5 Dicas Eficientes para Reduzir o Turnover da Sua Empresa

Colaboradores são valiosos e as empresas devem investir para retê-los. Quer saber como reduzir o turnover do seu negócio? Acompanhe as dicas abaixo!

Todos que trabalham com gestão de RH tem um objetivo em comum: manter os melhores talentos dentro do seu quadro de funcionários. Mas, o que fazer quando o número de pessoas saindo da empresa começa a aumentar? O que fazer para reduzir o turnover?

Para responder essas perguntas, decidimos produzir este artigo. Se você também acredita que o capital humano é essencial para fazer um negócio crescer e busca meios de fazer com que seus funcionários permaneçam na empresa o maior tempo possível, continue a leitura!

O que é turnover?

Turnover é o termo usado para definir o número de entrada e saída de colaboradores de uma empresa. O seu controle é feito pelo RH que trata de diminuí-lo cada vez mais com a intenção de reter os profissionais talentosos e que trazem bons resultados para a empresa.

Para que isso ocorra, além de ter definido o perfil ideal de funcionários, é importante também promover e facilitar o desenvolvimento de cada colaborador, além de conhecer bem os altos e baixos do mercado de atuação da empresa em termos de oportunidades de trabalho.

É necessário adequar os cargos às expectativas dos seus colaboradores e candidatos em termos de salário, carreira e benefícios.

Quais são as principais causas do turnover de funcionários?

Levantamos aqui as cinco principais causas que provocam o turnover nas empresas, são elas:

  • maiores chances de carreira: o interesse em mudar de emprego também pode ser motivado ao conseguir um cargo cujas oportunidades de carreira são melhores e há um maior investimento no desenvolvimento dos colaboradores;
  • melhores ofertas: acontece quando o funcionário recebe uma proposta melhor de trabalho;
  • insatisfação com as condições de trabalho: o ambiente, os horários, a cultura, entre outros pontos podem ser os causadores da saída de colaboradores;
  • problemas com líderes ou superiores: desentendimentos ou discussões com chefes também contribuem para o aumento do turnover;
  • mudança de cidade: apesar de não haver muito o que fazer neste tipo de situação (sobretudo se não for possível aplicar o home office), ela também entra como uma das principais razões do turnover.

Como reduzir o turnover dos colaboradores?

Agora que você sabe o que é turnover e suas causas, deve estar se perguntando como evitar que ele aconteça na sua empresa, certo? Pois, vejamos as dicas a seguir!

1: Torne o processo de onboarding interessante

O onboarding é o processo aplicado nas empresas para que os novos funcionários entendam como é o seu funcionamento e a forma correta de executar as funções que irão exercer. 

Independente do setor do negócio, a maioria dos processos de onboarding costumam ter um ponto em comum: não são muito interessantes. É comum ver os colaboradores entediados nos primeiros dias de trabalho em que precisam passar horas vendo apresentações e ouvindo orientações.

Contudo, se o processo for interativo e divertido, os novos colaboradores se sentirão mais engajados com o formato e se sentirão motivados a ficar na empresa. A gamificação é uma ótima forma de fazer isso acontecer!

2: Desenvolva um plano de carreira

Você gostaria de passar anos da sua vida trabalhando num lugar, fazendo exatamente a mesma coisa e ganhando o mesmo salário? Dificilmente, certo? Bom, pois o mesmo pensam os seus funcionários.

Por essa razão, o plano de carreira é muito importante. Entrar numa empresa e saber que existem chances de crescimento capazes de conduzir seus membros a cargos maiores e melhores e que a empresa investirá para que ele consiga fazer isso é extremamente motivador. 

Por essa razão, tenha bem elaborado o plano de carreira e um programa de desenvolvimento constante para que tanto colaboradores novos quanto os antigos se sintam mais animados ao saber que a tão sonhada promoção pode um dia ser alcançada. 

3: Invista em treinamentos corporativos

Quando falamos de treinamentos corporativos, algumas pessoas pensam que eles são aplicados de maneira obrigatória ou somente durante o onboarding, mas isso não é verdade.

Os treinamentos também podem (e devem) ser realizados constantemente para aqueles que já trabalham há mais tempo na organização a fim de desenvolver novas habilidades ou reforçar pontos importantes do trabalho que se perdem ao longo do tempo.

Dessa forma, tanto os membros novos quanto os veteranos permanecem alinhados dentro das mesmas práticas e a comunicação interna torna-se mais eficiente. Para que os treinamentos sejam bem sucedidos e reflitam nos resultados, também recomendamos o uso da gamificação que consegue torná-los mais interessantes e dinâmicos!

4: Gamifique e ofereça prêmios

Uma pesquisa publicada pela Gallup demonstra que a gamificação enriquece a experiência dos colaboradores e aprimoram os seus resultados através dos seguintes dados:

dicas para reduzir turnover

Já que acabamos de falar em gamificação, vale lembrar que, nos games, os jogadores recebem prêmios quando conseguem passar de nível: pode ser uma insígnia, um upgrade ou uma boa posição no ranking

No ambiente de trabalho, prêmios também são esperados pelos funcionários toda vez que realizam algum desempenho incrível como superar a meta ou concluir um treinamento com sucesso, por exemplo. Ao contrário do que alguns podem pensar, a premiação não precisa ser em dinheiro, ela também pode ser no formato de:

  • reconhecimento formal  ou a recomendação de alguma competência dos seus colaboradores no LinkedIn?);
  • lembranças em datas especiais;
  • um momento de dicas e conversa sobre carreira com o CEO;
  • participação em eventos;
  • happy hour (ideal para premiação em grupo).

Mas lembre-se que nada adianta gamificar o processo e entregar um prêmio que não seja cobiçado pelos jogadores! Por isso, conheça seus colaboradores e entenda verdadeiramente o que tende a engajá-los, a fim de oferecer premiações adequadas para o seu perfil e áreas de interesse. 

reduzir rotatividade de colaboradores

5: Parabenize os seus funcionários

Além da premiação, parabenizar os colaboradores pelo trabalho bem feito é igualmente importante. A ideia é manter os colaboradores cientes da satisfação que a empresa sente por ter funcionários tão bem capacitados.

É preciso conhecer bem o perfil e a rotina das pessoas da organização para definir quais são as melhores formas de parabenização. Algumas empresas realizam reuniões com todos os membros e apresentam os funcionários que mais se destacaram no mês, enquanto outras deixam seus retratos nos corredores da firma e há também aquelas que parabenizam os colaboradores individualmente.

Seja qual você escolher como mais apropriada, toda forma de reconhecimento é bem recebida pelas pessoas que se sentem valorizadas e, consequentemente, animadas em continuar trabalhando no mesmo lugar.

Ao seguir essas dicas para reduzir o turnover, você terá muito mais chances de manter os maiores talentos dentro do quadro de funcionários. 

Se quiser saber mais sobre como a Niduu pode ajudá-lo nesse processo, solicite o contato de um dos nossos especialistas!

redução de turnover de funcionários

Fonte: Niduu - Disseminando Conhecimento.


Comentar
Compartilhar