para seus colaboradores ou equipes.

Por exemplo, após a realização de um projeto, o supervisor pode (e deve) sempre avaliar e comentar os bons pontos e os pontos a serem melhorados sobre as ações e resultados obtidos.

Essa relação pode ocorrer também no outro sentido, como quando um colaborador, equipes ou mesmo clientes avaliam os processos empregados pela empresa.

Os feedbacks são chamados positivos quando ressaltam boas práticas empregadas e a serem melhorados quando pedem mudanças nos métodos utilizados. São críticas construtivas.

No entanto, um feedback nunca deve ser encarado como algo ruim: é uma maneira de ajudar a melhorar cada vez mais as práticas daquela empresa, colaborador ou equipe.

Dar e receber feedbacks são práticas essenciais para o desenvolvimento profissional de colaboradores, para a empresa como um todo e consequentemente para a otimização de resultados.

Apesar de poderem ser empregados em diversos processos dentro de uma empresa, neste artigo falaremos sobre o feedback no processo de integração de colaboradores, como coletá-los e seus benefícios.

Como os Feedbacks Ajudam no Processo de Integração?

Após todo o trabalho dedicado em desenvolver um bom processo de integração de novos colaboradores, como saber se ele foi realmente um sucesso?

feedback no processo de integração

Os processos de integração são vias de duas mãos: da empresa para o novo colaborador e vice versa.

Por essa razão, coletar feedbacks no processo de integração pode proporcionar à empresa informações valiosas para otimizar cada vez mais essas práticas.

Além disso, o colaborador poderá contar com a certeza de que a nova etapa em sua vida profissional será construída em um ambiente em que sua voz e suas opiniões são valiosas.

Confira os principais benefícios de coletar feedbacks sobre o onboarding (ou processo de integração):

  1. Você descobrirá se o processo foi realmente um sucesso;
  2. Em geral, coletar feedbacks de colaboradores revelará como eles se sentem em relação à empresa e ambiente de trabalho;
  3. Você entenderá quais são os pontos fracos e poderá prover melhorias;
  4. Você entenderá os pontos fortes de seu negócio e poderá, por exemplo, dar destaque a eles em futuros processos seletivos;
  5. Criar uma cultura de coleta de feedbacks irá gerar um bom volume de dados que poderão ser analisados com o tempo. Dessa forma, entender a evolução da empresa fica mais fácil, além de prover diversos insights.

De Quem Devo Coletar os Feedbacks Após o Processo de Integração?

Coletar feedbacks de seus colaboradores é um processo muito mais simples do que você imagina.

Se você realizou todo o processo de onboarding, quer coletar feedbacks mas não sabe por onde começar, é só continuar lendo, que te ensinamos!

O primeiro passo de todo esse processo é saber a quem solicitar os feedbacks.

Talentos Recém Contratados

As primeiras pessoas a quem você deve solicitar feedbacks após o processo de integração são os novos colaboradores, ou os talentos recém contratados.

O objetivo de coletar feedbacks de novos colaboradores é entender como eles sentiram durante o processo.

Sobre esse grupo, também é importante entender do que gostaram, do que não gostaram e como acham que esses pontos poderiam ser melhorados.

Gerentes e Líderes

Quando um novo colaborador é introduzido em uma equipe, seu supervisor ou gerente é alguém cujo feedback será de grande valor para a empresa.

Isso ocorre porque os supervisores são as pessoas que entendem melhor o papel desse novo membro da equipe, assim como o de todos seus colegas.

Dessa forma, supervisores e gerentes são boas referências para entender se o processo foi satisfatório ou não. 

Além disso, por estarem em constante contato com toda a equipe, são capazes de fornecer valiosos feedbacks levando em consideração os ânimos dos colaboradores.

Colegas de Equipe

Naturalmente, um novo colaborador passará boa parte de seu tempo com os colegas de equipe. Isso faz com que suas opiniões sejam extremamente importantes em relação ao processo de integração.

Se houver tempo hábil para tal, busque feedbacks de toda a equipe. Eles podem prover bons insights sobre a experiência de onboarding.

Mas tome cuidado, o feedback da equipe não é uma avaliação do novo colaborador, mas sim do processo de integração. 

O importante aqui é coletar as opiniões desses colaboradores sobre o processo em si, ou seja, das ações da empresa para integrar o membro da equipe, e não sobre o seu desempenho.

