Treinamento e Desenvolvimento: o segredo do sucesso na aprendizagem

O treinamento e desenvolvimento é o laboratório de talentos da empresa, mas também apresenta inúmeros desafios.


Para capacitar colaboradores e extrair seu máximo potencial, o Treinamento e Desenvolvimento precisa se adaptar constantemente às mudanças na tecnologia e no capital humano.


No dia a dia, a falta de tempo, recursos e estrutura adequada são alguns dos obstáculos para criar programas de treinamento, além da dificuldade em gerir resultados e comprovar sua eficácia.


Para um treinamento e desenvolvimento realmente transformador, o RH precisa adotar novas estratégias e ferramentas que garantam uma aprendizagem efetiva.Quais métodos você tem usado para engajar seus colaboradores nos treinamentos? Neste artigo, vamos te apresentar algumas tendências e dicas valiosas para melhorar seu T&D e impulsionar grandes talentos.


Se você quer mais retorno, mais agilidade e menos dor de cabeça, siga a leitura e anote os insights.  


Treinamento e desenvolvimento na era digital


O treinamento e desenvolvimento de pessoas evoluiu junto com as transformações digitais e seu papel estratégico nas empresas é cada vez mais claro.


Duas tendências são decisivas para a mudança do Treinamento e Desenvolvimento: a valorização crescente do capital humano e o avanço tecnológico na aprendizagem.


De um lado, as empresas vêm investindo no desenvolvimento de talentos para alcançar o diferencial competitivo e, do outro, as tecnologias estão revolucionando a educação corporativa.


Isso significa que os modelos tradicionais de treinamento não funcionam mais, ao mesmo tempo em que a demanda por capacitação é maior do que nunca.


Outro fator essencial é o protagonismo das novas gerações na força de trabalho, que será composta basicamente pelos millennials (nascidos entre 1981 e 1994) e geração Z (nascidos entre 1995 e 2010) nos próximos anos.


Para capturar a atenção desses novos colaboradores, os métodos de Treinamento e Desenvolvimento precisam ser muito mais dinâmicos, criativos e flexíveis.


Segundo o relatório L&D: where are we now?, lançado em 2017 pela Towards Maturity, baseado nas respostas de 700 líderes de T&D do mundo todo, 55% do ensino formal nas empresas ainda é presencial.


Por outro lado, apenas 2% das organizações pretendem expandir essa modalidade de ensino, enquanto 72% querem investir no e-learning e 78% vão apostar no blended learning para o próximo ano.


Hoje, a combinação de ensino presencial e online corresponde a 23%, enquanto os formatos 100% virtuais somam 22% do Treinamento e Desenvolvimento.


Os números mostram que a adoção das tecnologias de aprendizagem ainda está caminhando a passos lentos no mundo dos negócios, embora os gestores concordem que a mudança é urgente.


Como os colaboradores aprendem

A aprendizagem foi diretamente impactada pela tecnologia, pois os profissionais de hoje estão habituados às ferramentas digitais e têm mais dificuldade em lidar com o formato da sala de aula.


O relatório 2018 Workplace Learning Report do Linkedin mostra que 68% dos colaboradores preferem aprender na prática, enquanto 58% querem aprender no seu próprio ritmo.


Esses dados confirmam os princípios da andragogia (ciência da aprendizagem adulta), que determina que os adultos só absorvem conteúdos quando entendem sua importância, aplicam às experiências pessoais e conseguem autodirigir seus estudos.


É por isso que os formatos de e-learning e blended learning são úteis para o treinamento e desenvolvimento, uma vez que oferecem mais flexibilidade e personalização.


FAST: o segredo para o engajamento

Para engajar os colaboradores no treinamento e desenvolvimento, você pode utilizar a estratégia FAST:


  • Fun (divertido): a diversão é o principal ingrediente dos treinamentos eficazes, pois encoraja a participação e aumenta os níveis de motivação;
  • Actionable (acionável): os programas de treinamento acionáveis são aqueles que apresentam valor prático, com uma ligação clara entre conteúdo e ação;
  • Simple (simples): simplificar é fundamental, por isso o T&D deve adotar o método DME (Dose Mínima Eficaz), que oferece a menor porção de informação possível para atingir os objetivos de aprendizagem;
  • Transparent (transparente): a transparência é válida do começo ao fim dos treinamentos, desde a comunicação de seus propósitos e explicação das mecânicas até a solicitação de feedbacks aos participantes.


Uma das maneiras mais eficientes de aplicar o FAST é por meio do microlearning, um método que utiliza microaulas ou microcapacitações para adaptar a aprendizagem ao colaborador.


De acordo com o artigo Microlearning: an evolving elearning trend, publicado em 2017 pela De Gruyter, as microlições proporcionam 20% mais retenção de informações nos treinamentos.


Aplicadas ao mobile learning, essas lições rápidas e objetivas podem ser acessadas a qualquer hora e lugar, com alguns toques na tela do smartphone.


Nada mais divertido, simples e prático do que aprender no próprio celular, com o mínimo de impacto na rotina do colaborador.


Como buscar o sucesso na aprendizagem


No treinamento e desenvolvimento, o sucesso na aprendizagem depende de um processo estruturado e bem planejado.

Já vimos algumas estratégias, agora vamos ao passo a passo essencial:


Compreenda os objetivos e necessidades


Você já deve estar familiarizado(a) com o LNT (Levantamento de Necessidades de Treinamento). O processo é fundamental para identificar os gaps de competências e direcionar os treinamentos para as demandas dos colaboradores. Assim, você pode traçar objetivos certeiros de aprendizagem.


Defina estratégias para o engajamento


Apresentamos o FAST como referência e tendências como microlearning, e-learning e mobile learning. Você também pode utilizar estratégias de gamificação, usando as mecânicas dos jogos para criar treinamentos desafiadores e engajantes. O importante é incentivar a participação e conquistar os colaboradores.


Lance as campanhas de treinamento


Comunicação aberta é essencial, por isso você deve lançar as campanhas de treinamento com total transparência. Devem ficar claros os objetivos do treinamento, suas mecânicas, recompensas e forma de acompanhamento do progresso individual.


Acompanhe a evolução


Os treinamentos devem ser acompanhados semanalmente, com revisão de sucesso periódica. Assim, você pode fazer os ajustes necessários e rever estratégias no meio do caminho.

Colha os resultados


Como resultado, você deve contar com colaboradores comprometidos, redução de custos e maior absorção de conteúdos. Parece trabalhoso? Pois saiba que você já pode contratar um profissional especializado em gerenciar o sucesso do seu treinamento.


O profissional Gerente de Sucesso de Treinamentos é responsável por conduzir todas essas etapas para garantir a eficiência e eficácia da estratégia de T&D.


Agora imagine ter um profissional dedicado e ainda contar com um aplicativo gamificado para criar treinamentos altamente engajantes e ainda com relatórios de desempenho em tempo real.


Tudo isso é possível com a solução inovadora que preparamos para seu T&D. Clique aqui para conhecer mais como cuidamos do sucesso dos treinamentos da sua empresa com uma aprendizagem efetiva baseada em gamificação.

Fonte: Niduu - Disseminando Conhecimento.

Niduu Somos uma startup de Educação Corporativa com uma solução que consegue treinar todos os colaboradores de qualquer nível de forma contínua, dinâmica e efetiva com base na Microlearning, Mobile Learning e Gamificação.

Comentar
Compartilhar