O que é Onboarding Gamificado e Como Ele Pode Melhorar Seus Resultados

O Onboarding Gamificado engloba os princípios da gamificação aplicados ao processo de integração de novos talentos. Essas características serão responsáveis por engajar os participantes e, consequentemente, aperfeiçoá-los como profissionais.

Os resultados das capacitações podem ser mensurados pela plataforma de treinamento e, dessa forma, você tem oportunidade de analisar o desenvolvimento dos seus colaboradores e o crescimento do seu negócio no mercado.

“Mas por que adotar um onboarding gamificado se há outras maneiras mais simples de integração?”

Em 2014, uma empresa chamada TalentLMS organizou uma pesquisa para estudar como os princípios dos jogos auxiliam nos treinamentos, onde foi constatado diversos benefícios que são impulsionados pela gamificação, veremos 3 deles aqui!

onboarding gamificado

#1: União das Equipes

É inevitável que a união da equipe aconteça quando a empresa implementa o onboarding gamificado entre os colaboradores.

No momento que há o estímulo dos princípios da gamificação, como sistema de pontuação, ranking de colocação e clareza nos objetivos, uma competição saudável é promovida e os profissionais terão um tempo de qualidade junto, aprendendo e interagindo.

A integração de colaboradores acontece naturalmente quando a gamificação é adotada nas capacitações, principalmente quando há um novo talento na equipe.

A partir dessa união, outros benefícios podem ser conquistados, como a melhora da produtividade porque seus profissionais aprendem a trabalhar em equipe.

#2: Aprendizado Fluído

Indicamos que o onboarding venha acompanhado do microlearning, que são os conhecimentos disponibilizados em leituras curtas. Assim os participantes da integração não se sentem cansados e a fixação do ensino se torna mais fácil.

Além de conseguirem absorver o ensino, também conseguem aprender em qualquer hora e lugar quando há o mobile learning, que é uma tecnologia móvel onde os seus profissionais baixam um aplicativo no celular que contém todo o aprendizado que precisam. 

Por fim, a sua equipe poderá adotar a cultura do aprendizado, onde começarão a buscar conhecimento de forma espontânea!

#3: Aumento da Produtividade

Com a união da equipe e a adoção de um aprendizado fluído, o aumento da produtividade se torna consequência. Então ao adotar o onboarding gamificado, um dos grandes benefícios é o engajamento dos seus colaboradores, gerando resultados reais para o negócio.

A produtividade também está fortemente ligada com a motivação no trabalho, que pode ser promovida com as dicas a seguir:

  • Os líderes devem participar do dia a dia dos colaboradores e explorar o potencial que cada um possui, os aconselhando e guiando para as melhores maneiras de desenvolver as atividades do cargo;
  • Incentive uma boa comunicação entre todos os profissionais, a troca de informações é essencial e os feedbacks também;
  • Promova um ambiente saudável e que estimule as equipes, tanto de maneira criativa quanto de foco no trabalho;
  • Determine metas palpáveis e acompanhe o desenvolvimento dos profissionais para alcançar os objetivos estipulados;
  • Os líderes e gestores devem ter uma postura profissional para servir de exemplo e inspiração às equipes.
  • Forneça recompensas para os colaboradores que se destacarem em suas atividades. Isso os estimula a focar nos resultados.

Por fim, não se esqueça que uma equipe que abraça a cultura organizacional da sua empresa é um time de valor!

5 Etapas para Adotar o Onboarding Gamificado na sua Empresa Agora!

Mas agora você talvez esteja se perguntando como adotar o onboarding gamificado na sua empresa, então fique tranquilo, é mais simples do que você imagina e as implementações podem ser feitas ainda hoje!

Etapa 1: Adotando a Gamificação

integração de colaboradores gamificada

Antes de tudo é preciso que a gamificação seja adotada passo a passo no onboarding. Essa adoção pode ser realizada da seguinte maneira:

  • Divulgar aos colaboradores as regras da integração;
  • Explicar que há um sistema de pontuações e como ele funciona;
  • Esclarecer como a mecânica da capacitação será colocada em prática;
  • Determinar quais são as recompensas.

Não deixe de contar aos colaboradores os benefícios que ganharão ao participar da integração, como capacitação profissional e em alguns casos um plano de carreira.

Etapa 2: Levantando as Necessidades de Treinamento

O levantamento das necessidades de treinamento é fundamental para determinar quais serão as equipes e colaboradores que participarão da capacitação.

Sabendo disso é possível elaborar treinamentos personalizados para combater as dificuldades que os profissionais da sua empresa vêm apresentando, focando no desenvolvimento e aperfeiçoando da equipe.

Você também pode usar a nossa planilha de necessidades de treinamento! Temos certeza que ela facilitará o levantamento da sua equipe!

Etapa 3: Conheça suas Equipes

É preciso que você também conheça o perfil dos seus colaboradores que passarão pela integração. 

Dessa forma é possível elaborar um treinamento que se encaixe com os padrões de comportamento da sua equipe, adequando os mecanismos de gamificação e os níveis de dificuldade dos exercícios.

Etapa 4: Realizando a Implementação

Nessa etapa aconselhamos que você tenha uma solução de treinamentos corporativos ao seu lado! Os treinamentos devem ser estudados e desenvolvidos para os seus colaboradores de maneira personalizada para obter resultados reais e, para isso, a sua empresa precisa de um apoio!

Inclusive, também indicamos que não haja pressão no momento de participar do onboarding

Um dos princípios da gamificação é a participação voluntária, portanto convide os profissionais e converse sobre os benefícios, isso desperta o interesse deles em fazer parte da integração sem que você exija a presença.

Etapa 5: Monitorando os Resultados do Onboarding Gamificado

Por fim, não esqueça de monitorar os resultados! 

Com isso você analisa o que foi aperfeiçoado com o onboarding gamificado, se certificando que o investimento aprimorou as competências dos profissionais e está trazendo resultado reais ao negócio.

Essa análise pode ser feita durante a capacitação da equipe pela plataforma de treinamento em uma aba que só você tem acesso ou pelos indicadores de desempenho da sua empresa, que geralmente é analisado depois da integração terminar.

Portanto, o monitoramento dos resultados se faz necessário para mensurar os resultados da integração de novos colaboradores.

Chegamos ao final de mais um artigo e agora você pode entrar em contato com a Niduu para conhecer as soluções de onboarding gamificado para os seus profissionais, não perca mais tempo e conquiste o crescimento do seu negócio!

Fonte: Niduu - Disseminando Conhecimento.

Niduu Somos uma startup de Educação Corporativa com uma solução que consegue treinar todos os colaboradores de qualquer nível de forma contínua, dinâmica e efetiva com base na Microlearning, Mobile Learning e Gamificação.

Comentar
Compartilhar