Como Usar Redes Sociais para Negócios

Você sabia que as Redes Sociais para Negócios são, atualmente, uma das melhores formas para ter contato com o seu consumidor e, possivelmente, conquistar mais clientes?

A grande parte da população brasileira é ativa na rede e, com isso, as chances de alcançar o seu público crescem. É preciso aproveitar essa chance.

No entanto, se você ainda tem dúvidas de como unir redes sociais e negócios, o momento para aprender é agora!

pessoas sorrindo celular

Redes Sociais para Negócios: Você Sabia que o WhatsApp para Pós-Venda Fideliza Clientes?

As redes sociais para negócios são uma forma eficaz de conquistar clientes, já que ferramentas como WhatsApp, Instagram e Facebook oferecem funcionalidades para alcançar todos os públicos que fazem parte das redes.

Com isso, você sabia que o WhatsApp é um ótimo aplicativo para auxiliar na fidelização do seu cliente no pós-venda?

Existem algumas situações que o contato depois da concretização da compra pode ser feito, como:

  • Verificar se os produtos ou serviços cumpriu a expectativa;
  • Conhecer a satisfação do consumidor referente a experiência de compra;
  • Em caso de troca, mostrar preocupação ao perguntar se deu tudo certo nessa transação.

A primeira situação é importante para conhecer a qualidade do produto ou serviço que o seu estabelecimento está oferecendo. Quem sabe não está na hora de trocar de fornecedor?

Inclusive, sempre que for possível, colocar em prática a segunda situação, o feedback da experiência do consumidor é fundamental. Dessa forma, você será capaz de conhecer os pontos fortes e fracos da sua equipe, sabendo onde precisam melhorar e aperfeiçoar.

Agora, a última situação, que é indispensável para se mostrar um estabelecimento comprometido com o consumidor

Sendo assim, quando uma troca for necessária, é preciso demonstrar preocupação com o que aconteceu e disposição para reparar um produto ou serviço que não deu certo para o cliente.

Mas lembre-se, esse contato deverá ser realizado mediante a autorização do comprador, ou seja, ele precisa aceitar receber as mensagens da sua companhia. Caso contrário, pode-se despertar um sentimento de incômodo no seu cliente, comprometendo a fidelização.

O Instagram é uma das Melhores Redes Sociais para Negócios para Atrair e Gerar Mais Vendas

É inegável que o Instagram tem crescido muito nos últimos anos e, consequentemente, adicionando sempre novas ferramentas para os negócios prosperarem. Conheça, abaixo, 4 dicas para você começar a usar essa rede social para a sua empresa.

1. Alterar o Perfil para Conta Comercial

O primeiro passo é alterar a conta de pessoal para comercial para, dessa forma, fornecer dados importantes para o seu possível cliente encontrar o seu estabelecimento, como:

  • Localização do estabelecimento;
  • Número para contato.

Com isso, você proporciona a facilidade da interação da sua marca com os potenciais compradores e a possibilidade de irem até a sua loja conhecer os seus produtos e serviços aumentam. 

2. Realizar Postagens com Frequência

O próprio Instagram é um local onde se pode aproveitar ao máximo suas funcionalidades, como as fotos e vídeos que podem ser postados quando a maioria dos seus seguidores, potenciais clientes, estiverem online na rede.

Esse é um dos benefícios de se adquirir a conta comercial, o monitoramento do desempenho de cada postagem realizada e, inclusive, quem são os seus seguidores e os hábitos de uso dessa rede social.

Em outras palavras, será possível observar:

  • As cidades que residem;
  • As faixas etária que possuem;
  • Os gêneros;
  • Os dias e horários que mais acessam o Instagram.

Dessa forma, é possível acertar nos horários e dias da postagem, além de descobrir se você está atingindo o público certo para o seu negócio.

Conteúdos para o seu Público

O que o seu estabelecimento oferece ou está oferecendo no momento são ótimas opções para serem compartilhadas no Instagram, além de outras coisas que auxiliem na conquista do público. Veja a seguir:

  • Os serviços ou produtos que possuem;
  • As possíveis promoções que a companhia poderá fornecer ou já fornecem;
  • Depoimentos de clientes satisfeito e muito mais.

Além disso, as postagens nos stories são muito válidas para um engajamento mais rápido se, por exemplo, chegou algum produto ou serviço novo ou se a empresa entrou em um período de descontos.

Inclusive, é aconselhável sempre conversar com o seu público no story, diretamente. Pergunte o que eles acharam da novidade, faça enquetes, os convide para conhecer a loja, tudo é válido para engajar os potenciais clientes e despertar interesse pelo que a sua empresa oferece.

3. Responda as Mensagens e Comentários

Para o Instagram, isso é bem simples: Marcas que respondem as mensagens que recebem de potenciais clientes possuem mais valor.

Dessa forma, se você quiser que essa rede social valoriza a sua empresa e entregue mais dos conteúdos da sua conta para os seus possíveis consumidores, não deixe de respondê-los.

