Guia para Transformar seu Treinamento em Sala de Aula em Treinamento Remoto

O treinamento em sala de aula já foi extremamente popular, mas, com o avanço da tecnologia, passou a se tornar cada vez mais obsoleto. Hoje, as metodologias de treinamentos remotos podem ser a melhor alternativa para seu negócio.

Seja na educação universitária ou na educação corporativa, estudos têm mostrado crescimento na adesão ao modelo remoto.

Não apenas a crise global da saúde causada pelo novo coronavírus recomenda a intensificação do uso de sistemas remotos para atividades cotidianas, mas a crescente onda de transformação digital já apontava para esse caminho desde a popularização da internet e smartphones.

Por essa razão, aderir a um treinamento com modelo de aprendizagem a distância é mais do que uma necessidade específica do momento, mas uma tendência que utiliza da tecnologia para otimizar processos.

treinamento em sala de aula

Por que é Necessário Transformar seu Treinamento em Sala de Aula em Treinamento Remoto?

A verdade é que transformar seu treinamento em sala de aula em treinamento remoto poderá trazer vantagens para todos os envolvidos no processo.

Para sua empresa, o treinamento remoto pode render grandes economias. Treinamentos presenciais frequentemente demandam gastos com infraestrutura (materiais, local, alimentação), enquanto o treinamento remoto elimina a necessidade desse tipo de gasto.

O colaborador, por sua vez, poderá contar com uma metodologia de ensino muito mais eficaz. Pequenas doses de conhecimento, aliadas a técnicas de estímulos por meio de sistemas de recompensas, tornarão a experiência mais interessante e, por consequência, a retenção do conhecimento será mais eficaz.

Na verdade, num panorama geral, optar por um bom treinamento remoto traz maior praticidade e facilita a gestão e o planejamento para a empresa, além de oferecer comodidade para o aluno, que poderá realizar as lições a qualquer momento ou lugar.

Como Transformar o Treinamento em Sala de Aula em Treinamento Remoto

Pode ser que a transição entre treinamento em sala de aula e treinamento remoto seja um pouco trabalhosa no começo, mas garantimos que são esforços que valem a pena para transformar o seu negócio.

Além disso, os benefícios a longo prazo, como a economia de tempo e recursos, certamente farão a diferença para o gestor, seus colaboradores e a empresa como um todo. 

Se você se interessou pela possibilidade de transformar seus treinamentos presenciais em treinamentos remotos, mas não sabe por onde começar, te explicamos!

Adaptar os Objetivos de Aprendizagem e o Conteúdo ao Ambiente Virtual

As metodologias de um ambiente de aprendizagem virtual são diferentes dos presenciais, portanto, o primeiro passo para adotar o treinamento remoto é adaptar os objetivos e conteúdo ao ambiente virtual. 

Não é possível simplesmente transpor um treinamento presencial para o ambiente virtual, porque cada modalidade tem suas particularidades, mas é possível realizar adaptações de acordo com as finalidades do treinamento.

Por exemplo, se seu treinamento presencial oferece aulas expositivas, talvez seja interessante adaptar o conteúdo dessas aulas a metodologias mais inovadoras, com conteúdos menos extensos e mais diretos, como na microlearning.

O segredo para realizar essa adaptação com sucesso é não ter medo de utilizar as ferramentas e metodologias específicas deste ambiente. O que torna o treinamento remoto uma vantagem sobre os tradicionais é exatamente o bom uso da tecnologia. 

Estabelecer Canais de Comunicação com Colaboradores/Alunos

Se o treinamento não ocorre presencialmente, a comunicação com os alunos também deve sofrer adaptação ao ambiente virtual. É claro que a comunicação presencial pode existir, mas a possibilidade de comunicar-se também por meios virtuais deve se concretizar.

Felizmente, essa etapa é bastante simples, uma vez que os aplicativos e plataformas para comunicação online são abundantes. Você pode, por exemplo, estabelecer grupos e listas de transmissão no WhatsApp, ou realizar reuniões virtuais por meio do Google Meet.

