Marketing Pessoal: Como Investir em Funcionários pode Alavancar suas Vendas

Marketing Pessoal são técnicas implementadas dentro da sua companhia com a intenção de reforçar a imagem, de forma positiva, tanto da empresa quanto da reputação que ela carrega entre os funcionários. 

Com essas técnicas, é altamente provável que as pessoas que trabalham para você se tornem melhores profissionais e, inclusive, descubram habilidades técnicas e comportamentais que sequer sabiam que tinham ou poderiam desenvolver

Portanto, o Marketing Pessoal deve ser visto como um estratégia para auxiliar o crescimento da sua empresa, e não apenas uma “etiqueta para funcionários”.

Mas se você ainda possui as seguintes dúvidas:

  • O que é Marketing Pessoal de forma clara e objetiva;
  • Como desenvolver essa estratégia entre os funcionários da sua empresa;
  • As melhores dicas para reforçar a implementação das técnicas de forma eficiência na companhia.

Não se preocupe, esse artigo ensinará você tudo o que precisa saber sobre o Marketing Pessoal para ultrapassar sua meta de vendas!

O que é Marketing Pessoal?

Quando se fala sobre Marketing Pessoal, é inevitável que se imagine um profissional autônomo que precisa estar bem apresentável e saber “se vender” para conseguir conquistar os clientes.

No entanto, a realidade é mais abrangente que apenas isso. O Marketing Pessoal é fundamental para todas as pessoas, independente de suas áreas de atuação

Sendo assim, para profissionais que ainda não tiverem colocado essa estratégia em prática, será preciso trabalhar em cima de vários conceitos e técnicas para conseguir se diferenciar da multidão e auxiliar a empresa a conquistar espaço no mercado.

Consequentemente, quando seus funcionários têm a estratégia desse tipo de marketing desenvolvido, serão profissionais valiosos por saberem influenciar e representar autoridade para terceiras pessoas. 

Portanto, funcionários que sabem aplicar um bom Marketing Pessoal em cima de si mesmos são completamente valiosos para a companhia, visto que gera cada vez mais vendas e vantagens para a empresa.

Marketing Pessoal para seus Colaboradores

O Marketing Pessoal, para ser desenvolvido e aperfeiçoado, explora a capacidade dos funcionários, assim como suas habilidades e experiências. Como resultado, a relação interpessoal se torna mais simples e pacífica, incrementando a atuação profissional.

Logo, diversos benefícios passam a surgir para a empresa que sabe investir no Marketing Pessoal para seus funcionários. 

Abaixo você poderá encontrar as 3 maiores mudanças de uma empresa que investe no Marketing Pessoal das suas equipes, motivando você a adotar essa estratégia no seu negócio também.

1. Agregar Mais Valor para sua Empresa

Como todos já sabem: “O funcionário faz a empresa”. Portanto, atente-se em como Marketing Pessoal foca muito no desenvolvimento e melhoramento da:

  • Maneira que os seus funcionários se apresentam para o público, ou seja, suas vestimentas, que deverão estar sempre de acordo com suas funções;
  • Postura profissional de qualidade, estando de acordo com os padrões que o cargo da pessoa exige;
  • Ter a destreza de lidar com os clientes, sendo assim, saber trabalhar em uma comunicação interpessoal clara e objetiva, mas tendo sempre empatia.

Assim que, quando os seus funcionários preenchem esses requisitos, a sua empresa se encontrará em constante crescimento e logo se posicionará em um nível competitivo no mercado.

2. Trazer Resultados Reais e Significativos para os Negócios

Uma vez que as pessoas que trabalham na sua empresa começarem a investir no Marketing Pessoal e conquistar reconhecimento e valorização no mercado com as habilidades e competências desenvolvidas, resultados significativos aparecerão.

Inclusive, geralmente serão perceptíveis na hora de realizar a mensuração das taxas de vendas, lucros, satisfação de clientes e algumas outras medidas possíveis de serem analisadas, os chamados Indicadores de Desempenho

3. Conquistar uma Relação de Confiança com seus Clientes

Funcionários bem vestidos, que demonstram conhecimento na hora de passar informações a respeito de algum produto, com uma postura admirável profissionalmente e tendo a destreza da comunicação interpessoal vão, com certeza, fidelizar seus clientes.

Do ponto de vista do comprador, quanto mais uma empresa investir no Marketing Pessoal dos seus profissionais, mais ele se sentirá acolhido e confiante para realizar qualquer compra.

A fim de explicar melhor a situação, imagine as seguintes hipóteses:

  • Você entra em uma loja onde os funcionários estão com roupas do próprio dia a dia, encostados em prateleiras e conversando entre si, como se você não estivesse ali e não soubessem te entregar informações essenciais a respeito de algum produto.
  • Agora, você está em uma loja onde todos os funcionários seguem um padrão de vestimenta e é perceptível na postura que eles estão dispostos a te atender. Logo, quando você é atendido, a pessoa sabe solver todas as suas dúvidas a respeito do produto.

Por fim, qual loja você escolheria para comprar? Qual loja foi a responsável por despertar o sentimento de confiança no funcionário e fazer você se sentir seguro da compra?

