O onboarding gamificado é a chave de sucesso para o seu negócio!
Ele traz benefícios que agregam uma enorme vantagem competitiva a sua empresa, além de incentivar a incorporação eficaz de um novo colaborador na sua equipe.
“Mas eu não sei o que é o onboarding gamificado, e agora?”. Não se preocupe, explicaremos tudo aqui!
O onboarding gamificado é o incentivo a integração de novos talentos utilizando as mecânicas de jogos comuns, onde a inclusão é promovida de uma maneira sólida e engajante para todos os profissionais da sua empresa.
Você sabe o que acontece com empresas que não realizam um onboarding efetivo? Uma pesquisa realizada pela Jobvite trouxe os seguintes dados:
- Ocorre a baixa produtividade dos recém-contratados já que eles não receberam as orientações necessárias durante o período que deveria acontecer a integração;
- Quando a integração não é disponibilizada de maneira digital ou pelo celular, pode haver o comprometimento da qualidade do processo;
- A integração é ineficaz se não houver acompanhamento das métricas de desenvolvimento e resultados, sendo indicado, também, coletar feedbacks.
Ainda assim 35% das empresas gastam, em média, 11 mil dólares para contratar um novo profissional, mas não gastam nada para promover o onboarding desse colaborador recém-chegado.
Outro dado interessante é que 20% dos novos talentos solicitam sua saída da empresa apenas 45 dias após começarem suas atividades, aumentando a taxa de rotatividade dos colaboradores.
Resultado: a reputação da empresa entre os clientes se torna negativa, o employer branding é comprometido e o negócio, ao invés de crescer, começa a se retrair no mercado.
Então se a sua companhia não implementou o onboarding gamificado ainda, trouxemos 5 regras que são capazes de reverter a situação da sua empresa e criar uma integração sólida e de sucesso, unindo a equipe e capacitando os colaboradores.
Regra #1: Busque por uma Solução em Onboarding Gamificado e Treinamentos Corporativos
Há empresas especializadas em onboarding gamificado e treinamentos corporativos, entre em contato com elas!
A Niduu, por exemplo, é uma solução excelente para promover a integração de novos talentos por meio da gamificação e também prepara capacitações personalizadas aos seus colaboradores.
Além da gamificação e suas recompensas, a Niduu integra o mobile learning e o microlearning em suas soluções, sendo treinamentos online e em lições curtas e objetivas que você e os seus profissionais podem fazer na melhor hora e lugar que escolherem.
Inclusive, você tem a oportunidade de acompanhar as métricas de desenvolvimento e aperfeiçoamento dos profissionais pelo próprio aplicativo de treinamento da Niduu, além de disponibilizar documentos, informações e dados importantes aos seus colaboradores através da Plataforma Creator.
Então sempre tenha ao lado da sua empresa uma solução especializada em onboarding gamificado e treinamentos corporativos para dar todo o suporte que sua companhia precisa!
Regra #2: Use o Mapa da Empatia para Conhecer os seus Colaboradores
Você já ouviu falar sobre o Mapa da Empatia? A segunda regra que trouxemos para um onboarding gamificado de sucesso é uma ferramenta simples, mas capaz de determinar o comportamento do seu colaborador e do seu público.
Quer mais facilidades? Você pode fazer um teste com os seus colaboradores para descobrir mais sobre o comportamento de cada um baseado nos 4 Arquétipos de Bartle:
- Socializador - focam em interagir com outros jogadores;
- Conquistador - focam em desbravar o jogo;
- Explorador - focam em acumular pontos e riquezas;
- Predador - focam em derrotar outros jogadores.
Através do Mapa da Empatia e dos Arquétipos de Bartle você consegue traçar o perfil dos seus profissionais, elaborar um plano de integração e capacitação sólido e criar recompensas cativantes de acordo com o desejo de cada um.
Regra #3: No Onboarding Gamificado a Aprendizagem é o Foco
De que adianta focar no treinamento, mas não no aprendizado?
A gamificação, o microlearning e o mobile learning chegaram para agregar conhecimento aos seus profissionais, conquistando benefícios como:
- Colaboradores engajados com a aprendizagem devido a competição saudável, ranking de pontuação e recompensas, resultando na união da equipe, aperfeiçoamento de habilidades e competências e a incorporação do novo talento ao time;
- Profissionais se tornam protagonistas do próprio aprendizado, tendo a oportunidade de escolher o melhor horário e local de treinamento;
- Os colaboradores não se sentem sobrecarregados com o excesso de informações durante as interações e aprendizados, tudo é disponibilizado em pequenas doses de conhecimento que auxiliam na fixação do ensino.
Quando você for buscar por um onboarding gamificado e treinamentos, não abra mão desses benefícios. Estamos no período da transformação digital e a sua empresa deve se adequar às novas soluções para continuar crescendo no mercado.
Regra #4: As Regras e Instruções Devem ser Claras e Objetivas
As regras e instruções devem existir para seguir o princípio da gamificação, aplicando da mesma forma para todos.
Ao conhecer o perfil dos seus colaboradores e elaborar as recompensas, explique as regras e instruções de maneira clara e objetiva. A recompensa os motiva a participarem do onboarding gamificado e os encoraja a se desenvolverem para conquistar os prêmios.
Aqui, tanto os profissionais antigos quanto os recém-contratados têm oportunidade de interagirem e se aperfeiçoarem, incentivando a integração.
Regra #5: Promova uma Competição Saudável entre Colaboradores
A competição saudável é promovida assim que os princípios da gamificação são implementados de maneira correta, então dê atenção especial às seguintes mecânicas:
- Sistema de pontuação;
- Ranking de colocação;
- Clareza nos objetivos;
- Regras bem definidas;
- Participação voluntária.
Lembre-se que o intuito do onboarding gamificado é promover a incorporação de um novo talento a equipe, além de aperfeiçoar seus colaboradores de maneira profissional e pessoal, aprendendo e interagindo.
Por fim não deixe de realizar a avaliação de treinamentos para ter certeza de que a integração está sendo eficaz e os seus profissionais estão se desenvolvendo de acordo com a expectativa, assim como mensurar o ROI, que serve para analisar o retorno sobre o investimento que sua empresa realizou nos colaboradores.