Adotar a Modalidade de Aprendizagem Correta para o seu Negócio 

Não se assuste se parecer difícil escolher uma entre as diversas soluções para aprendizagem a distância no mercado. A dica é analisar com calma e entender qual melhor se encaixa em seus treinamentos.

Para que o treinamento remoto seja vantajoso em relação ao treinamento em sala de aula, é importante que a plataforma escolhida saiba utilizar a tecnologia a seu favor, por meio de metodologias inovadoras e estimulantes.

Por exemplo, se a aprendizagem a distância seguir as mesmas diretrizes de aprendizagens tradicionais, com conteúdo extenso e aulas expositivas, pode ser que a aprendizagem remota não seja uma boa alternativa.

Por isso, é importante escolher uma solução que seja capaz de engajar os colaboradores, tornando-os ativos e interessados. Uma boa alternativa metodológica é, por exemplo, a gamificação.

A gamificação consiste no uso de dinâmicas de jogos para estimular o aluno em seu processo de aprendizagem, utilizando sistemas de recompensas para manter a atenção e interesse.

Ser Claro em Relação a Trilha do Conhecimento que os Colaboradores/Alunos Percorrerão

É importante que os objetivos de aprendizagem para cada colaborador, equipe ou grupo de colaboradores seja claro. Por essa razão, estabelecer trilhas do conhecimento pode ser um passo importante.

As trilhas do conhecimento servem como uma espécie de diretriz da aprendizagem. São estabelecidas normalmente em conjunto entre empresa e colaborador, e visam reunir as mais diversas atividades para atingir o objetivo profissional de cada aluno.

Mas não basta que as trilhas do conhecimento sejam estabelecidas, elas precisam ser seguidas, de maneira a serem diretrizes para os treinamentos e desenvolvimento de cada pessoa. É importante que o colaborador entenda como cada passo se relaciona com sua trilha do conhecimento.

Realizar a Avaliação Final com Indicadores de Desempenho

Muitas pessoas podem achar que o projeto chegou ao fim depois de realizado o treinamento. Isso não é verdade, visto que parte importante do planejamento ocorre ao final de todo o processo.

Os indicadores de desempenho são poderosas ferramentas de metrificação para o gestor. Com elas, você pode acompanhar o desenvolvimento de cada colaborador, além de ser possível gerar insights para planejamentos futuros.

Por exemplo, se você busca desenvolver uma equipe específica, os indicadores de desempenho poderão mostrar onde existe maior dificuldade para cada colaborador ou como um todo, possibilitando que futuros treinamentos tenham foco nessas questões.

Qual o Papel do Líder ao Transformar o Treinamento em Sala de Aula em Treinamento Remoto?

A liderança vai muito além de um cargo ou uma posição. A liderança se constitui como um conjunto de atitudes e comportamentos que são diretamente ligados ao desempenho do colaborador ou equipes.

No processo de transformar um treinamento em sala de aula em treinamento remoto, o líder terá a função de ser a mediação entre a necessidade e a demanda de colaboradores e os objetivos da empresa.

No fim das contas, o papel do líder é de se certificar que as novas diretrizes dos treinamentos são benéficas para todos, atuando com ética, estratégia e engajamento de suas equipes.

treinamento em sala de aula Niduu

Niduu é a solução para transformar seu treinamento em sala de aula em treinamento remoto

E aí, sua empresa está pronta para deixar para trás os obsoletos treinamentos em sala de aula e adotar o modelo remoto de treinamentos? A Niduu tem a solução perfeita para você!

A solução da Niduu para treinamentos usa de doses de conhecimento e gamificação, tornando o processo mais eficiente e interessante, aprimorando os resultados para sua empresa.

Quer descobrir porque os treinamentos da Niduu contam com mais de 80% de engajamento? Solicite uma demonstração e veja como transformar os treinamentos de sua empresa.

Fonte: Niduu - Disseminando Conhecimento.

Niduu Somos uma startup de Educação Corporativa com uma solução que consegue treinar todos os colaboradores de qualquer nível de forma contínua, dinâmica e efetiva com base na Microlearning, Mobile Learning e Gamificação.

Comentar
Compartilhar