Jogos Empresariais: Modelos e Benefícios para sua Empresa

Você já deve ter ouvido falar dos jogos empresariais. Inclusive, você sabia que estes jogos são muito utilizados como treinamentos corporativos?

Chegou o momento de dizer adeus para as capacitações presenciais que fazem a sua empresa correr o risco de investir mais do que ganha de retorno!

Estes games são repletos de fatores que engajam o seu colaborador e os fazem crescer profissionalmente, o que traz benefícios enormes para sua companhia, além de terem a tecnologia a seu favor!

jogos empresariais

O que são Jogos Empresariais e para que Servem?

Jogos empresariais são elementos de capacitação profissional que auxiliam no aprendizado do colaborador, onde ele tem a possibilidade de se desenvolver de uma forma mais dinâmica e permanente.

Sabendo disso, é importante ressaltarmos que os jogos empresariais diferem de jogos comuns, veja:

  • Jogos comuns - com regras, sistema de pontuação e um objetivo bem estabelecido, são capazes de gerar emoções em quem participa. Além disso, a participação é expressamente espontânea. 

Podemos dar como exemplo os próprios videogames ou jogos de tabuleiro.

  • Jogos empresariais - estes, apesar de possuírem todas as características de um jogo comum, não apresenta a intenção de entreter e sim de entregar um conteúdo direcionado a treinar os colaboradores.

Há modalidades de jogos que podem ser implementadas no seu negócio conforme as necessidades apresentadas pela sua equipe.

Além destes, como você já deve saber, também existem mais tipos de jogos, como os próprios games, a gamificação e os jogos sérios. 

Características dos Jogos Empresariais e suas Modalidades

Os jogos empresariais possuem várias modalidades, mas em todas elas as seguintes características definem um bom jogo, veja:

  • Diversificação - é importante que haja diversas opções de atividades, assim, o colaborador poderá optar por novas formas de aprender sem que corra risco de se cansar e não absorver o conhecimento.
  • Qualidade de conteúdo - o material precisa ser bem elaborado, coerente e objetivo. Entregar o conteúdo de forma simplificada e inteligente é a melhor forma de incentivar o aprendizado.
  • Multimídia - o material possui apenas texto? Pense em adotar imagens, gráficos, vídeos, outras formas de multimídias para envolver os participantes dos jogos. Se possível, insira uma simulação do aprendizado na prática também.
  • Estímulos - partindo do princípio que se deve manter uma competição saudável, desafios devem existir para aumentar os estímulos ao conhecimento. Então, adicionando estes desafios, esteja ciente de estar promovendo um ambiente de desenvolvimento profissional e unindo a equipe.

O departamento de Recursos Humanos da sua empresa deve se atentar nesses detalhes e, com isso, optar pela melhor forma de treinamento para seu time, também analisando quem são os membros e setores que precisam ser aperfeiçoados.

teste que tipo de jogador você é

Jogos Empresariais e suas Modalidades

Agora falaremos um pouco mais sobre as modalidades dos jogos empresariais, ok? As quais podemos dividir em 5 categorias, confira.

1. Jogos Comportamentais

Estes jogos são direcionados à desenvolver os colaboradores de forma comportamental. São uma ótima opção para melhorar as soft skills, competências que são naturais de cada pessoa e que, normalmente, são mais difíceis de serem aperfeiçoadas, como:

  • Relacionamento interpessoal.
  • Confiança.
  • Flexibilidade.


2. Jogos de Mercado

Aqui, os jogos são voltados para mercado, ensinando os colaboradores a se relacionar melhor com clientes e fornecedores, assim como melhorar os processos internos da empresa.

3. Jogos de Processos

Jogos de processos têm o intuito de aperfeiçoar as habilidades técnicas de cada colaborador por meio de simulações, como:


4. Jogos Funcionais

Focado nos setores de maior relevância para o negócio, a ideia é desenvolver os processos que mantêm a empresa estável e em crescimento, como:

  • Marketing.
  • Contabilidade.
  • RH.


5. Jogos Sistêmicos

Por fim, nesta modalidade de jogos empresariais, os jogos sistêmicos abrangem a companhia como um todo, treinando tanto a tomada de decisões quanto a integração dos setores. Nesta modalidade, os desafios são maiores e o jogo é mais sofisticado, podendo utilizar de simulação para capacitar as equipes.

 Disponibilizamos uma planilha de levantamento de necessidades de treinamento para sua empresa, ganhe acesso ao material agora!

Benefícios de Adotar Jogos Empresariais no seu Negócio

Há diversos benefícios que são conquistados a partir dos jogos empresariais, veremos 3 deles abaixo.

1. Segurança no Trabalho

Uma vez em que seus colaboradores passam por treinamentos, eles se sentem mais seguros e confiantes de assumir suas funções.

2. ROI Positivo

Os jogos empresariais, quando comparados com treinamentos presenciais, são mais econômicos, principalmente quando se adota o mobile learning, onde os seus colaboradores terão a oportunidade de se capacitar pelo próprio celular.

Logo, as chances do ROI ser positivo aumentam, tanto pelos métodos do ensino remoto quanto pela sua implementação, que tem o custo mais reduzido.

Quer acompanhar o ROI em treinamentos? Preparamos um material incrível para você!

3. Maior Dinâmica

Os jogos empresariais entregam uma maior dinâmica e flexibilidade de ensino, além de facilitar a adaptação ao negócio e aos colaboradores

Por isso, acabam sendo uma ótima solução para driblar a crise do coronavírus.

Jornada de educação corporativa

Adotando Jogos Empresariais no seu Negócio

Para adotar os jogos empresariais no seu negócio, é preciso compreender quais são os setores que necessitam de aperfeiçoamento e, inclusive, quais são os perfis dos colaboradores que devem se capacitar.

Dessa forma, é possível determinar qual é a melhor modalidade e método para sua empresa.

Aconselhamos que você possua uma solução de jogos empresariais de confiança para que, juntos, as capacitações seja elaborada da melhor maneira possível, como a própria Niduu.

Será preciso se atentar nos seguintes tópicos:

  • Análise dos setores e diagnóstico dos colaboradores.
  • Estabelecimento dos propósitos e metas do treinamento.
  • Feedbacks e mensuração de resultados.

A partir disso, será criado a melhor capacitação de jogos empresariais para a sua empresa e, claro, dando a você a possibilidade de acompanhar o desenvolvimento de cada colaborador da sua equipe.

A Niduu utiliza da gamificação para maximizar os resultados do treinamento remoto.

Você sabia que a gamificação, também parte dos jogos empresariais, é apresentada como a solução para o mundo atual por Jane McGonigal, designer de jogos de realidade alternativa e mundialmente renomada, em sua TED?

Inclusive, os seus colaboradores continuarão tendo a oportunidade de fazer uso do mobile learning e, além disso, do microlearning, onde o conhecimento será dado em etapas simplificadas e objetivas, promovendo a fixação do ensino para o colaborador.

É perceptível os benefícios dos jogos empresariais, não é mesmo? Então venha encontrar a solução da sua empresa com a Niduu!

Banner conheça nossa plataforma gamificada

Fonte: Niduu - Disseminando Conhecimento.

Niduu Somos uma startup de Educação Corporativa com uma solução que consegue treinar todos os colaboradores de qualquer nível de forma contínua, dinâmica e efetiva com base na Microlearning, Mobile Learning e Gamificação.

Comentar
Compartilhar