Identificando a Necessidade de Treinamento com Indicadores de Desempenho para Varejistas

Os Indicadores de Desempenho para varejistas são essenciais para ter um negócio próspero, isso porque eles são capazes de identificar e desenvolver estratégias para contornar os problemas da empresa.

Portanto, se o seu empreendimento ainda não utiliza os Indicadores de Desempenho e, consequentemente, sua companhia não está conquistando suas metas e crescendo no mercado, bastará continuar aqui para conhecer mais sobre as KPIs e como utilizá-las.

indicadores de desempenho gráfico

O que são Indicadores de Desempenho? Conheça sua Importância

Os Indicadores de Desempenho, também conhecidas como KPIs, são métricas fundamentais de controle gerencial do negócio, sendo capazes de identificar deficiências na empresa e criar estratégias certeiras para corrigi-las.

Portanto, é indispensável que o seu empreendimento analise os Indicadores e esteja sempre acompanhando as métricas do negócio

Com o relatório em mãos, é possível descobrir os problemas que a empresa enfrenta no momento, além de estabelecer comparações com períodos anteriores, definindo onde há deficiências nos procedimentos atuais.

Com isso, é possível criar um planejamento estratégico para combater ou contornar o problema, resultando na resolução do empecilho e elevando a empresa no mercado.

Agora, quando os Indicadores de Desempenho são abordados em empreendimentos varejistas, a intenção final é:

  • Gerar mais vendas;
  • Estabelecer um controle gerencial da empresa;
  • Acompanhar os orçamentos da companhia e suas questões financeiras;
  • Verificar a lucratividade real do negócio. 

No entanto, é preciso conhecer quais são as KPIs mais importantes para serem observadas em um empreendimento varejista para que, dessa forma, a análise seja realizada de forma certeira, além de conseguir definir as necessidades de treinamentos.

Principais Indicadores de Desempenho para Varejistas

Os Indicadores de Desempenho são essenciais para quaisquer empresas conquistarem a sua colocação no mercado por meio de análise de dados e estratégias bem pensadas para o seu crescimento.

Portanto, conheça, agora, 8 dos Indicadores de Desempenho mais importantes para o varejo.

1. Faturamento Bruto

O Indicador de Faturamento Bruto é um dos mais simples de serem vistos, é capaz de mostrar o valor que as vendas geram diretamente. Com ele, é possível que o comércio consiga analisar o desempenho financeiro do negócio.

Logo, as perspectivas de crescimento da empresa são mais visíveis e novas metas e objetivos reais podem ser traçados conforme a necessidade da companhia.

Inclusive, estratégias podem ser mudadas a partir desse Indicador. Isso acontece quando, apesar da empresa estar indo bem, não houve lucros, necessitando de algumas alterações estratégicas.

Agora, confira o cálculo do Indicador de Faturamento Bruto:

  • Faturamento Bruto = Volume de Buscas x Preço Unitário


2. Quantia de Vendas

Aqui, é possível observar o volume de vendas em comparação à um período anterior ou específico. Com esse Indicador, o empreendimento se torna capaz de analisar a taxa de conversão dos clientes

No entanto, é preciso muita atenção com esse Indicador, já que será necessário que haja um recolhimento prévio de informações, como:

  • Valores provenientes do fluxo de caixa;
  • Formulação de relatórios acerca das vendas que foram concretizadas. 

Além disso, o Indicador de Faturamento Bruto junto ao de Quantia de Vendas possibilita o empreendimento a criar ações estratégicas eficazes para o crescimento do negócio.

3. Cartela de Clientes

Mesmo que um comércio possua um grande número de clientes, não significa que ele tem um constante sucesso nas vendas. 

Sabendo disso, é importante criar um relacionamento com o seu cliente para que, com a fidelização, eles sempre voltem e continuem realizando compras na sua empresa.

Portanto, para isso, é preciso identificar qual o perfil do seu comprador e desenvolver maneiras de abordagem que o atraia ao seu negócio, convertendo em venda.

4. Margem de Lucro e Rentabilidade

Em primeiro lugar, a Margem de Lucro indicará o retorno que o empreendimento tem recebido em relação aos seus investimentos

Portanto, quando se fala sobre promoções e descontos, é importante analisar esse Indicador, já que ele mostrará se a estratégia está trazendo resultados realmente positivos ou não.

Em segundo lugar, a Rentabilidade será capaz de mostrar o resultado da atividade do empreendimento em um período de investimento.

