Qual é o papel do RH no processo de gamificação das empresas?

O papel do RH no processo de gamificação das empresas é importante e essencial para sua implementação para que haja o impulsionamento do engajamento dos colaboradores e se atinjam os melhores resultados para a organização de uma maneira geral.


De uma maneira bastante objetiva, a gamificação é uma ferramenta usada na gestão de pessoas para gerar engajamento e motivação dos colaboradores aos propósitos e metas da organização.

Quando as estratégias de gamificação são colocadas em prática na empresa, elas são capazes de estimular uma interação significativa entre os talentos e transformar as atividades diárias da equipe de maçantes para engajantes.

Então, por meio da gamificação, as organizações conseguem proporcionar um ambiente corporativo competitivo e divertido aos envolvidos.

Na prática, a gamificação é implementada através de técnicas de motivação no trabalho e pode ser usada como solução para quaisquer necessidades apresentadas pela empresa, em quaisquer departamentos da organização. 

Inclusive, a lógica da aplicação da gamificação como solução para a companhia é benéfica tanto para os colaboradores quanto para a própria empresa em si pelos seguintes motivos:

  • É capaz de estimular o engajamento dos talentos;
  • Cria um sistema de recompensas e premiações aos colaboradores;
  • Divulga um ranking de talentos com as melhores performances no negócio;
  • Promove o espírito de equipe entre os colaboradores, independentemente dos setores e times que ocupam na empresa;
  • É possível avaliar o desempenho dos talentos por meio de suas soluções de gamificação;
  • Analisa os dados coletados de people analytics.

Ainda vale ressaltarmos que a gamificação explora a natureza competitiva das pessoas de uma maneira saudável no negócio, estimulando os talentos a se sentirem envolvidos e comprometidos com as metas e objetivos da organização.

A gamificação também estimula o sentimento de pertencimento e de acolhimento dos colaboradores, os fazendo se sentir parte importante e valorizada do negócio, o que resulta na otimização do employer branding da empresa.

Uma vez que as estratégias de gamificação são implementadas em uma organização, a disposição que os colaboradores possuem para encarar novos desafios é impulsionada, além de conseguirem tomar decisões eficientes em pouco tempo após embarcarem em treinamentos corporativos gamificados.

Qual é o papel do RH no processo de gamificação das empresas?

Uma vez que você compreende o que é a gamificação, como ela funciona e quais são os benefícios agregados para a sua organização a partir dela, chega o momento de compreender qual é o papel do RH nesse contexto para a sua companhia, acompanhe.

Contexto #1: a gamificação proporciona uma nova abordagem no recrutamento e seleção de novos talentos

Por meio da gamificação, o processo de recrutamento e seleção de colaboradores pode ser otimizado ao propor um sistema de recompensa e pontos. 

Por exemplo, os candidatos completam as etapas do processo e se destacam em questões de conhecimentos técnicos e comportamentais desde o momento de sua inscrição até a última etapa do recrutamento e seleção.

Assim, ao final das etapas, os candidatos que acumularem mais pontos são os mais propensos a serem escolhidos pelos recrutadores para integrarem as equipes da organização.

Inclusive, quando os candidatos se acostumam com o processo, a integração gamificada fica igualmente simples porque já estão familiarizados com o processo. 

Aqui, a gamificação também pode ser usada para o time de recrutadores, onde são recompensados aqueles que trouxerem os melhores talentos para a empresa, seja como um bônus salarial, brindes ou apelos emocionais.

A criação de um ambiente competitivo saudável durante o processo de recrutamento e seleção de novos talentos é uma maneira de estimular os melhores resultados do processo.

Contexto #2: a gamificação beneficia a cultura organizacional da empresa e a valorização profissional de seus colaboradores

As estratégias da gamificação promovem a retenção de colaboradores por proporcionar o engajamento constante com o propósito da organização ao despertar o sentimento de acolhimento e pertencimento à empresa.

Além disso, as estratégias reafirmam os valores da companhia e reforçam a sua cultura organizacional por toda a companhia.

Nesse contexto, os resultados das estratégias de gamificação representam o estado atual do clima da empresa e da união de seus colaboradores e equipes, podendo, até mesmo, despertar o senso de liderança em alguns talentos.

Esse é o momento mais indicado para fomentar a colaboração entre os diferentes setores da organização e, como consequência, colhendo os frutos dessa ação, como inovações internas e times mais bem preparados para trabalhar sob pressão.

Contexto #3: a gamificação agrega muitas vantagens em treinamentos corporativos e trilhas de aprendizagem

É comum que muitas organizações se deparem com dificuldades no momento de motivar os colaboradores a participarem de treinamentos corporativos ou trilhas de aprendizagem. Por esse motivo, a gamificação é indicada para romper essa barreira.

As estratégias de gamificação e suas ferramentas realizam o acompanhamento simplificado e rápido da evolução de cada talento da companhia, mensurando a motivação, a performance e os seus resultados de maneira organizada e eficiente.

Assim, se houver lacunas de engajamento e motivação durante as capacitações corporativas, a empresa e a própria gamificação agem para supri-las e manter os colaboradores engajados com a aprendizagem.

Contexto #4: a gamificação é vinculada aos planos de carreira dos colaboradores e gera satisfação aos talentos

Já sabemos que organizações que traçam planos de carreira para seus colaboradores são capazes de atingir melhores resultados em questões de retenção de talentos porque beneficia tanto os talentos quanto a empresa.

