People Analytics: Análise de dados para o sucesso da sua empresa

People Analytics é a solução para empresas anteciparem tendências e aperfeiçoarem suas estratégias por meio do armazenamento e análise de dados comportamentais de seus colaboradores.

Essa solução é resultado de processos de coleta, acumulação e análises comportamentais dos indivíduos da companhia para descobrir as razões que os motivam, o que os tornam engajados e alinhados com os interesses da empresa.

Portanto, o People Analytics faz parte da Gestão Estratégica de Pessoas e é um dos pilares fundamentais para o sucesso dos negócios e o alinhamento dos interesses de colaboradores e companhia.

O que é People Analytics?

Pare por um momento e imagine os setores da sua empresa em harmonia, trabalhando satisfeitos e empenhados, alcançando resultados e ultrapassando as metas e objetivos. 

Isso é o People Analytics! No entanto, diversos processos são usados o tempo todo para que seus colaboradores e sua empresa se mantenham em alta eficiência, como a coleta de dados que pode ocorrer em redes sociais, metadados, feedbacks de clientes e outras fontes.

Algumas empresas optam por contratar um Data Scientist, profissional responsável por analisar os dados e transformá-los em informações, enquanto outras empresas escolhem por softwares que automatizam o serviço.

Logo, com informações precisas sobre o People Analytics, é possível identificar problemas e surgir com soluções efetivas. Inclusive, esses empecilhos acometem grande parte das companhias, conheça alguns deles:

  • Falta de produtividade e engajamento dos colaboradores;
  • Satisfação decrescente dos clientes em relação com os serviços oferecidos pela empresa;
  • Incapacidade de reter novos talentos e manter aqueles que já fazem parte da companhia comprometido com o negócio e, com isso, arriscar haver turnover entre seus profissionais.

Portanto, o People Analytics, que costumava ser um conjunto de processos caros, se tornou palpável para todas as empresas atualmente como software, trazendo diversos benefícios para o crescimento da companhia.

O software se tornou mais barato com o passar do tempo, caminhando lado a lado com a evolução de armazenamento de dados na internet, onde se foi acumulando mais informações de forma ininterrupta.

Sendo assim, os softwares se tornaram automatizadores para provimento de dados precisos para empresas conhecerem melhor a si mesmas no mercado, o cliente e na visão dos próprios profissionais que integram a equipe da organização.

Dessa forma, a assertividade em medidas de soluções para problemas na companhia aumentou, conseguindo conquistar uma posição de competitividade entre outras do mesmo nicho.

People Analytics para Empresas

O People Analytics é indispensável e, apesar da sua implementação no setor responsável pelas análises ser imediato, as medidas que são adotadas para as equipes devem ser graduais.

É altamente aconselhável que cada empresa possua seu próprio setor de Analytics e, pensando nisso, você poderá conferir algumas dicas para inaugurar essa área na sua companhia e cultivar o sucesso à ser alcançado:

  • Busque por novos profissionais qualificados para montar uma equipe de análises, sempre deixando claro quais as metas e objetivos da empresa;
  • Realize um Mapeamento de Dados, sempre incentivando pela transparência dos colaboradores;
  • Crie um Planejamento Estratégico de médio e longo prazo, dessa forma será possível definir as demandas da companhia e realizar comparações ao longo do tempo;
  • Tenha apoio da tecnologia para armazenar dados que sejam tanto internos quanto externos para sua integração, além de priorizar pela segurança e honestidade.


Implementando o People Analytics na Empresa

Como dito acima, é preciso que as medidas sejam implementadas de forma gradual para as equipes

Uma vez que o sistema de software está inserido completamente no setor de Analytics, tudo será automatizado. Ou seja, as soluções aparecerão de forma rápida, as decisões a serem tomadas ficarão extremamente claras e todo o setor agilizará.

Isso pode causar desconforto para as outras equipes, já que uma nova visão de processos será apresentada, então é preciso que a implementação seja paciente.

Confira 3 formas de fazer os colaboradores abraçarem o People Analytics a seguir.

1. Tenha Cautela e seja Compreensível com os Colaboradores

É comum alguns profissionais estremecerem quando ouvem falar de ferramentas de análises que envolvem dados e coleta de informações. Acreditam que é algo complicado e rejeitam quase que instantaneamente a ideia de aprender a utilizar.

