Qual o Papel da Gamificação no Treinamento Corporativo?

Treinamentos corporativos que utilizam a gamificação são capazes de maximizar os resultados da sua empresa porque focam no desenvolvimento profissional e pessoal dos seus colaboradores, peça chave para o crescimento do seu negócio.

Com as mecânicas de jogos fazendo parte da experiência de gamificação, que envolve e engaja os participantes, os seguintes dados são apresentados pela Gallup:

gamificação para empresas

Como apontado pelo empresário de TI e investidor internacional Rustam Gilfanov para a Tech Bullion

“Como um formato educacional, os jogos proporcionam mais motivação para aprender e alcançar resultados de alto impacto do que a abordagem clássica de ensino.”

Agora que temos conhecimento desses dados, vamos conhecer um pouco mais sobre a gamificação para treinamentos corporativos!

 Introdução à Gamificação para Treinamentos Corporativos

Uma gamificação eficiente implica na introdução das mecânicas de jogos comuns nos treinamentos corporativos:

  • Regras e objetivos bem estabelecidos;
  • Sistema de pontuação e ranking;
  • Recompensas;
  • Participação voluntária.

Inclusive, acreditamos ser essencial estimular a competição entre os colaboradores, de uma maneira saudável e que promova os benefícios que a gamificação proporciona, como a união da equipe e profissionais mais motivados.

“Mas para que a gamificação serve?”:

  • Reter a atenção do profissional no aprendizado e proporcionar a absorção do ensino de maneira permanente;
  • Entregar feedbacks imediatos aos líderes para acompanharem o desenvolvimento de cada participante do treinamento, sabendo quais são os pontos a serem fortalecidos;
  • Estimular o sentimento de realização, criar um laço de confiança da sua empresa com o colaborador e, possivelmente, promover a cultura de aprendizagem contínua, que é benéfica para toda a empresa.

Porém a gamificação para treinamentos reúne mais vantagens do que vistas acima e você precisa conhecê-las!

Os Benefícios Incríveis da Gamificação para Treinamentos Corporativos

Além da gamificação transformar o treinamento em algo divertido, descontraído e eficiente, há outros benefícios extremamente vantajosos, tanto para os colaboradores quanto para sua empresa:

  • O aprendizado se torna fluído e os profissionais aperfeiçoam suas habilidades e competências de maneira permanente;
  • Quando a gamificação é combinada com o mobile learning, os colaboradores tem oportunidade de se desenvolverem em qualquer hora e lugar;
  • Os participantes dos treinamentos gamificados se tornam profissionais mais colaborativos, promovendo a união da equipe e aprimorando o relacionamento profissional com outros integrantes do time;
  • A motivação e o engajamento dos colaboradores com as normas, a cultura organizacional e os objetivos e metas da empresa aumentam, o que é benéfico para a positivação de clientes também;
  • As altas taxas de absenteísmo e rotatividade são combatidas porque os profissionais se tornam satisfeitos e engajados com sua companhia, gerando resultados sólidos;
  • Como alinhamento dos profissionais às necessidades da sua empresa, o clima organizacional é aperfeiçoado entre as equipes e o seu negócio é, cada vez mais, escalado no mercado;
  • É possível elaborar treinamentos personalizados para sua equipe e analisar as dificuldades e melhorias de cada profissional, basta escolher a solução certa para capacitações corporativas, como a Niduu.

Mas talvez você esteja se perguntando quais são as necessidades de ensino que a gamificação atende, não é mesmo? Pois é isso que veremos a seguir!

Quais são as Necessidades de Aprendizado que a Gamificação para Treinamentos Atende?

A verdade é que a gamificação para treinamentos corporativos atende quase todas as necessidades que a empresa e equipe apresentam de melhorias:

  • Aprendizado sobre a ética e etiqueta no trabalho;
  • Desenvolvimento e aperfeiçoamento das soft skills e hard skills;
  • Conhecimento de produtos e serviços que sua companhia oferece;
  • Atendimento ao cliente e recolhimento de feedbacks;
  • Reforço de práticas comportamentais e operacionais que a empresa exige do colaborador e muito mais!

3 Dicas para o Sucesso da Gamificação para Treinamentos da sua Empresa!

Agora que você passou pela introdução à gamificação, conheceu seus benefícios e quais são as necessidades atendidas por ela, conhecerá 3 dicas para que os treinamentos gamificados da sua empresa obtenham resultados sólidos.

Dica #1: Levante as Necessidades de Treinamento da sua Empresa

Ao levantar as necessidades de treinamento com a planilha que a Niduu fornece, é possível identificar quais são os pontos fracos dos seus profissionais e então buscar por soluções que os desenvolvam profissionalmente.

Os treinamentos personalizados são excelentes para atender exatamente o que seus colaboradores precisam aperfeiçoar, entregando conhecimentos que realmente agregam

Dica #2: Conheça os seus Colaboradores

Como é aconselhável que a participação nos treinamentos seja de maneira voluntária, é preciso pensar em recompensas que estimulem os colaboradores a participarem da capacitação.

Portanto, você precisa conhecê-los

As melhores ferramentas para você entender os seus profissionais e elaborar as recompensas certeiras são: o mapa da empatia e o quiz do tipo de jogador, para que você conheça melhor os seus colaboradores e o que motiva o seu time.

treinamento corporativo

Dica #3: Contrate uma Soluções de Treinamentos Corporativos

A Niduu é uma solução de treinamentos corporativos totalmente planejada para sanar as necessidades da sua empresa! Nós trabalhamos com capacitações que integram:

  • Gamificação - as mecânicas de jogos são presentes, servindo para engajar e motivar os colaboradores;
  • Mobile Learning - aqui, seu profissional pode aprender em qualquer horário e em qualquer lugar;
  • Microlearning - entregamos o conhecimento em pequenas doses que simplificam a fixação do aprendizado no seu colaborador.

Inclusive, também entregamos a você a possibilidade de acompanhar o desenvolvimento de cada profissional em tempo real! Se quiser conhecer as soluções de treinamento da Niduu e saber mais sobre como podemos contribuir para o crescimento da sua empresa, não deixe de entrar em contato conosco!

treinamento para empresas

Fonte: Niduu - Disseminando Conhecimento.

Niduu Somos uma startup de Educação Corporativa com uma solução que consegue treinar todos os colaboradores de qualquer nível de forma contínua, dinâmica e efetiva com base na Microlearning, Mobile Learning e Gamificação.

Comentar
Compartilhar