Trilhas de aprendizagem gamificadas: por que implementá-las na sua empresa?

As trilhas de aprendizagem gamificadas alinham os colaboradores com as necessidades atuais e futuras da organização ao desenvolver suas habilidades técnicas e comportamentais de maneira linear ou agrupada.


Para quem trabalha com Treinamento & Desenvolvimento, o uso da gamificação não é novidade, visto que é o principal método de engajamento e motivação de colaboradores em relação às capacitações corporativas.

Segundo dados apresentados pela Gallup:

aprendizagem gamificada

Então sabendo da importância que a gamificação traz para as organizações, conheça a seguir as vantagens de implementar trilhas de aprendizagem na sua empresa também.

Por que implementar trilhas de aprendizagem gamificadas?

As trilhas de aprendizagem gamificadas são módulos de conhecimento que permitem que seus participantes desenvolvam suas habilidades e competências técnicas e comportamentais de maneira contínua.

É possível realizar as capacitações por trilhas lineares, onde os colaboradores aprendem por meio de uma sequência de módulos, e por trilhas agrupadas, que permite que os participantes organizem seus próprios módulos de ensino na sequência que desejarem.

No entanto, é necessário ter cuidado para que as trilhas não se tornem obrigações dos colaboradores, resultando na desmotivação do treinamento e na dificuldade de retenção do conhecimento.

Pensando nessa questão, a gamificação é implementada nas trilhas para engajar os colaboradores nas capacitações corporativas, aumentando a interação de cada um com os conteúdos disponibilizados de maneira leve e descontraída.

Quais as funcionalidades de gamificação usadas em trilhas de aprendizagem?

Em primeiro lugar, é preciso compreender que a gamificação não é apenas um jogo transformado em treinamentos para empresas, tampouco envolve apenas diversão ou usa motivações extrínsecas de forma superficial.

Quando pautamos a gamificação atrelada às capacitações, a ideia é utilizar as mecânicas de jogos aplicadas na jornada de cada colaborador para que o envolvimento nos módulos seja impulsionado. 

Logo, para que isso ocorra, existem seis funcionalidades principais que devem estar presentes em trilhas de aprendizagem gamificadas, acompanhe a seguir para conhecê-los.

Funcionalidade #1: storytelling

O storytelling é uma funcionalidade poderosa para reter os colaboradores durante os módulos das trilhas de aprendizagem porque apresenta uma narrativa atraente, os conectando aos ensinamentos.

Dessa maneira, os participantes se tornam protagonistas do próprio aprendizado, acumulam conquistas no decorrer da jornada pelo conhecimento e buscam alcançar as metas propostas pelas trilhas.

Funcionalidade #2: missão

As missões servem para direcionar os colaboradores de forma assertiva durante os módulos, mostrando o que precisam fazer para alcançar as metas e premiações finais das trilhas de aprendizagem gamificadas.

Aqui é preciso saber o que a empresa e o colaborador buscam ao realizar a capacitação, como quais são as habilidades que devem ser desenvolvidas e quais são as mudanças comportamentais que devem ocorrer.

Inclusive, lembre-se: as missões devem ser objetivas e alcançáveis aos participantes, caso contrário, os desestimulam a dar continuidade na jornada pelo conhecimento.

Funcionalidade #3: níveis

Os níveis nada mais são do que fases que devem ser passadas para que as próximas etapas sejam desbloqueadas, assim como os jogos de videogames antigos, como Bomberman e Super Mario World.

Para os colaboradores que estão em trilhas de aprendizagem gamificadas, os níveis estimulam os participantes a ir cada vez mais longe nos módulos de ensino.

Os níveis são capazes de promover uma verdadeira educação corporativa e os incentiva a buscarem por mais conhecimento de forma voluntária, estimulando uma cultura da aprendizagem contínua na empresa.

Funcionalidade #4: pontuação

Uma das mecânicas de jogos mais conhecidas é a de pontuação, principalmente quando existe um ranking de participantes. 

