6 dicas para manter uma boa gestão de equipe no Home Office

A ideia de gerenciar a sua equipe à distância não precisa ser assustadora.

O Home Office tem se tornado uma alternativa cada vez mais comum nos tempos da pandemia do Novo Coronavírus, uma vez que pessoas e negócios se viram obrigados a repensar seu formato de trabalho para evitar a propagação do vírus através do isolamento social..

Para muitos, o trabalho remoto pode ser um desafio, especialmente para aquelas em cargos de liderança, uma vez que, além de gerenciar sua própria produtividade, são responsáveis por acompanhar os resultados de outros colaboradores.

Por isso, reunimos algumas dicas de ações simples que podem ajudar a manter a boa performance da sua equipe a partir de qualquer lugar.

gestão de equipe no home office

1. Gestão de equipe em home office: Alinhe as expectativas

É necessário coerência e transparência para que as informações sejam passadas de uma forma que a sua equipe compreenda e consiga agir em de acordo com o que você espera.

Para isso, explique à sua equipe quais são as expectativas para com cada um, e que os resultados precisam ser alcançados independentemente da sua localização. 

Vale ressaltar que toda comunicação deve ser feita de maneira cordial e respeitosa, a fim de estabelecer conexões genuínas e manter o bom ânimo da equipe.

2. Ferramentas para ajudar na nova rotina

Ao adotarem o modelo de Home Office, muitas pessoas enfrentam desafios, afinal não é fácil abandonar a rotina de ir todos os dias para o escritório, um ambiente inteiramente preparado para facilitar uma rotina de trabalho, e adaptar-se à nova realidade em casa. 

Dessa forma, é importante estabelecer horários, rotinas e apresentar ferramentas e métodos de organização que possam auxiliar nesse processo. Algumas ferramentas que tem ajudado algumas empresas nesse processo são:

Trello

O Trello é um App de gerenciamento de projetos com um layout amigável e intuitivo, que permite organizar metas e tarefas. O trello conta com diversos tipos de modelo de quadro com funcionalidades diferentes, o que permite que ele também seja utilizado para organização pessoal.

Método Pipoca

A ideia do Método Pipoca é que as tarefas diárias sejam agrupadas em três grandes grupos, que serão executadas em locais diferentes ao longo do dia, com pausas a cada mudança de bloco. 

Dessa forma, a mente dos integrantes da sua equipe ficará mais vezes ao dia no “modo trabalho” e eles se sentirão mais focados e produtivos.

Método Pomodoro

A premissa deste método é dividir o tempo em blocos chamados “pomodoros”. Cada pomodoro tem duração de 25 minutos, sem nenhuma pausa ou interrupção. 

Ao fim da execução de cada bloco, o colaborador  deverá fazer uma pausa de 5 minutos. A cada quatro “pomodoros” a pausa deve ser maior, de 30 minutos. 

Forest

O celular hoje em dia é uma das nossas maiores fontes de entretenimento e distração, certo? O Forest é um app que pode ajudar a seguir o método Pomodoro à risca, incentivando uma menor dependência do celular. 

É possível estabelecer o tempo que você irá permanecer focado e, ao passar esse tempo longe do celular, você cultiva árvores virtuais e ganha moedas que podem ser utilizadas para ajudar a plantar árvores reais.

3. Estabeleça os canais de comunicação

Quais são os canais de comunicação que tem a maior aceitação pela a sua equipe? Chats institucionais? Whatsapp? E-mail?

Converse com a sua equipe e estabeleça, junto com eles, quais canais deverão ser utilizados para garantir uma comunicação mais eficiente com toda a equipe.

4. Delegue algumas atividades e acompanhe seus resultados

Delegar as atividades certas para as pessoas que melhor podem desempenhá-las pode ajudá-lo a criar uma equipe mais independente, criativa e produtiva, além de desenvolver habilidades de liderança e protagonismo.

Antes de tudo, avalie a sua equipe e o perfil de cada colaborador à partir de suas habilidades e experiências, de forma a delegar tarefas que cada um possa concluir da melhor maneira possível, e acompanhe sua evolução.

Planilhas e pastas compartilhadas podem ajudar a acompanhar os resultados, identificar quem está com suas entregas atrasadas, sobrecarregado com tarefas demais ou livre, com poucas tarefas ou nenhuma.

Dessa forma, você poderá fazer uma gestão mais igualitária e justa, para que todos tenham volumes de trabalho possíveis de serem realizados, além de poder acompanhar o desenvolvimento da sua equipe pela qualidade das suas entregas.

5. Gamifique

Enxergue os seus colaboradores como jogadores de um mesmo time, que tem papéis diferentes, mas trabalham juntos para alcançar um objetivo comum.

Algumas técnicas de gamificação muito simples devem ser eficazes para manter a sua equipe engajada e produtiva, como um sistema de pontuação por tarefas concluídas e recompensas.

Conheça 7 recompensas que custam pouco ou nada usando a Gamificação na sua empresa

Entenda o que motiva a sua equipe e utilize essa informação para alcançar melhores resultados. O que os seus colaboradores querem? Certificados? Prêmios? Uma recomendação por competência no LinkedIn? Nesse artigo você pode ver mais dicas sobre como gamificar seus processos, e também alguns insights sobre recompensas que podem ajudar na sua gestão de equipes. 

6. Esteja presente

A distância física não implica necessariamente no afastamento da sua equipe. Encontre formas de se comunicar diariamente com todos os seus liderados, mostrar-se aberto para trocar ideias, fomentar discussões construtivas em equipe e oferecer feedbacks constantes. 

Uma maneira de fazer isso é através do Daily Scrum,um modelo de reunião rápido e eficiente ao início ou fim de cada dia de trabalho. 

Nesse momento, se discute o que cada integrante do time já realizou e traça um plano para o próximo dia, a partir dos desafios identificados e aprendizados adquiridos diariamente.

Reuniões diárias promovem uma melhor comunicação e fazem com que o processo de tomada de decisão se torne mais ágil. 

Campanha Game Over no Corona

gestão de equipe no home office e campanha Game Over no Coronavírus

Pensando em gerar cada vez mais impacto social voltado para a transformação de vidas de pessoas por meio de uma educação inovadora e dinâmica e ajudar nossos parceiros e também você, que acompanha o nosso blog, criamos a campanha Game Over no Coronavírus, onde disponibilizamos uma campanha gratuita com dois cursos que tem nos ajudado a superar esse momento desafiador:

  • Coronavírus: Cuidados e Prevenção;
  • Home Office: Como manter a performance trabalhando de casa;

Para ter acesso à campanha e fazer parte do time de pessoas que tem lutado contra o COVID-19 através da educação, clique aqui e cadastre-se!.

Espero que você tenha gostado da leitura e que as dicas tenham sido úteis para que você consiga uma boa gestão de equipes no home office! Isso é um pouco do que nós, da Niduu, temos utilizado com o nosso time nesse momento de home office.

Fonte: Niduu - Disseminando Conhecimento.

Niduu Somos uma startup de Educação Corporativa com uma solução que consegue treinar todos os colaboradores de qualquer nível de forma contínua, dinâmica e efetiva com base na Microlearning, Mobile Learning e Gamificação.

Comentar
Compartilhar