Proatividade: seus colaboradores são proativos ou reativos?

Proatividade de colaboradores é o sonho de todo empregador, mas é preciso saber a diferença de uma pessoa proativa, reativa e uma pessoa produtiva. 

proatividade

Inclusive, diferente do que muitas pessoas pensam, a proatividade é uma característica desenvolvida ao longo da vida, podendo facilmente ser aperfeiçoada.

Portanto, se ainda possui dúvidas sobre a capacidade proativa de seus colaboradores, não sabe identificar os indivíduos reativos, quer saber a diferença de proatividade e produtividade e, além disso, motivar os colaboradores e engajá-los, acompanhe esse artigo!

O que é Proatividade?

Proatividade é uma característica ligada a ações que são tomadas por indivíduos prevenidos, responsáveis e motivados. 

Podemos facilmente dizer que uma pessoa proativa age de forma antecipada e toma decisões com segurança e sem erros, já que também é cuidadosa. Inclusive, está sempre disposta a solucionar problemas complexos e são as primeiras a dar o primeiro passo.

Dessa forma, um colaborador proativo é uma excelente adição para os negócios, já que ele toma a frente de situações e sabe contornar questões negativas e prejudiciais, além dos diversos outros pontos benéficos.

No entanto, como em toda a empresa possui colaboradores proativos, os reativos também se fazem presente, muitas vezes representando um possível fardo para o negócio.

Veremos mais sobre os dois perfis de colaboradores abaixo. 

Pessoa Proativa

Uma pessoa que é proativa é facilmente identificável devido a essas 5 atitudes que geralmente desempenha na empresa:

1. Identificar um Problema Antecipadamente e entrar com uma Solução

Um indivíduo que possua a característica de proatividade geralmente é muito observador e consegue identificar problemas de forma antecipada e entrar com medidas para solucioná-lo antes que as coisas aconteçam ou piorem.

Como resultado, as questões são resolvidas com agilidade e perspicácia, evitando problemas futuros que poderiam ser extremamente prejudiciais para a empresa ou para seus colaboradores.

Sendo assim, muitas vezes, essas pessoas observadoras conseguem lidar com tudo antes de qualquer coisa ruim acontecer, parecendo que a situação nunca existiu.

2. Alto Nível de Concentração para a Resolução dos Problemas já Existentes

Sabemos que, com tantos estímulos, é difícil se concentrar ou ao menos manter o foco em alguma tarefa, porém as pessoas proativas conseguem manter a atenção apenas no que precisa ser feito, sem distrações

A preocupação para essas pessoas, além de compreender o motivo de haver aquele problema, é saber como solucionar da maneira mais rápida e efetiva, sem causar efeitos colaterais. 

Aliás, reclamações ou lamentações não fazem parte da rotina desses indivíduos, já que eles acreditam que nada se resolve assim, claro.

Portanto, se concentrando completamente na busca pela solução do problema, tudo será resolvido da melhor forma possível, sem delongas.

3. Planejamento dos Próximos Passos

A proatividade é desenvolvida e aperfeiçoada, assim como a capacidade de planejamento e organização. Portanto, não se espante ao perceber que além de colaboradores motivados, também são muito práticos e objetivos.

Inclusive, tudo pode ser organizado, como pensamentos e atitudes. Tudo é alvo de planejamento e organização para os proativos, principalmente quando precisam de um passo a passo para resolver problemas ou questões internas da companhia.

proatividade

Aliás, a agilidade das soluções ocorre devido ao plano de ação que foi realizado por essas pessoas, tornando tudo mais eficiente e sem erros.

4. Saber Priorizar o que é Mais Importante para o Menos Importante

Assim como organizam pensamentos e atitudes, também listam as prioridades do mais importante para o que pode ser realizado depois. 

O proativo geralmente desenvolve uma forma de organização de tarefas única e que serve muito bem para ele, além de estipular metas e tempo para cumpri-las.

Além disso, esses indivíduos jamais deixam as tarefas se acumularem.

5. As Tarefas de um Proativo Jamais são Acumuladas

Tarefas acumuladas diminuem o rendimento, desgastam as pessoas e atrasam as outras prioridades, portanto, obrigações acumuladas são o maior pavor de proativos.

Dessa forma, realizando tudo em dia e no prazo estipulado, é possível otimizar o tempo e focar em outras tarefas que necessitam da devida atenção e prioridade, além de evitar que o estresse se mostre presente na rotina. 

