Lucrando o Ano Inteiro através da Fidelização de Clientes

A Fidelização de Clientes é uma parte fundamental para o seu negócio prosperar no mercado e manter um faturamento estável.

Inclusive, quando você conquista a confiança de um consumidor, a possibilidade dele indicar o seu comércio para outras pessoas é muito alta, então é essencial que se entregue um serviço de qualidade.

No entanto, se você ainda possui dúvidas de como realizar a fidelização dos seus clientes de uma forma efetiva, agora você terá a oportunidade de aprender.Cliente fidelizado Niduu

Como Fazer a Fidelização de Clientes?

Na fidelização de clientes, é essencial que, além de um bom atendimento, produtos ou serviços de qualidade, a marca e o comprador mantenham contato. Dessa forma, o comércio criará um relacionamento com o consumidor, o fidelizando.

No entanto, é preciso compreender que a fidelização é diferente da satisfação. Enquanto uma trará o cliente de volta para a empresa, a outra apenas o deixará feliz com o que adquiriu.

Logo, é perceptível que o mercado atual é bastante concorrido e para ganhar destaque entre os consumidores, não basta somente ser uma marca reconhecida, é preciso ter diferenciais que chamam a atenção do público.

Portanto, quando pensamos em fidelizar os clientes, é preciso pensar também em estratégias para que isso aconteça. É fundamental que o relacionamento entre a marca e o comprador esteja estabelecido para que os processos se tornem possíveis.

Você já conhece os 4 graus de fidelidade de um cliente? Confira abaixo.

  • Consumidor Convicto - aqueles que sempre frequentam o seu estabelecimento;
  • Consumidor Dividido - esses são clientes que, apesar de serem fiéis ao seu negócio e sempre voltarem, consomem também de outras marcas;
  • Consumidor Inconstante - clientes que sempre estão mudando de estabelecimento;
  • Consumidor Infiel - compram em qualquer estabelecimento, ou seja, não possui preferência.

Naturalmente os donos de estabelecimentos gostariam de ter uma cartela significativa de clientes convictos ou divididos para que a lucratividade da empresa esteja sempre em crescimento.

Agora, se você quer conhecer as estratégias para conseguir fidelizar os seus clientes, basta acompanhar abaixo e garantir a ascensão de uma empresa que consegue faturar o ano inteiro com clientes fiéis.

Estratégias de Fidelização de Clientes

Antes de tudo, é aconselhável analisar os Indicadores de Desempenho para compreender se há alguma deficiência nos setores do seu estabelecimento, como a equipe de venda ou o caixa.

Dessa forma, será possível corrigir os pontos fracos e investir nos pontos fortes da sua companhia.

Você sabia que com a Niduu, o seu negócio tem grandes chances de fidelizar clientes?

A educação corporativa é essencial para que você conquiste uma equipe capacitada em entregar a melhor experiência de compra para os seus consumidores e que saibam ter uma postura profissional diante de cada cliente em potencial.

Dessa forma, você consegue combater as deficiências do seu negócio, desenvolvendo e aperfeiçoando os pontos fortes, entregando produtos e serviços de alta qualidade para todas as pessoas que entrarem em seu estabelecimento.

Inclusive, a Niduu fornece cursos de Marketing Pessoal, Atendimento Básico e Intermediário para o você e a sua empresa conquistarem tudo isso! Para entrar em contato com a Niduu, basta clicar aqui.

Agora vamos conhecer as 5 melhores estratégias de fidelização de clientes para o seu negócio, acompanhe.

1. Conheça o seu Público

A realidade é que a fidelização será melhor trabalhada

quando você souber responder as seguintes perguntas:

  • Eu vendo para quem?
  • Qual a melhor forma de abordar esse cliente?

Quando você tiver a resposta da primeira pergunta, você saberá qual o perfil das pessoas que você atende no seu estabelecimento e, em relação à segunda pergunta, a resposta é um pouco mais complexa.

