A Trilha do Conhecimento pode revolucionar seus treinamentos corporativos

Capacitar um colaborador não precisa se resumir apenas a treiná-lo: pode se tornar um projeto pessoal do colaborador em parceria com a empresa, em uma jornada contínua, buscando sempre a melhora. Uma boa maneira de fazer isso é estruturando uma trilha do conhecimento.

A trilha do conhecimento, também conhecida por trilha de conhecimento ou trilha de aprendizagem, é exatamente o que o nome sugere: uma trilha, ou um caminho, de conhecimento e estudos que visam desenvolver um colaborador ou equipes.

Se você quer entender melhor o que é a trilha do conhecimento, como funciona, como pode ser implementada e como ela pode ser benéfica para a sua empresa e colaboradores é só seguir o artigo que te ensinamos tudo!

trilha do conhecimento

O que é Trilha do Conhecimento?

A trilha do conhecimento é uma sequência de diversas etapas, como atividades e tarefas, necessárias para o desenvolvimento de um colaborador. Essas etapas devem ser coerentes entre si e em relação ao objetivo final. 

No entanto, as trilhas de conhecimento não são apenas isso: elas buscam utilizar técnicas inovadoras e tecnológicas para melhorar a absorção do conteúdo pelo colaborador, além de deixar todo o processo mais interessante.

As trilhas do conhecimento podem englobar diferentes métodos, plataformas, cursos, encontros, seminários, workshops, jogos e quaisquer outras ferramentas que possam ajudar a alcançar o objetivo de desenvolver as competências dos colaboradores.

Além disso, a trilha do conhecimento pode ser específica para cada colaborador, equipe ou grupos de colaboradores. O ideal é entender o ponto de partida e os objetivos do processo, e então desenvolver a trilha do conhecimento juntamente ao colaborador.

Embora possam incluir treinamentos como um dos passos da trilha do conhecimento, ela não se resume a isso: na trilha do conhecimento, o colaborador deverá ser um elemento ativo, envolvido mental e emocionalmente no processo, que é extenso e contínuo.

Por conta disso, a trilha do conhecimento acaba sendo mais do que um treinamento disponibilizado pela empresa, é uma iniciativa conjunta entre empresa e colaborador para torná-lo mais capacitado, onde ambos são elementos ativos e importantes.

Benefícios da Trilha do Conhecimento para o seu Negócio

As trilhas de conhecimento podem ser a escolha mais adequada para sua empresa e colaboradores, mas, mais do que isso, pode ser uma estratégia que renderá grandes frutos para todos. 

Listamos os principais benefícios de estabelecer, junto a seus colaboradores, uma trilha do conhecimento:

1) Flexibilidade

Sabemos que as pessoas têm diferentes aspirações, competências e objetivos. Os seus colaboradores também seguem essa lógica: cada pessoa aprende de maneira distinta e busca seus objetivos particulares, sendo que um método que é eficiente para uns pode não ser para outros.

Nesse aspecto, o estabelecimento de trilhas do conhecimento respeita as características particulares de cada colaborador, e permite que uma estratégia específica para cada um seja traçada, de acordo com suas metas e competências individuais.

Dessa forma, todo o processo será muito mais atrativo e eficiente para os colaboradores como um todo. Métodos que não respeitam as particularidades de cada indivíduo podem não ter tanto sucesso.

2) Autonomia do colaborador

Uma das questões mais importantes da trilha do conhecimento é a autonomia do colaborador. Essa estratégia permite que cada um direcione seu processo de aprendizagem, tornando-se mais do que um elemento passivo, mas alguém que tem controle e poder de decisão sobre seu desenvolvimento.

Além disso, um colaborador que desenvolve sua autonomia não é apenas positivo para si próprio: a empresa também se beneficia do desenvolvimento de sua capacidade de solução de problemas, autossuficiência e mais.

3) Processo de aprendizado mais eficiente

Todo o processo de desenvolver um colaborador encontra dificuldades na questão de como o conhecimento é transmitido e como o aluno de fato o absorve. Claro, isso se dá também ao fato de que pessoas distintas têm facilidades ou dificuldades com cada método.

Sabemos que existem ferramentas e tecnologias que auxiliam na aprendizagem e otimizam todo o processo, por torná-lo mais dinâmico, interativo e interessante ao aluno.

No entanto, essas metodologias não precisam ter o uso limitado apenas a treinamentos, mas podem ser aplicadas em todo o processo da trilha do conhecimento, na educação corporativa.