5. Ticket Médio

O Ticket Médio é fundamental para o seu negócio saber o quanto os clientes costumam gastar com o que a sua empresa fornece, assim como analisar o desempenho de cada vendedor. Ele pode ser obtido da seguinte forma:

  • Valor Total de Vendas em X Período/ Quantidade de Vendas Total em X Período

Aliás, é possível identificar quais são os produtos e serviços de maior saída e aumentar a lucratividade do negócio.

6. Batimento de Metas

O Indicador de Batimento de Metas é a melhor maneira da equipe de vendas controlar os seus desempenhos diários, acompanhando os batimentos diários e procedimentos que são realizados, assim como:

  • O que deve ser aprimorado;
  • O que deve ser alterado;
  • O que deve continuar da mesma maneira.

Para obter o desempenho da equipe, ou individual, bastará colocar a seguinte conta em prática:

  • Meta Mensal / Dias Trabalhados = Meta Diária

aperto de mão

Claramente, quando a meta diária não for alcançada, resultará em mais esforços nos próximos dias para compensar o que não foi alcançado anteriormente.

7. Margem de Contribuição

A Margem de Contribuição é o Indicador de Desempenho responsável por mostrar valores da receita que serão direcionados para pagamentos de despesas fixas do empreendimento, assim como quanto será lucro.

Portanto, é um documento detalhado com os preços, custos e despesas do negócio, havendo 4 tipos desse Indicador:

  • Margem Total - Analisa o desempenho das operações e se a estratégia de venda está de acordo com a necessidade atual do mercado.
  • Margem Unitária - Fundamental para compreender quais produtos ou serviços possuem maiores margens ou não.
  • Margem por Canal - É aconselhável separar as categorias de produtos ou serviços para que, dessa forma, se torne mais simples explorar suas margens.
  • Margem por Vendedor - Essa margem é capaz de identificar as vendas que cada vendedor tem realizado.


8. Ponto de Equilíbrio Operacional

Agora, o Indicador de Ponto de Equilíbrio Operacional possibilita que as receitas totais do negócio e as despesas sejam analisadas em determinado período.

Logo, o empreendimento que utiliza desse Indicador possui o benefício de prever se o faturamento mínimo mensal será capaz de cobrir os gastos fixos e variáveis do empreendimento, sem que haja prejuízos.

No entanto, existem 3 variações do Ponto de Equilíbrio Operacional e que você deverá optar pelo que melhor se encaixa na formatação do seu negócio, veja:

  • Método Contábil - quando as menores despesas da empresa são relativas a zero.
  • Método Financeiro - a depreciação, a variação cambial e a amortização são excluídos do cálculo.
  • Método Econômico - aqui, o que é analisado é o custo de oportunidade quando há algum dinheiro aplicado.

Por fim, você foi capaz de conhecer e compreender 8 dos Indicadores de Desempenho mais importantes para um empreendimento varejista.

Como Usar os Indicadores de Desempenho para Varejo

Para iniciar a utilização dos Indicadores de Desempenho para varejo, será necessário definir quais métricas, acima, são interessantes para aplicar à sua empresa.

Logo, analisar cada Indicador, como explicado anteriormente e, de preferência, atualizar sempre que houver necessidade, será imprescindível para o seu empreendimento. Dessa forma, você terá informações suficientes para realizar comparações periódicas.

Essas comparações serão responsáveis por definir o andamento da empresa no mercado de trabalho, assim como de seus colaboradores, descobrindo se a empresa está em um crescimento constante ou não.

Portanto, os Indicadores de Desempenho são fundamentais, principalmente, para identificar deficiências na sua companhia e aplicar treinamentos para aprimoramento do negócio.

Identificando a Necessidade de Treinamento

Foi possível verificar que alguns dos Indicadores de Desempenho mais importantes para o comércio varejista analisa, também, o desempenho dos colaboradores da empresa.

Com isso, é possível identificar a necessidade de treinamento nos seguintes Indicadores vistos acima, os:

  • Ticket Médio;
  • Batimento de Metas.

Por outro lado, existem Indicadores de Desempenho que são focados, exclusivamente, no desempenho e engajamento do colaborador. Conheça 3 deles abaixo.

1. Índice de Satisfação dos Funcionários

Os empreendimentos que possuem uma equipe de colaboradores, compreendem o quão indispensável é um time engajado com o propósito do negócio. Portanto, é preciso mensurar a satisfação dos integrantes da equipe também.