Além de você, os seus vendedores precisam ter a sensibilidade de compreender como o possível comprador está reagindo durante a abordagem de atendimento.

Em outras palavras, é fundamental que cada membro da sua equipe de vendas saiba:

  • Se afastar, em caso do possível comprador estar interessado em continuar a busca sozinho no seu negócio;
  • Dar o auxílio necessário se o cliente solicitar ou demonstrar precisar;
  • Independente do caso, estar sempre disposto a respeitar e atender a preferência de cada pessoa que entrar no seu estabelecimento.


2. Ouça a Necessidade do Cliente

Durante o atendimento, o consumidor informará aos seus vendedores o que ele busca. É essencial que os seus funcionários saibam ouvir a necessidade do cliente e auxiliem na busca pelos melhores produtos ou serviços que possam atendê-lo.

Portanto, não adianta a sua equipe tentar vender itens que não estão de acordo com o que o seu consumidor estiver buscando. Exemplos:

  • O comprador está buscando por um celular da marca Apple, mas a sua equipe está tentando vender um Android;
  • A cliente procura por uma blusa lisa, mas os seus vendedores continuam oferecendo blusas com estampas.

O desejo do cliente deve ser ouvido atentamente e as alternativas só devem ser apresentadas quando o que ele busca não puder ser totalmente atendido.

3. Considere os Feedbacks

As críticas construtivas dos seus clientes devem ser levadas em consideração, assim como as sugestões que podem ser dadas. 

O motivo disso é bem simples, a visão que estes consumidores possuem podem ser iguais às visões de outros clientes e, além disso, quando se está atento as críticas e sugestões, o consumidor se sente valorizado.

4. Dê Programas de Fidelidade

Você já deve ter entrado nas lojas Renner e descoberto que eles parcelam em 5x sem juros para clientes que possuem um cartão da loja. Esse é um exemplo de programa de fidelidade.

Ou seja, para clientes que são convictos, por que não oferecer algumas vantagens? Essa é uma forma de incentivo enorme para fidelização.

Portanto, a sua empresa pode criar diferenciais como:

  • Formas mais acessíveis de pagamento;
  • Promoções e descontos antecipados;
  • Brindes exclusivos.

Basta estudar os Indicadores de Desempenho, o seu público alvo e saber qual é a melhor vantagem que você pode oferecer para os seus clientes.

5. Forneça Suporte Eficaz

Ocorreu algum imprevisto com os seus consumidores? Ter um suporte que seja rápido, eficaz e amigável é indispensável para solucionar quaisquer problemas que possam ter acontecido envolvendo o seu cliente.

Sendo assim, se algum dia o seu comprador já estiver ficado infeliz com o seu negócio, isso mudará e as chances de fidelizar esse cliente serão maiores. Lembre-se que o mais importante é sempre o consumidor, esse é o princípio da Pirâmide Invertida.

Como a Postura dos Funcionários e o Pós-Venda Fideliza Clientes

Você sabia que um pós-venda de qualidade e a postura dos seus funcionários está diretamente ligada a fidelização dos seus clientes? 

Em primeiro lugar, o pós-venda é uma excelente técnica de fidelização, já que o seu estabelecimento manterá o contato com o consumidor e buscará saber se está tudo certo com os produtos e serviços, além de conseguir solicitar um feedback do atendimento.

Inclusive, o pós-venda também pode envolver a necessidade de troca de produtos ou a revisão dos serviços. É essencial que a pessoa responsável por essa área, seja você ou o seu funcionário, esteja preparada para o tipo de atendimento necessário, como:

  • Sabendo ouvir as reclamações dos clientes;
  • Trazendo medidas eficientes de resolução;
  • Contornando situações desagradáveis que possam surgir, sempre com respeito.

Em outras palavras, a sua empresa deixará bem claro para o cliente que a satisfação e opinião dele são importantes. Esse tipo de contato é uma forma de valorização, sendo capaz de criar um relacionamento do comprador com a marca.