Portanto, antes de aparecer com a novidade para a empresa, comece primeiro acostumando as equipes que trabalharão com a ferramenta por meio de conversas. Explique que o software será um facilitador no trabalho.

people analytics

Se possível, ofereça materiais didáticos ou treinamentos adequados. No entanto, atente-se! Não pressione seus colaboradores. Lembre-se que será preciso caminhar no ritmo deles.

2. Tenha Auxílio do Setor de Marketing

Quem melhor para disseminar a ideia de que uma ferramenta de análise de dados tornará o trabalho mais simples do que os profissionais de Marketing? Ou seja, especialistas em comunicação e persuasão!

Inclusive, nas campanhas de implementação é essencial ressaltar a segurança de dados e a priorização da privacidade de todos, tanto de clientes quanto dos próprios colaboradores.

3. Dê a primeira Oportunidade para quem Precisa

Comece a implementação nas equipes que necessitam de auxílio para gerar produtividade.

Imagine que quando essa equipe começar a mostrar resultados, os outros setores irão aderir a ferramenta com maior facilidade pelo simples fato de estarem presenciando o benefício que ela estará trazendo para equipes consideradas “fracas” na empresa.

Agora, apesar do People Analytics coletar dados de forma automatizada e definir soluções assertivas pelo próprio sistema, todas as estratégias são traçadas a partir do setor de Gestão de Pessoas e direcionado para o Capital Humano. Veja!

People Analytics e Gestão de Pessoas

Com a popularidade do People Analytics em constante crescimento, um estudo realizado em 2018 pela Deloitte mostrou que 84% dos indivíduos que foram entrevistados afirmavam que consideravam essa tendência como sendo de suma importância para os negócios.

Inclusive, classificando esse conjunto de análise de dados como a segunda maior tendência do mercado.

Assim como, na mesma pesquisa, 71% das companhias compreendiam sua importância e compartilhavam da opinião de que, com falta de informações e dados, as novas contratações costumavam ser errôneas e gerar altos custos para a companhia. 

Portanto, não precisa de muito para provar a relação do People Analytics com a Gestão de Pessoas, visto que os dados se tornaram essenciais para a retenção e aumento de produtividade dos colaboradores, além de outros fatores.

Agora, conheça 3 dos principais motivos da importância dessa relação abaixo!

1. Otimizando o Engajamento do Colaborador

Partindo da premissa de que tudo pode ser melhorado, quando se há algum engajamento, ele pode ser aumentado.

Sendo assim, quando se aplica os processos do People Analytics de forma eficaz, ele se torna a chave para descobrir tudo o que você precisa sobre os colaboradores e resultados que a sua empresa tem gerado.

Em outras palavras, você será capaz de identificar o que os seus colaboradores desejam, oferecer isso à eles e manter a produtividade, engajamento e lucratividade do negócio, além de suprir as necessidades da companhia também.

2. Seleção & Recrutamento - Retendo Talentos

Em 2018, o Sebrae e a Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH) lideraram uma pesquisa que envolveu 1.927 empresas, onde foi descoberto que uma organização que não possui políticas diferenciadas de Recursos Humanos, tende a não alcançar sucesso no mercado. 

Portanto, observou-se a necessidade de inovar nos processos de R&S e, além disso, partir para soluções assertivas de contratações. Para isso, o Recrutamento Inteligente vem auxiliando diversas empresas, podendo ser aperfeiçoados com a Inteligência de Dados, que veremos mais abaixo.

3. Segurança de Dados e Promoção do Bem Estar do Profissional

A segurança de dados é prioridade, assim como o bem estar do colaborador. Algumas empresas partiram para soluções interessantes que consistem em sensores em roupas ou acessórios de seus profissionais que enviam informações em tempo real para o setor supervisor. 

Dessa forma, é possível monitorar se o colaborador:

  • Está em movimento ou em repouso;
  • Com batimentos cardíacos alterados;
  • Se encontra em estado de fadiga;
  • Está com a temperatura corporal elevada ou abaixo do normal. 

Inclusive, com essas informações é possível determinar se o indivíduo está passando por altos níveis de estresse e até mesmo se está passando mal.

Essa é uma medida que promove o bem estar da pessoa, já que em momentos emergenciais o auxílio médico profissional será acionado e poderá intervir antes que ocorra algo mais grave.

Essas soluções fazem parte da Tecnologia Disruptiva. Quer conhecer mais sobre a tecnologia implementada ao negócio? Abordaremos mais sobre o assunto em “People Analytics e Inteligência de Dados” mais abaixo. Continue acompanhando este artigo!