Certamente a segunda loja, onde o Marketing Pessoal foi aplicado com eficiência entre todos os profissionais que integram a equipe, resultando em uma empresa de alto nível no mercado.

Marketing Pessoal e Profissional

Agora, quando o termo Marketing Pessoal e Marketing Profissional surgem, é comum que haja confusão sobre o que é cada um, o que nem sempre é fácil de compreender.

Marketing Pessoal é tudo o que foi visto até aqui, ou seja, a importância do funcionário saber se vestir, apresentar postura profissional, ter a habilidade de interagir com o cliente e, com tudo isso, valorizar a companhia e gerando um Capital Humano de alto nível.

Por outro lado, o Marketing Profissional envolve o que a empresa pode fazer por ela mesma em sua organização corporativa, que refletirá diretamente aos olhos de terceiros. Isso abrangerá os seguintes tópicos a serem analisados:

  • Quais estratégias a companhia usa para atrair mais vendas;
  • Como funciona a oferta de bens e serviços que a empresa possui;
  • A organização conhece as preferências dos seus clientes?

Se você souber responder essas perguntas sem hesitação e com total confiança, então será preciso dar o próximo passo para investir no Marketing Profissional dos seus negócios, onde será trabalhado a forma que seus consumidores enxergam a sua empresa.

Portanto, não adianta ter os melhores funcionários do mundo que sabem aplicar o Marketing Pessoal com perfeição, se a sua empresa não sustentar a imagem dos seus funcionários, você não tem nada

Marketing Pessoal de Funcionários e Marketing Profissional da Empresa Andam Lado a Lado

Acima do que a satisfação do atendimento ao cliente pode gerar para seu comprador, se o produto que a sua companhia oferece não for da qualidade desejada, o consumidor não voltará a fazer negócio com você.

O primeiro passo é oferecer produtos e serviços bons e, se possível, com a melhor qualidade do mercado que você alcança.

Por outro lado, se você precisar aprimorar a visão que esses consumidores têm da sua companhia, algumas medidas precisarão ser colocadas em prática o quanto antes para reconquistar o seu público.

Mudanças no Marketing Profissional da Empresa

Abaixo você poderá descobrir as 5 mudanças que deverão ser realizadas para que sua empresa seja mais valorizada e reconhecida pelos consumidores.

1. Não Esqueça do Marketing Pessoal dos Funcionários

Como dito anteriormente, o Marketing Pessoal é fundamental, mas vamos reforçar.

Os seus funcionários precisam ter uma postura profissional, estar bem vestido para o cargo que ocupa e saber atender os clientes com excelência. 

Como resultado, sua companhia entrará em crescimento constante e passará a ser mais respeitada pelos compradores de todos os tipos.

Aliás, um funcionário de alta qualidade também é um profissional em ascensão, jamais deixe de investir neles.

2. Realize Treinamentos de Capacitação para os Funcionários

Sempre que for possível, realize treinamentos de capacitação com a equipe de pessoas que fazem parte da sua empresa.

Atualmente no mercado, existem treinamentos incríveis que trazem resultados reais para seus funcionários e sua companhia. Inclusive, muitas capacitações são feitas pelo celular, o que facilita as pessoas a aprenderem em qualquer hora e lugar.

Lembre-se que ao investir na sua equipe, você está os fidelizando também. É uma oportunidade que você oferece para todos um crescimento profissional e isso jamais será esquecido!

Resultando, também, no maior engajamento deles com a sua empresa.

marketing pessoal treinamentos para colaboradores

3. Mantenha Contato com o Consumidor Após a Compra

Muitas empresas ainda falham nesse quesito e, se você quiser manter um cliente fidelizado, mostre que se importa com ele

Certamente que o contato será estabelecido apenas mediante a autorização do consumidor, mas se ele aceitar, aproveite para enviar mensagem por e-mail ou whatsapp.

Existem várias perguntas e afirmações que você pode fazer para se mostrar preocupado com ele, como:

  • “Espero que tenha se sentido satisfeito com o nosso atendimento e produto/serviço! Nos conte o que achou, desde pontos positivos a negativos. Estamos sempre dispostos a melhoria para você!”
  • “Você está tendo alguma dificuldade com o produto/serviço? Se precisar de assistência, basta nos contatar no número (envie o contato da empresa)! Estamos aqui por você!”
  • “Nos dê nota de 0 a 10 e nos conte no que podemos estar melhorando no estabelecimento e atendimento. Sempre buscamos pela sua satisfação de estar aqui!”

Sempre se lembre disso, mostrar para o consumidor que se importa com ele vale ouro!

4. Sempre Invista no Aperfeiçoamento de Produtos e Serviços

Independente se o produto for terceirizado, assim como possivelmente os serviços, ou feito dentro do seu estabelecimento, jamais se contente com o que tem.

Se você parar por um momento e pensar no que as grandes empresas oferecer, logo perceberá que todos os produtos e serviços passam por processos intermináveis de melhoramentos.

Portanto, se você quer conquistar um nível competitivo da sua empresa no mercado e a manter assim.