Inclusive, algumas pesquisas apontam que a competitividade no ambiente corporativo melhora o desempenho das equipes porque os estimula de maneira saudável. Então quando um membro da equipe vê que o seu colega é premiado por seus resultados, ele também se empenha para alcançá-los.

Sendo assim, pode-se dizer que as estratégias de gamificação e os planos de carreira estão diretamente vinculados por gerarem satisfação aos talentos e bons resultados para a organização, ainda havendo adaptações quando necessárias.

Contexto #5: a gamificação estimula o compartilhamento de dados e a colaboração entre os talentos da equipe

Em algumas organizações, a necessidade de implementar um sistema de compartilhamento de dados capaz de motivar as equipes é necessário. Pensando nisso, a gamificação também surge como solução através do sistema de recompensas e bonificações supervisionado por gestores, líderes e os próprios membros da equipe.

O banco de dados serve como um sistema de ranqueamento para mostrar a motivação, a performance e os resultados atingidos pelos talentos do time, mas sempre divulgado com a autorização de cada um para promover o espírito de equipe dos colaboradores.

Inclusive, os dados coletados nesse sistema são fatores importantes de people analytics, sendo valiosos na tomada de decisões estratégicas para a gestão de pessoas na organização.

Os 3 principais exemplos do uso da gamificação em empresas

O departamento de RH é capaz de aplicar a gamificação de diferentes maneiras em sua companhia, mas sempre compreendendo as necessidades da organização para implementar as estratégias exatas para preencher suas lacunas.

Ainda assim, o foco é motivar os colaboradores, estimular sua cooperação, otimizar a comunicação interna entre equipes e promover o feedback construtivo na empresa, sempre através da diversão.

Inclusive, pode-se citar que a gamificação é capaz de levar situações empresariais reais que demandam pensamento rápido e crítico para o mundo dos jogos, desenvolvendo e aperfeiçoando os colaboradores e os resultados da empresa.

Logo, é por esses motivos que muitas organizações globais estão investindo em suas estratégias. Conheça, a seguir, três exemplos de empresas que apostaram na gamificação para obter sucesso no mercado.

Exemplo #1: Cisco

A Cisco é uma empresa especialista em segurança de dados, redes e nuvem. A gamificação surgiu como solução em muitos setores desta companhia, como na área de treinamento e desenvolvimento de colaboradores.

Por exemplo, enquanto a equipe de marketing embarcou em capacitações envolvendo o Twitter, a equipe de vendas e recrutamento e seleção se aprofundaram no LinkedIn através de treinamentos gamificados. Ambos possuíam, como objetivo, ensiná-los a buscar clientes e talentos em potencial dentro dessas plataformas.

Os resultados foram positivos e o acompanhamento do progresso dos colaboradores era realizado por meio de três tipos de certificados de conclusão de aprendizagem, recebendo distintivos e se divertindo durante essa competição saudável que a empresa proporcionou às equipes.

Exemplo #2: Deloitte

A Deloitte, por sua vez, é uma empresa de auditoria e consultoria empresarial que não apenas implementou o onboarding remoto de colaboradores, mas também gamificou todo o processo de integração de novos talentos.

Assim, as equipes passaram a aprender sobre as políticas de privacidade, a cultura organizacional da companhia, sua ética empresarial e responsabilidade social, entre outros tópicos importantes, através da diversão proporcionada durante os jogos.

Inclusive, vale ressaltar que a empresa também se comprometeu em desenvolver um tour virtual pelo escritório, elevando ainda mais a experiência do onboarding aos recém-contratados com um design típico de jogos, além de entregar a possibilidade destes novos talentos interagirem com os demais colaboradores e vivenciarem a cultura da empresa na prática.

Exemplo #3: Google

Por fim, o Google também implementou a gamificação dentro de sua organização para incentivar a produtividade dos colaboradores. 

Um dos exemplos mais marcantes em como essa empresa fez uso das estratégias de jogos é a implementação de um sistema de reembolso de despesas que funciona da seguinte maneira: quando os colaboradores economizam dinheiro durante as viagens a negócios, o valor volta para seus bolsos pessoais ou, se preferível, é doado à instituições de caridade.

Apesar de não parecer uma grande solução de gamificação e produtividade às equipes, o Google constatou que esse sistema é capaz de motivar seus talentos a terem maior disciplina durante as viagens à negócios, evitando que gastos desnecessários sejam gerados e tomando melhores decisões durante esse período.

Conclusão

Agora que você conhece tudo sobre a gamificação e o importante papel que o RH tem no seu processo de implementação na empresa, chega o momento de definir as estratégias que devem fazer parte do seu negócio.

Então para elaborar essas estratégias, determinar as metas e objetivos e, inclusive, a metodologia da gamificação para os seus colaboradores, uma plataforma que unifica a análise e coleta de dados, além de proporcionar treinamentos corporativos com soluções de gamificação, é necessária.

É por esse motivo que nós, da Niduu, estamos aqui. Então agora que você reconhece a importância do RH no processo de gamificação das empresas e como essas estratégias impactam positivamente as organizações, entre em contato conosco.

Banner Conheça a Niduu

Fonte: Niduu - Disseminando Conhecimento.

Niduu Somos uma startup de Educação Corporativa com uma solução que consegue treinar todos os colaboradores de qualquer nível de forma contínua, dinâmica e efetiva com base na Microlearning, Mobile Learning e Gamificação.

Comentar
Compartilhar