Qual a Melhor Forma de Coletar Feedbacks?

Você já sabe a importância dos feedbacks e também a quem solicitar. Agora, qual é a melhor maneira de coletá-los?

Na verdade, você pode coletar feedbacks de qualquer maneira que você sinta que será útil para sua empresa.

No entanto, é importante que esses feedbacks apresentem dados tanto qualitativos quanto quantitativos. 

Os dados quantitativos são, de maneira simples, dados que podem ser agrupados e expressos maneira numérica. 

Por exemplo, se você realizar uma pergunta simples aos envolvidos no processo, de resposta “sim” ou “não”, você pode agrupá-los de maneira quantitativa: os que responderam “sim” e os que responderam “não”.

Se a pergunta permitir uma resposta mais complexa, onde o colaborador dá sua opinião livremente sem se limitar a respostas prontas, são dados qualitativos.

Eles não podem ser agrupados, pois todas as opiniões são diferentes, mas são tão valiosos quanto os dados quantitativos.

Separamos dois exemplos de situações em que você poderá coletar feedbacks de dados qualitativos ou quantitativos. Descubra:

Pesquisas Anônimas

As pesquisas anônimas são formas muito fáceis e simples de coletar feedbacks quantitativos. 

Você pode, por exemplo, distribuir formulários do Google com perguntas estratégicas a todos seus colaboradores.

Você pode realizar perguntas de respostas “sim” ou “não” que te auxiliarão a entender como os envolvidos se sentiram durante o processo, além de gerarem dados facilmente visualizáveis (em tabelas ou gráficos, por exemplo).

Claro que, em alguns casos, as perguntas podem variar de acordo com quem dará o feedback (novos colaboradores, gerentes ou líderes, membros da equipe).

Alguns exemplos de perguntas de resposta “sim” ou “não” que podem ser feitas para o novo colaborador:

  1. O processo de integração fez você se sentir acolhido?
  2. Você conseguiu tirar suas dúvidas durante o processo?
  3. Você compreendeu as regras de segurança da empresa?


Reuniões Individuais

Reuniões individuais são excelentes para coletar dados qualitativos. Você poderá entrevistar individualmente seus colaboradores e descobrir como eles se sentem.

Elas são importantes para que o feedback possa compreender situações mais complexas e específicas para cada indivíduo. 

Por exemplo, em uma entrevista o novo colaborador pode explicar o porquê de não ter se sentido acolhido no processo de integração e propor uma solução, enquanto os feedbacks quantitativos se limitam apenas a demonstrar se ele se sentiu ou não acolhido.

No entanto, ao coletar grande quantidade de feedbacks, você poderá encontrar certa dificuldade em demonstrar todas as opiniões, uma vez que são todas distintas e não podem ser agrupadas.

Uma boa solução é apresentar em tópicos as principais ideias de cada entrevistado, por exemplo, de maneira que todas as principais ideias sejam contempladas.

feedback no processo de onboarding de novos colaboradores

Adote Agora a Cultura de Feedbacks na sua Empresa

Agora que você já sabe a melhor maneira de coletar seus feedbacks, otimizando os processos de onboarding de sua empresa, fica o desafio: adotar uma cultura de feedbacks em toda a empresa, e não apenas no processo de integração.

Adotar a cultura de feedbacks, no entanto, não se resume a apenas coletá-los, pois exige que toda a cultura organizacional se transforme. Os feedbacks deverão ser entendidos como uma prática comum em seu negócio.

Para isso, lembre-se de sempre estimular entre seus colaboradores, equipes, líderes e supervisores a troca de feedbacks em quaisquer processos, para que possam ser melhorados a todo momento.

Não se esqueça também de fortalecer a ideia de que feedbacks são críticas construtivas, que têm por objetivo melhorar as práticas empresariais. Isso é importante para que todos se sintam confortáveis recebendo e dando feedbacks.

Se você ainda tem dúvidas sobre o desenvolvimento de novas culturas organizacionais, neste artigo você encontra mais informações e dicas sobre o assunto. Confira!

Fonte: Niduu - Disseminando Conhecimento.

Niduu Somos uma startup de Educação Corporativa com uma solução que consegue treinar todos os colaboradores de qualquer nível de forma contínua, dinâmica e efetiva com base na Microlearning, Mobile Learning e Gamificação.

Comentar
Compartilhar