É possível determinar se os pontos são ganhos por níveis concluídos, por missões que são completadas, por avaliações de conhecimento dadas aos colaboradores ao final de cada módulo e muito mais.

Por meio da funcionalidade de pontuação, o ranking é elaborado e as premiações são entregues aos participantes que obtiveram maior desempenho, performance e desenvolvimento nas trilhas.

Funcionalidade #5: ranqueamento

O ranqueamento de colaboradores que estão participando das trilhas de aprendizagem gamificada é uma maneira inteligente de estimular a competitividade saudável entre os membros da empresa, assim cada um dará o seu melhor nos módulos de ensino para conquistarem uma boa posição no ranking.

No entanto, vale a ressalva: apenas as melhores posições devem aparecer no ranqueamento. Por exemplo, os cinco melhores colocados e, caso haja muitos colaboradores participando, os dez melhores. 

Esse adendo é importante para não constranger e desestimular os demais.

Funcionalidade #6: premiações e recompensas

As premiações e recompensas das trilhas de aprendizagem gamificadas servem tanto para estimular os colaboradores a completarem sua jornada pelo conhecimento quanto para satisfazê-los ao final dos ensinamentos.

Porém, o que oferecer de premiações e recompensas? Isso pode depender de quais são os perfis de colaboradores da empresa e estipular bônus para cada um por meio de um teste de jogador na gamificação, os então chamados de Arquétipos de Bartle.

treinamento gamificado

Cada tipo de jogador se engaja de maneira diferente e se interessa por diferentes recompensas. Você pode saber mais sobre como recompensar cada tipo de jogador aqui.

É simples implementar a gamificação nas trilhas de aprendizagem?

O recomendado é que as trilhas de aprendizagem tenham suporte de uma solução de treinamento corporativo gamificado para sua implementação. Assim, as mecânicas de jogos são inseridas da maneira correta nos módulos de conhecimento, trazendo bons resultados para a organização.

Portanto, é fundamental contratar uma empresa que saiba alinhar a gamificação com os treinamentos corporativos, como nós, da Niduu.

Atualmente, a Niduu não apenas utiliza a gamificação para as capacitações de colaboradores, como também:

  • Elabora módulos de treinamentos personalizados de acordo com as necessidades da empresa e dos colaboradores;
  • Entrega soluções de microlearning e mobile learning para driblar a curva do esquecimento ao estimular a retenção do conhecimento e aprender por meio do próprio celular;
  • Disponibiliza a chance do departamento de RH, líderes e gestores das equipes, acompanharem a evolução de cada colaborador durante as trilhas de aprendizagem.

Então se você busca implementar a gamificação nas trilhas da sua organização, entre em contato com a Niduu e conheça todas as soluções que são oferecidas para o seu negócio.

As Universidades Corporativas e as trilhas de aprendizagem gamificadas

As Universidades Corporativas são instituições dentro da própria organização que buscam capacitar os colaboradores para alinhá-los ao presente e futuro da empresa. Assim, desenvolvem suas habilidades e as aperfeiçoam para atender a demanda do negócio e alcançar as metas da organização.

Agora, quando as trilhas de aprendizagem gamificadas são disponibilizadas por meio de Universidades Corporativas, diversos benefícios são conquistados para as empresas, como:

  • Precisão do suprimento de lacunas de conhecimento;
  • Direcionamento certeiro do ensino;
  • Simplificação de atualizações de conteúdos.

Logo, se existe a oportunidade de unir ambas soluções na sua organização, vá em frente!

Conclusão

Agora que você conhece a importância das trilhas de aprendizagem gamificadas e como suas funcionalidades atuam em relação ao engajamento e motivação dos colaboradores, chega o momento de conversar conosco sobre os treinamentos corporativos que a sua equipe e a sua empresa necessitam para impulsioná-la no mercado ainda hoje!

Fonte: Niduu - Disseminando Conhecimento.

Niduu Somos uma startup de Educação Corporativa com uma solução que consegue treinar todos os colaboradores de qualquer nível de forma contínua, dinâmica e efetiva com base na Microlearning, Mobile Learning e Gamificação.

Comentar
Compartilhar