Empreendedores e COVID-19: dicas e sugestões para se reinventar

Como a pandemia tem afetado a economia nos pequenos e médios negócios e como usar esse tempo ao seu favor


Hoje, o Novo Coronavírus têm impactado diretamente a vida do empreendedor por conta da quarentena. 

Isso tem levado ao fechamento de lojas em todo o país e empresas reajustando o seu modelo de trabalho para o home office, por isso os empreendedores e prestadores de serviço estão vendo sua fonte de renda ruir.

Hoje o empreendedor se vê em um cenário em que a inteligência emocional e a criatividade são colocadas na mesa, Uma vez que gerenciar uma empresa neste momento se tornou uma tarefa mais árdua, com colaboradores aflitos devido às informações que chegam em turbilhão por minuto, além de uma população que está resguardada em suas casas.

Aqui vamos compartilhar algumas dicas e estratégias de como passar por esse momento e enfrentar as dificuldades.

Empreendedores e COVID-19: Adote Novos Canais de Venda

Esse é um momento de se reinventar. O delivery e venda online estão em alta e talvez você comece a investir mais nesses canais. 

Empreendedores e Covid-19: delivery

Redes sociais como Instagram e Facebook utilizam ferramentas de impulsionamento de publicações, gerando um marketing mais assertivo para seu público, fazendo até neste momento você realizar vendas, utilizando plataformas para vendas online como a Bagy.

Para os ramos alimentícios, o Ifood, Uber Eats, Rappi, James Delivery e entre outras plataformas podem ser úteis para você criar sua loja online e ficar mais perto do seu cliente.

E se hoje você já faz delivery, plataformas como Bee Delivery e Loggi podem te ajudar a entregar mais rápido, caso aconteça uma maior demanda.

Desenvolva Sua Inteligência Emocional


Fale sobre suas emoções

É normal em um tempo de crise nos mantermos apreensivos e com medo, mas negar esses sentimentos pode piorar as coisas. 

Falar de nossas emoções nos ajuda a identificá-las e gerenciá-las dentro de nós mesmos, além de nos conectar com empreendedores que estão vivenciando a mesma situação e trocar ideias, além de ter o apoio da família e amigos. 

Seja criativo

Utilize esse período para pensar em melhorias para seu negócio. Use o tempo para organizar as planilhas e demandas que você não conseguia dar conta no dia-a-dia. 

Entre em contato com os clientes e seja empático com eles para saber como estão diante da situação. Além de usar ferramentas e se desenvolver para agregar mais valor para você e para seu negócio.

Seja Estratégico

Trace cenários possíveis do seu negócio. Crie estratégias e faça uma avaliação do seu cenário geral. Criar planejamentos estratégicos, mensure seus dados, faça análises financeiras, isso vai te ajudar em futuras situações assim que a situação voltar ao normal.

Não se desespere

Estude alternativas para evitar o desligamento de colaboradores. Se você tiver como dar férias coletivas e colocá-los em home office este é o momento. Além de aproveitar banco de horas e antecipação de feriados.

Empreendedores e Covid-19

Não faça demissões nesse primeiro momento para não perder colaboradores já qualificados e preparados, além de assumir altos custos rescisórios. Tendo em vista que assim que a pandemia passar, e caso seja mantido o mesmo ritmo de antes, será de extrema importância a presença desses colaboradores com maior produtividade e competência técnica.

Utilize a quarentena para ser mais produtivo e gere valor em seus colaboradores e clientes. Nós da Niduu te ajudamos por meio da educação gamificada e prática, sendo ela a qualquer hora e lugar.

Por isso estamos disponibilizando cursos para gerar mais valor para seus times, de forma inteiramente gratuita por 30 dias.

  • Coronavírus: Cuidados e Prevenção;
  • Home Office: Como manter a performance trabalhando de casa;
  • Covid-19: Impactos nas relações de trabalho;
  • Montando seu e-commerce na prática: Bagy.

Para ter acesso à campanha e fazer parte do time de pessoas que tem lutado contra o COVID-19 através da educação, clique aqui e cadastre-se!.

Fonte: Niduu - Disseminando Conhecimento.


Comentar
Compartilhar