Pesquise, busque, desenvolva, aperfeiçoe, até chegar em um ponto que o seu serviço ou produto se venderá sozinho.

5. Seja Autêntico no Mercado

Passe longe de ser apenas mais um!

Mais um não atrai. Mais um não fideliza. Mais um não vende como você pode vender sendo único!

Aliás, ser autêntico dá trabalho, mas vale muito a pena! Envolve o Marketing Pessoal dos seus funcionários, os produtos e serviços de alta qualidade que a sua companhia oferece e, acima de tudo, pelos diferenciais que a sua empresa será lembrada.

Para isso, seja criativo! Pesquise como as empresas se comportam no mercado estrangeiro, o que elas oferecem para seus consumidores que aqui, no Brasil, ainda não é tem.

Seja autêntico, seja único, seja o primeiro!

Dicas de Marketing Pessoal

Por fim, as melhores dicas para aprimorar o Marketing Pessoal de todos os seus funcionários, sem exceções, são as 3 abaixo.

Estabeleça uma Regra de Vestimenta

É fundamental que a sua empresa tenha uniforme, pelos seguintes motivos:

  • Cada funcionário estará representando a sua marca;
  • O uniforme reforça o sentimento do indivíduo de pertencimento a empresa e, além disso, o poupa de usar roupas do armário pessoal;
  • Identifica, para os consumidores, quem poderá auxiliar eles na compra.

O uniforme deve ser confortável, com as cores e o logo da empresa, sem extravagâncias e, se possível, sem diferenciação de gênero.

Porém, se a sua empresa não possuir um uniforme, vale ressaltar para seus funcionários que é exigido vestimentas próprias da seguinte forma:

  • Camisetas de cores neutras e sem estampas, preferencialmente branca;
  • Calças confortáveis, podendo ser tanto jeans quanto leggings,
  • Sapatos confortáveis para aguentar a jornada de trabalho, optando por tênis ou sapatilha.

Inclusive, você não pode esquecer de implementar algumas regras de higiene que, consequentemente, englobam a forma que o seu funcionário se apresenta para os consumidores:

  • Sempre que o funcionário possuir cabelo comprido, fazer um coque para ir trabalhar;
  • Manter a barba aparada ou, dependendo da função exercida, não possuir barba;
  • Esmaltes de cores neutras e unhas curtas, comumente exigido para funcionários que trabalham com gastronomia;
  • E, por fim, a higiene básica que deve ser praticada em casa.

Lembre-se que é essencial que seus funcionários se destaquem dos consumidores, além de manter uma postura profissional de alto nível, a qual será visto a seguir. 

Exija uma Postura Profissional

A postura profissional é ainda mais importante que os funcionários usarem uniforme.

Um comprador não se lembrará se quem o atendeu na sua empresa estava realmente de uniforme ou não, mas sempre se lembrará de um funcionário que se mostrou prestativo e atento às necessidades de atendimento dele.

A postura profissional é essencial em todas as empresas, não importa se são pequenas lojas ou multinacionais, o comportamento do seu funcionário é o que marcará a memória do seu consumidor

Invista na Comunicação Interpessoal

Acima de uniformes e posturas profissionais, se o funcionário não souber responder as dúvidas do comprador sobre certo produto ou serviço, não souber como se comunicar claramente e com objetividade e não souber influenciar na compra, cuidado!

Ele vai precisar de um treinamento, e a Niduu é a solução! 

A Niduu e a Capacitação de Marketing Pessoal para Empresas

Se você ainda não conhece a Niduu, saiba que a empresa oferece treinamentos e capacitações nos mais diversos nichos do mercado, mas sempre focando no sucesso dos seus negócios.

A Niduu possui um curso de capacitação em Marketing Pessoal que pode ser feito por qualquer funcionário da sua companhia. Com ele, sua equipe poderá:

  • Compreender de uma vez por todas o que é Marketing Pessoal;
  • Aprender sobre a postura profissional no ambiente de trabalho;
  • Saber realizar sua apresentação pessoal com destreza;
  • Aplicações do Marketing Pessoal de forma profissional e pessoal.

Inclusive, durante o treinamento, você tem completo acesso ao relatório de desempenho de todos os colaboradores, analisando as dificuldades que eles possuem e também as facilidades de aprendizagem.

Não é um treinamento longo e não é um treinamento cansativo. Os seus funcionários poderão aprender em qualquer lugar e em qualquer hora porque é tudo pelo celular.

Eles serão ensinados com clareza e objetividade sobre tudo o que precisam saber para aplicar o Marketing Pessoal em suas vidas e na sua companhia com eficiência

Em poucos dias você terá uma nova equipe cheia de energia para colocar o Marketing Pessoal em prática e, finalmente, alçar o voo do seu negócio!

Fonte: Niduu - Disseminando Conhecimento.

Niduu Somos uma startup de Educação Corporativa com uma solução que consegue treinar todos os colaboradores de qualquer nível de forma contínua, dinâmica e efetiva com base na Microlearning, Mobile Learning e Gamificação.

Comentar
Compartilhar