Pessoa Reativa

Agora, sobre as pessoas reativas, elas estão em todos os lugares e são indivíduos que necessitam de uma orientação especial para engajarem e se dedicarem aos interesses da empresa.

Inclusive, existem duas formas diferentes que uma pessoa se identifica como reativa, sendo emocional ou em forma de atitudes, visto que geralmente reagem a ação de um terceiro indivíduo.

Em suma, a reatividade é a falta de iniciativa, realizando algumas tarefas e obrigações apenas após haver cobrança e geralmente acaba acumulando tudo, sendo extremamente desorganizada e não pontual

Imagine que pessoas proativas possuam o controle de suas atitudes, enquanto as reativas são acomodadas e o único estímulo que recebem são o de um chefe que precisa estar presente para exigir resultados.

Produtividade

Como dito no início desse artigo, muitas pessoas confundem proatividade com produtividade, mas agora você terá oportunidade de definir corretamente cada qual em suas características.

Em primeiro lugar, é preciso entender que nem toda pessoa produtiva é proativa, assim como nem toda pessoa proativa é produtiva.

A produtividade é a capacidade de gerar resultados reais e conseguir olhar a longo prazo, tomando decisões certeiras agora e que refletirão positivamente no futuro. Inclusive, a organização e planejamento de um proativo é essencial nessa hora, mas é preciso de muito mais!

Conheça os 7 hábitos adotados por pessoas consideradas produtivas no trabalho a seguir.

1. Definir Critérios e saber quando for Necessário dizer Não

É preciso definir critérios e saber dizer alguns nãos durante a rotina do dia, visto que é impossível atender a todas as demandas que surgem durante a jornada de trabalho.

Inclusive, é preciso tomar cuidado com o gasto de energia em tarefas que possuam, na realidade, poupa importância. É necessário saber dizer sim para algumas obrigações, mas também é preciso dizer não para outras.

O importante é conhecer a si mesmo e saber ponderar o que será bom para você ou não. Dessa forma, todas as tarefas serão realizadas com qualidade

Indivíduos que são produtivos sabem realizar essas escolhas de maneira simples e sem muito trabalho, portanto, talvez seja a hora de você começar a adquirir essa habilidade, se ainda não a tem! 

Como resultado, otimizará o seu tempo de trabalho enquanto auxilia no alavancamento da empresa.

2. Metas e Objetivos Pessoais e Profissionais Traçados

De que adianta ser uma pessoa proativa, se não souber para onde quer ir?

Colaboradores produtivos sabem onde começaram, sabem onde estão e sabem para onde querem ir. 

Dessa forma, estabelecer metas e objetivos, tanto para a vida pessoal quanto para a profissional, é a chave do sucesso de crescimento nos negócios.

3. Realizar um Planejamento Diário de Tarefas e Obrigações

O planejamento diário ou semanal é o segredo de toda pessoa produtiva, sendo a base para definir critérios e saber quais tarefas aceitar e quais recusar. 

Inclusive, o planejamento também é a base para o cumprimento de metas e objetivos, ou seja, indispensável!

4. Acessar os Meios de Contato que os Colaboradores Utilizam

Quaisquer distrações devem ser evitadas no ambiente de trabalho, porém é importante estabelecer no planejamento diário alguma pausa para conferir os possíveis e-mails que outros colaboradores da empresa possam ter enviado.

Independente se for direcionado por subordinado ou superior, as informações que o e-mail possui poderão definir o rumo das suas tarefas e obrigações no dia, na semana ou no mês.

proatividade

Aliás, com o tempo, é possível se acostumar com a ideia de que os meios de contato são uma forma de produtividade e não de distração. 

5. Compreender que ser Multitarefa é Arriscado 

Ser multitarefa é, em sua premissa, se dedicar em várias coisas ao mesmo tempo e fazer tudo com excelência. O que, na verdade, é humanamente impossível.

A divisão de tarefas que são feitas ao mesmo tempo resultará em maiores prazos para finalização e, inclusive, na baixa qualidade das obrigações realizadas, não trazendo nenhuma vantagem ou benefício para os negócios.

Portanto, ser multitarefa é arriscado e pode não ser uma boa ideia para a empresa

6. Trabalhar entre Intervalos

Buscar por pausas durante o período de trabalho é aconselhável, afinal, ninguém consegue ser produtivo durante oito horas seguidas. 

