Quais são as principais características da Aprendizagem a Distância?

A Aprendizagem a Distância é uma alternativa aos métodos tradicionais de ensino. Ao invés de cursos, treinamentos e palestras presenciais, o modelo a distância permite que tudo seja realizado em ambiente virtual, com maior praticidade e comodidade.

Graças à Transformação Digital, a modernização tem sido uma meta importante para as empresas em todo o mundo, o que tornou a Aprendizagem a Distância uma alternativa cada vez mais popular para treinamentos corporativos.

Mas mais do que apenas uma aula online, a Aprendizagem a Distância pode incluir diversas técnicas inovadoras no processo de aprendizagem, como a mobile learning, a microlearning e muitas outras!

Se você se interessa pelo assunto mas ainda tem muitas dúvidas, descubra neste artigo as principais características e vantagens da Aprendizagem a Distância, tanto para colaborador quanto para empresas.

Por que a Aprendizagem a Distância é Importante Agora?

A Aprendizagem a Distância é uma forma de usar a tecnologia a seu favor. Todos os dias, a tecnologia facilita e transforma a vida de milhares de pessoas, e usá-la como ferramenta dentro de sua empresa pode otimizar processos, reduzir gastos e trazer satisfação a empresa e colaboradores.

aprendizagem a distancia

Além disso, no cenário atual, a pandemia da Covid-19 trouxe a necessidade de distanciamento social, o que tornou a Aprendizagem a Distância uma alternativa segura para o treinamento de colaboradores.

No fim das contas, a Aprendizagem a Distância pode ser vantajosa para todos. Nós listamos para você as principais características da Aprendizagem a Distância para empresa e colaboradores.

Aprendizagem a Distância: Principais Características para Colaboradores

Como é a Aprendizagem a Distância para o colaborador? Como ele pode se beneficiar de um treinamento a distância implementado em minha empresa? 

Para responder a essas perguntas, separamos as principais características da Aprendizagem a Distância para o colaborador e como ela pode ser vantajosa.

Conteúdo Online

A Aprendizagem a Distância conta com conteúdos disponibilizados em plataformas online, o que traz a praticidade de ter às mãos o conteúdo o tempo todo. Com essa melhoria, o aluno desfruta de diversas vantagens, como por exemplo:

  • Estudar em qualquer dispositivo com acesso à internet;
  • Estudar em qualquer lugar;
  • Ritmo de estudo definido pelo próprio aluno.


Flexibilidade de Horário

Para o aluno que encontra dificuldades em se adaptar a horários de treinamento convencionais, por qualquer motivo que seja, a Aprendizagem a Distância pode ser uma ferramenta positiva.

O conforto de ter o conteúdo disponibilizado online, acessível em qualquer dispositivo, traz também diversas vantagens relacionadas à flexibilidade de horários, como:

  • Poder realizar as aulas a qualquer horário;
  • Redução do tempo total necessário para a aprendizagem;
  • Conteúdo disponível para consulta a qualquer hora.


Retenção de Conhecimento

A Aprendizagem a Distância permite que o aluno seja o protagonista de todo o processo, transformando-o em um elemento ativo que pode interagir com todas as etapas. Isso só é possível com o uso de metodologias de ensino específicas do modelo a distância.

A microlearning, por exemplo, é um destes métodos. Com ela, o aluno recebe pequenas “doses” do conteúdo, facilitando a compreensão e tornando todo o processo mais prazeroso.

Em relação ao conteúdo, e como ele é recebido e fixado pelo aluno no modelo a distância, o colaborador pode contar com diversos outros aspectos, como por exemplo:

Aprendizagem a Distância: Principais Características para Empresas

Entendi como meu colaborador pode se beneficiar da Aprendizagem a Distância, mas e a minha empresa? Quais são as principais características da Aprendizagem a Distância para empresas?

Claro que a modernização e implementação da Aprendizagem a Distância não é vantajosa apenas para o colaborador. A empresa também pode se beneficiar em diversos pontos, devido a sua praticidade e eficácia.

Para as empresas, as principais características da Aprendizagem a Distância que podem ser extremamente vantajosas são:

Redução de Custos

Implementar um treinamento com Aprendizagem a Distância para seus colaboradores pode ser muito mais barato do que um treinamento convencional, que utiliza infraestrutura presencial.

Dessa forma, na modalidade de ensino a distância, a empresa acaba economizando com, por exemplo, o aluguel de espaços, deslocamento, hora-aula de professores, materiais, alimentação e outras estruturas necessárias para realização de treinamentos presenciais. 

No geral, optar pela Aprendizagem a Distância em sua empresa pode gerar uma grande economia, enquanto os treinamentos podem ser de igual qualidade e até superiores.

Fácil Implementação

Optar pela Aprendizagem a Distância ao invés de treinamentos presenciais convencionais pode te economizar horas de planejamento, logística e execução.

Por exemplo, imagine que você queira organizar um treinamento para 100 colaboradores de sua empresa. Na modalidade a distância, você pode montar seu treinamento personalizado em questão de horas, enquanto um evento presencial poderia levar até meses para ser organizado.

Além disso, você pode expandir o treinamento com muita facilidade. Se na situação anterior o número de colaboradores subisse repentinamente para 200, você teria bastante trabalho para adaptar a mudança, enquanto com um modelo de Aprendizagem a Distância você poderia simplesmente optar por um pacote maior de serviços.

aprendizagem a distancia com a Niduu

Maior Efetividade

Bons treinamentos com Aprendizagem a Distância utilizam diversos tipos de ferramentas para otimizar todo o processo, como por exemplo a gamificação, a microlearning e a mobile learning.

Com essas ferramentas, o processo de aprendizagem para o colaborador pode se tornar muito mais fácil, atrativo e eficaz, sendo por consequência também positivo para a empresa, que verá grandes resultados com um colaborador mais capacitado e satisfeito.

Além disso, boas plataformas poderão oferecer acompanhamentos dos resultados, de maneira que tanto empresa quanto colaborador poderão comparar os resultados antes e depois do treinamento.

Com a clareza do desempenho do colaborador, fica muito mais fácil para a empresa desenvolver treinamentos personalizados para equipes, visualizar as deficiências para desenvolver soluções mais eficientes e muito mais!

Aprendizagem a Distância com a Niduu

Sabendo da importância da Aprendizagem a Distância no processo de modernização de empresas, e de suas vantagens para colaboradores e empresa, a Niduu oferece treinamentos a distância de alta qualidade.

Os cursos e treinamentos da Niduu são desenvolvidos buscando a maior engajamento e interesse do colaborador, utilizando de ferramentas especiais para promover maior absorção do conteúdo.

Se você quer desenvolver os seus colaboradores com conteúdo de qualidade e ferramentas inovadoras, além de colher resultados para sua empresa, solicite uma demonstração agora mesmo!

Fonte: Niduu - Disseminando Conhecimento.

Niduu Somos uma startup de Educação Corporativa com uma solução que consegue treinar todos os colaboradores de qualquer nível de forma contínua, dinâmica e efetiva com base na Microlearning, Mobile Learning e Gamificação.

Comentar
Compartilhar