Em segundo lugar, a postura de todos os funcionários da sua equipe devem ser adequadas para o seu estabelecimento. Desde as vestimentas até a maneira em que o cliente é atendido.

Aliás, estes funcionários devem ter conhecimento sobre os produtos e serviços que a sua empresa possui para que eles estejam capacitados a apresentar o que o seu negócio fornece e como isso pode ser útil para as necessidades do cliente,

Homem comprando produto Niduu

Portanto, ter uma equipe com postura profissional é importante para o seu negócio, além do Marketing Pessoal que deve ser colocado em prática na sua companhia.

Benefícios da Fidelização de Clientes para o seu Negócio

Agora, você terá a oportunidade de compreender mais sobre os vários benefícios que são conquistados quando você consegue fidelizar seus consumidores e trazê-los novamente para o seu estabelecimento.

Negociar com Fornecedores

Uma vez que o comércio possui uma cartela de clientes fiéis e os fornecedores sabem disso, a negociação se torna mais simples. 

Isso acontece porque as empresas que fornecem os produtos sabem que os itens serão vendidos rapidamente e, logo, você realizará uma nova encomenda.

A vantagem disso é que será possível negociar por valores mais acessíveis para a compra dos produtos e formas de pagamento que melhor se adequa ao seu negócio.

Divulgação Boca a Boca

A divulgação boca a boca ainda faz muito sucesso por um motivo simples: não há influência direta da sua marca. É apenas uma pessoa contando para a outra sobre a experiência que teve no seu estabelecimento. 

Isso vale ouro, principalmente quando são clientes habituais que contam da qualidade dos seus produtos ou serviços.

Aqui, você terá a possibilidade de assistir o seu comércio crescer de forma orgânica, ou seja, sem você precisar se esforçar para que haja uma divulgação. 

Redução de Custos

É inevitável que seja necessário investir uma parte do orçamento da companhia para que haja uma divulgação adequada do seu negócio para a população

Independente do meio que você escolher para que essa divulgação aconteça, seja por rádio, redes sociais ou jornais da sua cidade, o custo pode ser diminuído e a quantidade de consumidores continuar crescente quando se tem clientes fiéis.

Lembre-se do item 2, a divulgação boca a boca.

Aumento de Lucro

Com clientes fidelizados, não haverá problema em aumentar o valor dos seus produtos ou serviços, esse não precisará ser o diferencial da sua empresa. Consumidores fiéis sempre retornarão para o seu comércio, já que conhecem a equipe e a qualidade do que é oferecido.

Reputação Positiva

Quando se trata de negócios na internet, é possível conhecer a opinião de outros usuários acerca de um determinado estabelecimento e sobre suas experiências no local.

Portanto, quando você tiver uma cartela de clientes fidelizados, eles estarão fazendo a propaganda da sua empresa na internet, assim mais pessoas visitarão e mais vendas serão geradas.

Inclusive, com essa maior movimentação e reputação positiva, a chance de conseguir fidelizar mais clientes é ainda maior.

Maior Frequência de Compras

Quando um cliente elege o seu negócio como o preferido dele, com certeza ele voltará mais vezes para buscar por outros itens ou serviços que precisa. 

Sendo assim, o faturamento da sua empresa sempre estará crescente, conforme mais consumidores forem sendo finalizados.

Logo, a sua companhia terá uma boa colocação no mercado, tendo a possibilidade de focar em diferenciais maiores e únicos na região, sempre retendo mais compradores convictos.

Inclusive, você também não precisará se preocupar se o lucro está sendo suficiente já que, com clientes fiéis, o faturamento acontece o ano inteiro

Por fim, é importante que a sua equipe de vendas esteja preparada para dar um passo rumo à fidelização de clientes e, como já foi dito, a Niduu é capaz de trabalhar com você para que isso aconteça.

Fonte: Niduu - Disseminando Conhecimento.


Comentar
Compartilhar