Portanto, sempre que possível, é vantajoso dar uma volta no ambiente em que trabalha, tirar dúvida com colaboradores de outras mesas ou ir ao banheiro. Se haver a possibilidade de se afastar da sala em que fica o dia inteiro por poucos minutos, ótimo.

No entanto, se a concentração estiver grande, aproveite!

7. Prezar pela Saúde Pessoal

Os pais sempre falam que é preciso se alimentar corretamente, ter uma boa noite de sono e não ser sedentário para ter energia e enfrentar um novo dia. Isso não é mentira.

Prezar pela saúde é importante para conseguir enfrentar uma jornada de trabalho sem desânimo, cansaço ou falta de disposição.

Pessoas produtivas se cuidam e você pode, claramente, perceber que isso se reflete no trabalho delas.

Certamente a produtividade e a proatividade podem andar juntas e, dessa forma, criar um profissional de alto nível para a sua empresa, com os incentivos corretos.

Motivação no Trabalho

Tanto a proatividade quanto a produtividade podem e devem ser desenvolvidas para o ambiente de trabalho e, para que isso ocorra com eficiência, existem 3 atitudes que podem ser tomadas, pela empresa e pelo colaborador, para que tudo dê certo.

1. O Colaborador deve possuir Autoconhecimento

Em primeiro lugar, o colaborador precisa querer se tornar melhor, já que é apenas ele que conhece com excelência a própria personalidade, diferenciais positivos, peculiaridades e facilidades no trabalho, desenvolvendo o potencial baseado nessas características.

Uma Análise SWOT, que possibilita identificar forças/fraquezas e oportunidades/ameaças, pode ser de grande auxílio nessa hora.

Inclusive, fugir da zona de conforto é uma dica incrível para quem busca se conhecer melhor e se desenvolver, além de compreender melhor outras áreas da companhia e fortalecer os relacionamentos internos.

Aliás, não é necessário restringir apenas no trabalho, é ótimo conhecer pessoas novas, novos hobbies e atividades que, de repente, despertam o interesse e envolvem.

Em segundo lugar, também é completamente decisão do colaborador começar uma mudança de comportamento benéfica para si mesmo e para a empresa

2. Outros Colaboradores podem exercer Influências Positivas 

Um indivíduo que se encontra pouco motivado pode encontrar ânimo em alguém que possa representar uma influência positiva, seja chefe, subordinado ou colega, inspirando assim a proatividade do indivíduo.

Inclusive, a convivência é uma ferramenta que auxilia a proximidade da pessoa inspiração para o colaborador que está desanimado para suas tarefas. A troca de experiências surtirá efeito extremamente benéfico para motivar a pessoa.

3. Lembre-se que o Planejamento é um dos Pilares da Proatividade e Produtividade

Planejamento diário, semanal, mensal, seja em papel ou em uma tela de dispositivo eletrônico são indispensáveis para o colaborador conseguir organizar suas tarefas, definir suas metas e objetivos e estipular prazos a serem cumpridos com excelência.

Inclusive, é uma ferramenta de concentração excelente quando se trata de priorizar tarefas de mais importantes para as de menor valor, sabendo onde focar suas energias e concluir as obrigações com qualidade.

Treinamento para Engajar

Se o Departamento de Recursos Humanos perceber que seus colaboradores estão com baixa produtividade, são reativos e não se esforçam para sair de suas zonas de conforto, chegou a hora de entrar com treinamentos para engajar as equipes.

proatividade

São treinamentos em formato de microlearning, ou seja, doses de conhecimento serão aplicadas nos colaboradores, juntamente a lições rápidas para auxiliar a fixação do conhecimento na rotina das equipes.

Os treinamentos da Niduu reúnem 80% de resultados positivos que representam o engajamento dos colaboradores com os interesses da empresa

Inclusive, a Niduu oferece o relatório de todo o desempenho das equipes para identificar os pontos fortes e fracos de todos os integrantes da companhia em treinamento, além de visualizar a taxa de desempenho e aprendizado de cada um.

Com isso, além do seu colaborador se tornar dedicado e produtivo, também apresentará proatividade devido ao engajamento que ele apresentará com a empresa, ultrapassando as metas e objetivos estipulados pelo negócio!

Fonte: Niduu - Disseminando Conhecimento.

Niduu Somos uma startup de Educação Corporativa com uma solução que consegue treinar todos os colaboradores de qualquer nível de forma contínua, dinâmica e efetiva com base na Microlearning, Mobile Learning e Gamificação.

Comentar
Compartilhar