Diversidade e aceitação: como trabalhá-las na empresa por meio de dinâmicas em grupo?

A diversidade e aceitação são capazes de agregar diversos benefícios competitivos para sua empresa, desde a redução de conflitos internos e soluções criativas e inovadoras até o impulsionamento da lucratividade do negócio.


A diversidade, inclusão e aceitação tem sido temas recorrentes em todas as organizações da atualidade, fazendo parte das exigências que os jovens talentos tem em relação às empresas que buscam integrar.

Então para acompanhar o mercado, proporcionar inovação para a companhia e entregar boas oportunidades e chances de crescimento para todos os profissionais, independentemente de sua cultura, orientação, etnia, etc, acompanhe esse conteúdo!

Qual a importância da diversidade e aceitação nas empresas?

Apesar de conhecer o conceito da diversidade e aceitação nas empresas, a sua importância é mais ampla do que se imagina. 

Uma vez que os colaboradores compreendem que é natural haver perspectivas distintas, mais ideias inovadoras nascem. Inclusive, não apenas em âmbito empresarial, mas também de maneira pessoal, gerando mais valor para a sociedade e para a companhia.

Especificamente no trabalho, quando a equipe abraça a diversidade e aceitação, independentemente da crença, da raça, da classe social, do gênero ou da orientação sexual, todos buscam pelo mesmo propósito em conjunto, o de crescimento pessoal e profissional junto à empresa.

Logo, compreendendo a sua importância nas companhias, se torna possível disseminar uma cultura empática e acolhedora, a qual otimiza a gestão de pessoas e a gestão da diversidade e inclusão no negócio.

Além de tudo, a diversidade e aceitação agrega diversos benefícios para as empresas e colaboradores, como a promoção de um ambiente de trabalho saudável e a motivação e o aumento de produtividade da equipe, entre outros benefícios que são citados a seguir.

Principais benefícios da diversidade no trabalho

Benefícios da diversidade no trabalho

Benefício #1: redução de conflitos internos entre colaboradores

Uma cultura de respeito é construída gradativamente em empresas que prezam pela diversidade e aceitação de todos os talentos. Como resultado, a convivência entre os colaboradores é otimizada, passando a vivenciar uma rotina pacífica de trabalho.

Então, apesar dos conflitos internos existirem em todas as organizações, estes não se tornam parte do dia a dia da empresa, visto que os colaboradores se desenvolvem em conjunto, como um todo.

Benefício #2: soluções mais criativas e inovadoras na equipe

A realidade é que quanto mais diversificado for o ambiente de trabalho e as equipes, mais soluções criativas e inovadoras são levantadas para a empresa, visto que há perspectivas, vivências e visões diferentes umas das outras.

O benefício conquistado por essa diversidade e aceitação são novas ideias, as quais agregam bastante aos processos da empresa e seus resultados no mercado.

Benefício #3: otimização da imagem da empresa no mercado

Explorar a valorização da diversidade e aceitação é uma maneira excelente de otimizar a imagem da empresa no mercado, tanto entre os profissionais que buscam por novas oportunidades de trabalho quanto para os próprios consumidores do negócio.

Em outras palavras, tanto a marca empregadora quanto o employer branding são positivados.

Todos esses benefícios são capazes de promover o aumento da vantagem competitiva da empresa no mercado, o que representa um grande diferencial para o negócio, que passa a alcançar mais consumidores e maximizar a lucratividade da companhia.

Jornada de educação corporativa

Dinâmicas em grupo sobre diversidade

A diversidade e aceitação são, comumente, bastante trabalhadas por meio de dinâmicas em grupo, as quais incentivam as relações interpessoais, a empatia, o companheirismo e muitas outras características esperadas de uma equipe diversificada que faz a diferença no negócio.

Para conhecer as dinâmicas empregadas e como colocá-las em prática, basta acompanhar o conteúdo a seguir.

