5 Etapas para Implementar uma Universidade Corporativa na sua Empresa!

Você já pensou em Implementar uma Universidade Corporativa na sua empresa?

As etapas para implementar uma universidade corporativa são: analisar o cenário da sua empresa, elaborar sua UC, escolher uma plataforma de ensino, criar o conteúdo para os colaboradores e, por fim, incentivar sua participação nos treinamentos.

Pensando em como você pode colocar as etapas acima em prática, nós, da Niduu, separamos elas abaixo, com explicações e dicas para você implementar a Universidade Corporativa na sua empresa também e usufruir de todos os seus benefícios e vantagens!

Etapa #1: Analisar o Cenário Atual do seu Negócio

É preciso analisar o cenário atual do seu negócio antes de elaborar a UC, assim você sabe com o que está lidando e como a implementação deve ser feita.

Comece determinando qual é o objetivo de implementar uma Universidade Corporativa na sua empresa, também estude o orçamento que há para ser investido durante a sua adoção e a quantidade de colaboradores que serão capacitados.

É possível tanto padronizar o treinamento entre as filiais do seu negócio, caso haja, ou criar capacitações que formam os profissionais em habilidades e competências específicas.

Lembre-se que essa primeira etapa é onde você pensa na proporção da UC respeitando o orçamento que sua empresa tem, não o contrário.

Etapa #2: Elaborar a sua Universidade Corporativa

Ao começar a fase de elaboração, você precisa pensar nas seguintes questões:

universidade corporativa

Há empresas que os próprios colaboradores são preparados para instruir outros, mas você deve analisar suas necessidades e contexto, a fim de optar pela melhor maneira de ensino para sua equipe, seja preparando um curso sem instrutores ou contratando esses profissionais para guiar o ensino.

Assim como as universidades tradicionais, a Universidade Corporativa possuem trilhas de aprendizagem, onde seus colaboradores seguem um percurso de treinamento para se capacitarem em determinadas habilidades e competências de acordo com o perfil de cada um, como capacitação para liderança, atendimento, financeiro e outros.

Por fim, é preciso organizar essas trilhas de conhecimento de maneira clara para seus profissionais se capacitarem corretamente em suas áreas de atuação.

Etapa #3: Avalie a Possibilidade de Utilizar Uma Plataforma de Treinamento

Com o auxílio de uma plataforma de treinamentos é possível disseminar a informação de maneira mais ágil e aumentar o alcance dos seus colaboradores, incluindo aqueles geograficamente dispersos.

  • Ao pesquisar plataformas para hospedar e disseminar o seu conteúdo, priorize alguma que seja gamificada e que utilize princípios como o mobile learning, o microlearning, o que pode promover um nível mais alto de engajamento e aproveitamento entre os seus colaboradores. É possível ainda acompanhar o desenvolvimento dos seus profissionais, mensurando resultados e disponibilizar o conteúdo da sua empresa para eles.

Se quiser saber mais sobre como a Niduu tem contribuído para outras Universidades Corporativas, entre em contato com um de nossos especialistas!

Etapa #4: Produzir Conteúdo para seus Colaboradores

O conteúdo é o fator mais importante da Universidade Corporativa, ele deve estar de acordo com as necessidades de treinamento da empresa e realmente agregar aos colaboradores.

Quando os próprios profissionais elaboram os treinamentos da UC, eles criam um material onde há um aglomerado de técnicas e conhecimentos de cada um. No entanto, quando você opta por contratar uma solução em capacitações corporativas, o aprendizado é personalizado para suprir a demanda da equipe e do negócio.

Etapa #5: Incentivar os Colaboradores a Participarem da Universidade Corporativa

Aconselhamos que o departamento de RH e o marketing estejam unidos para divulgar a Universidade Corporativa entre os colaboradores. A intenção aqui é mobilizar as equipes para participarem dos treinamentos.

Também indicamos que os líderes façam uma reunião com seus times para incentivar a presença de cada colaborador nas capacitações, conversando sobre as expectativas e os benefícios individuais conquistados através dos cursos.

Agora é só colocar a Universidade Corporativa em ação!

Empresas que Adotaram a Universidade Corporativa

A Deloitte divulgou um levantamento em que consta uma alta de 42% no número de empresas que adotaram a Universidade Corporativa dentro do negócio.

universidade para funcionarios

Com isso, as empresas viram a necessidade de adotar as Universidades Corporativas em seus estabelecimentos. 

Você sabia que empresas de grande porte já vem fazendo essa adoção há mais de 30 anos? Um exemplo disso é a McDonald’s e a AccorHotels. Você pode conhecer mais a seguir.

Banco do Brasil

O Banco do Brasil lançou a UniBB, uma das primeiras Universidades Corporativas do Brasil e que existe há mais de 40 anos

Essa UC possui mais de 20 polos de ensino espalhados pelo país, sendo um aprendizado à distância focado em alinhar os objetivos e as estratégias da empresa com os colaboradores.

Ambev

A Ambev também tem uma Universidade Corporativa desde 1995, a chamada Universidade Ambev. O foco é capacitar os profissionais da empresa sobre a cultura do negócio, sendo estruturada em 3 eixos, cada um com sua própria linha de ensino:

  • Liderança e Cultura;
  • Funcional;
  • Método.

Leroy Merlin

A Leroy Merlin se estabeleceu no país em 1997 e reúne cerca de 10 mil colaboradores hoje. Para capacitar todos esses profissionais eles colocam em prática um sistema onde um colaborador compartilha seus conhecimentos com os outros

Esses colaboradores são chamados de multiplicadores e são preparados para desempenhar essa função, tanto de maneira técnica quanto pedagógica.

No entanto essa não é a única maneira de difusão de conhecimento que a Leroy Merlin oferece as equipes:

  • Vídeoaulas são adicionadas à plataforma de acesso dos colaboradores;
  • É utilizado demonstrações de contato com os fornecedores;
  • Há laboratórios e feiras de produtos, onde é possível experimentar os itens vendidos nas lojas;
  • A gamificação é colocada em prática, tanto offline quanto online;
  • Existem mentores que acompanham o desenvolvimento da turma, prestando suporte quando necessário.

Todos esses métodos de ensino promovem o conhecimento dos colaboradores de maneira ampla acerca do negócio.

Agora que você sabe implementar uma Universidade Corporativa, não deixe de entrar em contato com a Niduu e conhecer as soluções de treinamento corporativo que podem otimizar o processo de implementação da sua Universidade Corporativa!

treinamento corporativo

Fonte: Niduu - Disseminando Conhecimento.

Niduu Somos uma startup de Educação Corporativa com uma solução que consegue treinar todos os colaboradores de qualquer nível de forma contínua, dinâmica e efetiva com base na Microlearning, Mobile Learning e Gamificação.

Comentar
Compartilhar