Além disso, retornar as mensagens são uma forma de engajamento com o seu público, o que despertará o sentimento de importância para eles e um relacionamento com a marca será criada.

Inclusive, sempre que houver algum comentário nas publicações, é indicado responder também.

instagram rede social

4. Conheça os seus Clientes

Um outro detalhe que é indispensável ser mencionado é: foque no seu público.

Por exemplo, se o seu estabelecimento for um uma loja de roupas femininas, não adianta entregar conteúdos no Instagram que atraiam o público masculino, você estará atraindo as pessoas erradas para a compra e não conseguirá gerar vendas.

Portanto, é preciso conhecer o seu público e saber como atingi-lo. 

LinkedIn: Apresentando a sua Marca na Mais Importante das Redes Sociais para Negócios

O LinkedIn é uma das redes sociais mais importantes para as empresas, já que é nessa ferramenta que a percepção positiva do seu estabelecimento é trabalhada

Para isso, é preciso ter uma página empresarial em que contenha as seguintes informações:

  • O setor que o seu negócio se encaixa, por exemplo, empresa de varejo;
  • A localização do estabelecimento;
  • A Visão Geral da companhia, onde poderá conter a história do negócio, assim como seus valores e missão;
  • As especializações da empresa, como o que ela oferece aos consumidores.

Além disso, é possível publicar as vagas em aberto do seu estabelecimento no LinkedIn e, também, conectar com as pessoas que trabalham no local e também possuem o perfil nessa rede social.

Afinal, o Facebook Ainda é Bom para os Negócios?

O Facebook é a ferramenta onde existem maior número de usuários se comparado com quaisquer outras citadas acima. Basicamente, todos os seus clientes estão nessa plataforma, mas será que ainda vale a pena investir nela para o negócio?

Em primeiro lugar, é preciso ter em mente que alcançar usuários de forma orgânica no Facebook é um pouco mais difícil, ou seja, sem pagar por anúncios. Porém, não é impossível. Confira as 4 dicas a seguir:

1. Criando uma Página Comercial

É muito simples criar uma página comercial e nela, as seguintes informações devem se fazer presente:

  • A história do estabelecimento, onde é preferível colocar os produtos e serviços fornecidos;
  • O horário de funcionamento, inclusive os dias;
  • O contato da empresa, que pode ser telefone, endereço ou e-mail;
  • A categoria em que a companhia se encaixa, como loja de departamento.


2. Conteúdos para Publicação

É indicado que as publicações sejam realizadas com frequência. É interessante compartilhar:

  • Produtos que estão disponíveis na companhia;
  • Serviços fornecidos pelo estabelecimento;
  • Novidades que chegaram ao estoque, se houver;
  • Promoções e descontos esporádicos e de datas comemorativas;
  • Vagas de emprego que estão em aberto.

Inclusive, é opcional serem fotos, vídeos ou apenas textos nas publicações. O Facebook oferece todas estas funcionalidades.

3. Respondendo Clientes em Potencial

O Facebook fornece a opção, para o usuário, que é o seu potencial cliente, entrar em contato com o estabelecimento pelo chat da página. Sendo assim, é necessário estar atento se não houver alguma mensagem pendente no bate papo.

Lembre-se que, ao responder cada pessoa, você estará gerando valor para a sua marca, além de engajar os possíveis consumidores da sua empresa.

Além disso, sempre que alguma pessoa fizer uma pergunta ou algum comentário nas publicações, é aconselhável responder também.

4. Atentando-se com Avaliações de Clientes

O Facebook dá a possibilidade dos consumidores avaliarem o estabelecimento, portanto, tenha em mente que uma equipe que saiba recepcionar e atender os seus clientes é de extrema importância. 

Na categoria de “Avaliações” da página comercial do Facebook, tanto compradores satisfeitos quanto insatisfeitos marcarão presença para dar a sua opinião sobre os produtos e serviços.

Aprenda a Usar as Redes Sociais para Negócios com a Niduu

Você ainda não conhece a Niduu? Uma empresa educacional voltada para o desenvolvimento e aperfeiçoamento da sua empresa no mercado

Portanto, se você quer aprender mais sobre como usar redes sociais para negócios e prosperar a sua marca, saiba que a Niduu fornece cursos de:

  • Como Vender no Instagram;
  • As Redes Sociais Como Ferramentas de Comunicação e Vendas;
  • Redes Sociais e Marketing Digital;
  • Gestão de Redes Sociais.

Contate a Niduu e aprenda a usar as redes sociais para negócios o quanto antes e alcançar o seu público, fidelizando seus consumidores e conquistando mais clientes!

Fonte: Niduu - Disseminando Conhecimento.

Niduu Somos uma startup de Educação Corporativa com uma solução que consegue treinar todos os colaboradores de qualquer nível de forma contínua, dinâmica e efetiva com base na Microlearning, Mobile Learning e Gamificação.

Comentar
Compartilhar