Dinâmica #1: somos iguais e diferentes

A primeira dinâmica pauta as diferenças que existem entre os colaboradores, conversando sobre elas e apresentando dificuldades reais que cada um vivencia, além de discutir o conceito sobre diversidade e inclusão. Veja o passo a passo:

  1. O líder convida todos os participantes a ficarem no centro da sala, onde os separa por diferenças em uma característica física específica. Por exemplo, cabelos curtos para um lado e cabelos longos para o outro lado da sala;
  2. A partir do momento que ambos os grupos se movimentam, devem formar novos grupos, como pessoas com cabelo curto e escuro, cabelo curto e claro, assim como cabelo longo e escuro e cabelo longo e claro, e assim por diante;
  3. Por fim, o líder deve incentivar as pessoas a observarem as diferenças entre si e derivá-las para a questão de inclusão das minorias sociais, pautando da dificuldade real que cada grupo da minoria vive dentro do âmbito profissional e pessoal.

Dinâmica #2: representatividade

A representatividade é fundamental para dar voz àqueles que são calados pela sociedade, os empoderando e abrindo caminho para seu desenvolvimento como profissional e como pessoa. 

Sabendo disso, é interessante que o líder elabore aulas expositivas para destacar a jornada da busca pelo reconhecimento, igualdade e respeito destas pessoas. Supondo que o racismo seja a questão trabalhada sobre diversidade e aceitação na empresa, algumas dicas para serem colocadas em prática são:

  1. O líder compartilha histórias reais de pessoas negras que conquistaram destaque nacional ou internacional e impactaram a sociedade ao combater o racismo e fortalecer sua comunidade;
  2. A literatura pode ser usada nessa dinâmica para pautar a escravidão, mas também evidenciando a cultura dos colaboradores negros;
  3. Ao final de ambas as dinâmicas citadas acima, é possível solicitar que os colaboradores se dividam em grupos e apresentem comentários a respeito do tema, conversando mais sobre o racismo e o reconhecendo na sociedade atual.

Dinâmica de diversidade e aceitação

Dinâmica #3: gamificação no aspecto de diversidade e aceitação

A gamificação é uma excelente ferramenta para incentivar a diversidade e aceitação na empresa por meio de práticas diárias no negócio e por meio de treinamentos corporativos com soluções gamificadas e de mobile learning.

Com a educação corporativa correta, as capacitações são personalizadas de acordo com as necessidades de treinamento dos seus colaboradores e os gestores e líderes ganham a chance de acompanhar o desenvolvimento e aperfeiçoamento de cada membro da equipe.

Uma boa solução em educação para essa dinâmica, a qual representa uma enorme vantagem competitiva para sua empresa, é a Niduu.

Qual é o papel da liderança corporativa em relação à diversidade e aceitação nas equipes?

A pessoa que ocupa o cargo de liderança corporativa tem uma grande responsabilidade com os colaboradores e com a empresa, sendo a inspiração e o exemplo da equipe, levando bons resultados para o negócio e alcançando as metas e objetivos propostos.

Portanto, pode-se afirmar que um programa de diversidade e aceitação é bem-sucedido apenas quando a liderança está envolvida e engajada com a sua implementação. A postura deste profissional é responsável por influenciar os demais, então certifique-se de ter um bom líder no comando.

Conclusão

A diversidade e aceitação nas empresas é um conceito e uma prática que deve ser construída diariamente no negócio, devendo ser incentivada dia após dia pelos gestores e líderes de equipe. 

Logo, pode-se afirmar que essa transformação não acontece do dia para a noite, ela exige dedicação, esforço e trabalho para ser implementada de forma assertiva e correta na empresa. 

O primeiro passo para isso é uma comunicação transparente entre os colaboradores e adotar ações bem-sucedidas sobre esse tema, acompanhando o comportamento da equipe de perto para que o ambiente diversificado seja bem estruturado na companhia.

Como resultado, a diversidade e aceitação se tornará parte da cultura organizacional da empresa de maneira relevante e duradoura, principalmente com o auxílio da Niduu por meio de dinâmicas gamificadas de treinamento, então não deixe de entrar em contato conosco.

Torne a diversidade e inclusão parte da cultura da sua empresa com a Niduu. Lições Gamificadas. Micro

Fonte: Niduu - Disseminando Conhecimento.

Niduu Somos uma startup de Educação Corporativa com uma solução que consegue treinar todos os colaboradores de qualquer nível de forma contínua, dinâmica e efetiva com base na Microlearning, Mobile Learning e Gamificação.

Comentar
Compartilhar