Resumidamente, o uso de ferramentas adequadas e bem estruturadas poderá otimizar todas as etapas da trilha do conhecimento na questão da absorção do conteúdo e aprendizagem pelo colaborador.

4) Desenvolvimento profissional

Claro que o planejamento de qualquer trilha do conhecimento tem como objetivo geral o de desenvolver o colaborador ou indivíduo profissionalmente. Isso significa que todas as etapas são coordenadas e pensadas considerando esse objetivo.

Dessa forma, se bem estruturada, a trilha do conhecimento trará benefícios profissionais para o colaborador, que por consequência é para a empresa também. O desenvolvimento de colaboradores é um investimento que traz retorno direto em números para qualquer organização.

como criar uma Estratégia de Trilha do Conhecimento

Como criar uma Estratégia de Trilha do Conhecimento na sua Empresa

É natural que, neste ponto, você esteja se perguntando como planejar e implementar a trilha do conhecimento em sua empresa. Por essa razão, separamos os principais pontos a serem considerados durante o processo de planejamento.

Entender o público

O primeiro passo para desenvolver uma estratégia de trilha do conhecimento é entender o seu público. Uma experiência que promete ser adaptável a cada indivíduo precisa considerar que cada colaborador é único.

Portanto, é importante entender o perfil profissional de cada colaborador, além dos níveis de conhecimento prévio, experiências anteriores e as necessidades particulares de cada um em relação a aprendizados e desenvolvimento. 

Entender os objetivos

É importante ressaltar que cada colaborador e empresa tem suas particularidades. O segredo de uma boa trilha do conhecimento é saber entender essas particularidades e definir o conteúdo e ferramentas mais adequado para todos.

Estabelecer um objetivo para cada colaborador pode ser uma boa maneira para definir o tipo de conteúdo e ferramentas que serão utilizados. Como cada colaborador tem um ponto de partida diferente, seus objetivos também poderão ser diferentes.

Por exemplo, um colaborador pode ser um excelente vendedor mas demonstrar dificuldades na questão técnica dos produtos. Nesse caso, o objetivo para esse colaborador pode ser, por exemplo, desenvolver seu conhecimento em relação aos produtos. 

Uso de ferramentas

A tecnologia permite hoje o uso de diversas ferramentas para otimizar o processo de aprendizagem e retenção do conhecimento. Ao planejar uma trilha do conhecimento, é interessante considerar o uso dessas diversas ferramentas.

Considere, por exemplo, utilizar o e-learning e plataformas de mobile learning para estimular a praticidade e comodidade, ou mesmo a microlearning e a gamificação para otimizar o processo de retenção de conhecimento.

Diversidade é a palavra-chave

Busque a diversidade em todos os sentidos quando planejando uma trilha do conhecimento: utilize as mais diversas ferramentas, métodos e conteúdos. Não tenha medo de transformar o processo em algo criativo e novo.

Além disso, é importante que a trilha do conhecimento tenha processos formais e informais. Podem incluir, por exemplo: cursos online, videoaulas, jogos corporativos, grupos de discussão, ou seja, qualquer ferramenta que possa acrescentar no processo, formal ou não.

Mais do que um treinamento, uma experiência

O que diferencia a trilha do conhecimento de treinamentos comuns é que a trilha do conhecimento é, essencialmente, uma experiência. Ela não deve se limitar apenas a processos formais ou aulas tradicionais.

Por essa razão, certifique-se de que, para o colaborador, a trilha do conhecimento é um projeto pessoal, onde ele tem envolvimento físico, mental e emocional. O colaborador deve ser entendido como um agente ativo, que pode se envolver no planejamento.

A Niduu pode beneficiar sua Trilha do Conhecimento

A Niduu pode ser uma grande aliada em sua estratégia de trilha do conhecimento. Se você encontra dificuldades em inserir ferramentas inovadoras em seu planejamento, a Niduu te oferece tudo isso e muito mais de maneira fácil e simples! 

Além do uso de metodologias de aprendizagem, como o mobile learning e a gamificação, nossos treinamentos poderão ser planejados especificamente para diferentes colaboradores ou equipes, tornando o processo de retenção do conhecimento mais eficiente.

Se você quer entender na prática como a Niduu pode te ajudar a montar a trilha do conhecimento para seus colaboradores, solicite agora uma demonstração.

Fonte: Niduu - Disseminando Conhecimento.

Niduu Somos uma startup de Educação Corporativa com uma solução que consegue treinar todos os colaboradores de qualquer nível de forma contínua, dinâmica e efetiva com base na Microlearning, Mobile Learning e Gamificação.

Comentar
Compartilhar