People Analytics e o Corte de Gastos do Departamento de Recursos Humanos

Muito se fala sobre o Departamento de Recursos Humanos gerar muitos gasto e não ser uma área realmente relevante para a empresa, mas a realidade é que esse setor necessita de análise de dados para se desenvolver, ter reconhecimento e alavancar os negócios.

O RH é responsável pela Gestão de Pessoas, ou seja, o People Analytics é fundamental para estes profissionais por inúmeros motivos, como:

  • Diminuir a rotatividade de novos talentos na empresa, realizando seu recrutamento e retenção;
  • Identificar dificuldades de setores e oferecer treinamentos para aperfeiçoamento, eliminando problemas ou dúvidas e conquistando resultados reais;
  • Valorizar do Capital Humano, o que inclui a criação de um Plano de Carreira;
  • Desenvolvimento de Planejamentos Estratégicos de curto, médio e longo prazo;
  • Saber quando estão ocorrendo problemas internos e pessoais de seus colaboradores quando comparados à análises anteriores;
  • Fornecimento de Feedbacks Construtivos e muito mais. 

Se a sua empresa ainda não possui um setor para People Analytics, esse artigo dispõe de todas as informações necessárias para colocar em prática sua implementação. Mude a forma que as outras equipes enxergam o seu departamento. 

Inclusive, é essencial que o Recursos Humanos se mantenha sempre atualizado com as novas tendências do mercado, sendo de seu setor ou não. 

Lembre-se que o crescimento da empresa, o engajamento dos colaboradores e a concretização de metas e objetivos são possíveis com um RH profissional e uma excelente análise de dados!people analytics

People Analytics e Inteligência de Dados

Como pode perceber, com o avanço da tecnologia, novos tipos de processos vêm surgindo e dando possibilidade para o Departamento de Recursos Humanos e seus gestores enxergarem muito além.

Com o surgimento do Machine Learning, a nova era se instala e a Inteligência Artificial inova na análise de dados graças aos algoritmos avançados para busca de previsão de tendências, resultando em indicadores que poderão ser a chave para sua companhia ultrapassar metas e objetivos.

A Inteligência de Dados adicionou um algoritmo que jamais seria compreendido sem auxílio da tecnologia. Ele é consequência de Computação Cognitiva e uma análise aprofundada dos inúmeros dados armazenados nos sistemas.

Esses dados possuem diversas fontes, possibilitando a identificação de padrões entre pessoas consideradas bem sucedidas, assim como seus hábitos e comportamentos.

A partir disso, os gestores são capazes de encontrar e analisar perfis além das competências profissionais, otimizando o Recrutamento & Seleção e realizando a queda da taxa de contratações que geram altos custos e são em vão. 

Portanto, é notável a importância do People Analytics para promover assertividades nas decisões da empresa e eliminação de investimentos mal direcionados.

Inclusive, você já conhece a Niduu? A startup oferece soluções inovadoras para sua empresa, desde treinamentos até monitoramentos do engajamento dos seus colaboradores? 

Niduu - Soluções Inovadoras para a Sua Empresa

A Niduu é especialista em oferecer dados relevantes para criação de estratégia interna e aperfeiçoamento de equipes por meio de T&D, assim como suporte para alavancar a produtividade dos seus colaboradores.

people analytics

Com a Niduu, você poderá definir os melhores treinamentos por setores graças à análise de dados, identificando os pontos fracos da sua equipe e sabendo onde apostar para melhorar. 

Além disso, a Gamificação está presente nos treinamentos para aumentar o engajamento dos indivíduos e conseguir ultrapassar suas expectativas de aprendizagem

Ainda trazendo mais vantagens, a Niduu é capaz de oferecer feedbacks e padrões comportamentais dos profissionais que integram sua empresa, dando a possibilidade de, além de aperfeiçoar a equipe, eliminar quaisquer tipos de problemas!

O People Analytics é indispensável tanto para sua empresa quanto para seus colaboradores, adote essa tendência e tenha suas equipes engajadas, trabalhando para o sucesso da sua companhia junto a você!

Fonte: Niduu - Disseminando Conhecimento.

Niduu Somos uma startup de Educação Corporativa com uma solução que consegue treinar todos os colaboradores de qualquer nível de forma contínua, dinâmica e efetiva com base na Microlearning, Mobile Learning e Gamificação.

Comentar
Compartilhar