Esse Indicador por ser observado por meio de um eNPS, que apresenta perguntas, como:

  • Assinale de 0 a 10 o seu nível de satisfação com a empresa;
  • Assinale de 0 a 10 a probabilidade de você indicar uma vaga de emprego na companhia em que você trabalha para um amigo;
  • Assinale de 0 a 10 a probabilidade de você recomendar o negócio para um cliente.

Logo, se o resultado do colaborador não for de acordo com o que o seu empreendimento espera, será necessário observar o cenário real da equipe e buscar por soluções que otimizem a experiência de cada indivíduo, o alinhando com o que a empresa precisa.

2. Lucro por Colaborador

O Indicador de Lucro por Colaborador é capaz de mensurar o valor que a empresa lucra por colaborador. No entanto, não consiste em calcular o preço total do que ele vendeu no mês, apenas.

O cálculo é realizado levando em consideração os gastos de possuir uma pessoa efetivada na companhia, ou seja, contando com os benefícios, impostos e salários de cada um.

Sendo assim, quando o lucro for dividido pela quantidade de colaboradores, haverá a necessidade de ser obtido um valor elevado mínimo, capaz de cobrir as despesas por pessoa e gerar lucros para o negócio.

Inclusive, é fundamental que haja funcionários suficientes para atender a demanda, caso contrário, os que fazem parte da equipe se sentirão sobrecarregados e isso afetará diretamente na lucratividade da empresa.

3. Índice de Produtividade

colaborador padaria empresa

O Índice de Produtividade é um dos Indicadores mais usados para analisar o envolvimento do colaborador com a empresa e conseguindo, assim, identificar a necessidade de treinamento, quando necessário. 

Portanto, será necessário observar 3 detalhes sobre cada integrante da equipe:

  • Tempo;
  • Qualidade;
  • Custos.

Ao se analisar os detalhes em conjunto, é possível constatar se o funcionário concretiza as suas vendas em um tempo determinado, oferecendo uma boa qualidade em atendimento e vendendo produtos ou serviços com valor significativo.

Porém, se a margem não estiver satisfatória, a empresa deverá prestar mais atenção no funcionário e implementar medidas que favoreçam a sua produtividade.

A necessidade de treinamento pode ser facilmente identificada nesses 3 Indicadores de Desempenho, visto que a capacitação da equipe é uma forma de investir na pessoa, tanto de forma pessoal quanto profissional, e incentivando o alinhando com o negócio.

Com isso, a equipe se sentirá mais satisfeita, se tornando mais produtiva e, como resultado, gerará mais lucros.

Treinamento Corporativo com a Niduu

A Niduu é uma empresa educacional que tem, como intuito, oferecer treinamentos corporativos para que os empreendimentos alavanquem no mercado.

Portanto, se o seu negócio necessita capacitar funcionários para que uma colocação competitiva seja conquistada entre a concorrência, a Niduu pode te auxiliar.

Inclusive, os treinamentos são realizados em forma de Microlearning, onde doses de conhecimento são dadas aos seus funcionários, não os sobrecarregando de informações e facilitando na fixação do aprendizado e, também, com o Mobile Learning.

O Mobile Learning possibilita que cada indivíduo possa realizar os treinamentos no próprio celular, em qualquer lugar e em qualquer período do dia que tiver disponibilidade.

Além disso, para o seu conforto, é possível acompanhar as métricas de desenvolvimento e aperfeiçoamento de cada colaborador, observando onde há dificuldades e onde ele já possui conhecimento e facilidades.

A Niduu conta com uma biblioteca de cursos a pronta entrega, mas também realiza treinamentos voltados para a necessidade do seu negócio, sendo desenvolvido exclusivamente para a sua empresa.

Sendo assim, a sua equipe poderá aprender mais sobre:

  • Atendimento ao Cliente;
  • Trade Marketing;
  • Prevenção de Perdas;
  • Matemática;
  • Linhas de Celulares;
  • Informática;
  • Técnicas para Falar em Público;
  • Saúde Ocupacional e muito mais.

Sendo assim, a Niduu é a solução completa para o treinamento corporativo dos seus funcionários e, quem sabe, até para você! 

Por fim, você pode perceber que a identificação da necessidade de treinamento com os Indicadores de Desempenho para varejo é simples e eficaz, bastando analisá-los, sendo que a Niduu está aqui para dar o treinamento certo para o seu negócio!

Fonte: Niduu - Disseminando Conhecimento.

Niduu Somos uma startup de Educação Corporativa com uma solução que consegue treinar todos os colaboradores de qualquer nível de forma contínua, dinâmica e efetiva com base na Microlearning, Mobile Learning e Gamificação.

Comentar
Compartilhar